EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Esportes e Academia

power_settings_newInicie sessão para responder
+20
Polaco
Sir D. Fortesque
Roland Deschain
Rant Casey
Hannibal Lecter
Kenshiro
Ashura
Radamanto
lucasao
Joe
NicolasPK
DuFf Mckagan
Kublai Khan
White Witch
Roberto Apagadao
Observador
Seu Fausto
El Topo
caiobr
Ragnar Lothbrok
24 participantes

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Ashura escreveu:
Tai Chi hoje não é levado a sério e é visto como exercícios para velhinhas, mas originalmente era uma arte marcial como qualquer outra.

Isso já vai longe e é de explicação simples. O que professores querem, a pureza e eficácia da arte ou muita gente pagando mensalidade? A academia cheia de homens ou cheia de gostosas?

Deve ter muita patricinha que "treina artes-marciais" para inflar o ego e dar combustível a suas fantasias feministas. Provavelmente apanhariam até pra outras mulheres, que nunca "treinaram" porra nenhuma mas tem mais experiência em barracos.

Quanto mais soft, maior o público.


Por isso vejo com bons olhos algo simples (E fora de moda...) como o boxe.

Boxe é dar e levar soco na cara e no abdômen. Não tem como disfarçar ou fugir disso. Deve ser a arte marcial menos corrompida.



Lembro da época que estava treinando kickboxing, e sempre tinha que treinar com as minas. Elas diziam que não precisava segurar os golpes. Eu dizia tá e continuava segurando, se soltasse um direto e ela defendesse era capaz de quebrar os dois braços. A maioria só estava interessada em um aeróbico com uma cara diferente. Se brigassem, com certeza iriam levar uma coça de qualquer maloqueira que só sabe estapear e agarrar pelos cabelos.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Ashura escreveu:
Como não tem a tal da "mística oriental" (Foi criado na Grécia e recriado na Inglaterra...) não deve ser um farol de SWPL.


Quem dera, rsrsrs

Tem muita patricinha praticando boxe tbm. O boxe acabou entrando no mundo SPWL por causa do MMA. É impressionante como hj em dia tem academia oferecendo o combo musculação+boxe ou musculação+muai thay ou musculação+Jiu Jitsu. Estas serem as modalidades mais utilizadas no MMA não é mera coincidência.

Quanto ao boxe, tive algumas aulas (tive que parar por causa do meu cotovelo). Achei bom, porém limitado. Se vc vai lutar com alguém que sabe um pouco de chutes de artes marciais vc fica em desvantagem.  Falo por experiência. Uma vez lutei (uma luta amistosa) com um cara que lutava taekwondo e mal conseguia chegar perto dele para acertar um soco pq ele me chutava o tempo todo, me mantendo longe e me obrigando a ficar a defesa (fica difícil dar um jab com alguém te chutando por todos os lados). Como a luta era amistosa, não me machuquei, mas o primeiro chute dele, se fosse um chute forte para valer mesmo, já tinha me derrubado.

O lado bom do taekwondo e outras artes marciais terem saído dos holofotes é que a coisa parece estar voltando as origens, com professores mais voltados a defesa pessoal mesmo. Tipo, como o SWPL não se interessa mais em taekwondo, karate, etc, professores voltaram a investir em defesa pessoal para atrair público. Conversando com um amigo que faz karatê, ele teve a mesma impressão.

Numa academia de musculação que eu ia tinha uma gostosa metida a Muai Thay que chutava de um jeito que, se fosse uma pessoa de verdade, nem faria o sujeito sair do lugar. Pelo menos ela tinha uma bunda muito tesuda e perdi um bom tempo olhando para aquela bunda ao invés de puxar ferro, rsrsrs

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Arcaicos, opinem sobre o texto.

http://taekwondousa.blogspot.com.br/2012/06/muay-thai-vs-taekwondo-is-taekwondo.html

Para quem não sabe inglês, o texto diz basicamente o seguinte: que a questão Muai Thay versus Taekwondo está fora de foco pq o problema é, a grosso modo, a SWPLização dessas artes no ocidente.

O Taekwondo teria virado coisa SWPL por causa dos filmes de artes marciais dos anos 70 e 80 (lembrem-se que até Chuck Norris, Bruce Lee, Van Damme e cia aparecerem no cinema, artes marciais eram uma coisa meio fora da realidade do ocidental) e muitas academias começaram a vender um Taekwondo sanitarizado, onde seus aspectos mais letais foram eliminados (Nota: pelas minhas pesquisas o Taekwondo é a arte marcial oficial do Exército Coreano e a "versão" praticada pelos milicos coreanos seria pra lá de letal).

Porém, quando passou a febre de filmes de artes marciais dos anos 70 e 80 o Taekwondo foi perdendo popularidade.

Agora, o mesmo processo estaria acontecendo com o Muai Thay pq este se popularizou nos últimos anos por causa do MMA e muitas academias o estão adaptando para o mundo SWPL (Leia-se: tornar a coisa toda mais uma ginástica para gostosas e nerds).  E que a própria federação de MMA estaria incentivando a SWPLização para atrair mais público.

O autor termina dizendo que ambas as artes marciais são igualmente eficientes.

Pegando o gancho do texto: parece que no ocidente, com sua mania de comercializar tudo, de tempos em tempos uma arte marcial começa, por algum motivo externo (sucesso no cinema, popularidade esportiva, etc) a ser vendida como a "mais letal" ou a "mais completa".

Lembro-me que quando era criança nos anos 80 falavam isso de "arte mais letal", "mais completa" do Karatê e do Kung-fu. Inclusive era muito comum antigamente propagandas  de cursos por correspondência (!) em revistas onde anunciavam coisas tipo "torne-se uma arma letal aprendendo kung-fu/karatê".

Hj ninguém mais lembra que karatê e kung-fu existem.

Até os Gracies parecem confirmar esse fenômeno de SWPLização das artes marciais e, ao que tudo indica, nem o jiu-jitsu escapou.

Rickson Gracie critica banalização da faixa e fase atual do Jiu-Jitsu: 'Está perdendo a eficácia'

http://www.tatame.com.br/tatame/noticias/rickson-gracie-critica-banalizacao-da-faixa-e-fase-atual-do-jiu-jitsu-esta-perdendo-a-eficacia

“O Jiu-Jitsu está perdendo a eficácia. O que vejo nas competições e academias é o fomento do Jiu-Jitsu competitivo e uma constante diminuição da arte como defesa pessoal. A maioria dos atuais campeões é eficiente na conquista da medalha, mas nem tanto no esporte em si. A finalidade não é ser o melhor lutador: é ganhar a medalha. Se continuar assim, o Jiu-Jitsu será como o Caratê ou como o Judô – algo específico para o esporte – e desalinhado com a defesa pessoal”, afirmou.

Pelo que me consta o karatê e o kung-fu (tvlz todas as artes marciais) nasceram como defesa pessoal. Confere, produção? O Jiu-jitsu portanto, junto com as outras artes marciais, estaria perdendo suas raízes graças a deturpação via SWPLização.


Concordo com o autor. O TKD era originalmente uma arte militar casca grossa. Isso mudou com a criação da WTF e a entrada do TKD no mundo olímpico, com todas as suas regras.

Talvez seja mais interessante procurar uma academia ITF, que não é direcionada à competições como a WTF e, segundo dizem, conserva boa parte desse TKD tradicional. Como os praticantes de ITF enxergam o WTF:

"All they do is fancy foot and legwork with a lot of sound. No real power. Everything is geared to competition and tournaments. No spiritual arts, and a lot of good foot techniques such as twisting front kick(a kick that springs up from a standing position both feet facing forward, foot is twisted inwards and kicked up towards the opponents nosebridge at an angle)are lost, and everything is competition oriented. The practicality of the martial arts is lost for speed and points in tournaments. Upper body and hand movements are not emphasized nor does it call for hitting/striking the face/head as in real fighting, or close range when someone is tackled. Thus the students are only skilled in playing  tag points. No real practical value in actual fighting."

Outra alternativa não-SWPL é o Karate Kyokushin, um estilo mais duro de Karate que possui adeptos no MMA e Kickboxing (K-1), como Glaube Feitosa, Francisco Filho, Andy Hug e Georges St-Pierre.

Quanto ao Jiu-Jitsu, o que Rickson sensei disse é a mais pura verdade e um dos motivos que me fizeram largar o JJ por um tempo. Tudo gira em torno de competições e do marketing para as equipes que conquistam mais medalhas.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Mas essa questão de artes marciais como prática esportiva versus defesa pessoal e academias voltadas mais para a parte esportiva não seria mais um problema do aluno do que da academia?

Explico: academia pode te preparar para marcar pontos em competições, mas nada impede que vc, numa situação de briga de rua, use sua arte marcial fora das regras.

Me contaram uma história em que um faixa-preta em karatê se meteu numa briga de rua com um sujeito que não sabia arte marcial nenhuma e apanhou.

O que aconteceu? O karateca foi dar uma voadora e o outro sujeito simplesmente deu dois passos para o lado. O karateca  passou reto por ele e se arrebentou no chão. Uma vez caído, o sujeito só deu chute na cabeça do karateca, deixando-o inconsciente.

Parece cena de filme de comédia, mas aconteceu mesmo.

O problema todo, ao meu ver, parece estar mais na falta de criatividade e improvisação do que ser treinado para competição ou defesa pessoal.

Observem que o que o outro sujeito que não sabia porra nenhuma de artes marciais fez foi algo que qualquer Zé Ruela poderia ter feito. Foi só pensar rápido e se desviar da voadora.

Por outro lado, observem tbm que se karateca tivesse usado a cabeça e tentado algo mais pragmático do que cinematográfico ele poderia ter vencido.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Mas essa questão de artes marciais como prática esportiva versus defesa pessoal e academias voltadas mais para a parte esportiva não seria mais um problema do aluno do que da academia?

Explico: academia pode te preparar para marcar pontos em competições, mas nada impede que vc, numa situação de briga de rua, use sua arte marcial fora das regras.

O problema todo, ao meu ver, parece estar mais na falta de criatividade e improvisação do que ser treinado para competição ou defesa pessoal.


Sim e não.
As características do aluno (aptidão natural, aspectos físicos, inteligência corporal etc.) são, a meu ver, um fator mais decisivo do que arte marcial em si. Todo mundo conhece alguma história do praticante de arte marcial que apanhou do maluco na rua que nunca treinou nada. Por outro lado, as características "ambientais" (a arte marcial, a academia e o tipo de treino) influenciam o "mindset" do aluno, sua memória muscular e seu condicionamento à certas regras (não posso socar na cara, não posso chutar abaixo da linha da cintura, não posso torcer articulações menores etc.)

É possível que mesmo treinando para competições de "marcar pontos" na academia, você consiga usar o que aprendeu em um combate real e se sair bem; tudo depende dos lutadores envolvidos e das circunstâncias. Mas, não sendo o seu treinamento voltado para defesa pessoal, o mais provável é que, na hora que o bicho pegar, você seja 'traído' por seu condicionamento e por estar inseguro e pensativo demais, perderá o "timing" do golpe.

Se você não treina, dificilmente você executa. É aquela história: "primeiro você deve aprender a arte marcial, depois você deve esquecê-la. Você precisa se lembrar de respirar para que a respiração ocorra? Não. É a mesma coisa com a arte marcial." Até a criatividade e o improviso derivam desse longo processo de condicionamento dos reflexos.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Uma vez vi um comentário interessante num desses vídeos de luta no youtube.

O que importa é o quanto vc é forte e rápido.

A arte marcial, nessa perspectiva, seria apenas um acessório, como uma faca ou revolver.

Defesa pessoal acaba tendo seus problemas tbm, pelo que vi.

Novamente um comentário que vi por aí disse algo interessante. O difícil da defesa pessoal é que vc não tem como prever as situações que irá enfrentar. Vc pode fazer algumas especulações, mas hora que o pau come vai ter que pensar rápido e improvisar.

Se parar e pensar bem, lutar é até parecido com pegar mulher. Assim como artes marciais ensinam técnicas de defesa e combate, o PUA ensina técnicas de como "seduzir" mulheres.

O problema é que tanto o PUA quanto as Artes Marciais são apenas o mapa, não o território. Assim como um golpe de arte marcial seu pode sair pela culatra, um NEG numa mina na balada tbm pode dar errado.

Na verdade até tive um insight agora.

Um amigo meu, famoso cafajeste e lutador de artes marciais que já mencionei várias vezes em outras ocasiões, e assíduo frequentador da noite, já viu muita briga de rua ou de balada e que a maioria dos homens não sabe como brigar, e que não é incomum o sujeito acabar machucando mais a si próprio do que o oponente com socos e chutes mau executados.

Enfim, o meu ponto é: existiria alguma relação entre não saber brigar e não saber pegar mulher? Ou eu estou viajando?

Estou lançando essa hipótese pq é comum muito sujeito que não sabe brigar tbm não sabe seduzir mulheres. Nerds seriam um exemplo extremo disso. O caso "comum" seria o típico homem moderno (pensem no Edward Norton em Clube da Luta), que precisa fazer curso para pegar mulher e, coincidência ou não, tbm não é nenhum Bruce Lee.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Uma vez vi um comentário interessante num desses vídeos de luta no youtube.

O que importa é o quanto vc é forte e rápido.

A arte marcial, nessa perspectiva, seria apenas um acessório, como uma faca ou revolver.

Defesa pessoal acaba tendo seus problemas tbm, pelo que vi.

Novamente um comentário que vi por aí disse algo interessante. O difícil da defesa pessoal é que vc não tem como prever as situações que irá enfrentar. Vc pode fazer algumas especulações, mas hora que o pau come vai ter que pensar rápido e improvisar.

Se parar e pensar bem, lutar é até parecido com pegar mulher. Assim como artes marciais ensinam técnicas de defesa e combate, o PUA ensina técnicas de como "seduzir" mulheres.

O problema é que tanto o PUA quanto as Artes Marciais são apenas o mapa, não o território. Assim como um golpe de arte marcial seu pode sair pela culatra, um NEG numa mina na balada tbm pode dar errado.

Na verdade até tive um insight agora.

Um amigo meu, famoso cafajeste e lutador de artes marciais que já mencionei várias vezes em outras ocasiões, e assíduo frequentador da noite, já viu muita briga de rua ou de balada e que a maioria dos homens não sabe como brigar, e que não é incomum o sujeito acabar machucando mais a si próprio do que o oponente com socos e chutes mau executados.

Enfim, o meu ponto é: existiria alguma relação entre não saber brigar e não saber pegar mulher? Ou eu estou viajando?

Estou lançando essa hipótese pq é comum muito sujeito que não sabe brigar tbm não sabe seduzir mulheres. Nerds seriam um exemplo extremo disso. O caso "comum" seria o típico homem moderno (pensem no Edward Norton em Clube da Luta), que precisa fazer curso para pegar mulher e, coincidência ou não, tbm não é nenhum Bruce Lee.



Uma coisa tem nada a ver com a outra

Dou um banho em pegar mulher no meu amigo que já lutou nuns MMAs amadores aqui do estado e não luto porra nenhuma

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Mas se tu brigasse com ele na noite e tomasse um pau as minas iam piscar a periquita pra ele e ficar te olhando como se tu fosse viado.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Estou presumindo, na minha hipótese, que o sujeito seja um bom lutador de fato (ou seja, alguém confiante de si mesmo e de suas habilidades). Não um desses lutadores de McDojo que fazem uma arte marcial numa auto-ilusão de que são fodões.

Seria a versão masculina do que o Ashura falou da patricinha que pratica muai thay de boutique para alimentar suas fantasias feministas.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Ashura escreveu:
Mas se tu brigasse com ele na noite e tomasse um pau as minas iam piscar a periquita pra ele e ficar te olhando como se tu fosse viado.


Sim

ASHAHUSHASUIHSIUHSAUIHSUIHSAUIHSAIUSHAUIASH

Mas sedução não tem lógica, então enquanto ele não me der um pau na frente de todo mundo ele sai perdendo. Conquistar mulheres é algo que bebe muito de um "pump emocional", tu pode ser exatamente o que aquela guria tava procurando a vida dela toda, o cara perfeito que ela sonha todas as noites, mas por abordar ela de uma forma que a logística vá jogar contra você, pode perdê-la

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Estou presumindo, na minha hipótese, que o sujeito seja um bom lutador de fato (ou seja, alguém confiante de si mesmo e de suas habilidades). Não um desses lutadores de McDojo que fazem uma arte marcial numa auto-ilusão de que são fodões.

Seria a versão masculina do que o Ashura falou da patricinha que pratica muai thay de boutique para alimentar suas fantasias feministas.



Cara, isso depende muito. Se o cara usar a arte marcial pra dar um aumento de confiança + força masculina nele, óbvio que vai ajudá-lo a pegar mulher, mas isso não é tudo... Não necessariamente o cara vai ser pegador por ser um bom boxeador. Pra pegar mulher tem que ter "game", não é só confiança. Tem gente que é confiante pra X mas não é pra Y, porque o Y "sempre dá errado". Se o cara quebra muita gente dentro de um ringue mas só toma fora, ele vai ser confiante dentro de um ringue mas não em se aproximar das mulheres. Tem muitos pormenores na relação de sedução, de fato tudo gira em torno do pilar da confiança, mas não é só ela que define o abate. Se fosse assim bombado era imune a fora.

Se for pra pegar mulher ter um shape bonito ajuda mais que AM. Porque além de te deixar mais desejável aos outros delas, aumenta tua confiança também. Afinal, mulher tá pouco se fodendo pra lutas se não ver uma na frente dela, dizer que é faixa preta 9º dan não vai te fazer comer ninguém -- só quebrar outro cara na frente da mulher mesmo.

Mas claro que como a vida não gira em torno de buceta uma arte marcial vai te ajudar mais na vida real do um corpo torneado e não-funcional. Apesar de que o ideal é conciliar os dois.

EDIT:

Mas espera, você está querendo dizer que "caras que pegam, invariavelmente, sabem brigar de forma natural, como se a genética tivesse presentado eles com esse dom, pq são confiantes?" Pô, não necessariamente. O que mais tem é playboy covarde, que come mulher mas quando a hora de peitar outro homem chega, corre que nem marica

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Parem com toda essa discussão e analisem o que vocês fariam em uma situação de luta real como essa hahaha. Depois dizem que Wrestling e Judo não prestam.

https://www.facebook.com/da.nihal.3/videos/134978970213263/

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Reptile vs Reptile

O vencedor devorará a cabeça do perdedor enquanto seu corpo é corroído em ácido verde.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Alguns comentários sobre o boxe, com base em comentários feitos aqui.

1) Sobre ser limitado contra outras artes marciais:

Depende do boxeador. Depende do oponente.

Um bom boxeador pode dar sério trabalho para um lutador de jiu jistu conseguir uma posição pra levar ele pro chão. Igualmente um bom boxeador também pode cometer um erro e facilitar isso.

2) Boxe Vs Artes Marciais com chutes:

Não há razão para um boxeador não conseguir chegar perto de um lutador que trabalhar com chutes, ainda mais devido a 70% do boxe se tratar de esquivas e movimentação.

Diversos tipos de chutes abrem uma "janela" até o sujeito retornar à posição original. Um bom boxeador com boa movimentação chega no cara ligeirinho.

E mais: em artes com chutes, quando os dois são da mesma arte... os dois tomam muitos chutes também. Nisso nada difere.

3) A aplicabilidade real do Boxe como defesa pessoal.

A chance de dois lutadores se enfrentarem na rua (exceto se você vive no RJ ou é surfista) é muito pequena.

A chance de um lutador enfrentar um leigo, é menor também que a de dois leigos se enfrentarem.

Invariavelmente praticantes de artes marciais são mais confiantes e contidos, por conhecerem a realidade do confronto na sua prática, e como ele pode ser dolorido e até letal, tendem a evitar brigas. Especialmente porque sabem que o oponente pode até ser ruim de briga, mas estar armado, ou em superioridade numérica.

O fato é que os lutadores que conheço são ótimos em evitar brigas. Com dois evitando a chance de ocorrer é menor. Com um dos dois sendo lutador, a chance aumenta um pouco mas ainda pode ser evitada.

Quem costuma gostar de sair na mão feito louco mesmo são leigos ou maus lutadores (mau como oposto de bom, e não de do bem).

4) Briga de soco não é o mesmo que luta de boxe.

Lutas de boxe são entre dois boxeadores, usando as mesmas técnicas, com preparo físico idêntico, e mesmo material esportivo (luvas, mordedor).

Na rua não há isso.

O resultado provável de uma briga é o boxeador ir direto nas têmporas, nariz ou ponta do queixo do oponente e acabar com tudo em um ou dois socos, ou então errar a têmpora, acertar a cabeça e quebrar sua mão.

O mordedor tem como função separar a articulação da mandibula. Sem ele, o choque físico no cérebro é muito maior (com ele já é grande), resultando em grandes chances de concussão em quem leva o soco.

Não existe briga de rua com uso de boxe que dure mais de meia dúzia de socos, não é como uma luta!

***

É claro no entanto que o boxe possui sim limitações, como qualquer luta.

Por usar apenas as mãos, e por ser uma parte do corpo um tanto frágil, a chance de fratura na mão é alta sem o uso de luvas e ataduras.

Um machucado na perna resultado até de uma bicuda no joelho pode afetar bastante o desempenho.

Tem outras.

As vantagens no entanto são expressivas:

Boxe pratica MUITO esquiva/defesa e movimentação. Essa movimentação compensa muitas vezes a ausência de chutes. A esquiva cansa rapidamente alguém que não é treinado.

É possível aplicar técnicas de boxe em espaços restritos como corredores, multidões, encurralado em um canto, etc. O mesmo nem sempre é possível com outras artes marciais.

O boxe é muito fácil de aplicar sobretudo em leigos, que costumam brigar na base do "mata-cobra" enquanto que o boxeador está sempre em guarda quanto a estes, e a maioria dos ataques é pelo centro do campo do adversário: leigos não são "equipados" pra lidar com boxeadores.

A incorporação de poucos chutes ao boxe, como alguns do savate que miram tornozelos e joelho, amplia muito a utilização do boxe em defesa pessoal, especialmente contra mais de um oponente. A posição do boxe e a movimentação de pernas favorece a adaptação e emprego destas técnicas.

O treino físico de boxe (não que isso seja exclusivo) tem uma ENORME ênfase em resistência física. Cansar um adversário se o intuito não é ferir-lo demasiado é uma opção, assim como resistir por mais tempo.

O boxe como poucas artes é uma onde se apanha muito durante a prática. Se leva socos o tempo inteiro e parte da defesa muitas vezes é aprender a absorver e suportar estes, focando em defender apenas os potencialmente finalizadores. Nesse sentido o boxe ensina excepcionalmente bem como manter-se frio em face a punição física, e trabalha o psicológico de modo a não temer ser acertado. Claro que isso pode ser um revés contra um lutador de Muai Thay por exemplo... o excesso de coragem física pode custar uma cotovelada atroz. É um risco.

Não estou a dizer que o boxe é a maior arte marcial nem nada disso. Tenho profundo respeito em especial por jujuteiros e judocas e afins, que podem realmente causar muito estrago num pugilista. E mesmo apesar de boxe ter uma guarda sólida, com certeza um belo chute na altura da cabeça, mesmo que te atinja na guarda, pode machucar muito, provavelmente derrubaria no chão, talvez até inconsciente. Mesmo sendo na guarda.

Não quero que pareça que estou superestimando o boxe. Minha opinião pode ser resumida da seguinte forma: a meu ver o boxe é simples, eficaz, e útil em uma série de situações - e combina muito bem com técnicas de outras artes marciais. Motivo o qual eu considero uma excelente escolha para defesa pessoal.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
/\ Excelente comentário. Reforçou minha decisão de partir para o treinamento de boxe e ver qual é.

Sobre a questão específica da suposta vantagem do especialista em chutes sobre o boxeador, acredito que seja relativa. Já treinei Wing Chun — um estilo de Kung Fu direto e sem firulas, para combate de curto alcance — e pude notar que especialistas em chutes têm vantagem somente quando conseguem manter uma certa distância (ou o 'maai', como se diz no Aikido), mas passam aperto quando o adversário encurta essa distância.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Alguns comentários sobre o boxe, com base em comentários feitos aqui.

1) Sobre ser limitado contra outras artes marciais:

Depende do boxeador. Depende do oponente.

Um bom boxeador pode dar sério trabalho para um lutador de jiu jistu conseguir uma posição pra levar ele pro chão. Igualmente um bom boxeador também pode cometer um erro e facilitar isso.

2) Boxe Vs Artes Marciais com chutes:

Não há razão para um boxeador não conseguir chegar perto de um lutador que trabalhar com chutes, ainda mais devido a 70% do boxe se tratar de esquivas e movimentação.

Diversos tipos de chutes abrem uma "janela" até o sujeito retornar à posição original. Um bom boxeador com boa movimentação chega no cara ligeirinho.

E mais: em artes com chutes, quando os dois são da mesma arte... os dois tomam muitos chutes também. Nisso nada difere.

3) A aplicabilidade real do Boxe como defesa pessoal.

A chance de dois lutadores se enfrentarem na rua (exceto se você vive no RJ ou é surfista) é muito pequena.

A chance de um lutador enfrentar um leigo, é menor também que a de dois leigos se enfrentarem.

Invariavelmente praticantes de artes marciais são mais confiantes e contidos, por conhecerem a realidade do confronto na sua prática, e como ele pode ser dolorido e até letal, tendem a evitar brigas. Especialmente porque sabem que o oponente pode até ser ruim de briga, mas estar armado, ou em superioridade numérica.

O fato é que os lutadores que conheço são ótimos em evitar brigas. Com dois evitando a chance de ocorrer é menor. Com um dos dois sendo lutador, a chance aumenta um pouco mas ainda pode ser evitada.

Quem costuma gostar de sair na mão feito louco mesmo são leigos ou maus lutadores (mau como oposto de bom, e não de do bem).

4) Briga de soco não é o mesmo que luta de boxe.

Lutas de boxe são entre dois boxeadores, usando as mesmas técnicas, com preparo físico idêntico, e mesmo material esportivo (luvas, mordedor).

Na rua não há isso.

O resultado provável de uma briga é o boxeador ir direto nas têmporas, nariz ou ponta do queixo do oponente e acabar com tudo em um ou dois socos, ou então errar a têmpora, acertar a cabeça e quebrar sua mão.

O mordedor tem como função separar a articulação da mandibula. Sem ele, o choque físico no cérebro é muito maior (com ele já é grande), resultando em grandes chances de concussão em quem leva o soco.

Não existe briga de rua com uso de boxe que dure mais de meia dúzia de socos, não é como uma luta!

***

É claro no entanto que o boxe possui sim limitações, como qualquer luta.

Por usar apenas as mãos, e por ser uma parte do corpo um tanto frágil, a chance de fratura na mão é alta sem o uso de luvas e ataduras.

Um machucado na perna resultado até de uma bicuda no joelho pode afetar bastante o desempenho.

Tem outras.

As vantagens no entanto são expressivas:

Boxe pratica MUITO esquiva/defesa e movimentação. Essa movimentação compensa muitas vezes a ausência de chutes. A esquiva cansa rapidamente alguém que não é treinado.

É possível aplicar técnicas de boxe em espaços restritos como corredores, multidões, encurralado em um canto, etc. O mesmo nem sempre é possível com outras artes marciais.

O boxe é muito fácil de aplicar sobretudo em leigos, que costumam brigar na base do "mata-cobra" enquanto que o boxeador está sempre em guarda quanto a estes, e a maioria dos ataques é pelo centro do campo do adversário: leigos não são "equipados" pra lidar com boxeadores.

A incorporação de poucos chutes ao boxe, como alguns do savate que miram tornozelos e joelho, amplia muito a utilização do boxe em defesa pessoal, especialmente contra mais de um oponente. A posição do boxe e a movimentação de pernas favorece a adaptação e emprego destas técnicas.

O treino físico de boxe (não que isso seja exclusivo) tem uma ENORME ênfase em resistência física. Cansar um adversário se o intuito não é ferir-lo demasiado é uma opção, assim como resistir por mais tempo.

O boxe como poucas artes é uma onde se apanha muito durante a prática. Se leva socos o tempo inteiro e parte da defesa muitas vezes é aprender a absorver e suportar estes, focando em defender apenas os potencialmente finalizadores. Nesse sentido o boxe ensina excepcionalmente bem como manter-se frio em face a punição física, e trabalha o psicológico de modo a não temer ser acertado. Claro que isso pode ser um revés contra um lutador de Muai Thay por exemplo... o excesso de coragem física pode custar uma cotovelada atroz. É um risco.

Não estou a dizer que o boxe é a maior arte marcial nem nada disso. Tenho profundo respeito em especial por jujuteiros e judocas e afins, que podem realmente causar muito estrago num pugilista. E mesmo apesar de boxe ter uma guarda sólida, com certeza um belo chute na altura da cabeça, mesmo que te atinja na guarda, pode machucar muito, provavelmente derrubaria no chão, talvez até inconsciente. Mesmo sendo na guarda.

Não quero que pareça que estou superestimando o boxe. Minha opinião pode ser resumida da seguinte forma: a meu ver o boxe é simples, eficaz, e útil em uma série de situações - e combina muito bem com técnicas de outras artes marciais. Motivo o qual eu considero uma excelente escolha para defesa pessoal.


Muito bom. Li por aí que o grande trunfo dos ocidentais que vão lutar na Tailândia é usar os punhos, porque geralmente por aqui misturam com boxe e o Muay Thai tradicional tem socos menos eficientes.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Kenshiro escreveu:

Muito bom. Li por aí que o grande trunfo dos ocidentais que vão lutar na Tailândia é usar os punhos, porque geralmente por aqui misturam com boxe e o Muay Thai tradicional tem socos menos eficientes.


Eu ouvi o contrário. Que os ocidentais apanham muito porque só sabem usar os punhos, rsrs.

Isso é até mostrado naquele filme do Van Damme O Desafio Mortal, onde tem um personagem boxeador que só apanha.

Mas enfim, boxe realmente é eficiente, principalmente para aprender. Te digo: é muito mais fácil aprender a socar do que a chutar. Não estamos acostumados a usar nossas pernas para outra coisa exceto caminhar, enquanto com as mãos e braços estamos acostumados a realizar todo tipo de função no dia a dia, como carregar peso ou montar coisas que exigem boa coordenação motora. Portanto, vc consegue se tornar um bom "socador" mais rápido do que um bom "chutador".  Imaginem que vcs são crianças e estão aprendendo a dar os primeiros passos: aprender a chutar nas artes marciais é mais ou menos isso. É como aprender a caminhar de novo (no boxe eu não tive dificuldade de pegar os movimentos).

Esquivas e bloqueios tem em todas as artes marciais, pelo que estou vendo até agora dos meus treinos, boxe não difere muito. Na verdade minha impressão por enquanto sobre o Taekwondo é que é um karatê misturado com boxe.

No final, tudo depende do seu objetivo.

Contra um leigo, tanto faz se é boxe, taekwondo ou jiu-jitsu. Um bom soco, chute ou gravata acaba com a treta em questão de segundos.

Contra alguém que tbm luta, vai depender de vários fatores, incluso sorte. Se vc quer manter o sujeito longe de vc e derrubá-lo com o mínimo de contato físico, artes marciais de chutes funcionam bem. É claro que, como o Rant disse, dependendo do outro lutador, um boxeador ou jiu-jitseiro consegue "driblar" os chutes e acertar um soco ou joga-lo no chão. Não é exatamente fácil, dependendo do karateca/taekwondeiro/etc, pq os lutadores bons são muito velozes (e imprevisíveis) com as pernas, mas não é impossível.

No meu caso, não tenho outra escolha senão aprender a usar as pernas, pq soco com a direita está fora de questão por causa do meu cotovelo. No máximo pretendo desenvolver o soco de esquerda, no caso das pernas não darem conta do recado.

No caso de luta em ambientes fechados (como corredores, etc), há opções de chutes (e outros golpes envolvendo o uso dos braços) nas artes marciais.

Mas tem que ver qual é a sua necessidade e objetivo. A vantagem do boxe, ao meu ver, é mais simples (não que o que Rant disse esteja errado). Vc aprende mais rápido e fica bom (ou o mínimo necessário para não apanhar de um leigo)  em pouco tempo enquanto em artes de chute leva bem mais tempo.

Eu só digo uma coisa para quem vai treinar artes de chutes: preparem os membros inferiores do seu corpo para sofrer e muito.

Última edição por Joe em 22/01/16, 10:41 pm, editado 6 vez(es)

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Falando em sofrer, o que vcs recomendam para se sentir menos cansado durante e depois do treino? Tipo alimentação, alongamento, etc.

Durante e depois do treino de taekwondo me sinto móido. Parece que passaram com um caminhão por cima de mim. Quando eu fazia boxe não era assim. Atribuo esse cansaço excessivo ao motivo mencionado antes: não estamos acostumados a usar nossas pernas para outra coisa exceto caminhar.

Esse é outro motivo pelo qual quero puxar ferro. Acredito que, além de fortalecer meu cotovelo, vai me dar maior resistência física na hora de praticar os alongamentos de pernas insanos e chutes "ninja" do taekwondo.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Kenshiro escreveu:

Muito bom. Li por aí que o grande trunfo dos ocidentais que vão lutar na Tailândia é usar os punhos, porque geralmente por aqui misturam com boxe e o Muay Thai tradicional tem socos menos eficientes.


Eu ouvi o contrário. Que os ocidentais apanham muito porque só sabem usar os punhos, rsrs.

Isso é até mostrado naquele filme do Van Damme O Desafio Mortal, onde tem um personagem boxeador que só apanha.


O oposto também é válido, de fato ASIUDHASDUIHASUIDHASUIDHASUIDHAUISDH

Falando nesse filme, eu o adoro, é um dos meus favoritos!



Essa luta mudou a história do kickboxing e diz muito respeito a esse filme

O kickboxing tem socos MUITO mais efetivos do que o Muay Thai, como eu havia dito. Note, ele desloca a mandíbula do tailandês e na trocação de punhos sempre vence. No começo, inclusive, começa ganhando. Mas no final o cara se fode porque o MT (na época) tinha uma série de coisas que o Kick não, como low kicks, etc, e no final o kickboxer saiu na maca

Última edição por Kenshiro em 22/01/16, 11:14 pm, editado 1 vez(es)

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Falando em sofrer, o que vcs recomendam para se sentir menos cansado durante e depois do treino? Tipo alimentação, alongamento, etc.

Durante e depois do treino de taekwondo me sinto móido. Parece que passaram com um caminhão por cima de mim. Quando eu fazia boxe não era assim. Atribuo esse cansaço excessivo ao motivo mencionado antes: não estamos acostumados a usar nossas pernas para outra coisa exceto caminhar.

Esse é outro motivo pelo qual quero puxar ferro. Acredito que, além de fortalecer meu cotovelo, vai me dar maior resistência física na hora de praticar os alongamentos de pernas insanos e chutes "ninja" do taekwondo.


Põe uma insulina pra dentro, dextrose + água depois do exercício e você fica novo!

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Kenshiro escreveu:
Joe escreveu:
Kenshiro escreveu:

Muito bom. Li por aí que o grande trunfo dos ocidentais que vão lutar na Tailândia é usar os punhos, porque geralmente por aqui misturam com boxe e o Muay Thai tradicional tem socos menos eficientes.


Eu ouvi o contrário. Que os ocidentais apanham muito porque só sabem usar os punhos, rsrs.

Isso é até mostrado naquele filme do Van Damme O Desafio Mortal, onde tem um personagem boxeador que só apanha.


O oposto também é válido, de fato ASIUDHASDUIHASUIDHASUIDHASUIDHAUISDH

Falando nesse filme, eu o adoro, é um dos meus favoritos!



Essa luta mudou a história do kickboxing e diz muito respeito a esse filme

O kickboxing tem socos MUITO mais efetivos do que o Muay Thai, como eu havia dito. Note, ele desloca a mandíbula do tailandês e na trocação de punhos sempre vence. No começo, inclusive, começa ganhando. Mas no final o cara se fode porque o MT (na época) tinha uma série de coisas que o Kick não, como low kicks, etc, e no final o kickboxer saiu na maca


O cinema discorda, rsrsrs

No filme Kickboxer 2, continuação do primeiro filme do Van Damme, mas sem Van Damme pq não conseguiram grana para pagar ele (hahahahaha), o herói kickboxer (óbvio!) enfrenta o vilão lutador de Muay Thai. Advinha quem ganha? Razz

Ps: coloque a partir dos 3:00, que é quando a pancadaria começa.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Kenshiro escreveu:
Põe uma insulina pra dentro, dextrose + água depois do exercício e você fica novo!


Qual a quantidade de dextrose? Isso se compra em loja de suplemento?

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe se aprender - e executar BEM! - as esquivas e golpes todos foi muito fácil pra você, de duas uma: ou você é um gênio, um talento nato pro pulgilismo... ou você aprendeu muito menos do que pensa que aprendeu.

***

Aprender a fazer esquivas pendulares, devagarinho, é barbada.

Aplicar elas em alta velocidade, e retornar equilibrado em condições de contra-ataque... é bastante difícil, suado, custoso, e requer MUITA prática. Sair disso então e aplicar um "dempsey roll"... nem vou comentar.

Movimentação correta com jogo de pés, sem perder a postura nunca, pé certo no lugar certo, sem perder a ginga, sem olhar pro chão, sem titubear nem se desequilibrar... requer MUITA prática.

Dar socos parece fácil. Parece. É só esticar o braço né? Não.

Desferir um soco, ou um combro SEM ABRIR A GUARDA, em alta velocidade, com força, correto pivoteamento do centro de gravidade nos quadris, retornar, e ainda por cima sem se desequilibrar (lei da inércia...)... requer MUITO treino.

Cumprir esse regime de treinamento aqui:

25 min de corda
1 hora de corrida
200 flexões variadas (pelo menos quatro tipos, distribuidos em séries, e se possível um grupo de series com uma mão só)
450 abdominais variados (do bicicleta ao vertical, na barra)
5 sequencias de bater saco de 2 minutos ininterruptos de soco seguidos por 1 de descanso (ou intervalo com flexões e abdominais tipo "treino em circuito")
15 minutos ininterruptos na peira
(Pode dividir isso por dois e alternar dois dias da semana e descansar um)

... é MUITO treino.

E no entanto é apenas 50% do treino de um profissional. E apenas o treino pra ser um pugilista decente. Em um ano eu não cheguei a atingir essa marca aí.

Ali corria 3 horas com coturnos de soldado. Tyson praticava 5 sequencias de 3 minutos de soco ininterruptos com 30 segundos de descanso. Jack Dempsey perfurava poços com uma pá quando não estava treinando...

***

A teoria do boxe é simples.

Mas a quantidade de prática e repetição pra não fazer vergonha socando a perinha... e não tomar uma sova de algum não-iniciante em qualquer luvinha de academia... (e daí pra cima)...

... não é tão simples assim.

Requer prática intensa e bem sucedida poder dizer que "boxe é muito simples e fácil". Simples, é. Na teoria tudo que é simples é fácil. Na prática nem sempre.

***

Ou seja, pare de falar bobagem porque está claro que você nunca passou do estágio pudim de banana no boxe.

Vê se no Tae Kwon Do tu treina mais e teoriza menos.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Falando em sofrer, o que vcs recomendam para se sentir menos cansado durante e depois do treino? Tipo alimentação, alongamento, etc.


Primeiro de tudo é melhorar seu preparo físico. Não se contente com o preparo da aula, nunca é o suficiente. Ele faz o mínimo possível pra vocês conseguirem fazer as aulas, mas não tanto que não sobre tempo pra técnica.

Se os alunos se preparassem fisicamente fora de aula, as aulas seriam mais proveitosas...

Maltodextrina antes do treino.

Vitamina C antes de dormir.

Alongar-se durante o dia: ao acordar, depois do almoço, etc. Não apenas na hora do exercício.

Não dormir em demasia: quem acorda tarde perde o café da manhã e bota o corpo em sofrimento pra se manter energizado durante o sono. Acorde de manhã, tome café da manhã. Pode até voltar pra cama... mas pra que? Você está sem condicionamento fisico, vá correr ou pular corda. De preferencia corra ladeira acima e ladeira abaixo.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Simples é bem diferente de fácil.

descriptionEsportes e Academia - Página 8 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder