EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Cinema e seriados

power_settings_newInicie sessão para responder
+24
El Topo
ikki
Rant Casey
lucasao
Yagami
DuFf Mckagan
Sir D. Fortesque
White Witch
Kenshiro
Marcoasf
Observador
Roberto Apagadao
Ragnar Lothbrok
Hannibal Lecter
Chris Cornell
Polaco
Vidarr
Eder
StellaMaris
Radamanto
Ashura
NicolasPK
Joe
"V"
28 participantes

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Joe escreveu:
Ashura escreveu:
"Vc está com uma visão Brasil demais da coisa. O americano médio, que é de quem estamos falando, não é um analfabeto funcional como o brasileiro. Este era o consumidor de revistas e best-sellers de quem estamos falando. "


Eu casaria dez no chão que entre sulistas o personagem Stone Cold Steve Austin, da WWE, é mais reconhecível que Drácula.


Decida-se. Estamos falando de quem afinal? Do público leitor da época do Lugosi ou do atual? Hj em dia até o vampiro do Crepúsculo é mais reconhecível que o Austin.


Por causa do filme.  Rolling Eyes

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
Joe escreveu:
Ashura escreveu:
"basta vez o sucesso de livros espíritas, por exemplo"

https://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil

Spiritism (2.02%)


E daí? Acha que só espírita é quem lê livro espírita? Vc ficaria chocado com o números de católicos lendo Zibia Gasparetto, rs.


É, minha vó viu aquela porra de "nosso lar". Mas ler livro? Nah. 

Ninguém lê livros, Joe. Entenda isso.

É só tu mesmo.

...

Isso é como o viado que simplesmente não consegue conceber que na maior parte da história... Se gostava era de boceta mesmo, como simple. Como uma prática incomum é central na vida dele ele não consegue processar que aquilo é muito distante da normalidade.


Vamos por partes.

Nos EUA e Europa o pessoal lê mais. É destes que estou falando quando digo que Hollywood fica de olho dos sucessos literários.

No Brasil realmente o brasileiro lê pouco se comparado a gringos.

Porém, eles lêem.

Vendas de livros espíritas são uma piada para o mercado internacional, mas para nível de mercado brasileiro a vendagem é ótima.

http://www.blogdogaleno.com.br/2016/08/25/mercado-de-livros-espiritas-cresce-85-em-uma-decada

Para vc ter uma ideia: nos EUA um autor vender 3 mil cópias é ridículo, mas no Brasil autor que vende isso é um sucesso.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Nos EUA e Europa o pessoal lê mais. É destes que estou falando quando digo que Hollywood fica de olho dos sucessos literários. 
"

Meu pau. Isso é síndrome de vira-lata. Povo é povo em qualquer lugar, é tudo burrão que nem nós.

Não que precisasse de grande QI pra entender o livro de ficção típico, mas só pro cara ter paciência de ler já é difícil.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
3 mil não é nada seja pra população do Brasil seja pra americana, que por sinal é bem maior.

É 3 mil num universo de 200 ou 300 milhões. Não é porra nenhuma.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
"Nos EUA e Europa o pessoal lê mais. É destes que estou falando quando digo que Hollywood fica de olho dos sucessos literários. 
"

Meu pau. Isso é síndrome de vira-lata. Povo é povo em qualquer lugar, é tudo burrão que nem nós.

Não que precisasse de grande QI pra entender o livro de ficção típico, mas só pro cara ter paciência de ler já é difícil.


Cara, até colombianos leem mais que nós.

http://www.oieduca.com.br/artigos/noticias/colombianos-leem-quase-duas-vezes-mais-que-brasileiros.html

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
3 mil não é nada seja pra população do Brasil seja pra americana, que por sinal é bem maior.

É 3 mil num universo de 200 ou 300 milhões. Não é porra nenhuma.


3 mil é bastante para a editora.

E tbm sinal que esse autor tem potencial para vender mais. Ou vc acha que Paulo Coelho já começou do zero vendendo milhões de cópias?

Última edição por Joe em 29/09/16, 02:43 am, editado 3 vez(es)

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ler mais do que nós ainda é muito pouco, se é que essa pesquisa é confiável, considerando que a Colombia é bem menor e menos populosa que aqui. Brasil tem mais que quatro vezes a população da Colômbia.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Joe escreveu:
Ashura escreveu:
3 mil não é nada seja pra população do Brasil seja pra americana, que por sinal é bem maior.

É 3 mil num universo de 200 ou 300 milhões. Não é porra nenhuma.


3 mil é bastante para a editora.

E sinal que esse autor tem potencial para vender mais. Ou vc acha que Paulo Coelho já começou do zero vendendo milhões de cópias?



Esse papo é irrelevante, eu tô argumento é que a maioria das pessoas não lêem.

Mesmo se fossem 2 milhões de cópias ainda é pouco pra mais de 200 milhões de habitantes.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
Joe escreveu:
Ashura escreveu:
3 mil não é nada seja pra população do Brasil seja pra americana, que por sinal é bem maior.

É 3 mil num universo de 200 ou 300 milhões. Não é porra nenhuma.


3 mil é bastante para a editora.

E sinal que esse autor tem potencial para vender mais. Ou vc acha que Paulo Coelho já começou do zero vendendo milhões de cópias?



Esse papo é irrelevante, eu tô argumento é que a maioria das pessoas não lêem.

Mesmo se fossem 2 milhões de cópias ainda é pouco pra mais de 200 milhões de habitantes.


Vc está argumentando que a maioria das pessoas não leem para dizer que o cinema tem maior influência que a literatura.

Hoje em dia, com essa máquina poderosa que virou Hollywood, o cinema tem mais influencia. Mas na época do Lugosi não era bem assim.

Porém, hollywood não deixou de ficar de olho na literatura por um motivo bem simples: best-sellers dão uma indicação do que pode dar certo com o público. Ou seja, best-sellers seriam, de certa forma, um laboratório do que pode vir a funcionar na tela (lembre-se de algo óbvio: fazer um filme sai muito mais caro do que publicar um livro, logo eis a importância de Hollywood descobrir o que pode dar certo na tela).

Ademais, vc está partindo do pressuposto de que "grande público" quer dizer "todo mundo". Oras, nem essas bandas tupiniquim que tocam na rádio toda hora conseguem vender dois milhões de cópias.

Pegue a banda Calypso, por exemplo, o máximo que conseguiram vender foi 1.900.000 cópias. Por essa sua lógica, então Calypso é "nicho", ninguém nunca ouviu falar, e brasileiro não gosta de ouvir música.

http://databasebrasil.blogspot.com.br/2012/07/vendas-banda-calypso.html

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Porém, hollywood não deixou de ficar de olho na literatura por um motivo bem simples: best-sellers dão uma indicação do que pode dar certo com o público. Ou seja, best-sellers seriam, de certa forma, um laboratório do que pode vir a funcionar na tela (lembre-se de algo óbvio: fazer um filme sai muito mais caro do que publicar um livro, logo eis a importância de Hollywood descobrir o que pode dar certo na tela)."

Agora você tá sendo mais realista. Sim, o que dá certo na literatura é um indicativo do que pode dar certo no cinema. O que não muda o fato que o grande público não leu os livros originais.

"Ademais, vc está partindo do pressuposto de que "grande público" quer dizer "todo mundo". Oras, nem essas bandas tupiniquim que tocam na rádio toda hora conseguem vender dois milhões de cópias."


Não. Grande público quer dizer, se não maioria, no mínimo uma porcentagem bem significativa da população.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Pegue a banda Calypso, por exemplo, o máximo que conseguiram vender foi 1.900.000 cópias. Por essa sua lógica, então Calypso é "nicho", ninguém nunca ouviu falar, e brasileiro não gosta de ouvir música."


Vender disco [CD é um disco, antes que me corrija. Disco é o formato, não o material] é irrelevante... Tem rádio, tem como baixar música da internet etc. Sem falar que o elemento sonoro é algo invasivo... Se eu jogar um livro do Drácula na tua cara tu não vai ficar sabendo do conteúdo por esse ato.


Música, ainda mais esse tipo de coisa bagaceira, no Brasil se coloca pra todo mundo ouvir querendo ou não no meio da rua. Não se faz de bobo.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
De qualquer forma a maioria das pessoas já deve ter ouvido falar do Drácula por causa da cultura pop que começou com os filmes, sem nunca ter visto nenhum deles, inclusive os do Cristopher Lee ou esse novo que tenta transformar o Vlad histórico e o Conde Drácula na mesma pessoa.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
"Porém, hollywood não deixou de ficar de olho na literatura por um motivo bem simples: best-sellers dão uma indicação do que pode dar certo com o público. Ou seja, best-sellers seriam, de certa forma, um laboratório do que pode vir a funcionar na tela (lembre-se de algo óbvio: fazer um filme sai muito mais caro do que publicar um livro, logo eis a importância de Hollywood descobrir o que pode dar certo na tela)."

Agora você tá sendo mais realista. Sim, o que dá certo na literatura é um indicativo do que pode dar certo no cinema. O que não muda o fato que o grande público não leu os livros originais.


O que eu comecei explicando é que, nos primórdios do cinema, demorou um tempinho para o cinema conseguir "usurpar" o posto da literatura e do teatro como entretenimento de massas (lembre-se que a indústria cinematográfica de antigamente não tinha o mesmo poder de hj, os blockbusters são praticamente um fenômeno dos anos 1980). Logo a solução foi ver o que agradava o público de outras mídias e "importar" para o cinema. Foi basicamente o caso do Drácula e de qualquer obra pré-1950 (não por coincidência foi a década em que surgiu a TV).

Daí vc veio com esse papo de que o cinema alcança um público maior que a literatura, o que era verdade até algumas décadas atrás, mas não era verdade antigamente. Hj cinema vem perdendo publico para outras mídias, como internet, netflix, etc.

Sem contar que cinema é tbm um mercado de nicho. A maioria dos filmes lançados falham em atingir um "grande público" no seu sentido do termo, a saber, 200 milhões de brasileiros (ou 300 milhões de americanos, etc). Nem um Senhor dos Anéis consegue isso.

Pergunta na rua para ver quantas pessoas no povão sabem dizer o que é um orc.

Última edição por Joe em 29/09/16, 03:14 am, editado 2 vez(es)

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
"Pegue a banda Calypso, por exemplo, o máximo que conseguiram vender foi 1.900.000 cópias. Por essa sua lógica, então Calypso é "nicho", ninguém nunca ouviu falar, e brasileiro não gosta de ouvir música."


Vender disco [CD é um disco, antes que me corrija. Disco é o formato, não o material] é irrelevante... Tem rádio, tem como baixar música da internet etc. Sem falar que o elemento sonoro é algo invasivo... Se eu jogar um livro do Drácula na tua cara tu não vai ficar sabendo do conteúdo por esse ato.


Música, ainda mais esse tipo de coisa bagaceira, no Brasil se coloca pra todo mundo ouvir querendo ou não no meio da rua. Não se faz de bobo.


Vender disco não é irrelevante. Foi v quem falou que vender 2 milhões é pouco para Brasil. Eu demonstrei que, pela lógica numérica, Calypso não atinge um grande público. Pessoas podem ouvir Calypso, querendo ou não, mas é diferente de conhecer Calypso, no sentido de saber as letras, as músicas, etc.

Idem para Drácula, mesmo que o sujeito nunca tenha lido o livro de Drácula (eu mesmo nunca li), o mínimo que se sabe é que é um vampiro. E exatamente pelas mesmas causas que vc apontou: tem TV, internet, filmes para baixar, Crepúsculo revivendo o interesse por vampiros (e sem querer de outras obras, como o "O Morro dos Ventos Uivantes" da Bronte é citado no livro houve um aumento de vendas de Bronte),etc.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Pergunta na rua para ver quantas pessoas no povão sabem dizer o que é um orc."


Bem pouco, e ainda assim provavelmente muito mais do que quem saberia o que é um vampiro em 1920, com ou sem revistas pulp.


Agora se perguntar o que é o Senhor dos Anéis ele vai responder: "é um filme".


Se nunca tivesse tido o filme ninguém ia ter a menor idéia do que se trata.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Joe escreveu:
Ashura escreveu:
"Pegue a banda Calypso, por exemplo, o máximo que conseguiram vender foi 1.900.000 cópias. Por essa sua lógica, então Calypso é "nicho", ninguém nunca ouviu falar, e brasileiro não gosta de ouvir música."


Vender disco [CD é um disco, antes que me corrija. Disco é o formato, não o material] é irrelevante... Tem rádio, tem como baixar música da internet etc. Sem falar que o elemento sonoro é algo invasivo... Se eu jogar um livro do Drácula na tua cara tu não vai ficar sabendo do conteúdo por esse ato.


Música, ainda mais esse tipo de coisa bagaceira, no Brasil se coloca pra todo mundo ouvir querendo ou não no meio da rua. Não se faz de bobo.


Vender disco não é irrelevante. Foi v quem falou que vender 2 milhões é pouco para Brasil. Eu demonstrei que, pela lógica numérica, Calypso não atinge um grande público. Pessoas podem ouvir Calypso, querendo ou não, mas é diferente de conhecer Calypso, no sentido de saber as letras, as músicas, etc.

Idem para Drácula, mesmo que o sujeito nunca tenha lido o livro de Drácula (eu mesmo nunca li), o mínimo que se sabe é que é um vampiro. E exatamente pelas mesmas causas que vc apontou: tem TV, internet, filmes para baixar, Crepúsculo revivendo o interesse por vampiros (e sem querer de outras obras, como o "O Morro dos Ventos Uivantes" da Bronte é citado no livro houve um aumento de vendas de Bronte),etc.


Bandas não precisam "vendir disco" pra atingir um grande público. Ex. Zezé de Camargo e Luciano que fizeram sucesso porque a música "É o amor" ficou popular no rádio.

"Idem para Drácula, mesmo que o sujeito nunca tenha lido o livro de Drácula (eu mesmo nunca li), o mínimo que se sabe é que é um vampiro. E exatamente pelas mesmas causas que vc apontou: tem TV, internet, filmes para baixar"


Tudo isso porque os filmes tornaram os vampiros mainstream. Muito mais do que orcs inclusive devido a imitações em outras obras. Orcs são personagens secundários, mas o vampiro é o foco de "Drácula".  Por causa do sucesso do filme se gerou uma cultura pop que transcende o filme e o resultado é que hoje todo mundo sabe o que é um vampiro sem precisar ter visto o filme.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
"Pergunta na rua para ver quantas pessoas no povão sabem dizer o que é um orc."


Bem pouco, e ainda assim provavelmente muito mais do que quem saberia o que é um vampiro em 1920, com ou sem revistas pulp.


Agora se perguntar o que é o Senhor dos Anéis ele vai responder: "é um filme".


Se nunca tivesse tido o filme ninguém ia ter a menor idéia do que se trata.


Eu gostaria de saber qual a fonte para vc dizer que ninguém sabia o que era um vampiro em 1920. Pessoas sabiam o que era até antes disso.

Vc se esquece que pessoas de grandes centros urbanos eram descendentes de pessoas do interior, e histórias de vampiros, lobisomens, bruxas eram muito comuns.

Por essa sua lógica, ninguém sabia o que era uma bruxa antes da Disney lançar A Branca de Neve.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Vc se esquece que pessoas de grandes centros urbanos eram descendentes de pessoas do interior, e histórias de vampiros, lobisomens, bruxas eram muito comuns."


Tu fala como se tu já tivesse ouvido um conto com um vampiro antes da época do filme do Lugosi. Não só tu não tava vivo como, sinto em te desiludir, não tem histórias de vampiros - ao menos não a moda Stoker, se "só" beber sangue é irrelevante. O Curupira as vezes devora as vítimas - no folclore brasileiro.


Nos EUA também não devia ter. Tanto que não tem essa memória do que seria o vampiro antes do esteriótipo do Drácula... Quando o vampiro moderno surgiu já era o cara de capa.

E novamente... Pode até ter um conto no interior, se a maior parte da população não sabe o que é é irrelevante. Quero ver tu recitar o folclore brasileiro inteiro, ninguém nunca ouviu falar de mais da metade das entidades.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Se eu falar do Boitatá, um dos mais populares, senão o mais popular, daqui do estado, no sudeste ou norte, ninguém vai fazer a menor idéia do que seja. Inclusive vão assumir que é um boi e não uma cobra.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Diga-se de passagem o folclore antigo sobre vampiros e lobisomens tem pouco a ver com o que se espera deles hoje.

Por exemplo os lobisomens. Eles viravam um lobo mesmo, não um homem peludo. A forma de homem-lobo vem do filme, visto que um lobo não teria nem de longe o impacto visual, expressividade etc. do ator com maquiagem/fantasia.

Novamente, o filme é bem mais influente que qualquer outra coisa.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
"Vc se esquece que pessoas de grandes centros urbanos eram descendentes de pessoas do interior, e histórias de vampiros, lobisomens, bruxas eram muito comuns."


Tu fala como se tu já tivesse ouvido um conto com um vampiro antes da época do filme do Lugosi. Não só tu não tava vivo como, sinto em te desiludir, não tem histórias de vampiros - ao menos não a moda Stoker, se "só" beber sangue é irrelevante. O Curupira as vezes devora as vítimas - no folclore brasileiro.


Nos EUA também não devia ter. Tanto que não tem essa memória do que seria o vampiro antes do esteriótipo do Drácula... Quando o vampiro moderno surgiu já era o cara de capa.

E novamente... Pode até ter um conto no interior, se a maior parte da população não sabe o que é é irrelevante. Quero ver tu recitar o folclore brasileiro inteiro, ninguém nunca ouviu falar de mais da metade das entidades.


Pela sua lógica de "vc não estava vivo", então vc não pode afirmar que ninguém sabia o que era um vampiro antes do Lugosi.

Vc afirma que ninguém sabia o que era um vampiro pq Stoker não era popular. Eu disse o contrário, e expliquei que a popularidade da obra de Stoker chamou a atenção dos estúdios.

Chamou a atenção dos estúdios pq a literatura (e o teatro) cumpria antigamente a função que hj é do cinema, a saber, popularizar figuras icônicas. Mesmo que a criatura nos anos 1920 nunca tenha lido Drácula na vida,ela tinha uma ideia geral do que se tratava, seja pq leu um resumo num jornal, alguém contou para ele, ele ouviu duas pessoas falando a respeito, viu um desenho numa capa de revista numa banca, etc.

Vc está subestimando o poder da literatura, e da mídia impressa no geral (jornais, revistas, etc), principalmente na época em que não havia internet, TV, nem nada.

Sem contar que "o cara de capa" não é invenção do Stoker. Isso é coisa do teatro. E provavelmente foi influenciado pelo conto do John Polidori.

The charismatic and sophisticated vampire of modern fiction was born in 1819 with the publication of The Vampyre by John Polidori; the story was highly successful and arguably the most influential vampire work of the early 19th century.[6]

https://en.wikipedia.org/wiki/Vampire

Oras, se a figura do "cara de capa" no teatro fosse tão desconhecida assim, pq traze-la para o cinema? É evidente que o cinema estava tentando capitalizar em cima de algo que era popular na época.

Ademais, vc ignora que americanos são descendentes de ingleses, logo muito da tradição vampiresca foi trazida junto. Isso tá em qualquer livro sobre literatura gótica.

Última edição por Joe em 29/09/16, 04:12 am, editado 4 vez(es)

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
"Pegue a banda Calypso, por exemplo, o máximo que conseguiram vender foi 1.900.000 cópias. Por essa sua lógica, então Calypso é "nicho", ninguém nunca ouviu falar, e brasileiro não gosta de ouvir música."


Vender disco [CD é um disco, antes que me corrija. Disco é o formato, não o material] é irrelevante... Tem rádio, tem como baixar música da internet etc. Sem falar que o elemento sonoro é algo invasivo... Se eu jogar um livro do Drácula na tua cara tu não vai ficar sabendo do conteúdo por esse ato.


Música, ainda mais esse tipo de coisa bagaceira, no Brasil se coloca pra todo mundo ouvir querendo ou não no meio da rua. Não se faz de bobo.


Vender disco não é irrelevante. Foi v quem falou que vender 2 milhões é pouco para Brasil. Eu demonstrei que, pela lógica numérica, Calypso não atinge um grande público. Pessoas podem ouvir Calypso, querendo ou não, mas é diferente de conhecer Calypso, no sentido de saber as letras, as músicas, etc. Muita gente conhece Paulo Coelho, mas conhecer sua obra são outros quinhentos, no máximo as pessoas sabem o resumo de alguma história, da mesma forma que a maioria não conhece todas as músicas num disco do Calypso.

Vender disco significa que vc atingiu um público grande. Ou Zezé de Camargo e Luciano não vendem discos?

Vc está pulando de um ponto para outro. Uma hora diz que vender dois milhões é pouco, depois diz que é irrelevante pq toca no rádio.

Oras, se calypso mesmo tocando no rádio vende "apenas" dois milhões então significa que rádio não tem toda essa influencia popular.

Para ficar mais claro, vc desdenha um autor que teoricamente vende dois milhões de livros pq isso seria pouco para um país com 200 milhões de pessoas, mas quando é o Calypso que vende dois milhões vc diz que não importa pq toca na rádio.

E daí? Tocar na rádio não quer dizer que atingiu o público no sentido que realmente importa, a saber, vender. No máximo seu nome ficou conhecido, mas nome de detergente tbm fica conhecido em propaganda de rádio.

O que importa não é tanto quantas pessoas conhecem, mas quantas vc consegue cativar.

No final é isso que importa para a indústria de entretenimento, não importa qual. Um autor tem que formar um público leitor cativo. Uma banda ouvintes cativos. Filmes gente que queira ver as continuações.

Se der para aumentar os números, beleza, mas nunca vai chegar a "todo mundo". Provavelmente até rádio e TV sejam melhor sucedidos em alcançar "todo mundo" do que cinema.

Sobre Senhor dos Anéis: mesmo que vc pergunte quem é Aragorn, poucos vão saber responder.

Mas se hj o pessoal sabe quem é Senhor dos Anéis é pq a "fanbase" é quem garantiu o público cativo. Com o público cativo seguro fica fácil expandir o filme para quem nunca leu os livros.

Sabia que teve uma animação dos Senhor dos Anéis nos anos 70? E pq ninguém nunca ouviu falar. Pq os fãs detestaram. Logo, falhou com o publico geral.

Já que vc mencionou o Batman de 1989 lá atrás. Quando foi anunciado que iam fazer um filme do batman, a warner foi atacada com milhares de cartas de fãs reclamando da escolha de Tim Burton e Michael Keaton (ambos até então só tinham feito comédias) para a função de diretor e ator. Os fãs só sossegaram quando o estúdio disse que A Piada Mortal seria o modelo para o novo filme.

Em suma, o estúdio conta e muito com a fanbase. Eles servem não apenas para medir se o filme tá no caminho como tbm para fazer o boca a boca.

Última edição por Joe em 29/09/16, 04:09 am, editado 4 vez(es)

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
Ashura escreveu:
Diga-se de passagem o folclore antigo sobre vampiros e lobisomens tem pouco a ver com o que se espera deles hoje.

Por exemplo os lobisomens. Eles viravam um lobo mesmo, não um homem peludo. A forma de homem-lobo vem do filme, visto que um lobo não teria nem de longe o impacto visual, expressividade etc. do ator com maquiagem/fantasia.

Novamente, o filme é bem mais influente que qualquer outra coisa.


Não. Vem de muito antes.

O Robert E. Howard já escrevia contos de homens-lobo muito antes dos filmes do Lon Chaney aparecerem, só para citar um exemplo.

Sem contar que há gravuras do século XIX com homens lobo. Deixa eu ver se acho no google imagens. Tenho ela aqui num livro.

Se filmes influenciam as pessoas mais do que a literatura, a literatura influencia o cinema mais do que qualquer coisa, rs. E isso não é achismo, pegue qualquer livro que analise a relação cinema e literatura e vc verá escrito exatamente isso.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Vc afirma que ninguém sabia o que era um vampiro pq Stoker não era popular."

Errado, eu afirmo que ninguém sabia o que era um vampiro porque ninguém lê.

E o link que eu mostrei da wikipedia deixa claro que em sua época, e até o filme, "Drácula" era apenas mais um.

"Chamou a atenção dos estúdios pq a literatura (e o teatro) cumpria a função que hj é cinema, a saber, popularizar figuras icônicas. Mesmo que a criatura nos anos 1920 nunca tenha lido Drácula na vida,ela tinha uma ideia geral do que se tratava, seja pq leu um resumo num jornal, alguém contou para ele, ele ouviu duas pessoas falando a respeito, etc."


Não sei em que mundo tu vive.



"Vc está subestimando o poder da literatura, e da mídia impressa no geral (jornais, revistas, etc), principalmente na época em que não havia internet, TV, nem nada."


Tu mesmo argumentou que ninguém sabe o que é um orc. E isso com filme e tudo. Antes do cinema ninguém sabia o que era um vampiro da mesma forma.


"Oras, se a figura do "cara de capa" no teatro fosse tão desconhecida assim, pq traze-la para o cinema? É evidente que o cinema estava tentando capitalizar em cima de algo que era popular na época."


O divertido é que você não se decide. Como tu não gosta de Senhor dos Anéis já argumentou várias vezes: "Ah, ninguém conhece blablabla" ao mesmo tempo em que tenta insistir que literatura/teatro é super popular. E parece ignorar que os caras colocam o que dá na telha nos filmes, algumas coisas que fazem sucesso e outras que não. Eles conheciam, a maior parte do público não. E agora acabou, não vou repetir esse ponto denovo, que não sou corinho de piça pra ficar indo pra frente e pra trás. 

"Ademais, vc ignora que americanos são descendentes de ingleses, logo muito da tradição vampiresca foi trazida junto. Isso tá em qualquer livro sobre literatura gótica."


Vlad Dracula era da valáquia, atual Romênia.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
"Vc está pulando de um ponto para outro. Uma hora diz que vender dois milhões é pouco, depois diz que é irrelevante pq toca no rádio."

Joe, vai a merda. Mesmo se eu tiver usado a palavra "vender" o que interessa é o sujeito ter lido. Se ouviu a música ouviu, pronto, acabou. O meu argumento desde o início dessa importantíssima discussão sempre foi simplesmente o fator de ser conhecido ou não, por vagamente que seja.



"O que importa não é tanto quantas pessoas conhecem, mas quantas vc consegue cativar."

Aqui tu tá tocando nas raias do ridículo pra não admitir que tá falando bobagem. Nunca toquei na questão financeira ou qualquer outra que não simplesmente muita gente ter ouvido falar ou não.

"Se der para aumentar os números, beleza, mas nunca vai chegar a "todo mundo". Provavelmente até rádio e TV sejam melhor sucedidos em alcançar "todo mundo" do que cinema." 

No caso da TV pelo menos isso é o óbvio ululante.


"Sobre Senhor dos Anéis: mesmo que vc pergu
nte quem é Aragorn, poucos vão saber responder." 

E tem filme. Se não tivesse ninguém ia saber, porque ninguém leu o livro. Que é um grande best-seller cheio de admiradores.

Mas se hj o pessoal sabe quem é Senhor dos Anéis é pq a "fanbase" é quem garantiu o público cativo. Com o público cativo seguro fica fácil expandir o filme para quem nunca leu os livros.

Como se a maioria do público que viu esse filme tivesse sequer conversado com alguém que leu os livros.

"Sabia que teve uma animação dos Senhor dos Anéis nos anos 70? E pq ninguém nunca ouviu falar. Pq os fãs detestaram. Logo, falhou com o publico geral."

Falhou porque era uma animação, e "animação é coisa de criança". Aliás, o próprio fator de que nunca foi conhecido já torna irrelevante aqui, visto que estamos falando de coisas conhecidas. Nunca estive discutindo o valor objetivo do Senhor dos Anéis que tu insiste em trazer pra discussão que era sobre o Drácula.

"Já que vc mencionou o Batman de 1989 lá atrás. Quando foi anunciado que iam fazer um filme do batman, a warner foi atacada com milhares de cartas de fãs reclamando da escolha de Tim Burton e Michael Keaton (ambos até então só tinham feito comédias) para a função de diretor e ator. Os fãs só sossegaram quando o estúdio disse que A Piada Mortal seria o modelo para o novo filme.

Em suma, o estúdio conta e muito com a fanbase. Eles servem não apenas para medir se o filme tá no caminho como tbm para fazer o boca a boca."


Tu só tá dando argumento pra mim ao citar esse filme. Ele não tem nada a ver com a história do Batman. Os caras botaram qualquer coisa. Inclusive o Coringa do Nicholson era chupadaço do do Cesar Romero - o mais popular.

descriptionCinema e seriados - Página 31 EmptyRe: Cinema e seriados

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder