EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rapaz, pra te deixar com disfunção de ATM, o teu fone devia ser uma morsa de bancada.


Era desses grandões, tipo aqueles de baterista, e caro.

O problema era esse, aquele ferro que segura os 2 fones e "expreme" sua cabeça, era tão bom, que nunca afrouxou para se adaptar a largura de minha cabeça e fui deixando por isso mesmo. Me apanhei com ATM.

Se os de má qualidade tinha o defeito do material que segurava os fones afrouxar rapido demais, deixando de "apertar" o suficiente para ouvir o bass do som, o "bonzão" tinha esse problema de dar ATM.

Atualmente com esses modelos quase tudo sem o velho "gancho", nao tem mais esse problema.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Eu acho fone de ouvido um sacrilégio em termos de áudio. Não consigo ligar as palavras "fone de ouvido" a "audio de qualidade".

Nos ultimos anos chineses tem feito revolução, e já tem modelos pequenos e de extrema qualidade que nao era alcançada pelos velhos 'grandalhões' os que me causaram ATM. Não lembro de cabeça o nome, mas quando chegar no escritório postarei a marca do que uso atualmente no trabalho.


Hum... imagino que devem conseguir bastante claridade de reprodução. Isso eu gosto nos fones do iPhone. Claridade.

Fone de ouvido nunca é primeira escolha, presumo. Ou o cara está na rua ou não pode se dar ao luxo de meter um sonzão onde está "estacionado".

O motivo de ter falado dos monitores ativos é que conseguem uma ótima ressonância a baixos volumes. São também chamados de "caixas de referência", se usam em estúdios, e o motivo é "se soar ruim nisso aqui não soa bem em lugar nenhum". Ele é construído pra alta definição, mas também pra ter uma boa ressonância - se a música por exemplo é acústica, se ouve as reverberações quase tão bem quanto se estivessem tocando na sua frente.

Som é uma onda mecânica. Ar deslocando. Sem espaço pro ar deslocar não se ouve nuance. O maldito fone de ouvido que tenho usado nos ultimos anos, como se aumenta sempre demais o volume, tem prejudicado minha audição enormemente. 5 anos atrás eu sabia dizer que tipo de válvula foi usada no amplificador usado pra gravação da guitarra (EL84, 6L6, EL34). Hoje? Pfffff.

Essa geração que nasceu com fones de ouvidos enfiados na orelha aos 20 já é semi surda. Imagino como serão aos 60.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Rapaz, pra te deixar com disfunção de ATM, o teu fone devia ser uma morsa de bancada.


Era desses grandões, tipo aqueles de baterista, e caro.

O problema era esse, aquele ferro que segura os 2 fones e "expreme" sua cabeça, era tão bom, que nunca afrouxou para se adaptar a largura de minha cabeça e fui deixando por isso mesmo. Me apanhei com ATM.

Se os de má qualidade tinha o defeito do material que segurava os fones afrouxar rapido demais, deixando de "apertar" o suficiente para ouvir o bass do som, o "bonzão" tinha esse problema de dar ATM.

Atualmente com esses modelos quase tudo sem o velho "gancho", nao tem mais esse problema.


Mesmo problema do meu.

A gente bota ele na cabeça e parece um idiota que pensa que tá pilotando um caça.

E aquelas porras apertam sua cabeça. Aff.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O motivo de ter falado dos monitores ativos é que conseguem uma ótima ressonância a baixos volumes. São também chamados de "caixas de referência", se usam em estúdios, e o motivo é "se soar ruim nisso aqui não soa bem em lugar nenhum". Ele é construído pra alta definição, mas também pra ter uma boa ressonância - se a música por exemplo é acústica, se ouve as reverberações quase tão bem quanto se estivessem tocando na sua frente.


Meu professor de guitarra pediu pra comprar esse tais monitores de audio, mas acho ainda caros ainda pra kct kkk.

Comprei uma interface Behringer, essa que usamos pra gravar o vídeo, já operou muitos milagres, a saida de som, é um microsystem velho e comum(esse que tá no video), já tem uns 6 anos+ que comprei ele.

Interface Behringer+software bom de emulação de pedais como o Amplitube é mágico, pode-se ter quaisquer pedais+caixas do mundo no PC.

Ou seja, como bom trintão também inventando meu hobby paralelo ao trabalho, algo tipo produtor musical.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
É sério mesmo que estas aprendendo guitarra então? hehehe

Achei que fosse sarro seu.

Aquela vermelhucha no video é sua?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Eu uso um par de Microlab Solo 15 como monitores. Custaram 110 Obamas na fronteira em Jaguarão.

Em vez do Amplitube uso o Guitar Rig 5.

De interface uso uma M Audio M Track. Eu tenho uma Behringer Guitar Link, mas não uso mais, a M Audio tem menos latencia.

Monitores Behringer não são ruins e não são muito caros, dá pra dar uma olhada.

Qualquer hora dessas boto fotos aqui do meu estúdio. As mais recentes adições foram um stand de guitarras (com lugar pra 12) que eu mesmo fiz, e um som que acabei de herdar... um Philips de 1960 ou antes, com AM FM Ondas Curtas e toca vinil. Precisa ser reformado. Vou modificar ele pra ter uma entrada auxiliar e ser meu aparelho de som do estúdio. O troço é gigante cara. Tem 80cm de altura e 1,80m de largura o som, é aqueles que são um móvel com os falantes embutidos e abrem gavetas pra vc acessar o rádio e uma tampa no topo pra acessar o toca discos. Animal.



descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
A Estrela do estúdio no entanto é um amplificador Peavey Rage 158 modificado.

É um ampli pequeno desses de estudo, 15 Watts.

Removi de dentro dele a parte eletronica e alojei numa carcaça de madeira. E conectei isso numa caixa de som de madeira que fiz também, com dois falantes de 12 polegadas pra guitarra (um par de Eminence estilo greenbacks, o GB 128).

Tanto a carcaça do amplificador como a caixa foram feitos em madeira de lei, com encaixes coloniais, e pintados apenas com seladora de poros pra proteger a madeira. O aspecto é de um ampli de guitarra feito em 1920 (antes da guitarra ser inventada kkkk).

O tecido que protege os falantes na frente deles é juta.

A idéia toda era um amplificador bonito, que se mesclasse com uma decoração rústica (meu estilo favorito), fiz pensando em deixar ele na sala da minha casa quando a tiver, algo que fizesse parte do ambiente ao invés de um amplificador feioso (eu acho todos feios) destoando no meio da sala.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Comprar Kimonos no exterior não é vantagem... tava vendo os preços e é a mesma coisa que se vende aqui.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
NicolasPK escreveu:
White Witch escreveu:
Fone de ouvido "grande" me deixou com ATM.


Rapaz, pra te deixar com disfunção de ATM, o teu fone devia ser uma morsa de bancada.

Eu acho fone de ouvido um sacrilégio em termos de áudio. Não consigo ligar as palavras "fone de ouvido" a "audio de qualidade".

Agora se é pra ouvir em casa, um par de monitores ativos de 15 a 40W é uma belezura. Dá uma surra nesses kits de audio 2.1, 5.1, home theater e o cacete. Eles possuem ACÚSTICA.


Eu pensava assim até pegar fones bons. Não que eu seja audiófilo ou um grande manjador de som, muito longe disso, mas percebo bem a diferença quando uso outro fone. Tenho um bom modelo de entrada da Koss (50 obamas, e não é o manjado Porta Pro) que produz um som de muito boa qualidade Algumas recomendações dos audiófilos que são consenso:

http://www.amazon.com/Audio-Technica-ATH-M50-Professional-Monitor-Headphones/dp/B000ULAP4U

E para quem curte metal/rock:

http://www.amazon.com/Grado-Prestige-Series-SR80e-Headphones/dp/B00L1LXOWS/ref=dp_ob_title_ce

E depois disso a brincadeira começa a ficar mais salgada...

Estou pensando em pegar esse aqui de 40 watts:

http://www.amazon.com/Yamaha-MCR-332BL-Micro-Component-System/dp/B005ZC4MM0/ref=sr_1_1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1433352051&sr=1-1&keywords=mcr+332

E talvez depois meter um sub. Não dei sorte com os monitores ativos que comprei, morreram no terceiro dia.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Eu uso um par de Microlab Solo 15 como monitores. Custaram 110 Obamas na fronteira em Jaguarão.

Em vez do Amplitube uso o Guitar Rig 5.

De interface uso uma M Audio M Track. Eu tenho uma Behringer Guitar Link, mas não uso mais, a M Audio tem menos latencia.

Monitores Behringer não são ruins e não são muito caros, dá pra dar uma olhada.

Qualquer hora dessas boto fotos aqui do meu estúdio. As mais recentes adições foram um stand de guitarras (com lugar pra 12) que eu mesmo fiz, e um som que acabei de herdar... um Philips de 1960 ou antes, com AM FM Ondas Curtas e toca vinil. Precisa ser reformado. Vou modificar ele pra ter uma entrada auxiliar e ser meu aparelho de som do estúdio. O troço é gigante cara. Tem 80cm de altura e 1,80m de largura o som, é aqueles que são um móvel com os falantes embutidos e abrem gavetas pra vc acessar o rádio e uma tampa no topo pra acessar o toca discos. Animal.


Sensacional! Eu quero ver fotos disso!!

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Aquela vermelhucha no video é sua?


Sim, uma les paul.

O fator "aspergie" me ajuda na parte de decorar acordes e teoria musical, aprendo de primeira. Meu professor fica espantando por que decoro a posição do acordes com facilidade.

O lado ruim do fator "aspergie" é que me atrapalha na parte de ritmo, sou muito desastrado e descoordenado em termos de ritmo, então aprender guitarra, pra mim está mais parecido com uma espécie arte marcial ou dança. Tipo um treino fisico.

Última edição por White Witch em 03/06/15, 02:47 pm, editado 2 vez(es)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Eu uso um par de Microlab Solo 15 como monitores. Custaram 110 Obamas na fronteira em Jaguarão.


Porra, dei pé frio. A que me deu problema foi a Microlab Solo 6C de 100 Watts Sad

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Rapaz, pra te deixar com disfunção de ATM, o teu fone devia ser uma morsa de bancada.


Era desses grandões, tipo aqueles de baterista, e caro.

O problema era esse, aquele ferro que segura os 2 fones e "expreme" sua cabeça, era tão bom, que nunca afrouxou para se adaptar a largura de minha cabeça e fui deixando por isso mesmo. Me apanhei com ATM.

Se os de má qualidade tinha o defeito do material que segurava os fones afrouxar rapido demais, deixando de "apertar" o suficiente para ouvir o bass do som, o "bonzão" tinha esse problema de dar ATM.

Atualmente com esses modelos quase tudo sem o velho "gancho", nao tem mais esse problema.



O problema de vocês está em usar fones desse tipo. Eles são praticamente EPIs que geram isolamento acústico e calham de produzir som. Fones que geram isolamento acústico (fechados) geralmente são ruins, os bons são muito caros, por isso que vocês ficaram com a cara detonada.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Não precisa de sub com esse último som aí, Nico.

Ele já possui subwoofers integrados na caixa.



descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Rant Casey escreveu:
Eu uso um par de Microlab Solo 15 como monitores. Custaram 110 Obamas na fronteira em Jaguarão.


Porra, dei pé frio. A que me deu problema foi a Microlab Solo 6C de 100 Watts Sad


Mas como assim detonou? Começou a distorcer, ficar muda, ou queimou...?

Manda num técnico cara. Se está distorcendo ele troca uns díodos e boa. Se "morreu", um circuito integrado e bam. E se queimou, um transformadorzinho de merda pititico resolve.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
NicolasPK escreveu:
White Witch escreveu:
Rapaz, pra te deixar com disfunção de ATM, o teu fone devia ser uma morsa de bancada.


Era desses grandões, tipo aqueles de baterista, e caro.

O problema era esse, aquele ferro que segura os 2 fones e "expreme" sua cabeça, era tão bom, que nunca afrouxou para se adaptar a largura de minha cabeça e fui deixando por isso mesmo. Me apanhei com ATM.

Se os de má qualidade tinha o defeito do material que segurava os fones afrouxar rapido demais, deixando de "apertar" o suficiente para ouvir o bass do som, o "bonzão" tinha esse problema de dar ATM.

Atualmente com esses modelos quase tudo sem o velho "gancho", nao tem mais esse problema.



O problema de vocês está em usar fones desse tipo. Eles são praticamente EPIs que geram isolamento acústico e calham de produzir som. Fones que geram isolamento acústico (fechados) geralmente são ruins, os bons são muito caros, por isso que vocês ficaram com a cara detonada.



HAHAHAHHAA

Sim, daí a comparação, porque é realmente um EPI que faz barulho. Se botar ele nas orelhas desligado dá pra servir de protetor auricular! rsrs

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
NicolasPK escreveu:
Rant Casey escreveu:
Eu uso um par de Microlab Solo 15 como monitores. Custaram 110 Obamas na fronteira em Jaguarão.


Porra, dei pé frio. A que me deu problema foi a Microlab Solo 6C de 100 Watts Sad


Mas como assim detonou? Começou a distorcer, ficar muda, ou queimou...?

Manda num técnico cara. Se está distorcendo ele troca uns díodos e boa. Se "morreu", um circuito integrado e bam. E se queimou, um transformadorzinho de merda pititico resolve.



Simplesmente na hora de ligar fez um "fiizzztt" bem baixinho e não ligou. Acabei devolvendo para a loja (que até agora não me devolveu a grana do frete).
Pois então, aquele system da Yamaha tem as caixinhas bacanas e tal, e o meu quarto é pequeno, creio nem precisar de sub, mas sabe como é... graves nunca são suficientes, nigga.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
NicolasPK escreveu:
White Witch escreveu:
Rapaz, pra te deixar com disfunção de ATM, o teu fone devia ser uma morsa de bancada.


Era desses grandões, tipo aqueles de baterista, e caro.

O problema era esse, aquele ferro que segura os 2 fones e "expreme" sua cabeça, era tão bom, que nunca afrouxou para se adaptar a largura de minha cabeça e fui deixando por isso mesmo. Me apanhei com ATM.

Se os de má qualidade tinha o defeito do material que segurava os fones afrouxar rapido demais, deixando de "apertar" o suficiente para ouvir o bass do som, o "bonzão" tinha esse problema de dar ATM.

Atualmente com esses modelos quase tudo sem o velho "gancho", nao tem mais esse problema.



O problema de vocês está em usar fones desse tipo. Eles são praticamente EPIs que geram isolamento acústico e calham de produzir som. Fones que geram isolamento acústico (fechados) geralmente são ruins, os bons são muito caros, por isso que vocês ficaram com a cara detonada.



HAHAHAHHAA

Sim, daí a comparação, porque é realmente um EPI que faz barulho. Se botar ele nas orelhas desligado dá pra servir de protetor auricular! rsrs



Certamente, aquilo ali é feito para pressionar e isolar. Se colocar um plug de inserção, dá para ir tranquilo trabalhar numa pedreira. Talvez por isso o teu preconceito contra fones.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 Emptytemp111111111

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Rant Casey escreveu:
NicolasPK escreveu:
Rant Casey escreveu:
Eu uso um par de Microlab Solo 15 como monitores. Custaram 110 Obamas na fronteira em Jaguarão.


Porra, dei pé frio. A que me deu problema foi a Microlab Solo 6C de 100 Watts Sad


Mas como assim detonou? Começou a distorcer, ficar muda, ou queimou...?

Manda num técnico cara. Se está distorcendo ele troca uns díodos e boa. Se "morreu", um circuito integrado e bam. E se queimou, um transformadorzinho de merda pititico resolve.



Simplesmente na hora de ligar fez um "fiizzztt" bem baixinho e não ligou. Acabei devolvendo para a loja (que até agora não me devolveu a grana do frete).
Pois então, aquele system da Yamaha tem as caixinhas bacanas e tal, e o meu quarto é pequeno, creio nem precisar de sub, mas sabe como é... graves nunca são suficientes, nigga.


Bass is overrated.

Prefira graves definidos do que potentes sem claridade. Tem falante por aí que é mole feito elástico de cueca... dá graves altos, mas que não têm o ritmo certo de soar e silenciar.

As frequências médias é que são o filé da coisa. Se o falante transmite médios bem, provavemente transmite graves bem (a parte percussiva do grave é interseccional com os médios num EQ) e bastando os agudos não serem estridentes... terás um puta som.

O que dá o soco são os médios. Os graves só ficam fazendo booom booom booom. Imagina uma Soprano cantando ao acompanhamento de um bumbo: isso é um panorama sonoro carente de médios. É uma merda realmente.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyTópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Então, negada, tou acordado tarde da noite hoje porque a tardinha fui pra oficina terminar uma tetéia que comecei segunda feira. Isso mesmo, fiz uma guitarra em três noites. Aí o cara vai até duas trabalhando mesmo.

Eis a foto da bichinha:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 Bdtq48

Não tenho audio dela gravado que possa postar.

Mas prometi ao WW umas fotos do estúdio, e na ocasião eu posso fazer um vídeo tocando uma por uma com o ampli e pedais sem modificação de parametros só pra mostrar o som.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Pra filmar tem a técnica de preguiçoso e a de profissional.

a de preguiçoso que usei pra filmar o meu professor comprei uma camera sony fodonica, nem precisei editar o Audio do video, ela tem uma captação quase alienigena.

A tecnica profissional é o velho esquema, grava o video na camera e a musica no PC, depois coloca a musica por cima do vídeo. A única desvantagem, que vi, nesse meio apesar de garantir audio com qualidade suprema, é que dependendo da tua posição pra a camera dá a impressão que o sujeito tá dublando. Quando o som não casa com o "espaço" mostrado no video.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Então, negada, tou acordado tarde da noite hoje porque a tardinha fui pra oficina terminar uma tetéia que comecei segunda feira. Isso mesmo, fiz uma guitarra em três noites. Aí o cara vai até duas trabalhando mesmo.

Eis a foto da bichinha:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 Bdtq48

Não tenho audio dela gravado que possa postar.

Mas prometi ao WW umas fotos do estúdio, e na ocasião eu posso fazer um vídeo tocando uma por uma com o ampli e pedais sem modificação de parametros só pra mostrar o som.


Como assim "eu fiz uma guitarra"? virou luthier? LOL

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Aquela vermelhucha no video é sua?


Sim, uma les paul.

O fator "aspergie" me ajuda na parte de decorar acordes e teoria musical, aprendo de primeira. Meu professor fica espantando por que decoro a posição do acordes com facilidade.

O lado ruim do fator "aspergie" é que me atrapalha na parte de ritmo, sou muito desastrado e descoordenado em termos de ritmo, então aprender guitarra, pra mim está mais parecido com uma espécie arte marcial ou dança. Tipo um treino fisico.


Normal, cara... Isso vem com o tempo.

Já que tens facilidade com teoria musical, pede pra ele se aprofundar nos compassos, nas figuras e nas unidades de tempo. Terás muito mais facilidade na hora de aplicar, até porque seus insights musicais serão mais racionais, portanto aplicar aquela tercina em um trecho da música será algo mais analítico do que intuitivo.

Tem muito músico que faz isso, principalmente quem toca prog e math metal/rock.

Já estudei muito teoria, tudo que eu aplico hoje por incrível que pareça é "torto", comparado ao que eu aprendi. rs

Pretendo retomar os estudos um dia, isso ajuda muito na improvisação.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Atualmente tô com um cab e um head da Orange. PPC 112 e Micro Terror respectivamente (tô pensando em adquirir o Dark Terror final do ano). Para efeitos, tenho um pedalboard da Landscape que abriga um Holy Stain e um pocket Metal Muff da EHX, além de um compressor da Danelectro.

Guita eu tô só com duas, uma Gianeca GI300 envenenada afinada em drop C e uma Jackson japa envenenada em standard. Também tô com um violão da Tagima afinado meio tom abaixo.

Para gravações, tenho uma Focusrite Scarlett 2i2, só que devido ao pouco tempo, mal tenho condições de aprender a gravar decentemente nela.

Qualquer dia eu posto uma foto do meu "estúdio".

Atualmente eu tô compondo muitas coisas baseadas no metal moderno, com bastante influência de death metal técnico e metalcore.

Vamo vê se rola.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Rant Casey escreveu:
Então, negada, tou acordado tarde da noite hoje porque a tardinha fui pra oficina terminar uma tetéia que comecei segunda feira. Isso mesmo, fiz uma guitarra em três noites. Aí o cara vai até duas trabalhando mesmo.

Eis a foto da bichinha:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 Bdtq48

Não tenho audio dela gravado que possa postar.

Mas prometi ao WW umas fotos do estúdio, e na ocasião eu posso fazer um vídeo tocando uma por uma com o ampli e pedais sem modificação de parametros só pra mostrar o som.


Como assim "eu fiz uma guitarra"? virou luthier? LOL


Se contar as que fizeram música apenas, seria digamos a quinta que eu faço. (Descontando aqui as que deram errado, curva de aprendizado).

Essa menina está com um par de captadores Entwistle HDN. É super pesada em termos de som. Dá pra metal extremo de boa.

Aqui, WW... o imã de um captador faz muita diferença. Normalmente se usa AlNiCo (aluminio-niquel-cobalto), ou cerâmico (ferrite). Ferrite é mais forte que Alnico, portanto dá um captador com sinal mais forte, porém mais moderno. AlNiCo é bom pra uma vibe mais vintage, algo mais Slash.

Esse captador no entanto usa imã de Neodímio, mais forte que ferrite. Por incrível que pareça não é estridente, mas é porque a resistência do bobinamento desses captadores é muito alta.

Já que tu és asperger vou te dar um pouco de teoria da construção de guitarras. Catpítulo: captadores.

O captador é um indutor eletromagnético.

Consiste em um magneto, montado junto a uma ou duas bobinas (duas no caso da sua les paul) com fino fio de cobre, e diferentes quantidades de "voltas" na bobina. E pólos, que permitem o captador "ler" as cordas.

Dentro do campo magnético do captador, quando a corda (que é de material magneticamente permeável, isso é, o imã gruda nelas) se agita, produz uma voltagem, ou melhor, uma fração de 1  volt. Esse pulso elétrico é o sinal da guitarra que o amp amplifica.

Quando se olha especificações de captadores, há vários itens que os fabricantes listam.

Resistência DC: corresponde à resistência a corrente elétrica das bobinas. Via de regra quanto maior a resistência, menos claridade e mais "ardido" o som do captador. Mas isso não é um dado definitivo sobre a potência do sinal do captador, porque outros fatores entram em jogo. (Quase todos os fabricantes fornecem esse dado)

Pico de Ressonância: é a frequência em que o captador manifesta maior potência de sinal dentro do espectro de frequências dele. Quanto mais alto, mais "agudo" ele é, porque o volume do captador está focado naquela frequência. Um captador com pico de ressonância em 3 KHz é portanto mais "grave" que um cujo pico é 9 KHz (kilo hertz). (Seymour Duncan e Sérgio Rosar fornecem esse dado)

Saída (em milivolts): é basicamente o quantificador do sinal, em voltagem, que sai do captador. Alguns fabricantes como DiMarzio fornecem isso, mas é um dado variável, afinal uma palhetada mais forte produz mais volume e portanto maior voltagem. O dado do fabricante é obtido em "CNTP", com palhetadas de intensidade idêntica, logo é um dado de laboratório e não do mundo real.

Indutância: é a capacidade de indução elétrica do captador, ou seja, é a medida do fator Q, a eficiência do circuito, OU SEJA, o quanto ele consegue criar pulso elétrico a partir do movimento da corda. Quanto maior a indutância, maior a capacidade do captador produzir um pulso mais forte. Mede-se em "Henry" (Sérgio Rosar e Malagoli fornecem esse dado).

Os três elementos do captador, somados ao circuito da guitarra, somado à permeabilidade das cordas, afetam o som. Mas dá pra criar uma "matriz" de compreensão da seguinte forma:

Neodímio>Ferrite>Alnico = nos quesitos "indutância", e em termos de timbre, no quão "rude" o captador soa. Imãs mais fracos dão cleans mais bonitos e distorções mais "cremosas", imãs mais fortes dão distorções mais violentas.

Alta resistência Vs baixa resistência = quanto mais alta a resistência mais "comprimido" e "ardido" o som, e por causa disso é preferido pra rock pesado e solos onde é preciso que as notas sejam bem conectadas, sem silêncio entre elas. Já baixa resistência pode dar distorções legais até, mas seu plus é o fato de serem mais percussivos e dinâmicos, e ter mais claridade (o que alguns acham fundamental em sons limpos).

Se você tem captadores muito "bruscos e potentes" pra cleans bonitos uma saída é abaixar um pouquinho o volume do captador (na guitarra mesmo), e ele tende a "limpar". Também é um truque bom pra alternância entre sessões mais "sujas" e menos "sujas" de uma base, ou pra alternar entre uma base mais cantante pra um solo com mais volume e compressão.

***

Um exemplo prático, eu me dou melhor hoje em dia com guitarras tipo Fender, como Stratocasters e Telecasters.

Seus captadores são usualmente e idealmente com imãs de alnico, resistência baixa a moderada (em torno de 5 a 7 Kilo Ohms), e não são bons pra metal, mas ótimos pra blues e "classic rock". Eu valorizo muito um som com claridade.

Essa guitarra ultima no entanto eu fiz pensando em algo pra poder tocar uns Alice in Chains com o mesmo poder de fogo que o Jerry Cantrell usa, mas ela encararia Mastodon, Rammstein, Metallica, Megadeth, tudo que você conseguir pensar em termos de som pesado e sujo. No caso dessa guitarra, esses captadores possuem resistência muito alta e imãs de neodímio, então é pra ter uma saída porrada e distorcer até o mais católico dos amplificadores.

***


Quanto a filmar eu tendo a conseguir o melhor de dois mundos, ligando a interface de audio USB no Notebook. Aí eu microfono o amplificador. E ligo o YouCam pra captar o som direto da placa com boa qualidade, e captar a imagem (a qualidade não é aquilo tudo mas é melhor que usar uma camera normal e ter um som de merda).

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 2 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder