EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Esportes e Academia

power_settings_newInicie sessão para responder
+20
Polaco
Sir D. Fortesque
Roland Deschain
Rant Casey
Hannibal Lecter
Kenshiro
Ashura
Radamanto
lucasao
Joe
NicolasPK
DuFf Mckagan
Kublai Khan
White Witch
Roberto Apagadao
Observador
Seu Fausto
El Topo
caiobr
Ragnar Lothbrok
24 participantes

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Boxe. Só digo isso.

Defesa pessoal tem que ser útil em qualquer ambiente e espaço. Nem sempre se tem 1 metro e meio de raio ao seu redor em espaço livre pra tocar um roundhouse kick.

E diferentes tipos de wrestling perdem dramaticamente a eficácia quando se soma mais de um oponente.

E lembrem-se sempre: em regras do boxe são pro ringue. Fora dele... soco na glote, rins, e dedo no olho são perfeitamente aceitáveis. Twisted Evil

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Boxe, definitivamente. Boxe + Wrestling; Pankration, e pra mim sujeito não precisa de mais nada (Talvez completar o boxe com Savate, pra aprender a dar umas bicudas).

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Pra começar a puxar ferro em casa, o que recomendam?


isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701240056-kit-20kg-anilhas-par-halteres-de-33cm-com-rosca-musculaco-_JM
http://www.rythmoon.com.br/barra-porta-iron-gym-pro-pretorian-p1120/

Com essa barra (que vem com paralelas junto) você treina costas e bíceps (aliás, barra pega praticamente todos os grupos musculares). Com halter você treina tudo.

A brincadeira sai por volta de trezentos mangos e alguma coisa.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Se eu fosse enumerar as vantagens de ter uma "academia" em casa, certamente escreveria uma bíblia. Meus ganhos de massa muscular continuam mesmo sem frequentar uma academia.

@Nícolas e Joe

Com os produtos que eu postei acima, vocês ficarão um bom tempo (se não pro resto da vida, dependendo do foco) usando apenas eles.

Ah, e de um banco. rs

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Boxe. Só digo isso.

Defesa pessoal tem que ser útil em qualquer ambiente e espaço. Nem sempre se tem 1 metro e meio de raio ao seu redor em espaço livre pra tocar um roundhouse kick.

E diferentes tipos de wrestling perdem dramaticamente a eficácia quando se soma mais de um oponente.

E lembrem-se sempre: em regras do boxe são pro ringue. Fora dele... soco na glote, rins, e dedo no olho são perfeitamente aceitáveis.  Twisted Evil



Artes marciais não é apenas chutes cinematográficos. Eu tbm achava que era só aquela coisa de filme do Jean Claude Van Damme, mas nada mais longe da realidade.

No Taekwondo, por ex, tem chutes para todo tipo de situação. Há chutes curtos, longos, etc, chute para quando o adversário está a poucos centímetros de vc, está longe, etc. E tudo combina perfeitamente com a boa e velha dedada no olho.

Pelo que tenho pesquisado, a maioria das artes marciais no quesito chutes é assim, ou seja, tem diferentes chutes para todo tipo de espaço e ambiente, fora as técnicas de socos. Agora se vc vai apanhar ou vencer depende do seu talento (e sorte). Conheço caso de faixa preta em karatê que apanhou de nego que nunca pisou num tatâme na vida.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Kenshiro escreveu:

Porque Muay Thai é uma arte marcial que se você treinar por dois anos vai ser mais porradeiro do que se treinar qualquer outra arte marcial oriental de striking por seis. Ela é muito fácil de se assimilar e MUITO efetiva

E o Jiu-jitsu o Mantikore respondeu


E deve deixar a mulher mais gostosa tbm.

Digo isso pq tenho a impressão de que há uma epidemia de mulher gostosa fazendo Muay Thai (tem até academia oferecendo Muay Thai apenas para mulheres), e elas não parecem ser do tipo "oh, estamos numa cultura de estupro e todos os homens querem me estuprar".

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
El Topo escreveu:
NicolasPK escreveu:
Pra começar a puxar ferro em casa, o que recomendam?


isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701240056-kit-20kg-anilhas-par-halteres-de-33cm-com-rosca-musculaco-_JM
http://www.rythmoon.com.br/barra-porta-iron-gym-pro-pretorian-p1120/

Com essa barra (que vem com paralelas junto) você treina costas e bíceps (aliás, barra pega praticamente todos os grupos musculares). Com halter você treina tudo.

A brincadeira sai por volta de trezentos mangos e alguma coisa.


Me explica para que serve a tal barra pretorian. Ou melhor, como se utiliza isso. Olhei a foto e não tenho a menor ideia de como se usa essa coisa.

Última edição por Joe em 15/01/16, 12:19 am, editado 2 vez(es)

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Esquece. Acabei de ver um vídeo aqui:



Agora me tira outra dúvida, El Topo. Qual é a diferença entre fazer halteres e barra, no sentido muscular da coisa? Ou seja, trabalha o quê, qual a diferença, etc.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
El Topo escreveu:
Se eu fosse enumerar as vantagens de ter uma "academia" em casa, certamente escreveria uma bíblia. Meus ganhos de massa muscular continuam mesmo sem frequentar uma academia.

@Nícolas e Joe

Com os produtos que eu postei acima, vocês ficarão um bom tempo (se não pro resto da vida, dependendo do foco) usando apenas eles.

Ah, e de um banco. rs


Mais uma dúvida. Quantas séries? E quantos kilos para começar(no caso do halteres)?

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Sim, boxe também.

A dobradinha boxe e kickboxing (muay thai, savate, etc) é bem mais fácil de pegar que karatê, kung-fu e derivados e de extrema efetividade. Por isso tanta gente treina isso, UFC incluso. Tu não vai aprender milhares de golpes de filme, só o que funciona pra entortar a cara do sujeito.

E Joe, gostosas treinam Muay Thai porque o treino consome muitas calorias. Só por isso AISUDHASUIHDUIASHDUIHASUIDHASD

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
O SWPLismo tem o talento de fazer qualquer coisa parecer ridícula.

Vejam essa propaganda de Muay Thai e entenderão.

http://www.minhavida.com.br/fitness/videos/18043-minha-vida-em-forma-ensina-treino-de-muay-thai

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Kenshiro escreveu:
Sim, boxe também.

A dobradinha boxe e kickboxing (muay thai, savate, etc) é bem mais fácil de pegar que karatê, kung-fu e derivados e de extrema efetividade. Por isso tanta gente treina isso, UFC incluso. Tu não vai aprender milhares de golpes de filme, só o que funciona pra entortar a cara do sujeito.

E Joe, gostosas treinam Muay Thai porque o treino consome muitas calorias. Só por isso AISUDHASUIHDUIASHDUIHASUIDHASD


Tava conversando com um amigo que faz Karatê (o mesmo que estava conosco na história do "mostrem-me as mãos calejadas" do Nicolas) e ele disse que o foco das aulas é defesa pessoal (leia-se: entortar o sujeito). Eu comentei que, apesar de ter tido poucas aulas de taekwondo até agora, notei o mesmo pragmatismo no meu professor. Aliás, às vezes ele fala na aula coisas do tipo "para defesa pessoal esse chute (ele mostra como é) é muito eficiente", embora o professor faça todo um esforço em parecer que não está ensinando ninguém a entortar os outros, direcionando a aula mais ao condicionamento físico para melhorar a força e velocidade dos chutes (e dos poucos socos que tem no Taekwondo). Uma coisa do tipo "eu faço de conta que não estou ensinando vcs a entortar os outros e vcs fingem que acreditam".

Tvlz esse pragmatismo todo seja pq quem procura academia quer 1- aprender a se defender e 2 - entrar em forma. Logo os professores tendem a ir ao que interessa e deixar as firulas cinematográficas para quem tem objetivos mais ambiciosos como competir profissionalmente. Ou seja, as academias estão se adaptando ao consumidor, que nem essas academia de Muay Thai só para mulheres.

Ps: não estou achando Taekwondo difícil de "pegar". O problema mesmo está mais na minha falta de preparo físico do que em entender a técnica. Na verdade já tinha percebido isso há muito tempo atrás quando fiz umas aulas de boxe. Em suma, tem que entrar em forma, senão qualquer arte marcial ou boxe vai ser díficil. Por isso estou interessado em levantar uns pesos e tbm fazer uma corrida ou bike.

Última edição por Joe em 15/01/16, 02:11 am, editado 4 vez(es)

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Coincidência ou não, estava justamente nessa semana matutando sobre começar a treinar boxe.

Eu tinha dado um tempo no Jiu Jitsu e decidi focar na musculação. Apesar de ter tomado gosto pela coisa (ganhei uns 10 Kg, mas sou frango ainda kkk), me incomoda não estar treinando nenhuma arte marcial. Pensei em voltar ao JJ, mas percebi que toda a minha base de luta é "grappling" (Aikido também) e que o que eu precisava agora era treinar alguma arte de trocação.

Me vieram a mente o Taekwondo, Muay Thai e Boxe. Decidi pelo boxe, pelas seguintes razões:

- O TKD, apesar de ser uma arte eficiente e relativamente completa, cai na mesma maldição das outras artes olímpicas: treinamento mais voltado para pontuar em competições do que situações de pancadaria reais. Obviamente, isso vai depender da academia, mas se não procurar bem, você corre o risco de acabar parando em um McDojo. Fora isso, leva-se algum tempo para se dominar o mínimo necessário para brigar com alguma eficiência.

- O Muay Thai é uma arte contundente, mas o "ensino tradicional" que vejo por aqui não me inspira confiança. Não quero desperdiçar meu tempo com a deturpação "interpretação" que algum porra louca tem do MT. Treinei Wing Chun por um curto período, mas pude ver muitas falhas no MT quando aconteciam combates entre estilos na academia. Isso me deixou uma má impressão do Muay Thai.
Fora isso, nas academias de musculação por aqui, o MT parece ter virado mais uma opção de treino aeróbico para mulheres fora de forma. Talvez não aconteça o mesmo nos CTs, voltados somente para artes marciais. Nesse caso, valeria a pena investir no MT.

- O boxe tem poucos movimentos (jab, direto, cruzado, gancho, upper, além das esquivas e movimentação) e penso que em um ano já é possível usá-lo com algum domínio em uma situação de luta real, como uma eventual briga de rua. Sendo assim, também é mais fácil de se achar um lugar que ensine o boxe das antigas. Outros motivos: Rocky Balboa, Manny Pacquiao e Matt Murdock (aka Demolidor) Smile

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Pra começar a puxar ferro em casa, o que recomendam?


Joe escreveu:
NicolasPK escreveu:
Pra começar a puxar ferro em casa, o que recomendam?


Tenho a mesma dúvida do Nicolas. Quero puxar ferro em casa tbm.

No meu caso preciso de algo para aumentar a resistência muscular dos meus braços, principalmente o direito, por causa do problema no meu braço direito mencionado lá atrás.


Caras, por que vocês não vão para uma academia? Eu sei bem que a fauna SWPL típica desse ambiente é um excelente motivo para não ir, pois foi o que por muito tempo me manteve afastado. Mas hoje acredito que se não for por questão de tempo, distância ou grana, é melhor pagar uma mensalidade em alguma academia. Qualquer academia de bairro vai ter o mínimo que você precisa para treinar pesado e fazer os exercícios básicos (supino, barra fixa, rosca direta, desenvolvimento, agachamento, terra etc.). É bem mais prático você "alugar" um espaço para treinar do que montar uma academia em casa (se tiver espaço). Além disso, acho que manter uma rotina de treinos em casa demanda mais disciplina e motivação. Mas se por qualquer razão quiserem treinar mesmo em casa, façam calistenia e sigam as dicas do Mantikore quanto à equipamento.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
lucasao escreveu:

- O boxe tem poucos movimentos (jab, direto, cruzado, gancho, upper, além das esquivas e movimentação) e penso que em um ano já é possível usá-lo com algum domínio em uma situação de luta real, como uma eventual briga de rua. Sendo assim, também é mais fácil de se achar um lugar que ensine o boxe das antigas. Outros motivos: Rocky Balboa, Manny Pacquiao e Matt Murdock (aka Demolidor) Smile


No Taekwondo tem uns movimentos parecidos ou praticamente iguais ao do boxe. Como disse, tive algumas aulas de boxe, e agora que estou no Taekwondo observo que a parte de mãos não varia muito.

Chute, por outro lado, tem de todo tipo e para toda situação, como já expliquei. Na verdade o que me fez optar por artes marciais (mesmo se eu não tivesse limitação no braço iria fazer uma de qualquer jeito) é que o trabalho de pernas, se bem feito, é uma vantagem e tanto. Ao meu ver, um chute bem dado, e do jeito certo, faz toda diferença numa situação de defesa pessoal.

Momento nerd: o Demolidor não conta, rsrs. Quem lutava boxe era o pai dele. O Demolidor aprendeu uma arte marcial fícticia com um mestre que o encontrou depois que ele ficou cego.

Momento nerd 2: outro motivo que fez ir para as artes marciais foi O Punho de Ferro, (meu superheroi favorito) e o Sasha Mitchell, um astro de filmes B de artes Marciais e faixa preta em Taekwondo, segundo o wiki.



Última edição por Joe em 15/01/16, 02:30 am, editado 3 vez(es)

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
lucasao escreveu:

Caras, por que vocês não vão para uma academia? Eu sei bem que a fauna SWPL típica desse ambiente é um excelente motivo para não ir, pois foi o que por muito tempo me manteve afastado. Mas hoje acredito que se não for por questão de tempo, distância ou grana, é melhor pagar uma mensalidade em alguma academia. Qualquer academia de bairro vai ter o mínimo que você precisa para treinar pesado e fazer os exercícios básicos (supino, barra fixa, rosca direta, desenvolvimento, agachamento, terra etc.). É bem mais prático você "alugar" um espaço para treinar do que montar uma academia em casa (se tiver espaço). Além disso, acho que manter uma rotina de treinos em casa demanda mais disciplina e motivação. Mas se por qualquer razão quiserem treinar mesmo em casa, façam calistenia e sigam as dicas do Mantikore quanto à equipamento.


Eu é pq quero economizar mesmo. Já estou gastando muito com o Taekwondo.

Mas ainda estou pesquisando. Tenho esperança de achar uma academia bem barata.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
lucasao escreveu:

- O boxe tem poucos movimentos (jab, direto, cruzado, gancho, upper, além das esquivas e movimentação) e penso que em um ano já é possível usá-lo com algum domínio em uma situação de luta real, como uma eventual briga de rua. Sendo assim, também é mais fácil de se achar um lugar que ensine o boxe das antigas. Outros motivos: Rocky Balboa, Manny Pacquiao e Matt Murdock (aka Demolidor) Smile


No Taekwondo tem uns movimentos parecidos ou praticamente iguais ao do boxe. Como disse, tive algumas aulas de boxe, e agora que estou no Taekwondo observo que a parte de mãos não varia muito.

Chute, por outro lado, tem de todo tipo e para toda situação, como já expliquei. Na verdade o que me fez optar por artes marciais (mesmo se eu não tivesse limitação no braço iria fazer uma de qualquer jeito) é que o trabalho de pernas, se bem feito, é uma vantagem e tanto. Ao meu ver, um chute bem dado, e do jeito certo, faz toda diferença numa situação de defesa pessoal.

Momento nerd: o Demolidor não conta, rsrs. Quem lutava boxe era o pai dele. O Demolidor aprendeu uma arte marcial fícticia com um mestre que o encontrou depois que ele ficou cego.


Sim, eu tava pensando na diversidade de chutes mesmo. Um chute bem dado derruba, é verdade, mas demanda mais técnica e esforço físico que um soco.

Sei que também tem soco no TKD e muitos se esquecem disso. Me lembrei da estória que um amigo que treina TKD me contou: ele venceu uma competição basicamente com socos, quase sem chutar. Ele simplesmente "colava" nos adversários e ficava pontuando. Com a distância encurtada, eles tinham dificuldade em encaixar algum chute. Disse que os adversários ficaram putos, chamando-o de "carroceiro" e sem técnica. Devem ter achado que isso era indigno ou sei lá o quê, mas porra, Taekwondo significa literalmente o "caminho dos pés e das mãos".  

Quanto ao Demolidor, na série da Netflix ele é um misto de ninja (que aprendeu com esse mestre) e boxeador.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
Momento nerd 2: outro motivo que fez ir para as artes marciais foi O Punho de Ferro, (meu superheroi favorito) e o Sasha Mitchell, um astro de filmes B de artes Marciais e faixa preta em Taekwondo, segundo o wiki.



Parece que a Netflix também vai fazer uma série do Punho de Ferro. E dos Defensores também.
Se for no mesmo nível do Demolidor, dá pra esperar coisa boa.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Não levo fé nesse seriado do Punho do Ferro desde que falaram que aquela bicha metrossexual do Ryan Phillipe (lembram dele desses filminhos românticos teen?) ia fazer o papel.

Tinham que colocar o Mitchell ou um Scott Adkins no papel para ter um mínimo de seriedade.

Sobre o Sasha Mitchell, duas curiosidades. Uma delas é prato cheio para os MRAs:

1- Apesar de ser bem menos famoso que o Van Damme (ele o substituiu nas continuações dos filmes da série dos filmes Kickboxer, o primeiro foi originalmente estrelado pelo Van Damme) tanto dentro e fora da internet dizem que o Mitchell é melhor lutador que o Van Damme (este não passaria de um bailarino disfarçado de karateca).

2- A carreira do Mitchell, que estava a toda nos anos 1990, sofreu um revés por causa da mulher dele. Ela o acusou de bater nela. Mitchell realmente a agrediu, mas o fez pq ela era viciada em drogas e estava batendo nas filhas do casal, ou seja, ele a agrediu para defender as filhas. Mas o juiz não quis saber e mandou prender ele. No final, ele perdeu vários papéis no cinema (Kickboxer 5 foi feito com outro ator pq ele tava em cana), mas felizmente a justiça foi feita e hoje ele tem custódia das crianças, e a mãe só pode visita-las sendo supervisionada.

Primeiro filme dele pós-cana.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
El Topo escreveu:
Se eu fosse enumerar as vantagens de ter uma "academia" em casa, certamente escreveria uma bíblia. Meus ganhos de massa muscular continuam mesmo sem frequentar uma academia.

@Nícolas e Joe

Com os produtos que eu postei acima, vocês ficarão um bom tempo (se não pro resto da vida, dependendo do foco) usando apenas eles.

Ah, e de um banco. rs


Mais uma dúvida. Quantas séries? E quantos kilos para começar(no caso do halteres)?


Então, Joe... Depende do seu foco, man.

O que eu fortemente recomendo é que você tenha noção da postura e execução dos movimentos para evitar lesões. Passando essa etapa, recomendo o básico: 3 séries de 8 repetições.

Se você nunca fez academia recomendo que compre um halter com dez quilos no máximo, e que você consiga diminuir a carga para exercícios mais intensos.

Para prevenir lesões, já que sua ocupação demanda utilização das mãos, braços e antebraços, um treino leve já seria de boa ajuda.

Idem para a barra... Comece com poucas repetições, até porque é muito provável que você não consiga fazer mais do que duas repetições. rs

Dez quilos tá de ótimo tamanho.

E não esqueça de treinar antebraços, cara... Isso me salvou de uma tendinite quando eu praticava guitarra insanamente.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
El Topo escreveu:
Joe escreveu:
El Topo escreveu:
Se eu fosse enumerar as vantagens de ter uma "academia" em casa, certamente escreveria uma bíblia. Meus ganhos de massa muscular continuam mesmo sem frequentar uma academia.

@Nícolas e Joe

Com os produtos que eu postei acima, vocês ficarão um bom tempo (se não pro resto da vida, dependendo do foco) usando apenas eles.

Ah, e de um banco. rs


Mais uma dúvida. Quantas séries? E quantos kilos para começar(no caso do halteres)?


Então, Joe... Depende do seu foco, man.

O que eu fortemente recomendo é que você tenha noção da postura e execução dos movimentos para evitar lesões. Passando essa etapa, recomendo o básico: 3 séries de 8 repetições.

Se você nunca fez academia recomendo que compre um halter com dez quilos no máximo, e que você consiga diminuir a carga para exercícios mais intensos.

Para prevenir lesões, já que sua ocupação demanda utilização das mãos, braços e antebraços, um treino leve já seria de boa ajuda.

Idem para a barra... Comece com poucas repetições, até porque é muito provável que você não consiga fazer mais do que duas repetições. rs

Dez quilos tá de ótimo tamanho.

E não esqueça de treinar antebraços, cara... Isso me salvou de uma tendinite quando eu praticava guitarra insanamente.


Meu foco seria fortalecimento muscular.

Ps: já fiz musculação.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Arcaicos, opinem sobre o texto.

http://taekwondousa.blogspot.com.br/2012/06/muay-thai-vs-taekwondo-is-taekwondo.html

Para quem não sabe inglês, o texto diz basicamente o seguinte: que a questão Muai Thay versus Taekwondo está fora de foco pq o problema é, a grosso modo, a SWPLização dessas artes no ocidente.

O Taekwondo teria virado coisa SWPL por causa dos filmes de artes marciais dos anos 70 e 80 (lembrem-se que até Chuck Norris, Bruce Lee, Van Damme e cia aparecerem no cinema, artes marciais eram uma coisa meio fora da realidade do ocidental) e muitas academias começaram a vender um Taekwondo sanitarizado, onde seus aspectos mais letais foram eliminados (Nota: pelas minhas pesquisas o Taekwondo é a arte marcial oficial do Exército Coreano e a "versão" praticada pelos milicos coreanos seria pra lá de letal).

Porém, quando passou a febre de filmes de artes marciais dos anos 70 e 80 o Taekwondo foi perdendo popularidade.

Agora, o mesmo processo estaria acontecendo com o Muai Thay pq este se popularizou nos últimos anos por causa do MMA e muitas academias o estão adaptando para o mundo SWPL (Leia-se: tornar a coisa toda mais uma ginástica para gostosas e nerds).  E que a própria federação de MMA estaria incentivando a SWPLização para atrair mais público.

O autor termina dizendo que ambas as artes marciais são igualmente eficientes.

Pegando o gancho do texto: parece que no ocidente, com sua mania de comercializar tudo, de tempos em tempos uma arte marcial começa, por algum motivo externo (sucesso no cinema, popularidade esportiva, etc) a ser vendida como a "mais letal" ou a "mais completa".

Lembro-me que quando era criança nos anos 80 falavam isso de "arte mais letal", "mais completa" do Karatê e do Kung-fu. Inclusive era muito comum antigamente propagandas  de cursos por correspondência (!) em revistas onde anunciavam coisas tipo "torne-se uma arma letal aprendendo kung-fu/karatê".

Hj ninguém mais lembra que karatê e kung-fu existem.

Até os Gracies parecem confirmar esse fenômeno de SWPLização das artes marciais e, ao que tudo indica, nem o jiu-jitsu escapou.

Rickson Gracie critica banalização da faixa e fase atual do Jiu-Jitsu: 'Está perdendo a eficácia'

http://www.tatame.com.br/tatame/noticias/rickson-gracie-critica-banalizacao-da-faixa-e-fase-atual-do-jiu-jitsu-esta-perdendo-a-eficacia

“O Jiu-Jitsu está perdendo a eficácia. O que vejo nas competições e academias é o fomento do Jiu-Jitsu competitivo e uma constante diminuição da arte como defesa pessoal. A maioria dos atuais campeões é eficiente na conquista da medalha, mas nem tanto no esporte em si. A finalidade não é ser o melhor lutador: é ganhar a medalha. Se continuar assim, o Jiu-Jitsu será como o Caratê ou como o Judô – algo específico para o esporte – e desalinhado com a defesa pessoal”, afirmou.

Pelo que me consta o karatê e o kung-fu (tvlz todas as artes marciais) nasceram como defesa pessoal. Confere, produção? O Jiu-jitsu portanto, junto com as outras artes marciais, estaria perdendo suas raízes graças a deturpação via SWPLização.

Última edição por Joe em 20/01/16, 01:16 pm, editado 2 vez(es)

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Bruce Lee lutava Kung Fu. No início.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Tai Chi hoje não é levado a sério e é visto como exercícios para velhinhas, mas originalmente era uma arte marcial como qualquer outra.

Isso já vai longe e é de explicação simples. O que professores querem, a pureza e eficácia da arte ou muita gente pagando mensalidade? A academia cheia de homens ou cheia de gostosas?

Deve ter muita patricinha que "treina artes-marciais" para inflar o ego e dar combustível a suas fantasias feministas. Provavelmente apanhariam até pra outras mulheres, que nunca "treinaram" porra nenhuma mas tem mais experiência em barracos.

Quanto mais soft, maior o público.


Por isso vejo com bons olhos algo simples (E fora de moda...) como o boxe.

Boxe é dar e levar soco na cara e no abdômen. Não tem como disfarçar ou fugir disso. Deve ser a arte marcial menos corrompida.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Como não tem a tal da "mística oriental" (Foi criado na Grécia e recriado na Inglaterra...) não deve ser um farol de SWPL.

descriptionEsportes e Academia - Página 7 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder