EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Esportes e Academia

power_settings_newInicie sessão para responder
+20
Polaco
Sir D. Fortesque
Roland Deschain
Rant Casey
Hannibal Lecter
Kenshiro
Ashura
Radamanto
lucasao
Joe
NicolasPK
DuFf Mckagan
Kublai Khan
White Witch
Roberto Apagadao
Observador
Seu Fausto
El Topo
caiobr
Ragnar Lothbrok
24 participantes

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Ashura escreveu:
Japa é um que não consegue falar porra nenhuma. E eles adoram falar inglês sendo que não entendem, não é nem simplesmente dificuldade na pronúncia, eles tem um inglês todo quebrado mas adoram falar inglês e inclusive cantar em inglês. Daí tu tem músicas em inglês cantadas por japas cuja letra faz de pouco a nenhum sentido:



Em animes dá pra perceber isso, toca as raias do absurdo a mania deles de falar palavras em inglês do nada no meio de uma frase me japonês. No JoJo's Bizarre Adeventures, o vilão Dio pergunta pro protagonista: "Poderia um macaco derrotar um homem?" e ele não fala "zaru/saru", fala "monkey" mesmo. Isso seria o mesmo que se falasse em português: "Poderia um MONKEY derrotar um homem?".

Frase que já é imbecil por si só, diga-se de passagem. Como disse o Kenshiro "Preferia lutar com qualquer Anderson Silva que com um chimpanzé".


[\desvirtuação]


Bizarro. kkkk
A referência pop que me vem a mente agora é o filme "O último samurai", quando o personagem do Tom Cruise se apresenta: "meu nome é Algren".

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
ARUGUREN hahahaha

Querer que japa fale "Algren" também já é sacanagem.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Cês não viram nada.

Vejam japonês cantando Cássia Eller em português.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe, já que artes marciais são a sua nova monomania, recomendo que você passe a visitar o Reddit. Você vai encontrar muita coisa interessante no /r/martialarts e nos subreddits específicos de cada arte marcial (que estão no menu lateral).

Se você já é um usuário regular, tudo o que eu disse fez sentido pra você. Caso contrário: o Reddit basicamente é uma comunidade/rede social de conteúdo e entretenimento com inúmeros "fóruns" (subreddits) sobre todo tipo de assunto que você puder imaginar (incluindo os NSFW). Dá pra aprender muita coisa e encontrar informações muito úteis. Eles se auto-intitulam "a página inicial da internet" com razão, já que boa parte do que você vê no Buzzfeed, 9gag e outros é kibado de lá.
Para uma melhor experiência, recomendo fortemente instalar o RES (http://redditenhancementsuite.com).

Pois bem, eu tava fuçando o /r/martialarts e a segunda postagem no topo (o Reddit usa um sistema de votação para postagens e comentários) me chamou a atenção, pois exemplifica aquilo já discutimos aqui sobre artes marciais X defesa pessoal. É o depoimento de um brasileiro que se deu muito mal ao tentar aplicar em uma situação real aquilo que aprendeu na academia:

---
My sad experience using muay thai in a real fight

My name is ignacio vargas im from Maceió Brazil , and before telling you about my situation i want to apologize for my english,i hope you can understand what im writing and learn from my experience .
I am faixa preta in BJJ and i practiced boxing and muay thai for three years before this incident happened. Im 1,85 metres of height and i weight 100 kilos ( if im not mistaken its around 200 pounds).
i was fired from my job and a my friend got me a job as a security guard in a club. The first night , some guys began to throw bottle to us because we denied them the entrance to the club. from those guys two come to fight with us ( they were smaller than me)
i kicked one in the leg and he fell and the other one go after me, so my first instict was to do what i practiced every class in my muay thai lessons i went for the clinch to hit him with the knees.
but when i had him in the clinch against the wall he stabbed my in my back two times with a knife he had in his pocket and then run away. I was carried to a hospital with an ambulance and after surgery i lost my right lung and spent three monts inside the hospital.

Now i cant train anymore and have problems to breath once in a while but at least im alive.
I suffered this because the people who trained me made me believe that there was no difference between fighting in a ring and fighting in the street. I have a false sense of strenght that almost got me killed.
when i argued with my muay thai trainer about this he told me that it was my fault because in street fight you never have to clinch , but never told me about this when i was training ( only told me now because i reprimand him.

if you fight in a real situation take care of your self and dont be naive as me or its going to cost you
good bye

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
http://noticias.r7.com/balanco-geral/videos/lutador-de-muay-thai-reage-a-assalto-e-mata-bandido-com-um-golpe-em-sp-29122015

"O jovem de 25 anos andava de moto com a namorada em Pirituba quando o casal foi abordado por dois criminosos, um deles armado. Em um momento de distração dos bandidos, a vítima, que luta muay thai, deu um soco no pescoço do assaltante, que caiu no chão e morreu na hora. O comparsa dele saiu correndo e fugiu de carro com um terceiro suspeito. "

Esportes e Academia - Página 13 3igC1Ta

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Alguns comentários interessantes no post:

Do OP, dando mais detalhes:

hello again! happy new year!
i want to thank you for posting comments. i think this thread is shaping to be a kind of " basic educational guide" for people like me ,that ignored the basics concepts of self defence.
I hope the time you have spent sharing your knowledge, help another people to avoid making the same mistakes i did.
i will try to clear some doubts that i find in the comments.
I couldnt run away for two reasons : First there was a queue of people waiting to enter the club (and we had to protect them) and second we had to secure the door because those hooligans ( i cant find a better word for it) wanted to enter the club no matter what. We had the order to stay in the entrance from the chief of security.
-We can´t carry guns. In Brazil private security (non police or milatary) cant use firearms to stop aggression (it's forbidden by law).if the situation becames too dangerous we have to call the police and wait for them. Even if i could use them i don´t think i would because of the risk of shooting some innocent people by accident.
-There were a lot of guys throwing bottles and insulting, my partners tried to stopped them and chased them so they leave me alone at the door thats why they didnt back me up. After this , the two guys (which had separated from the group of hooligans) saw me alone and attacked me . The first one fell after a kick , the other one heads towards me and i clinched. i didnt think it . I just did by instinct because i practiced it a lot. It did not occur to me that he could have a knife.
he never showed the knife. if i had seen it i wouldn't have clinched. I realized that he had a knife just after he stabbed me.
Its true like one guy said that if i would attacked him with the knee faster i would not have get stabbed . Or if instead i just would hit him with a flying knee ,then make a suplex throw and a kimura i would win . maybe the rest of the people in this thread could do it but i couldnt, i just did my best.
I used to believe that my best was enough to deal with any dangerous situation, just because i won bjj and MT fights and train popular martial arts. BUT THAT WAS DIFFERENT FROM REALITY and was the point i wanted to make. My perception of my strength and abilities was distortioned in part from my training (gave me a lot of confidence) and also because of the "propaganda " made by my instructors ,partners, the tv , etc.
There are a lot of people so naive as i was, that believe that training like a user said in this thread " the superior martial arts" you have assured victory. This is not true. Maybe there are some superb fighters that could apply that secuence of techniques against an armed person in a street fight but i would bet that most people can´t pull it off.
i want just reach that average fighters like me and make them aware of their limitations and advice them to not be as reckless as i was.
i apologize again for my begginer level english if you didnt understand something let me know and i will try to translate it to real english.
good bye.
---

Outros:

When I started learning karate as a kid, our sensei taught us the four basic rules of self-defense:
Avoid dangerous places.
If attacked, run away and yell "fire."
If someone has a weapon and demands something, give it to them, don't lose your life over money or jewelry.
Only use karate as a last resort, and if you have to use it, use it well.
He emphasized over and over again that martial arts are a last resort, and that no amount of training is going to make you safe when a knife or a gun comes out...learning environmental awareness is a lot more important.
---

Man, even if you trained "for the street", two guys, one with a knife, will fuck you up. Especially if you don't know one has a knife.
This is why you fight only as a last resort in the street.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
NicolasPK escreveu:
http://noticias.r7.com/balanco-geral/videos/lutador-de-muay-thai-reage-a-assalto-e-mata-bandido-com-um-golpe-em-sp-29122015

"O jovem de 25 anos andava de moto com a namorada em Pirituba quando o casal foi abordado por dois criminosos, um deles armado. Em um momento de distração dos bandidos, a vítima, que luta muay thai, deu um soco no pescoço do assaltante, que caiu no chão e morreu na hora. O comparsa dele saiu correndo e fugiu de carro com um terceiro suspeito. "

Esportes e Academia - Página 13 3igC1Ta


Isso aí já não é Muay Thai, é o O Punho Divino da Estrela do Norte.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
O caso desse cara que teve o pulmão perfurado é para ser analisado em aulas de seleção natural. Ele tem 1,85 e 100 kg, e conforme afirmou, vantagem física sobre o rival. Era só ter mantido a distância aproveitando a vantagem natural, mas o retardado inventou de dar clinch.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
NicolasPK escreveu:
O caso desse cara que teve o pulmão perfurado é para ser analisado em aulas de seleção natural. Ele tem 1,85 e 100 kg, e conforme afirmou, vantagem física sobre o rival. Era só ter mantido a distância aproveitando a vantagem natural, mas o retardado inventou de dar clinch.


Nada excepcional, o cara agiu por instinto, condicionamento de treino. Deu azar de não ter acertado um joelhada logo que clinchou. E ele nem cogitou a possibilidade do maluco ter uma faca escondida; se o cara viesse pra cima já com a faca na mão certamente ele faria diferente.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Defesa pessoal também carece de uma certa habilidade de manejo de conflitos.

Penso que só deve ser usada em último caso. Não vou ir ao extremo de dizer que se precisou usar, você já fracassou em outras instâncias porque a realidade é que há situações em que "desarmar" a situação não é uma opção.

Mas há muitas em que é.

Vamos e venhamos, estar em posição de ser segurança, ou de poder alegar legítima defesa, serve bem a estouradinhos doidos pela oportunidade de usar na rua o treino.

Mas aí merda como essa pode acontecer: não está dito na matéria se houve troca de insultos, se houveram provocações, se era evitável. Muitas vezes é.

Não digo isso também por peninha de quem puxa briga ou por pacifismo sentimental. Mas vagabundo às vezes está armado. Confusão gratuita muitas vezes é evitável. Tem que usar o bom senso.

Já teve cara que veio pro meu lado nervoso e eu apontei o dedo e disse "Te acalma aí maluco." Adianta sempre? Não. Na situação adiantou - o cara achou que eu tinha batido no camarada dele (no meio de uma confusão) e quando disse isso ele se acalmou e optou por reclamar comigo, ainda nervoso. Respondi calmo que não, e então ele se acalmou mais. Note, isso tudo foi no meio de uma briga envolvendo umas 20 pessoas! Eu podia ter saído na mão com o cara, mas depois que a poeira baixou eu vi que tomei a melhor decisão. Tenho 33 anos, não tenho mais idade pra ficar me metendo em arruaça.

Esteja pronto pra se defender, mas esgote as possibilidades que houverem, esse é o meu modo de pensar. Se não tivesse adiantado o "calma aí maluco", é claro que eu sairia na mão com o cara de pronto. Mesmo que a contragosto.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
"Vamos e venhamos, estar em posição de ser segurança, ou de poder alegar legítima defesa, serve bem a estouradinhos doidos pela oportunidade de usar na rua o treino."

Fato.

"Esteja pronto pra se defender, mas esgote as possibilidades que houverem, esse é o meu modo de pensar. Se não tivesse adiantado o "calma aí maluco", é claro que eu sairia na mão com o cara de pronto. Mesmo que a contragosto."

Penso da mesma forma.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Defesa pessoal também carece de uma certa habilidade de manejo de conflitos.

Penso que só deve ser usada em último caso. Não vou ir ao extremo de dizer que se precisou usar, você já fracassou em outras instâncias porque a realidade é que há situações em que "desarmar" a situação não é uma opção. .


Na verdade como evitar conflitos via técnicas de diálogo é a primeira coisa que ensinam nos cursos de defesa pessoal (pelo menos no 1° mundo). Eles chamam de "verbal self-defense" ou "conflict management". Nos treinos de defesa contra atacantes com facas eles dizem "somente tente desarmar o oponente se vc não tiver outra opção".

Nesse vídeo o Rener Gracie dá dicas de como agir numa situação de defesa pessoal resolvendo a coisa na conversa. E tbm como agir no caso de ser inevitável ter que sair na porrada com múltiplos atacantes (na verdade são mais dicas de como fugir de caras tentando te bater do que de como bater neles).

Foi nesse vídeo que te falei que o Gracie faz uma provocação interessante quando questionado sobre o jiu-jitsu não ser eficiente contra múltiplos atacantes. Ele responde: "e existe alguma arte marcial eficiente contra múltiplos atacantes?"

O vídeo é longo, mas vale muito a pena ver.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
lucasao escreveu:
NicolasPK escreveu:
O caso desse cara que teve o pulmão perfurado é para ser analisado em aulas de seleção natural. Ele tem 1,85 e 100 kg, e conforme afirmou, vantagem física sobre o rival. Era só ter mantido a distância aproveitando a vantagem natural, mas o retardado inventou de dar clinch.


Nada excepcional, o cara agiu por instinto, condicionamento de treino. Deu azar de não ter acertado um joelhada logo que clinchou. E ele nem cogitou a possibilidade do maluco ter uma faca escondida; se o cara viesse pra cima já com a faca na mão certamente ele faria diferente.


No último vídeo que postei do Rener Gracie ele repete à exaustão a importância de manter à distância numa situação de defesa pessoal, independente do oponente carregar uma faca ou não.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
NicolasPK escreveu:
http://noticias.r7.com/balanco-geral/videos/lutador-de-muay-thai-reage-a-assalto-e-mata-bandido-com-um-golpe-em-sp-29122015

"O jovem de 25 anos andava de moto com a namorada em Pirituba quando o casal foi abordado por dois criminosos, um deles armado. Em um momento de distração dos bandidos, a vítima, que luta muay thai, deu um soco no pescoço do assaltante, que caiu no chão e morreu na hora. O comparsa dele saiu correndo e fugiu de carro com um terceiro suspeito. "

Esportes e Academia - Página 13 3igC1Ta



Caralho kkkkkkkkkkkk

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Qual o personagem da foto ? me parece familiar mas não me recordo

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Kenshiro, do mangá Hokuto no Ken.

Sim, Kenshiro que nem o membro do fórum, é daí que vem o nick dele.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
No último vídeo que postei do Rener Gracie ele repete à exaustão a importância de manter à distância numa situação de defesa pessoal, independente do oponente carregar uma faca ou não.


Eu comentei o vídeo dos irmãos Gracie, mas acho que esse caso não foi tanto uma questão de "gerenciamento de distância". No fim das contas, treinar defesa pessoal serve apenas para reduzir as chances de você se foder, mas elas sempre estarão presentes. Como você mesmo disse em outro comentário, é impossível conhecer todas as variáveis e, nesse caso, ele desconhecia uma variável importantíssima (a faca), talvez por ter ignorado o contexto. O meu ponto é que mesmo controlando a distância talvez ele se ferrasse do mesmo jeito, simplesmente pelo fato do sujeito estar armado.

Joe escreveu:
O ponto é que, pelo que dizem, o sparring esportivo causa maus hábitos no lutador que ele definitivamente não vai querer levar para a briga de rua. Esse vídeo faz uma boa análise.




Era desse tipo de condicionamento do qual eu falava, tanto no relato do segurança quanto nesse outro vídeo (aliás, esse tipo de análise ponto-a-ponto é bem legal). E esse vídeo me lembra porque eu nunca buscaria levar uma luta para o chão: sou mais guardeiro (que puxa para a guarda e fica por baixo) que passador.

O jiujiteiro do vídeo poderia ter finalizado a luta logo no início, já que estava em uma posição dominante (montada), mas cometeu um erro básico de postura e deixou o oponente escapar com extrema facilidade. Ele deveria ter mantido o quadril baixo, com as pernas esticadas (tipo um sprawl), "pesando" o oponente para baixo. Depois desse erro ele só tomou aperto (por sorte seu oponente não sabia socar). Ele vai para a meia guarda, totalmente exposto e leva uma sequência de socos. Aqui ele poderia ter "abraçado" as costas dele, evitando os socos, e depois tentado a raspagem. Depois dos socos ele tenta criar uma distância para se proteger esticando as pernas na guarda fechada. Depois tenta raspar (inverter a posição e ir para a montada novamente) e quase consegue, não fosse por um detalhe: ele estava segurando o oponente pela manga, como se fosse um "gi" (culpa do condicionamento). Se ele treinasse regularmente "submission" ("no gi") ele teria segurado pelo pulso. O interessante é que apesar de tudo o jiujiteiro venceria a luta caso os "amigos" do outro não tivessem interferido. Ele já tinha praticamente encaixado uma kimura.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
lucasao escreveu:

Eu comentei o vídeo dos irmãos Gracie, mas acho que esse caso não foi tanto uma questão de "gerenciamento de distância".


Eu estava falando do último vídeo que postei.  O que vc comentou foi o penúltimo.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
lucasao escreveu:

Eu comentei o vídeo dos irmãos Gracie, mas acho que esse caso não foi tanto uma questão de "gerenciamento de distância".


Eu estava falando do último vídeo que postei.  O que vc comentou foi o penúltimo.


Esse eu não vi. É tanta coisa que eu vou vendo aos poucos. rs

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
E o que vcs acham de praticar mais de uma arte marcial ao mesmo tempo?

Estou pensando em fazer taekwondo e wing chun paralelamente.

Ps: tenho tempo disponível. Como disse no outro tpc, tempo é tudo.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Joe escreveu:
E o que vcs acham de praticar mais de uma arte marcial ao mesmo tempo?

Estou pensando em fazer taekwondo e wing chun paralelamente.

Ps: tenho tempo disponível. Como disse no outro tpc, tempo é tudo.


Você não vai levar nenhuma das duas profundamente.

SE você fosse mais jovem e SE você fosse viver disso, recomendaria capoeira ou Jiu Jitsu.

Brother, desencana de artes marciais tradicionais, se você procura lutas de ringue ou defesa pessoal. Gung Fu é bom para exibição, mas para por aí.

http://www.amam-magazine.com/traditional_arts.html

Ou você acha que você vai virar o Sub Zero?

E mesmo que você aprenda a arte, serão muitos anos.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
This hit me several weeks ago at a BJJ tournament. Before this I had only been to light-contact "point-fighting" tournaments. There you get people of all sizes and all different body structures; fat, thin, lanky, wiry etc., but rarely had a person there who looked to be in really good shape. At the BJJ competition, however, almost all the competitors had one thing in common...most of their physical-conditioning looked "jacked", like they'd been pumped up on steroids since birth!

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:

Você não vai levar nenhuma das duas profundamente.

SE você fosse mais jovem e SE você fosse viver disso, recomendaria capoeira ou Jiu Jitsu.

Brother, desencana de artes marciais tradicionais, se você procura lutas de ringue ou defesa pessoal. Gung Fu é bom para exibição, mas para por aí.

http://www.amam-magazine.com/traditional_arts.html

Ou você acha que você vai virar o Sub Zero?

E mesmo que você aprenda a arte, serão muitos anos.


Fuzileiros navais americanos treinam wing chun. Deve ser pq eles querem se exibir para os inimigos.

Eu até levaria a sério vc falar para eu desencanar de artes marciais tradicionais se o que mais não tivesse por aí fossem vídeos de lutador de Jiu-jitsu tomando uma sova na rua de maluco  que não sabe arte marcial nenhuma. O Delta-Dan comentou comigo uma vez que é comum playboy de jiu-jitsu apanhar de funkeiro favelado no RJ.

Por essas e outras creio que o Ashura está certo quando diz que o Jiu-jitsu (pelo menos o moderno dos Gracies e suas derivações), foi pensado para a lógica de tatame, visto que o resultado nas ruas, ao que tudo indica, é bem diferente.

E é curioso vc mencionar minha idade quando os Gracies argumentam que uma das supostas mil e uma vantagens do jiu-jitsu é que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. No site oficial dos Gracies eles chegaram a postar um vídeo de um deficiente físico (o cara nasceu com as pernas atrofiadas) lutando jiu-jitsu.

Ademais, o próprio link que vc postou argumenta a favor de estudar mais de uma arte marcial. Aliás, "cross-training"(treinar mais de uma arte marcial) é a palavra da vez no meio, seja para quem é um lutador profissional ou apenas um desocupado como eu. Vejamos o que o link diz sobre cross-training:

4.) Lack of cross-training: Martial Arts icon Bruce Lee once told a student, "Cross-training is vital to increase your arsenal and to remove the limitations of your current perspective". Perhaps too many "traditional" martial artists, by resigning themselves to training in only one system, are the main cause of their own limitations in the cage? After all, it has been proven that an individual competitor will need to cross-train in more than one system in order to be better prepared in an MMA match of most any kind. Not all "traditional" martial arts have the above four weaknesses. Many Martial Arts, including Kung Fu, Kyokushin, Sanshou and Judo stress aliveness and fitness, and often possess a fair grappling game. I personally recommend these and a few others as the arts you should do if you want to do a TMA and still fight well in MMA.

Na parte que marquei em negrito o que o autor do texto disse era exatamente o que Bruce Lee dizia há 40 anos atrás, com exceção de que Lee se referia as limitações das artes marciais  (incluindo o "invencível" jiu-jitsu) quanto a defesa pessoal. Lee defendia estudar mais de uma arte marcial (2, 3 ou até mais), e como ele dizia, "pegue o que lhe interessa e descarte o resto". A ideia era, para se tornar um lutador mais completo, não se pode ficar preso apenas a um sistema de luta, e o ideal é, muito a grosso modo, vc criar seu próprio sistema de defesa pessoal (e considerando que academias voltadas exclusivamente para defesa pessoal são raras, pelo menos no Brasil, parece ser a única opção que sobrou).  Por esse pensamento muitos inclusive veem Bruce Lee como o percursor do MMA.

No mais, não estou preocupado com "the cage" pq não pretendo competir no MMA (como os especialistas em defesa pessoal dizem: "pessoas tem que parar de achar que MMA é medida de alguma coisa para defesa pessoal. Significa apenas que vc luta bem pelas regras do MMA"). E tbm não tenho pressa em aprender (se tivesse compraria um revólver). Não é como se minha vida dependesse disso.

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
Esportes e Academia - Página 13 2012-04-09-bruce-lee-1

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
"Por esse pensamento muitos inclusive veem Bruce Lee como o percursor do MMA."

Dana White, inclusive.

p.s.: Mais tarde eu comento sobre Wing Chun e Aikido. Coincidentemente, já treinei ambas. rs

descriptionEsportes e Academia - Página 13 EmptyRe: Esportes e Academia

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder