EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
NicolasPK escreveu:

Um fones até pode ter mais qualidade, mas nunca vai ter o mesmo palco que um estéreo bem posicionado, mesmo tendo fones que operam milagres.


Falar nisso, quais são os macetes para posicionar um estéreo?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
NicolasPK escreveu:

Um fones até pode ter mais qualidade, mas nunca vai ter o mesmo palco que um estéreo bem posicionado, mesmo tendo fones que operam milagres.


Falar nisso, quais são os macetes para posicionar um estéreo?


Que eles estejam afastados, e virados pra você ou seja, virados "pra dentro".

Você pode alterar a sensação de dimensão fazendo com que uma linha imaginária partindo dos falantes se cruze bem na sua cara, ou se cruze um metro depois de você (dá uma sensação de amplitude do ambiente maior).

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 Bam-02-stereo

O som lá da garagem onde fica a churrasqueira, saca? Posicionei eles assim, mas a 45º. Se ouve bem e com profundidade e "palco" como diz o Nico (eu digo ambiencia) mesmo de lá de piscina.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
É mais simples do que eu pensava. Achava que seria uma ciência complexa do tipo pousar uma sonda num cometa, rsrs

Preciso fazer uns ajustes na mobília, mas nada demais.

Quanto a fones, mesmo com os melhores, sinto como se não estivesse realmente ouvindo a música. Para mim, pelo menos, é a mesma diferença entre fazer sexo e se masturbar.

Inclusive até larguei o hábito de fazer exercícios físicos com fones. Parece que não estou fazendo nem uma e nem a outra coisa direito.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Faça com que eles estejam à mesma distância de onde diz "listening position".

Do contrário, em algumas coisas, pode haver um fenômeno chamado "cancelamento de fase".

Imagine que uma linha corta essa onda sonora ao meio:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 Illustrator_sound_wave

Essa linha é o 0. Acima dela é positivo, abaixo negativo.

Agora digamos que há duas ondas sonoras que vão se cruzar (seja de fontes diferentes, seja da mesma fonte refletindo num objeto - tipo parede - e retornando).

Com os falantes equidistantes de você, isso reduz em ocorrência. Eles vão estar no mesmo "pico e vale" por assim dizer. OU seja, estarão em fase.

Mas se estiverem dispostos de uma forma em que um instante uma fonte está produzindo uma gama de frequencia num pico (positivo) e a outra fonte estiver naquele ponto e tempo no negativo (vale)... estão fora de fase, e acontece "cancelamento de fase", ou seja, ao invés de somar os dois sons, o que ocorre é que se subtrai o conteúdo idêntico deles, e ouve-se apenas a diferença.

Em resumo, mata o som. hehehe Ele fica magro e disforme.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Ilustrando o conceito:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 Wave-interaction

Então os dois parametros a observar são:

- Angular as caixas (30º é bom) de modo que se cruzem no ponto onde você senta pra ouvir.

- Imagine um triangulo. A é vc. B é uma caixa e C é outra. As distâncias entre A-C e A-B devem ser as mesmas. Ou seja, ambas as caixas devem estar equidistantes do ouvinte pra evitar cancelamento de fase, e então uma má experiência auditiva.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEe cambada...

Chegou meu pedido da TiggerComp (site que indiquei ao lucas).

E olha o que tem nele???

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 E9b9f30

Um par de Circuito Integrados JRC 4558 original.

JRC quer dizer Japan Radio Company, e este CI é o clássico, o verdadeiro, o original que equipava os pedais Tube Screamer vintage.

Sinceramente, não acho que ele funcione melhor do que os RC4558 normais, mas ter ele ali dentro dá um gostinho de pedal boutique (para os não-aficionados, o termo não é pra ser gay, mas ele existe mesmo, e designa pedais feitos a mão por construtores renomados, e normalmente, caros).

***

Em realidade, acho que um pedal como esse que estou fazendo ou o que indiquei ao lucas, funcionaria com basicamente qual CI do genero: RC 4558, TL072, LM1458, NE5532... etc.

Do mesmo modo que se você restaurar um Opala qualquer roda do tamanho certo serve, PORÉM... aquela calota convexa, é um tcham no resultado. heh

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
NicolasPK escreveu:

Um fones até pode ter mais qualidade, mas nunca vai ter o mesmo palco que um estéreo bem posicionado, mesmo tendo fones que operam milagres.


Falar nisso, quais são os macetes para posicionar um estéreo?


Rant já respondeu com maestria. A parte a aula que ele deu, resta apenas lembrar que a potência do sistema deve ser compatível com o tamanho da ambiente em que ele se encontra. Não adianta muito tu ter um estéreo de 200 w em um quarto de 9 m².

Uma dica, tire o escorpião do bolso e compre esse sistema 2.1 para colocar no PC:

http://www.lojaedifier.com.br/caixa-de-som-28w-rms-e3100-edifier-2-1-110v.html

Tu vai ter um baita upgrade na qualidade sonora. As caixas de MDP serão substituídas por caixas de MDF, ganhará um subwoofer, e não sei se ganhará tweeters também (não sei se as caixas do teu sistema atual possuem tweeters).

Com o cupom EMAIL20 tu mata o frete.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
http://www.fnac.com.br/sennheiser-momentum-fone-de-ouvido-on-ear-azul/p/692194?utm_source=SmartMail&utm_medium=email&utm_campaign=Btarget&utm_content=16bee2db-0bb0-46fb-9ca7-1f3693cdb4aa&prt=_Btarget_SmartMail

Quem tem bala na agulha e quiser ver do que fones são capazes, certamente vai ficar para o passado a sensação de que fones não servem para apreciar boa música. Ainda não ouvi um sistema de som com tanta fidelidade quanto esse fone.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Ainda não estou convencido quanto a fones, mas se um dia precisar me resignar a eles, em razão de vizinhos ou outro... terei em mente essa dica.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Ainda não estou convencido quanto a fones, mas se um dia precisar me resignar a eles, em razão de vizinhos ou outro... terei em mente essa dica.


Há também a linha Fidelio, da Philips, que conta com fones excelentes. Estes eu ainda não tive o prazer de ouvir, mas só vejo comentários bons sobre eles. O problema é o preço...

E uma opção que já quebra um galho:

http://www.fnac.com.br/akg-fone-de-ouvido-k404/p/661470?gclid=Cj0KEQiAkIWzBRDK1ayo-Yjt38wBEiQAi7NnP8nM8dQrqMiy0oy5VzGBW8dWzpFJJTFgpwU0B3WpV5IaAjfF8P8HAQ&prt=_Google_PLA

e outra um pouco melhor:

http://www.bemol.com.br/loja/pt/bemol/fone-de-ouvido-akg-k511-over-ear-preto-000000000000167961

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
AKG e Seinheuser fabricam mic de alta fidelidade.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Faça com que eles estejam à mesma distância de onde diz "listening position".

Do contrário, em algumas coisas, pode haver um fenômeno chamado "cancelamento de fase".

Imagine que uma linha corta essa onda sonora ao meio:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 Illustrator_sound_wave

Essa linha é o 0. Acima dela é positivo, abaixo negativo.

Agora digamos que há duas ondas sonoras que vão se cruzar (seja de fontes diferentes, seja da mesma fonte refletindo num objeto - tipo parede - e retornando).

Com os falantes equidistantes de você, isso reduz em ocorrência. Eles vão estar no mesmo "pico e vale" por assim dizer. OU seja, estarão em fase.

Mas se estiverem dispostos de uma forma em que um instante uma fonte está produzindo uma gama de frequencia num pico (positivo) e a outra fonte estiver naquele ponto e tempo no negativo (vale)... estão fora de fase, e acontece "cancelamento de fase", ou seja, ao invés de somar os dois sons, o que ocorre é que se subtrai o conteúdo idêntico deles, e ouve-se apenas a diferença.

Em resumo, mata o som. hehehe Ele fica magro e disforme.


Essa lógica vale para posicionamento de microfones pra microfonar um amp? Tu manjas?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
Rant Casey escreveu:
Faça com que eles estejam à mesma distância de onde diz "listening position".

Do contrário, em algumas coisas, pode haver um fenômeno chamado "cancelamento de fase".

Imagine que uma linha corta essa onda sonora ao meio:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 Illustrator_sound_wave

Essa linha é o 0. Acima dela é positivo, abaixo negativo.

Agora digamos que há duas ondas sonoras que vão se cruzar (seja de fontes diferentes, seja da mesma fonte refletindo num objeto - tipo parede - e retornando).

Com os falantes equidistantes de você, isso reduz em ocorrência. Eles vão estar no mesmo "pico e vale" por assim dizer. OU seja, estarão em fase.

Mas se estiverem dispostos de uma forma em que um instante uma fonte está produzindo uma gama de frequencia num pico (positivo) e a outra fonte estiver naquele ponto e tempo no negativo (vale)... estão fora de fase, e acontece "cancelamento de fase", ou seja, ao invés de somar os dois sons, o que ocorre é que se subtrai o conteúdo idêntico deles, e ouve-se apenas a diferença.

Em resumo, mata o som. hehehe Ele fica magro e disforme.


Essa lógica vale para posicionamento de microfones pra microfonar um amp? Tu manjas?


Sim!

Exatamente. Essa lógica vale para posicionamento de mics.

É simples e ao mesmo tempo não é. Explico...

Você vai microfonar um combo ou gabinete aberto atrás. E vai microfonar dos dois lados, frente e verso (existe essa técnica). O que dizem é pra botar ele na mesma distância, na frente e atrás, e alinhados dos dois lados.

Lindo, certo? Mas em qual ponto se determina o "zero", do cone? Boa pergunta, eu não sei. E outra, se estão equidistantes do zero, quando de um lado ele estiver vindo, do outro lado ele está voltando... não seria o caso de estarem então perfeitamente 180 graus FORA de fase?

Eu já testei essa técnica de gravação e não gostei.

A outra seria dois microfones. Digamos, um na beirola do cone e um entre o centro e a beira. Talvez um a 90º do cone e um a 45º. Bacana. Aí você vai sentar e calcular daí, de 20Hz a 20KHz (o espectro audível) cada frequência em termos de velocidade e amplitude pra ver se algo ficou fora de fase e cancelou? Porque pode acontecer...

Parece que existem aparelhos que medem fase. Mas a maioria não usa. Como eu não confio nessa abordagem "do olhômetro", eu uso um microfone só. E quando uso dois, gravo cada mic em uma pista diferente (e não uma trilha mono pros dois) pra não cagar o take se depois no monitor ele soar "murcho" (resultado de um cancelamento parcial de fase).

Creio que o mesmo não se aplica se você puser um condenser pra capturar som do ambiente, em outro lugar, a la Jimmy Page. Mas eu não uso condenser e sinceramente, a menos que o lugar tenha a acústica tratada, ou naturalmente uma ótima acústica, não faz sentido captar o ambiente. Pro meu gosto, som captado de longe sempre soa tosco, eu capto tudo diretaço do cone.

***

Então... acho que precisamos pesquisar pra responder melhor e saber se tem problemas mesmo, saber se os caras estão aplicando mal a teoria, ou se na realidade não há problema.

E claro, testar e ouvir.

Pro meu ouvido até hoje, um SM57 a 90º (perpendicular), posicionado a meio caminho entre a borda e meio do cone, é infalível pra sons de guitarra. Enquanto não acho tempo pra experimentar, vou usando esse método e gosto do resultado.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Hoje está sendo um dia anarco dadaísta, musicalmente falando, pra mim.

Primeiro hoje vejo isso: uma Fender de papelão.



De boa? Eu dava um rim pra ter ela.

***

Terminei finalmente. Ontem tirei da protoboard e montei meu pedal.

Fotos ou não aconteceu, certo?

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 1138f0a

Da esquerda pra direita, controles: Drive, Tone, Volume.

O resultado final?

Volume: eu gosto de usar potenciometros lineares mas tive de usar logaritmico. A única diferença foi que ao invés de usar o volume em 9 horas como de costume uso em "meio dia".

Tone: no protótipo era mais sensível esse controle. Uma vez tudo aterrado, ele ficou mais grave. Então estou usando ele bem mais à frente do que nos testes. Mas funciona legal, sem queixas. Apenas fica estranho esse aspecto de um botão de agudos ficar tanto pra direita.

Drive: usei pot logaritmico também. Como resultado, dá pra ter drives/boost muito leves até 12 horas. Somente a partir dali começa a pesar pra valer a coisa. Achei legal porque pra setar ele como boost deu uma precisão incrível, e pro nível de drive onde isso não é tão necessário, pouco giro no knob já toca fogo no mundo.

Impressão geral do pedal:

Ficou grave. Muito mais do que eu esperava. Alguns podem gostar disso mas ele está contrastando bastante com o pedal verde que costumo usar, que é bem focado nos médio agudos.

O som do pedal ao contrário dos verdes habituais (os estilo TS) é bem transparente. Pra mim tá mais pra um OCD do que um Tube Screamer.

Minha cadeia de efeitos de drive/distorção está assim:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 5ddb722

Começando pelo Onerr, verde, que é basicamente um TS e muito fiel ao original. Eu ainda vou usar ele muito. Ele soa perfeito pra tocar Cocaine do Clapton por exemplo, onde o meu soaria grave demais. A coloração que ele dá no timbre está na medida.

Antes do pedal novo, ali no meio, estar ali, eu combinava ele com o roxo (uma cópia do Suhr Riot) para conseguir distorções "cremosas" com bastante conexão entre as notas e compressão. Mas combinar um drive com uma distorção não dá sempre os melhores resultados.

Quando sozinho uso o roxo pra sons como Queen, que pedem uma distorção beeem agressiva e rica em harmônicos. Mas combinado com o pedal verde nunca ficava gordo e parrudo o som.

Entre o pedal novo.

Sozinho ele dá um overdrive mais transparente, ótimo pra sons como Sweet Home Alabama onde um TS descaracterizaria um bocado o som.

Mas agora, afora a distorção, tenho outra opção de som pesado, mas com caráter mais vintage, que é combinar o pedal novo com o verde.

Com o pedal verde é mais "mordente" e tem um foco nas frequencias em torno de 700Hz (médio), quando combinado com o som grave e transparente do pedal novo, os dois juntos me dão um drive fortíssimo, que lembra um JCM800 estourando. Os harmônicos pulam pra frente, as notas conectam bem ao ponto de dar solos de metal muito bons, os riffs ficam parrudos, agressivos e secos como um JCM faz, e começa um feedback que não é excessivo, é controlável, e te possibilita uns lances a la Hendrix.

Dois drives uma distorção é muito? Nah!!!!

A paleta de timbres expandiu!!!!

Sozinhos, eu tenho uma distorção a moda Queen, um drive transparente, sofisticado e denso, e um drive mordente e rico em médios.

E combinando os dois drives abre uma segunda distorção, diferente do pedal roxo, menos granulada, lembra realmente um valvulado vintage high gain no talo.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Hoje está sendo um dia anarco dadaísta, musicalmente falando, pra mim.

Primeiro hoje vejo isso: uma Fender de papelão.



De boa? Eu dava um rim pra ter ela.

***

Terminei finalmente. Ontem tirei da protoboard e montei meu pedal.

Fotos ou não aconteceu, certo?

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 1138f0a

Da esquerda pra direita, controles: Drive, Tone, Volume.

O resultado final?

Volume: eu gosto de usar potenciometros lineares mas tive de usar logaritmico. A única diferença foi que ao invés de usar o volume em 9 horas como de costume uso em "meio dia".

Tone: no protótipo era mais sensível esse controle. Uma vez tudo aterrado, ele ficou mais grave. Então estou usando ele bem mais à frente do que nos testes. Mas funciona legal, sem queixas. Apenas fica estranho esse aspecto de um botão de agudos ficar tanto pra direita.

Drive: usei pot logaritmico também. Como resultado, dá pra ter drives/boost muito leves até 12 horas. Somente a partir dali começa a pesar pra valer a coisa. Achei legal porque pra setar ele como boost deu uma precisão incrível, e pro nível de drive onde isso não é tão necessário, pouco giro no knob já toca fogo no mundo.

Impressão geral do pedal:

Ficou grave. Muito mais do que eu esperava. Alguns podem gostar disso mas ele está contrastando bastante com o pedal verde que costumo usar, que é bem focado nos médio agudos.

O som do pedal ao contrário dos verdes habituais (os estilo TS) é bem transparente. Pra mim tá mais pra um OCD do que um Tube Screamer.

Minha cadeia de efeitos de drive/distorção está assim:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 5ddb722

Começando pelo Onerr, verde, que é basicamente um TS e muito fiel ao original. Eu ainda vou usar ele muito. Ele soa perfeito pra tocar Cocaine do Clapton por exemplo, onde o meu soaria grave demais. A coloração que ele dá no timbre está na medida.

Antes do pedal novo, ali no meio, estar ali, eu combinava ele com o roxo (uma cópia do Suhr Riot) para conseguir distorções "cremosas" com bastante conexão entre as notas e compressão. Mas combinar um drive com uma distorção não dá sempre os melhores resultados.

Quando sozinho uso o roxo pra sons como Queen, que pedem uma distorção beeem agressiva e rica em harmônicos. Mas combinado com o pedal verde nunca ficava gordo e parrudo o som.

Entre o pedal novo.

Sozinho ele dá um overdrive mais transparente, ótimo pra sons como Sweet Home Alabama onde um TS descaracterizaria um bocado o som.

Mas agora, afora a distorção, tenho outra opção de som pesado, mas com caráter mais vintage, que é combinar o pedal novo com o verde.

Com o pedal verde é mais "mordente" e tem um foco nas frequencias em torno de 700Hz (médio), quando combinado com o som grave e transparente do pedal novo, os dois juntos me dão um drive fortíssimo, que lembra um JCM800 estourando. Os harmônicos pulam pra frente, as notas conectam bem ao ponto de dar solos de metal muito bons, os riffs ficam parrudos, agressivos e secos como um JCM faz, e começa um feedback que não é excessivo, é controlável, e te possibilita uns lances a la Hendrix.

Dois drives uma distorção é muito? Nah!!!!

A paleta de timbres expandiu!!!!

Sozinhos, eu tenho uma distorção a moda Queen, um drive transparente, sofisticado e denso, e um drive mordente e rico em médios.

E combinando os dois drives abre uma segunda distorção, diferente do pedal roxo, menos granulada, lembra realmente um valvulado vintage high gain no talo.


Sabe fazer um de tremolo? Olha que eu compro!

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Cacete cara... um quote desse tamanho, pra uma frase de resposta, que não requeria a citação... parabéns!

kkkkkkkkkkk

Nunca fiz um. Mas tou querendo um. Quando eu fizer, se der certo, até faço um pra ti.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
kkkk é a mania

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Andei vendo um que parece fácil de fazer. E soa bem.

http://www.generalguitargadgets.com/effects-projects/tremolo/ea-tremolo/

EA Tremolo dá pra ver videos no YT. Sinceramente, ele faz o que eu esperaria que um tremolo fizesse mesmo.

Nem mais nem menos. Acho que é esse mesmo que farei. Achei o circuito dele simples e fácil.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Saquem esse canal guitarreiros, eles dão uma visão geral no equipamento do musico, essa pedaleira me chamou atenção

https://www.youtube.com/watch?v=Db7UZzCsZuU

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Pedais baratos, eu curto

https://www.youtube.com/watch?v=1f_CYFVt-PU

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Galera que grava costuma usar plugins? em que etapas?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
Galera que grava costuma usar plugins? em que etapas?


Microfone no amp, e sinal cru pro mixer. E já era.

Uma vez adicionei um reverb numa bateria, mas não achei que ficou grande coisa e não mexi mais com isso.

****

Testado o overdrive em ensaio.

PUTAQUEPARIU.

Sozinho ele já é uma beleza. Ligado junto com o Carbon X, roncou MUITO GROSSO. Tá louco.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Pretendo adquirir um delay em breve.

Sou fanboy da EHX.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
El Topo escreveu:
Pretendo adquirir um delay em breve.

Sou fanboy da EHX.


Bah... eu desafio alguém a usar um Memory Man sem soar como o The Edge.

Sou o oposto. EHX faz tudo soar como... EHX.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 18 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder