EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
El Topo escreveu:
Rant, a gravação foi ao vivo ou por faixa?

O riff está bem gostoso de ouvir. Combina bem com os acordes de guitarra no começo da gravação. Na minha opinião a música parece que vai ficar boa. Só que eu acho que o volume ficou baixo comparado em relação à batera.

Referente ao tempo, percebi que na hora que a bateria entra entra dá a impressão de uma pequena quebra no compasso, mas nada estrondoso. O restante está nos conformes.

Já estão se apresentando, man?


Foi por faixa. Gravamos uma trilha ao vivo pra orientar o baterista, e ele gravou a parte dele sem metronomo.

Aí eu gravei esse baixo.

Eu notei um lag também mas queria saber se eu estava louco, mas se os dois viram também então não estou.

Eu mudei todo o riff, de cima a baixo.

Estou upando uma versão quase que final da música (a cozinha ao menos) e já já posto aqui o link. Tem uma correção que eu PRECISO fazer, mas vejamos se os camaradas acham o erro.

Não estamos nos apresentando ainda. Entrei na banda com ela fortemente desfalcada e estou me desdobrando pra botar baixo e guitarra em músicas que já tinham letra e uma melodia vaga feita no violão, então estou compondo riffs e bases e arranjos pra tudo. Duas músicas concluídas, mais quatro em composição, e não tivemos tempo sequer de ensaiar uns covers pra montar repertório.

Como começamos por material autoral, exige o triplo de ensaio... é inédito até pra nós afinal. Na realidade o ideal pra gente seriam 3 ensaios por semana NO MÍNIMO. Começamos com 2 e agora por este mês só teremos 1 ensaio por semana (felizmente alguns dias de estúdio com cada músico separado).

O vocalista tem 3 atividades profissionais, e o baterista tem namorada difícil. Imagine conciliar essa agenda.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Aqui a versão quase finalizada do baixo:

https://soundcloud.com/van-zefuden/pelo-ar-cozinha

Alguns apontamentos:

* Não passei compressor em nada
* Não passei EQ
* Há um espaço de silêncio no audio, é porque no arranjo nessa hora a guitarra e percussão apenas tocam (nenhuma das duas gravadas ainda) enquanto o baterista faz um rap (aham, e não é tão ruim não).
* O fraseado do baixo foi bastante modificado
* A parte dos slaps, no arranjo, é onde será o solo da música (pense numa pentatônica enfezada, estilo Mike McCready do Pearl Jam)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Ah sim, a música inteira são aqueles dois acordes que ouviste, Manti.

Compasso 4/4, os primeiros dois tempos em Em e os dois ultimos em Bm. A única mudança é dinâmica. Um compasso é base suingada, o outro em riff distorcido. Na parte silenciada, vai ser os mesmos acordes, mas um reggae bem lento e atolado de delay, junto de uma percussão (eu chamei isso de "marofa sonora").

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant, de que forma foi aplicada a compressão no baixo? Foi pra regular a dinâmica ou pra dar uma encorpada no som? To apanhando aqui pra regular a compressão do Audacity, como regulou ela nessa faixa? E no caso de eu tá gravando o baixo e precise fazer pizzicato e slap e as partes com slap ficam mais altas que as com pizzicato, como faço pra igualar as duas?Não sei se deu pra entender...

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Aqui a versão quase finalizada do baixo:

https://soundcloud.com/van-zefuden/pelo-ar-cozinha

Alguns apontamentos:

* Não passei compressor em nada
* Não passei EQ
* Há um espaço de silêncio no audio, é porque no arranjo nessa hora a guitarra e percussão apenas tocam (nenhuma das duas gravadas ainda) enquanto o baterista faz um rap (aham, e não é tão ruim não).
* O fraseado do baixo foi bastante modificado
* A parte dos slaps, no arranjo, é onde será o solo da música (pense numa pentatônica enfezada, estilo Mike McCready do Pearl Jam)

Achei essa bem melhor, o baixo ta aparecendo mais e o som ta mais orgânico, vai ficar nesse volume mesmo? Esse roncado é do timbre do JB?
Uma sugestão: umas guitarras com delay ou delay + chorus apenas dxando soar o acorde acho que ficaria interessante em algumas partes da musica

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
Rant Casey escreveu:
Aqui a versão quase finalizada do baixo:

https://soundcloud.com/van-zefuden/pelo-ar-cozinha

Alguns apontamentos:

* Não passei compressor em nada
* Não passei EQ
* Há um espaço de silêncio no audio, é porque no arranjo nessa hora a guitarra e percussão apenas tocam (nenhuma das duas gravadas ainda) enquanto o baterista faz um rap (aham, e não é tão ruim não).
* O fraseado do baixo foi bastante modificado
* A parte dos slaps, no arranjo, é onde será o solo da música (pense numa pentatônica enfezada, estilo Mike McCready do Pearl Jam)

Achei essa bem melhor, o baixo ta aparecendo mais e o som ta mais orgânico, vai ficar nesse volume mesmo? Esse roncado é do timbre do JB?
Uma sugestão: umas guitarras com delay ou delay + chorus apenas dxando soar o acorde acho que ficaria interessante em algumas partes da musica


Como disse, não passei compressor.

Eu acho que sei o que é esse roncado.

Veja bem... eu uso o Audacity. E se vc é familiarizado com ele, lá na tela onde mostra a faixa de audio, tem picos e vales.

Como o baterista gosta de sentar a mão nos ferros, pra não criar clipping, eu tenho que abaixar o ganho dos microfones na hora de gravar ele. Aí o que acontece é que eu tenho uma trilha a um volume baixo, e beirando o clipping. Pra poder ter um som mais alto eu preciso cortar os picos com um hard limiter, e então amplificar o som de novo.

Acontece que eu odeio fone de ouvido e tenho o pessimo hábito de gravar com os monitores mandando som, o que retroalimenta nos microfones um pouquiiiiinho (quase inaudivel).

Então eu acho que esse ronco ao fundo é resultado de eu ter amplificado ruídos que de outro modo passariam inaudiveis por ter que fazer o baterista soar mais alto.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
Rant, de que forma foi aplicada a compressão no baixo? Foi pra regular a dinâmica ou pra dar uma encorpada no som? To apanhando aqui pra regular a compressão do Audacity, como regulou ela nessa faixa? E no caso de eu tá gravando o baixo e precise fazer pizzicato e slap e as partes com slap ficam mais altas que as com pizzicato, como faço pra igualar as duas?Não sei se deu pra entender...


Primeira coisa: se como eu, tu usavas o audacity 1.37, baixa imediatamente o último, 2.1.1

Agora respondendo, e usando o baixo como exemplo (a alternancia de pizzicatto com slap é um bom exemplo e vale pra bateria também). Lembrando que eu não sou macaco de estúdio e sim um experimentalista autodidata.

Primeira coisa é: mantenha o nível de entrada sempre inferior ou no máximo igual a -6dB nos picos. Isso é o básico e significa luz amarela no medidor. Eu pessoalmente acho -12dB o ideal porque te dá mais margem pra trabalhar depois. Isso pode ser regulado tanto na interface USB quanto no próprio nível de entrada do audacity (o desenho de microfone no medidor).

Segunda coisa: grave sempre trilhas em stereo. O que eu pessoalmente faço se não estou usando mesa de som é gravar em mono, duplicar a trilha, e aglutinar as duas em uma faixa estéreo simétrica.

Então digamos que tu fez isso e gravou a trilha de baixo com slaps, pops e dedilhada. Nas partes de pizzicatto tu vais ter um espectro em formato de tira bem regular, entrecortados nota a nota, e nos slaps e pops, picos bem altos.

E o volume resultante provavelmente vai ser baixo demais pra aparecer no mix. E precisa mais.

O que você precisa não é igualar as duas partes, mas apenas fazer o baixo aparecer na mistura.

Primeiro grave a trilha de baixo, e siga gravando o resto. Deixa pro final a calibragem. Usa o slider de ganho que fica à esquerda da faixa por enquanto. Mas digamos que tu gravou tudo já. Aumentar o ganho do baixo sozinho vai criar clipping, pipocos e distorção na caixa de som. Então não é o modo certo.

O que fazer? Existem alternativas que podem ser usadas juntas ou em separado.

1) Equalizar:

A maioria das caixas de som não reproduz bem o baixo. Eu tenho dois sons aqui, os monitores, e um stereo de 1978, pra referencia. Se não soar bom no monitor, não soa bom em lugar nenhum. Se soar bom nesse stereo, soa bom em qualquer lugar.

A questão é que frequências abaixo de 40Hz são sub-sônicas, não ouvimos, apenas sentimos no corpo através do tato. Alguns de nós não ouvem frequências abaixo de 70Hz (já notou como é dificil afinar o baixo "de ouvido"?).

Passa um EQ no baixo. Corta regressivamente, até 3dB a partir de 40Hz, passe pra 2dB de corte na faixa dos 80Hz, e a partir de 120Hz dá um boost de 1 ou 2 dB se necessário, regredindo até chegar em 400Hz (pro seu baixo não ficar agudinho).

O que isso vai fazer é realçar o conteúdo CENTRAL do baixo, operando mais nos médio-graves do que nos graves em si. Ele vai aparecer mais na mistura, e sim, vai ter mais volume nos lugares certos.

2) Compressor

No Audacity 2.1 o compressor foi melhorado.

Eu não fuço demais no compressor. Uso proporção 2:1, o único detalhe é esse: ao invés de clicar a caixa "normalizar pra 0dB depois da compressão" eu clico em "normalizar pelos picos". Senão vai comprimir e espichar tudo até a zona de clipping, e isso engessa o teu audio pra futuras modificações. Eu costumo deixar o compressor como penúltimo recurso.

3) Nivelador

É um tipo de compressor, mas o que ele procura fazer é, digamos, realçar partes mais baixas e achatar partes mais altas, de modo a resolver inconsistências de dinâmica. É uma boa ferramenta sobretudo na setagem padrão, "moderado", porque não vai aplainar a onda da faixa. Vai apenas dar mais consistência a ela. Invariavelmente no tocante ao baixo o som "vem pra fora". Eu considero a primeira coisa a se usar.

4) Limiter e Amplificar

Eu só costumo usar o Hard Limiter, o Soft ainda não aprendi a usar. O que ele faz é ceifar picos a partir do ponto que tu escolher. Digamos... que tu queiras cortar os picos em -6dB. Ele vai literalmente cortar tudo que esteja entre 0dB (máximo) e -6dB.

Problema: ele vai cortar conteúdo audível junto, portanto vai comprometer a "resolução" do áudio um pouco. Em outras palavras, perde sutileza. É uma tesourada na onda.

Mas vai permitir você depois amplificar a faixa inteira em até 6dB sem clipping (eu gosto de reamplificar de volta -5,5dB se cortei 6, sempre 0,5 a menos, pra não dar clipping).

E ao reamplificar, não apenas o pico sobe de volume mas o vale também. Aí o slap cai e o pizzicato sobe.

Esse, camarada, é o útimo recurso.

5) Normalizar

Esse é bom de usar se não usaste o item 4.

Digamos que tu estás com todas as faixas calibradas em volume. E há margem de aumento antes do clipping, digamos, 12dB. Maravilha isso.

Tu podes selecionar todas as faixas e normalizar. Ele vai perguntar qual o limite (se não deres nenhum ele normaliza tudo pra 0, ou seja, um alfinete caindo no chão antes de dar clip). Eu gosto de normalizar tudo com limite de -1 ou até -2dB dependendo da música.

Na prática é um amplificar aplicado ao audio inteiro, mas na realidade o que isso faz é amplificar com um teto pra todas as faixas, um parâmetro mais solido pra finalizar o mix.


Importante:

* resista à tentação de gravar com o volume perigosamente alto e beirando clipping na parte do slap para evitar que a parte do pizzicatto soe baixo demais. Tem como erguer isso depois, então defina o pico do som entre -6dB e -12dB, e seja paciente: mais adiante isso pode ser trabalhado.

* o importante aqui é ter margem de adição sem ter que fazer muitos cortes. Então... o segredo pra isso é não precisar cortar, logo, não exceder a banda de audio.

* faça o que eu digo e não o que eu faço: procure gravar com fones de ouvido pra não ter depois que lidar com "ecos" das outras faixas que foram pegas no microfone nas faixas subsequentes. Isso evita dores de cabeça na hora de subir o volume na mixagem final. Mantenha o monitor o mais baixo possível na hora do overdub ou se possível até calado.

* se vai microfonar os intrumentos, lembre-se de que tudo soa mais grave depois de gravado, com a maioria dos microfones (inclusive os bons). Então resista à tentação de gravar baixos e guitarras com pouco brilho e agudos. Vai soar tudo nasal depois no mix. Grave com brilho e agudos, e SE NECESSÁRIO, depois atenue na equalização (seja faixa por faixa, seja no mix final, depende da sua linha de trabalho). Quando uma bateria e um baixo estão botando fogo no mundo, aquela guitarra que sozinha parecia estridente, começa a parecer destacada e viva no mix.

* lembre-se que a maioria dos meios de reprodução a serem usados a posteriori, são uma bosta. Fones de ouvido, caixinha de pc, mini system, micro system, som de carro (a maioria deles)... aquele baixo cheio de BOOOOM nesses meio aí, vão ser uma roncadeira infernal. Busque um som equilibrado e vivo. Não tenha medo de soar "padrão", existe uma razão pros estúdios não fazerem as mixagens "no onze" (Spinal Tap!). E a razão é que simplesmente é pérola pra porcos: 99,99999% dos reprodutores de som do mundo são ruins até pra toque de celular.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
mandolim alguem se anima? Acho massa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679106087-bandolim-stagg-m20-bluegrass-mandolin-oferta-kadu-som-_JM

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O que significa clipping, e por que ele é um vilão?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
O que significa clipping, e por que ele é um vilão?


Direto do manual:

Distortion to sound, usually due to the audio being too loud. Unless the original audio is 32-bit sample format, waveforms louder than 0 dB will have their tops lopped off (flattened) at 0 dB, rather than showing smooth curves. Clipping can also be an intentional distortion effect that lops off part of the waveform, reducing its amplitude and changing its frequency content.

Seguinte: por uma razão que eu não entendo, os decibéis são contados ao contrário no audacity e em alguns aparelhos de som.

0 dB é tipo... o máximo.

-60 dB é o piso.

"Acima de zero", significa distorção. Mas não da boa. Não como a da guitarra (onde um pedal ou ampli cria um clipping controlado). Significa VOLUME DEMAIS.

O que acontece é que a onda sofre um corte abrupto. A partir daquele ponto não soa mais alto, e sim a impossibilidade de amplificar acima daquele ponto causa um tipo de achatamento sonoro. Essa distorção soa mais como um "pvvvvvvvvvvvvvv...." a partir do qual não há aumento do volume, apenas compressão.

Porque isso é ruim?

Porque dentro da zona ideal de volume, o conteúdo sonoro tem resolução. As curvas são suaves nas ondas e ele soa definido. Quando se entra em clipping, é o momento em que a amplificação tá no talo, os falantes começam a zumbir e roncar, e tudo soa como caixa de abelha.

***

Acontece o seguinte...

Você as vezes quer uma faixa que reproduza a altos volumes com definição.

Mas se saturar demais, vai perder definição e até volume (em clipping o volume "arria", ele não segue dali e até cai).

O tutorial gigantesco é como poder tirar mais da faixa ideal de som. Operando com nivelamento de frequências, descartando frequências que incrementam volume sem incrementar definição e clareza, etc.

Aqui dá pra visualizar:

http://manual.audacityteam.org/man/Audacity_Waveform

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Ah certo, só achei "estranho" isso ser detectado. Achei a causa da distorção era mecanica da caixa de som(maior ou menor, etc). Não imaginava que tinha uma faixa de decibeis de som que causava isso, vou ficar atento. No meu behringer tem um indicador luminoso de clipping.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Ah certo, só achei "estranho" isso ser detectado. Achei a causa da distorção era mecanica da caixa de som(maior ou menor, etc).  Não imaginava que tinha uma faixa de decibeis de som que causava isso, vou ficar atento. No meu  behringer tem um indicador luminoso de clipping.


Bom, não é nada estranho ser detectado. Controle de níveis de áudio faz parte de qualquer sistema de processamento.

Entenda também que não se refere apenas à distorção mecânica da caixa. Diferentes caixas e diferentes amplificações terão diferentes limiares de distorção mecânica e eletrônica.

O clipping é sobretudo uma questão do espectro sonoro, no caso quando é excedido.

Digamos que uma gravação em que há clipping no espectro é rodado num Hi Fi poderosíssimo, com fidelidade a niveis insanos de volume e com capacidade de reproduzir até frequências sub-sônicas... o que aconteceria é justamente pela baixa distorção mecânica ou intrínseca do amplificador, o clipping seria mais audível ainda!

Pense no espectro de áudio como um cano d'água. A água tem que transitar dentro do cano sem exceder suas paredes. Mas se por um acaso, houver um pico de pressão de água que exceda a resistência de suas paredes? Haverá um rompimento, um vazamento. E isso é uma perturbação do fluxo da água. Esse rompimento ou extravasamento do limite do "cano", na analogia, é o clipping em si.

Outra analogia pode ser feita com um fio elétrico: se fores na tua caixa de disjuntores vai ver que o fio do disjuntor do chuveiro é mais grosso. Porque? Porque a amperagem, ou corrente, é alta. Agora digamos que fosse um fio como os outros, mais fino? A amperagem excederia a capacidade do fio, aqueceria ele e queimaria. Desse ponto de vista pode-se dizer que o clipping, dentro do espectro sonoro, é uma "frequência queimada".

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
No tocante a distorção mecânica das caixas, algumas vão apresentar a níveis mais baixos que outras. Isso é normal. Normalmente a caixa é dimensionada para trabalhar junto com o amplificador que a alimenta de modo mais ou menos casado.

Em outros casos, o sistema casado possui seu "teto" de reprodução limpa antes do volume 10. Digamos, no 8 em diante ela distorce.

Amplficações e caixas mal dimensionadas, ou usadas incorretamente (digamos um sistema pra som ambiente sendo exigido acima de sua capacidade intencional pelo proprietário), vai naturalmente distorcer, mesmo rodando uma gravação de um CD muito bem gravada.

Isso aí não é o mesmo que o clipping da gravação. É importante não confundir.

Se dá clipping na gravação vai aparecer em qualquer sistema de reprodução, e provavelmente tão mais claro e audível quanto melhro a qualidade dele.

Diferentemente da distorção mecânica da caixa ou eletrônica da amplificação, que ocorre por sobrecarga de sua capacidade mesmo que o audio sendo reproduzido seja balanceado e isento de clipagem.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Pessoal, estou apanhando da trilha de guitarra daquela música.

A que eu tinha feito (que lembra um pouco o ritmo de Nó de Fumaça do Rappa) foi feita antes de o baixo ser escrito. Quando gravei sobre o baixo... pra mim não encaixou no som.

Então estou tentando outras.

A tentativa que mais me agradou até agora é essa, mas quero uma segunda audição:

https://soundcloud.com/van-zefuden/pelo-ar-nova-guitarra2

Não tem compressor, os volumes não estão calibrados, e sim tem errinhos de execução.

O que quero saber é se o ritmo/riff da guitarra está OK.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Aqui a antiga, que eu não gostei:

https://soundcloud.com/van-zefuden/pelo-ar-antiga-guitarra

Relevem ela ter dois canais de guitarra levemente fora de sincronia. Isso tbm seria corrigido se eu fosse seguir nessa linha.

(Eu faço várias gravações de teste antes de bater o martelo e fazer um take definitivo)

***

Qual das duas fecha melhor no som?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
E aí, ninguém?

Acho que os monólogos LONGOS do Pontíficie espantam a galera do tópico. hehehehe

Opiniões de ouvintes (não-músicos) também são bemvindas gente. Fazemos música pra todos que ouvem, não só pros que tocam.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
A batera está estranha, o som dos pratos é péssimo o chimbal é ok e a caixa está abafada, deixar ela um pouco mais estalada acho que ficaria ideal. O baixo poderia estar um pouco agudo e mais alto, acho que um compressor também resolveria no caso do volume. A guita o som limpo dela está muito bom, um pouco estalado, mas isso é normal para strateira, mas não chega estar irritante não. A distorção achei que não ficou legal, ficou muito pesado, dissonante com o restante da musica, eu colocaria algo distorcido mas leve.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Polaco escreveu:
A batera está estranha, o som dos pratos é péssimo o chimbal é ok e a caixa está abafada, deixar ela um pouco mais estalada acho que ficaria ideal. O baixo poderia estar um pouco agudo e mais alto, acho que um compressor também resolveria no caso do volume. A guita o som limpo dela está muito bom, um pouco estalado, mas isso é normal para strateira, mas não chega estar irritante não. A distorção achei que não ficou legal, ficou muito pesado, dissonante com o restante da musica, eu colocaria algo distorcido mas leve.  


Então, o problema dos volumes, vai ser na mixagem.

A caixa e o bumbo soam melhor antes de eu passar o limiter. O viado do baterista fica causando clipping com eles, e me deixa louco. O limiter termina por cortar os harmonicos mais agudos da caixa.

O voume do baixo ficou baixo em relação ao resto mas como disse, na mixagem eu resolvo, tem margem pra isso. Quanto ao agudo, achei agudo o suficiente. Ponte a 100% e pickup do braço a 50%. Boa setagem até pra metal.

O estalado da guitarra é intencional. Guitarra pra mim tem que estalar.

O drive poderia estar mais limpo de fato. Meu pedal estilo TS deu pau e tive que fazer com um outro.

E o som dos pratos EU GOSTEI! Polaco cuzão. rsrsrs

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
DuFf Mckagan escreveu:
Rant, de que forma foi aplicada a compressão no baixo? Foi pra regular a dinâmica ou pra dar uma encorpada no som? To apanhando aqui pra regular a compressão do Audacity, como regulou ela nessa faixa? E no caso de eu tá gravando o baixo e precise fazer pizzicato e slap e as partes com slap ficam mais altas que as com pizzicato, como faço pra igualar as duas?Não sei se deu pra entender...


Primeira coisa: se como eu, tu usavas o audacity 1.37, baixa imediatamente o último, 2.1.1

Agora respondendo, e usando o baixo como exemplo (a alternancia de pizzicatto com slap é um bom exemplo e vale pra bateria também). Lembrando que eu não sou macaco de estúdio e sim um experimentalista autodidata.

Primeira coisa é: mantenha o nível de entrada sempre inferior ou no máximo igual a -6dB nos picos. Isso é o básico e significa luz amarela no medidor. Eu pessoalmente acho -12dB o ideal porque te dá mais margem pra trabalhar depois. Isso pode ser regulado tanto na interface USB quanto no próprio nível de entrada do audacity (o desenho de microfone no medidor).

Segunda coisa: grave sempre trilhas em stereo. O que eu pessoalmente faço se não estou usando mesa de som é gravar em mono, duplicar a trilha, e aglutinar as duas em uma faixa estéreo simétrica.

Então digamos que tu fez isso e gravou a trilha de baixo com slaps, pops e dedilhada. Nas partes de pizzicatto tu vais ter um espectro em formato de tira bem regular, entrecortados nota a nota, e nos slaps e pops, picos bem altos.

E o volume resultante provavelmente vai ser baixo demais pra aparecer no mix. E precisa mais.

O que você precisa não é igualar as duas partes, mas apenas fazer o baixo aparecer na mistura.

Primeiro grave a trilha de baixo, e siga gravando o resto. Deixa pro final a calibragem. Usa o slider de ganho que fica à esquerda da faixa por enquanto. Mas digamos que tu gravou tudo já. Aumentar o ganho do baixo sozinho vai criar clipping, pipocos e distorção na caixa de som. Então não é o modo certo.

O que fazer? Existem alternativas que podem ser usadas juntas ou em separado.

1) Equalizar:

A maioria das caixas de som não reproduz bem o baixo. Eu tenho dois sons aqui, os monitores, e um stereo de 1978, pra referencia. Se não soar bom no monitor, não soa bom em lugar nenhum. Se soar bom nesse stereo, soa bom em qualquer lugar.

A questão é que frequências abaixo de 40Hz são sub-sônicas, não ouvimos, apenas sentimos no corpo através do tato. Alguns de nós não ouvem frequências abaixo de 70Hz (já notou como é dificil afinar o baixo "de ouvido"?).

Passa um EQ no baixo. Corta regressivamente, até 3dB a partir de 40Hz, passe pra 2dB de corte na faixa dos 80Hz, e a partir de 120Hz dá um boost de 1 ou 2 dB se necessário, regredindo até chegar em 400Hz (pro seu baixo não ficar agudinho).

O que isso vai fazer é realçar o conteúdo CENTRAL do baixo, operando mais nos médio-graves do que nos graves em si. Ele vai aparecer mais na mistura, e sim, vai ter mais volume nos lugares certos.

2) Compressor

No Audacity 2.1 o compressor foi melhorado.

Eu não fuço demais no compressor. Uso proporção 2:1, o único detalhe é esse: ao invés de clicar a caixa "normalizar pra 0dB depois da compressão" eu clico em "normalizar pelos picos". Senão vai comprimir e espichar tudo até a zona de clipping, e isso engessa o teu audio pra futuras modificações. Eu costumo deixar o compressor como penúltimo recurso.

3) Nivelador

É um tipo de compressor, mas o que ele procura fazer é, digamos, realçar partes mais baixas e achatar partes mais altas, de modo a resolver inconsistências de dinâmica. É uma boa ferramenta sobretudo na setagem padrão, "moderado", porque não vai aplainar a onda da faixa. Vai apenas dar mais consistência a ela. Invariavelmente no tocante ao baixo o som "vem pra fora". Eu considero a primeira coisa a se usar.

4) Limiter e Amplificar

Eu só costumo usar o Hard Limiter, o Soft ainda não aprendi a usar. O que ele faz é ceifar picos a partir do ponto que tu escolher. Digamos... que tu queiras cortar os picos em -6dB. Ele vai literalmente cortar tudo que esteja entre 0dB (máximo) e -6dB.

Problema: ele vai cortar conteúdo audível junto, portanto vai comprometer a "resolução" do áudio um pouco. Em outras palavras, perde sutileza. É uma tesourada na onda.

Mas vai permitir você depois amplificar a faixa inteira em até 6dB sem clipping (eu gosto de reamplificar de volta -5,5dB se cortei 6, sempre 0,5 a menos, pra não dar clipping).

E ao reamplificar, não apenas o pico sobe de volume mas o vale também. Aí o slap cai e o pizzicato sobe.

Esse, camarada, é o útimo recurso.

5) Normalizar

Esse é bom de usar se não usaste o item 4.

Digamos que tu estás com todas as faixas calibradas em volume. E há margem de aumento antes do clipping, digamos, 12dB. Maravilha isso.

Tu podes selecionar todas as faixas e normalizar. Ele vai perguntar qual o limite (se não deres nenhum ele normaliza tudo pra 0, ou seja, um alfinete caindo no chão antes de dar clip). Eu gosto de normalizar tudo com limite de -1 ou até -2dB dependendo da música.

Na prática é um amplificar aplicado ao audio inteiro, mas na realidade o que isso faz é amplificar com um teto pra todas as faixas, um parâmetro mais solido pra finalizar o mix.


Importante:

* resista à tentação de gravar com o volume perigosamente alto e beirando clipping na parte do slap para evitar que a parte do pizzicatto soe baixo demais. Tem como erguer isso depois, então defina o pico do som entre -6dB e -12dB, e seja paciente: mais adiante isso pode ser trabalhado.

* o importante aqui é ter margem de adição sem ter que fazer muitos cortes. Então... o segredo pra isso é não precisar cortar, logo, não exceder a banda de audio.

* faça o que eu digo e não o que eu faço: procure gravar com fones de ouvido pra não ter depois que lidar com "ecos" das outras faixas que foram pegas no microfone nas faixas subsequentes. Isso evita dores de cabeça na hora de subir o volume na mixagem final. Mantenha o monitor o mais baixo possível na hora do overdub ou se possível até calado.

* se vai microfonar os intrumentos, lembre-se de que tudo soa mais grave depois de gravado, com a maioria dos microfones (inclusive os bons). Então resista à tentação de gravar baixos e guitarras com pouco brilho e agudos. Vai soar tudo nasal depois no mix. Grave com brilho e agudos, e SE NECESSÁRIO, depois atenue na equalização (seja faixa por faixa, seja no mix final, depende da sua linha de trabalho). Quando uma bateria e um baixo estão botando fogo no mundo, aquela guitarra que sozinha parecia estridente, começa a parecer destacada e viva no mix.

* lembre-se que a maioria dos meios de reprodução a serem usados a posteriori, são uma bosta. Fones de ouvido, caixinha de pc, mini system, micro system, som de carro (a maioria deles)... aquele baixo cheio de BOOOOM nesses meio aí, vão ser uma roncadeira infernal. Busque um som equilibrado e vivo. Não tenha medo de soar "padrão", existe uma razão pros estúdios não fazerem as mixagens "no onze" (Spinal Tap!). E a razão é que simplesmente é pérola pra porcos: 99,99999% dos reprodutores de som do mundo são ruins até pra toque de celular.


massa chefe vou experimentar aqui valeu mesmo

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sobre o limiter, comecei a testar as outras opções.

E são bem bacanas.

http://manual.audacityteam.org/man/Limiter

A opção "soft clipping" tem se mostrado bastante eficaz pra trabalhar as baterias insanas que o meu mico de circo... digo, baterista, tem gravado.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Qual a diferença entre um baterista de jazz e um baterista outro qualquer?

R: O de jazz sabe contar até 8. Os demais só até 4.

***

Qual a semelhança entre fazer uma improvisação FODA no contrabaixo, e cagar nas calças?

R: você vai sentir algo quente, mas da platéia ninguém vai notar.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Sobre o limiter, comecei a testar as outras opções.

E são bem bacanas.

http://manual.audacityteam.org/man/Limiter

A opção "soft clipping" tem se mostrado bastante eficaz pra trabalhar as baterias insanas que o meu mico de circo... digo, baterista, tem gravado.

A diferença entre um baterista e um sequenciador de ritmos é que pra o segundo vc dá a ordem só uma vez Smile

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 E67bf0a44e4f134cba95502788b92398

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
HAHAHAHA

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Como saber se um palco está perfeitamente nivelado?

R: A baba escorre dos dois cantos da boca do baterista.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 9 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder