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Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

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Protótipo em testes do meu pedal.

É basicamente um overdrive baseado no Tube Screamer com algumas alterações. Combina diodos de silício com de germânio.

E possui mais ganho que o TS. Na verdade o ganho dele é expansível. Eu quis deixar ainda no território do Overdrive mas dá pra ir até uma distorção forte dependendo dos valores de componentes.

Tem boa resposta de graves, o Tone funciona como um "boost de agudos" que pode ser ajustado, o timbre é parrudo, mas não é molenga como o TS... é um drive mais "na cara", mais áspero. O som nas cordas agudas tem aquele toque de sino de amplificador Vox.

E tem um led lindão de alto brilho, ciano flower

Não achei magenta. Uma pena.

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Voltando a tocar depois de dar um tempo.

Perdi quase toda a técnica que eu tinha antes. Conseguia tranquilo tocar solos em sextinas a 120 bpm, fazer sweeps com tapping e salto de cordas.

Tecnicamente, vou ter que praticar muito para voltar onde eu tava antes, tirando músicas do Dream Theater, Yes, Angra e The Faceless.

Por outro lado, a minha criatividade aumentou absurdamente. Quando eu era mais fritador, sempre tentava colocar alguma coisa tecnicamente complicada no meio das composições só por colocar, puro exibicionismo técnico estéril.

Hoje eu vejo que não é bem assim. Vejo o que a música precisa, como se fosse um quadro.

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El Topo escreveu:
Voltando a tocar depois de dar um tempo.

Perdi quase toda a técnica que eu tinha antes. Conseguia tranquilo tocar solos em sextinas a 120 bpm, fazer sweeps com tapping e salto de cordas.

Tecnicamente, vou ter que praticar muito para voltar onde eu tava antes, tirando músicas do Dream Theater, Yes, Angra e The Faceless.

Por outro lado, a minha criatividade aumentou absurdamente. Quando eu era mais fritador, sempre tentava colocar alguma coisa tecnicamente complicada no meio das composições só por colocar, puro exibicionismo técnico estéril.

Hoje eu vejo que não é bem assim. Vejo o que a música precisa, como se fosse um quadro.


Quanto foi esse tempo?

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Alguem toca teclado?

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DuFf Mckagan escreveu:
El Topo escreveu:
Voltando a tocar depois de dar um tempo.

Perdi quase toda a técnica que eu tinha antes. Conseguia tranquilo tocar solos em sextinas a 120 bpm, fazer sweeps com tapping e salto de cordas.

Tecnicamente, vou ter que praticar muito para voltar onde eu tava antes, tirando músicas do Dream Theater, Yes, Angra e The Faceless.

Por outro lado, a minha criatividade aumentou absurdamente. Quando eu era mais fritador, sempre tentava colocar alguma coisa tecnicamente complicada no meio das composições só por colocar, puro exibicionismo técnico estéril.

Hoje eu vejo que não é bem assim. Vejo o que a música precisa, como se fosse um quadro.


Quanto foi esse tempo?


Uns quatro, cinco meses, man.

E toco teclado meio bosta.

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El Topo escreveu:
Voltando a tocar depois de dar um tempo.

Perdi quase toda a técnica que eu tinha antes. Conseguia tranquilo tocar solos em sextinas a 120 bpm, fazer sweeps com tapping e salto de cordas.

Tecnicamente, vou ter que praticar muito para voltar onde eu tava antes, tirando músicas do Dream Theater, Yes, Angra e The Faceless.

Por outro lado, a minha criatividade aumentou absurdamente. Quando eu era mais fritador, sempre tentava colocar alguma coisa tecnicamente complicada no meio das composições só por colocar, puro exibicionismo técnico estéril.

Hoje eu vejo que não é bem assim. Vejo o que a música precisa, como se fosse um quadro.


Então...

Tu me lembraste de uma discussão. Alguns guitarristas afirmam que tecnica demais rouba a criatividade.

Sempre fui da opinião de que isso é bobagem: técnica e teoria não roubam a criatividade. A menos que você abra mão da criatividade em favor delas.

Esse ver a música como um quadro foi facilitado para mim quando comecei a tocar baixo também. O que eu escrevia para baixo e guitarra, tinha que dialogar entre si. E o baixo, pensado a partir da bateria (disponível ou que teria que ser escrita por outro colega) também.

Uma banda que o amigo curte ouvir e que tem muito disso, de pensar a música como um quadro, é o Opeth. Não sou fã da banda mas adoro ouvir o Damnation por causa das transições e linhas de baixo marcando elas.

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DuFf Mckagan escreveu:
Alguem toca teclado?


Adoraria saber.

Um Hammond à moda Jon Lord (Deep Purple) faria maravilhas ao material que tenho escrito.

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OOOOOOOOOOOOOKAY negada do bem.

Fiz uma demo do dito pedal em prototipagem.

https://soundcloud.com/van-zefuden/pedal-overdrive-demo

Pra entender o demo:

- Primeiro um som clean com o pedal em true bypass

- Depois com o minimo de drive possível. Então eu brinco com o botão de Tone em várias setagens intermediárias (até posição 12 horas) antes de partir pra uma setagem de drive maior e então brincar com o Tone de novo, assim sucessivamente até o topo do Drive.

Entendeu? Bota um drive la. Mexe no tone. Ve o que tem pra ver. Passa pro proximo nivel de Drive. etc.

Aí eu troco um resistor para dobrar o ganho dele. Mesma coisa. Clean e depois setagens alternativas.

Feito tudo isso um clean de novo e aí eu decido brincar com o Tone. O tone desse pedal é tipo um boost de agudos. De nada até 12 horas, ele calibra os agudos normalmente. A partir da posição central, 12 horas, o Tone começa a funcionar como um Treble Booster onboard no pedal.

Sim, todo mundo odeia agudos, mas seus herois todos usaram treble boosters. Por isso eu toco um pouco de Queen a partir dessa parte.

Quem não gosta de Boost de Agudos, pode usar o Tone até a posição 12 horas como um tone normal (cortou demais, abafa um pouco o som, botou em 12, fica tudo equilibrado, e dali pra diante o agudo começa a ficar sobressalente). Simples.

Por enquanto as duas opções de ganho me exigem trocar um resistor manualmente, mas na versão final eu posso botar uma chavinha que ativa esse ganho extra. Se fosse fazer o pedal do zero com uma caixa maior poderia até ativar ele via footswtich, the nem o Vox Satchurator, que tem um botão "More" (pra mais saturação de drive). Mas pro meu consumo próprio a chavinha vai dar de boas.

Ouçam aí.

A idéia era ter um pedal com flexibilidade e um Overdrive forte, capaz de cobrir terreno entre desde um Boost quase limpo, passando pelo Tube Screamer, e tendo ganho pra alcançar até um drive no nível do pedal laranja da Boss, o SD1.

Sinceramente, eu acho que consegui, mas não acredite em mim e veja com seus próprios ouvidos.

***

O som foi gravado usando uma Telecaster com dual rails na ponte, single no braço, um preamp Mackout com uma valvula 12AT7, e uma placa de potencia Mackout "solid state" (transistorizada). O Clean pode ser ouvido diversas vezes ao longo do Demo.

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Ah, melhor avisar, minhas cordas estão tão enferrujadas que não dá pra tocar minha guitarra sem a anti tetanica em dia.

Eu fico feliz. Se assim eu já gostei, com cordas novinhas então soa melhor ainda. Smile

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Parem de comprar porcaria e encomende já um pedal com o Rant.

Por um extra de R$ 50,00 eu posso até botar meu MOJO nele.

Não pergunte o que é. Só posso dizer que ele só é extraído em finais de semana e contém traços de saliva da minha namorada misturados.

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Rant Casey escreveu:
Parem de comprar porcaria e encomende já um pedal com o Rant.

Por um extra de R$ 50,00 eu posso até botar meu MOJO nele.

Não pergunte o que é. Só posso dizer que ele só é extraído em finais de semana e contém traços de saliva da minha namorada misturados.


Olha que eu compro! To na fissura por um drive!

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Rant Casey escreveu:
Parem de comprar porcaria e encomende já um pedal com o Rant.

Por um extra de R$ 50,00 eu posso até botar meu MOJO nele.

Não pergunte o que é. Só posso dizer que ele só é extraído em finais de semana e contém traços de saliva da minha namorada misturados.


Muito legal, tio Rant. Admiro qualquer iniciativa DIY.

Eu mesmo já montei um cabo para economizar uns trocados e cheguei uns pesquisar projetos de pedal (mesmo entendendo quase nada). Só não toquei pra frente porque sou um guitarrista medíocre de fim de semana, que não leva o estudo a sério por pura preguiça. Laughing

Mas se eu quisesse montar um, qual seria o pedal mais indicado pra começar?

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DuFf Mckagan escreveu:
Rant Casey escreveu:
Parem de comprar porcaria e encomende já um pedal com o Rant.

Por um extra de R$ 50,00 eu posso até botar meu MOJO nele.

Não pergunte o que é. Só posso dizer que ele só é extraído em finais de semana e contém traços de saliva da minha namorada misturados.


Olha que eu compro! To na fissura por um drive!


Assim que montar ele direitinho na caixinha (final da semana que vem, inicio da outra) demonstro ele melhor.

Se ficar padrão, eu até posso fazer sob encomenda sim. Smile

Vai querer com MOJO ou sem MOJO?

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lucasao escreveu:
Rant Casey escreveu:
Parem de comprar porcaria e encomende já um pedal com o Rant.

Por um extra de R$ 50,00 eu posso até botar meu MOJO nele.

Não pergunte o que é. Só posso dizer que ele só é extraído em finais de semana e contém traços de saliva da minha namorada misturados.


Muito legal, tio Rant. Admiro qualquer iniciativa DIY.

Eu mesmo já montei um cabo para economizar uns trocados e cheguei uns pesquisar projetos de pedal (mesmo entendendo quase nada). Só não toquei pra frente porque sou um guitarrista medíocre de fim de semana, que não leva o estudo a sério por pura preguiça. Laughing

Mas se eu quisesse montar um, qual seria o pedal mais indicado pra começar?


O camarada consegue ler um esquemático e manusear a solda de estanho? Eu diria que é a primeira coisa a se pensar. Em tese não é complicado, depois que se familiariza com os simbolos e valores dos componentes, e notação.

Uma vez compreendido o esquemático (que é a ordem, tipo e tamanho dos bois), aí entra o layout, que é a forma de arranjar eles eficientemente. É quase como arrumar seu quarto, exceto que não acontecem ruídos estranhos se uma camiseta vai parar na pilha de calça jeans.

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Rant Casey escreveu:
O camarada consegue ler um esquemático e manusear a solda de estanho? Eu diria que é a primeira coisa a se pensar. Em tese não é complicado, depois que se familiariza com os simbolos e valores dos componentes, e notação.

Uma vez compreendido o esquemático (que é a ordem, tipo e tamanho dos bois), aí entra o layout, que é a forma de arranjar eles eficientemente. É quase como arrumar seu quarto, exceto que não acontecem ruídos estranhos se uma camiseta vai parar na pilha de calça jeans.


Acho que consigo manusear a solda com um mínimo de perícia.

Valeu pela dica, vou procurar aprender esse tal de esquemático para não colocar a carroça na frente dos bois.

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lucasao escreveu:
Rant Casey escreveu:
O camarada consegue ler um esquemático e manusear a solda de estanho? Eu diria que é a primeira coisa a se pensar. Em tese não é complicado, depois que se familiariza com os simbolos e valores dos componentes, e notação.

Uma vez compreendido o esquemático (que é a ordem, tipo e tamanho dos bois), aí entra o layout, que é a forma de arranjar eles eficientemente. É quase como arrumar seu quarto, exceto que não acontecem ruídos estranhos se uma camiseta vai parar na pilha de calça jeans.


Acho que consigo manusear a solda com um mínimo de perícia.

Valeu pela dica, vou procurar aprender esse tal de esquemático para não colocar a carroça na frente dos bois.


Aqui ó, esse é bom pra praticar.

Esse pedal aí é essencialmente um Tube Screamer, sem os buffers, e que se monta em True Bypass.

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 16 210161d1386772082-lovepedal-eternity-burst-son-screamer-jpg

Eu me baseei nele, mas mudei algumas coisas. Usei outros valores de clipagem nos diodos, mudei a resposta de graves, o ponto de frequencia a partir do qual começa a clipagem, e a quantidade de clipagem (ou seja, o quanto ele é capaz de distorcer).

Mas pra quem gosta de Tube Screamer, esse aí é uma versão não apenas fiel ao que o TS tem de bom, mas eu acho superior até ao TS.

O esquemático possui 3 potenciômetros, uma dúzia de resistores, meia dúzia de capacitores, e uns 5 diodos. Cada parte é numerada, tipo R1 (resistor 1) com seus valores juntos. C é de capacitor, D de diodo, IC de Integrated Circuit, ou Circuito Integrado (que no esquemático é um, de 8 patas, que internamente possui duas seções de entradas e saídas, por isso aparece como se fossem dois).

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Valeu. Pode não ser difícil, mas não parece trivial.

Isso está fora da minha zona de conforto, mas pelo menos agora eu sei o nome desse troço e vi que tem diversos vídeos-tutoriais no Youtube.

Mais uma coisa, existem daqueles kits "prontos-para-montar" à venda por aqui ou o negócio é ir atrás de todos os componentes?

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Rant Casey escreveu:
El Topo escreveu:
Voltando a tocar depois de dar um tempo.

Perdi quase toda a técnica que eu tinha antes. Conseguia tranquilo tocar solos em sextinas a 120 bpm, fazer sweeps com tapping e salto de cordas.

Tecnicamente, vou ter que praticar muito para voltar onde eu tava antes, tirando músicas do Dream Theater, Yes, Angra e The Faceless.

Por outro lado, a minha criatividade aumentou absurdamente. Quando eu era mais fritador, sempre tentava colocar alguma coisa tecnicamente complicada no meio das composições só por colocar, puro exibicionismo técnico estéril.

Hoje eu vejo que não é bem assim. Vejo o que a música precisa, como se fosse um quadro.


Então...

Tu me lembraste de uma discussão. Alguns guitarristas afirmam que tecnica demais rouba a criatividade.

Sempre fui da opinião de que isso é bobagem: técnica e teoria não roubam a criatividade. A menos que você abra mão da criatividade em favor delas.

Esse ver a música como um quadro foi facilitado para mim quando comecei a tocar baixo também. O que eu escrevia para baixo e guitarra, tinha que dialogar entre si. E o baixo, pensado a partir da bateria (disponível ou que teria que ser escrita por outro colega) também.

Uma banda que o amigo curte ouvir e que tem muito disso, de pensar a música como um quadro, é o Opeth. Não sou fã da banda mas adoro ouvir o Damnation por causa das transições e linhas de baixo marcando elas.



Na verdade, sempre terei a opinião de que tocar outros instrumentos ajuda o músico a ver as obras por outra ótica senão o instrumento em que costuma tocar.

De certa forma isso ajuda a sair da zona do conforto e ampliar os horizontes.

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Dá pra compra uma guitarra, cubo, e pedal com pouca grana ?

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lucasao escreveu:
Valeu. Pode não ser difícil, mas não parece trivial.

Isso está fora da minha zona de conforto, mas pelo menos agora eu sei o nome desse troço e vi que tem diversos vídeos-tutoriais no Youtube.

Mais uma coisa, existem daqueles kits "prontos-para-montar" à venda por aqui ou o negócio é ir atrás de todos os componentes?


Há kits de muitas coisas. Se eles vêm com a placa de circuito impresso ajuda. E muito.

Pessoalmente eu não uso PCB (printed circuit board). Faço montagens ponto a ponto em placa de fenolite:

O aspecto fica esse:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 16 Roundpongboard

É o lado bonito. O verso é sempre horroroso de ver. rs

E claro, compro os componentes individualmente.

Vou te dar a dica se quiser... tem softwares que possibilitam escrever esquemáticos e então montar o layout do circuito (a forma e disposição das peças). Eu uso o Eagle Light. Versão gratuita do EAGLE.

***

Com o EAGLE, multimetro, um ferro de solda, um alicate de corte, e um estilete... se faz muita coisa.

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Capitao escreveu:
Dá pra compra uma guitarra, cubo, e pedal com pouca grana ?


Dá.

Não espere ter um timbre monumental de largada, mas tem como.

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Rant Casey escreveu:
Há kits de muitas coisas. Se eles vêm com a placa de circuito impresso ajuda. E muito.

Pessoalmente eu não uso PCB (printed circuit board). Faço montagens ponto a ponto em placa de fenolite:

O aspecto fica esse:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 16 Roundpongboard

É o lado bonito. O verso é sempre horroroso de ver. rs

E claro, compro os componentes individualmente.

Vou te dar a dica se quiser... tem softwares que possibilitam escrever esquemáticos e então montar o layout do circuito (a forma e disposição das peças). Eu uso o Eagle Light. Versão gratuita do EAGLE.

***

Com o EAGLE, multimetro, um ferro de solda, um alicate de corte, e um estilete... se faz muita coisa.


Bacana mesmo e muito obrigado pelas dicas. Já encontrei o software.

E a caixa do pedal, você compra ou prefere fazer? Já vi o pessoal usando lata de sardinha por aí. rs

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Cara eu vou usar uma caixa de um pedal EFX que eu nunca gostei, e que deu pau.

Mas futuras caixas estou pensando em fazer em madeira tipo essa:


Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 16 DV016_Jpg_Large_1344871112856_A

Pra mim é fácil, mas eu já faço coisas em madeira.

No caso do amigo, pode mandar dobrar chapa, aí fica bacana.

Ou tem as caixas hammond pre prontas, que custa um pouco mais mas são perfeitas.

Aqui tem de todo tipo:

http://loja.multcomercial.com.br/catalogsearch/result/?q=caixa

As tipo Patola dão pedais também. Smile

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Porra, essas caixas de madeira são lindonas. Surprised

E esse site aí tem bastante coisa. Valeu!

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Tem esse também:

tiggercomp.com.br

Acabei de fechar um pedido com eles e estão enviando (já tinha comerciado com eles no ML anteriormente). Tem muita coisa lá.

Mas a maioria dos sites é ruim de oferta em resistores e capacitores. Eles tem, mas nem sempre tem todos os valores de componente, então esses eu compro em eletrônicas locais.

Tu vais encontrar na medida em que procura componentes via google. Estes dois encontrei ao procurar "Chave 3PDT" (Triple Pole, Double Throw). Que são usadas pra ligar/desligar pedal em True Bypass com o uso de um LED pra indicação visual (dá pra fazer com DPDT que é mais barata mas usa daí outro circuito pra isso).

Enfim muita coisa tu vai descobrir fuçando.

Se tiver dificuldades com esse esquemático aí, ou dúvidas, posso tentar te ajudar.

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