EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Quando forem timbrar suas distorções, seja com pedais, pedaleiras, ou com a guitarra espetada diretamente no ampli, procurem "montar" o som com uma utilização comedida dos agudos. Quando você coloca agudos para que seu som atinja o timbre desejado enquanto baixo, tocando em seu quarto por exemplo, você corre o risco de tirar a "alma" de seu timbre quando grava ou simplesmente qdo for tocar alto com os mesmos ajustes. Isso pode ser ouvido e percebido aqui mesmo no fórum quando os amigos partem para o "teste de timbre" e submetem algumas gravações para o crivo dos pares do fórum. O som que parece tão bom pra vc, em frente ao seu ampli, trancado em seu quarto, perde vida quando gravado e postado no fórum... será que esse fórum é amaldiçoado e acaba com a vida do nosso som??? hehehehehehe

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/162139/

Hey Rant isso aí em cima procede? Uma vez li vc dizendo que as frequencias agudas são as que mais importam na mix pra guitarra se não me engano

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Algumas coisas ele está certo, outras não.

Sim, tocando (com volume) baixo, os agudos tendem a dar uma "morridinha", mas com o volume alto a mesma setagem vai produzir agudos redondos e bonitos. O mesmo acontece com os graves na verdade, que a baixo volume parecem um peido molhado mas a altos volumes ganham contornos definidos.

Mas quando entra em gravação ele caga pela boca.

Existe o som que você está ouvindo.
Existe a sensibilidade do microfone.
E por fim, existe a faixa de frequência de reprodução do aparelho do ouvinte.

Pelo que vejo aqui com um SM57 "of sorts", o som pra gravar sempre precisa estar um pouco mais agudo do que o para ouvir. E um pouco menos grave. Isso fica claro por exemplo usando uma setagem que, para metal daria um som "foda" em termos de equalização... aí você grava o riff de Kashmir e fica uma porcaria abafada. E toca-lhe cortar frequencias de 20 a 400 Hz no EQ do programa de gravação depois. Evil or Very Mad

O som pra gravar precisa estar ABERTO, soar ABERTO. Porque ele sempre vai soar mais fechado lá na faixa gravada. Isso vale para single coils e pra humbucker então NEM SE FALA.

Quanto a ganho de distorção, o que soa bem ouvindo não soa necessariamente bem para gravar. Manere no ganho da distorção na hora de gravar. Senão vai sacrificar definição ainda mais.

Sobre volume de gravação, provido que você ajustou o ganho de entrada da placa pra não dar clipping, porque isso é o óbvio:

Ele falou bobagem.

Volumes muito altos podem deixar o microfone maluco e fazer soar como bosta.

Já obtive timbres melhores gravando a médio e relativamente baixo volume.

O cone do falante tem uma certa elasticidade, e da mesma forma que se você der um teco com força na corda ela demora mais para perder movimento, o falante também, a altos volumes, tem um "swing" maior de um ponto ao outro. Na prática isso significa que volumes altos sacrificam dinâmica se isso for importante, e consequentemente, sacrifica ritmo. Ritmo é a interação entre som e silêncio!

O som vira uma "pasta" sem definição, se o falante estiver trabalhando feito louco. Embora ao vivo soe legal pacas. hehe

***

Pouca gente sabe que Jimmy Page era um gênio da gravação. O que ele não tinha de criativo como guitarrista (a maioria dos riffs dele são plagios), ele tinha como produtor. Porque a formação dele inicial foi como músico de estúdio!

Parte dele o conhecimento atual de que se obtém melhores resultados gravando com amplificadores pequenos. Eu quero construir um AX84 Hi Octane (7 Watts) justamente pra gravação.

Amplificadores muito grandes (em potencia) para que comece a dar um crunch bonito, precisam de muito volume, e isso causa problemas já citados na gravação.

Outra besteira que ele falou é que ambientes isolados para a caixa o são para poder sentar volume. É asneira. Se isola o ambiente da caixa por duas razões: um, para não ser expulso do prédio, em caso de estúdios que ficam em residencias ou apartamentos. Segundo, e principal, o que é isolado na realidade é O MICROFONE da caixa. Desse modo não acontece de o retorno (as pistas que o guitarrista está ouvindo pra gravar sua parte em cima) "sangrem" pra dentro da pista de guitarra. Se isso acontece, a pista de guitarra vai ter a guitarra, e lá no fundinho a bateria, o baixo, etc, e você quer uma pista o mais limpa e livre de ruídos possível. Não tem nada a ver com isolar para poder dar volume por causa da qualidade de gravação. Isolar por causa do volume só vai ser problema se volume for um problema pra pessoas de fora. O que se isola é o microfone, pra que não capte: retorno, celular tocando (acontece muito), gente falando, cadeira rangendo, etc.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O exemplo que ele deu ali foi uma bosta. Dos dois videos.

O primeiro o Eric Johnson, que usou no minimo um SM57 no falante, senão um Neumann também.

O segundo o maluco que gravou com o celular ou camera digital... que tem uma captura de audio paupérrima.

Não é exemplo de setagem. Seria o mesmo que comparar gasolina aditivada com comum, só que o cara da aditivada corerndo numa McClaren F1 e o da comum num Fiat 147.

E... lendo adiante no tópico ele sugere usar falante de 15" e diz que prefere de 18" pra guitarra.

Sinceramente? Me parece um daqueles manés que gosta de ser o guitarrista mas nasceu mesmo é pra tocar baixo: se 82Hz não é grave o bastante pra ti, e 220Hz pra cima é agudo demais pra ti... tu não deveria estar tocando guitarra.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Fiz um teste rápido aqui. Telecaster com single no braço e dual rails na ponte, cordas velhas. O power amp não está numa carcaça metalica então isso causa um pouco de ruido. Mas o importante pode ser avaliado.

Neste teste, a primeira gravação é com volume baixo, e agudos compensados. A segunda com volume alto (o que uso pra ensaio com um baterista mão pesada) e corte de agudos no EQ ativo que fica apos o preamp.

https://soundcloud.com/van-zefuden/teste-volume

Sabe o que acontece se eu usar a segunda numa gravação? Fica inaudível. Os agudos ficam sem brilho, e em altos volumes há uma saturação de médios que embola com o baixo!

Segundo teste: volume intermediário. Distorção em ambos. Uma com a distorção setada de um modo que na minha frente soa legal, gordo. A segunda setada de um modo que uso pra gravação, um pouco mais agudo do que eu setaria pra ouvir eu mesmo tocar.

https://soundcloud.com/van-zefuden/teste-agudos

O segundo caso, numa mix, com baixo e bumbo preenchendo o panorama grave, ficaria uma mix abafada, sem ornamentação da guitarra.

Então pro gambasno do rock la: guitarra se toca alto. De fato. Se toca no registro alto. Com clave de Sol. Agudo, porra.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Tem esse também:

tiggercomp.com.br

Acabei de fechar um pedido com eles e estão enviando (já tinha comerciado com eles no ML anteriormente). Tem muita coisa lá.

Mas a maioria dos sites é ruim de oferta em resistores e capacitores. Eles tem, mas nem sempre tem todos os valores de componente, então esses eu compro em eletrônicas locais.

Tu vais encontrar na medida em que procura componentes via google. Estes dois encontrei ao procurar "Chave 3PDT" (Triple Pole, Double Throw). Que são usadas pra ligar/desligar pedal em True Bypass com o uso de um LED pra indicação visual (dá pra fazer com DPDT que é mais barata mas usa daí outro circuito pra isso).

Enfim muita coisa tu vai descobrir fuçando.

Se tiver dificuldades com esse esquemático aí, ou dúvidas, posso tentar te ajudar.


Valeu mesmo Rant! Muito bom esse site.
Agora é tentar a executar um projeto e ver até onde vai a toca do coelho. rs
Se surgirem dúvidas e eu ficar "travado", eu passo aqui pra encher o saco.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Pergunta aos audiófilos.

Tenho um aparelho de som desses modernos, com entrada USB e tal, mas que falta algo essencial: uma entrada para fone de ouvido.

O aparelho tem aquelas entrada "audio in" que serve para ligar Ipad, smartphone e essas coisas. Me falaram que é possível levar num técnico e ele transformar essa entrada "audio in" numa saída para fones.

Confere?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
Pergunta aos audiófilos.

Tenho um aparelho de som desses modernos, com entrada USB e tal, mas que falta algo essencial: uma entrada para fone de ouvido.

O aparelho tem aquelas entrada "audio in" que serve para ligar Ipad, smartphone e essas coisas. Me falaram que é possível levar num técnico e ele transformar essa entrada "audio in" numa saída para fones.

Confere?



É uma entrada ou uma saída?

Uma entrada serve pra você tocar um player externo e fazer sair nesse seu aparelho de som.

Uma saída serve pra você tocar algo nesse som e sair em outro lugar (ex: num som maior através da entrada auxiliar deste).

Outra pergunta, o plug... é P10 (tipo guitarar), P2 (tipo heaphone), RCA ou USB?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
É entrada.

Tipo assim, vc tem músicas no smartphone e quer ligá-lo no aparelho para sair nas caixas.

O que eu quero é poder conectar fones de ouvidos.

Me falaram que essa entrada de aúdio do aparelho de som pode ser transformado numa saída para fones.

O "buraco" onde está escrito "audio in" é para plug comuns (acho que é o tal P2). Tipo esse aqui:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 Plug-p2-4-polos-4-vias-audio-video-fone-microfone-18500-MLB20155619192_092014-O

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Como disse estou baseando meu pedal nesse circuito aqui:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 210161d1386772082-lovepedal-eternity-burst-son-screamer-jpg

Estou usando apenas a "topologia" dele, isso é, a disposição geral dos componentes, mas os estou alterando todos.

De tudo que mudei, a única que não mudei mesmo foi o Capacitor 3 (C3 no esquemático) de 47 pico Faraday.

Apesar de estar gostando do meu protótipo, ainda achei que por melhor que eu fizesse, ainda estava um tanto grunge demais, muito "granulado" o resultado.

Esse C3 é um capacitor pra "amaciar" o estágio de clipping (ele está em paralelo com os diodos).

Pensei.. what the hell... botei um de 100 nano Farad no lugar. Abafou o som. Me deu um estalo: essa porra realmente faz algo no som.

Devolvi o capacitor de 47pF ao seu lugar, e adicionei mais um sobressalente que tinha aqui, de mesmo valor, em paralelo ao que já estava.

Capacitores em paralelo, e resistores em série, os valores são somados.

O valor final do capacitor de "amaciamento" ficou em 94 pF (47+47), e praticamente resolveu o problema. O som ficou macio e redondinho. O drive ainda é muito orgânico e fiel ao timbre da guitarra, mas não fica mais tão áspero. Deu um toque de veludo no timbre por assim dizer (virei sommelier de capacitor huahauhau).

Quem for montar, fica a dica: monte antes numa Protoboard (onde é fácil trocar componentes) e EXPERIMENTE.

Como esse pedal é baseado num Tube Screamer, e o site GeoFex já debulhou toda a anatomia do TS, fica mais fácil entender o que cada coisa faz:

http://www.geofex.com/article_folders/tstech/tsxtech.htm

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
É entrada.

Tipo assim, vc tem músicas no smartphone e quer ligá-lo no aparelho para sair nas caixas.

O que eu quero é poder conectar fones de ouvidos.

Me falaram que essa entrada de aúdio do aparelho de som pode ser transformado numa saída para fones.

O "buraco" onde está escrito "audio in" é para plug comuns (acho que é o tal P2). Tipo esse aqui:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 Plug-p2-4-polos-4-vias-audio-video-fone-microfone-18500-MLB20155619192_092014-O


Hummm... é, pode sim ser transformada. Provavelmente. Com alguma magia nerd.

Qual a marca e modelo do som?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
É esse aqui:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 MCM1150_55-IMS-pt_BR?wid=1250&$jpglarge$

O "audio in" fica bem do lado onde se coloca CD.



Última edição por Joe em 25/11/15, 09:22 pm, editado 1 vez(es)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Bro, eu quero o modelo...

Os fabricantes fornecem os esquemáticos para que possam ser feitos reparos.

Com ele em mãos encontra-se fácil uma SAÍDA de áudio que possa ser desviada para os fones, e você possa usar ele dessa forma.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Esquece, já achei. Estava embutido na URL da imagem que mandaste.

Peça a eles o esquemático, para reparos.

Diga que estragou e o técnico precisa disso.

UPDATE: mandei email a eles pedindo. Vou olhar de curioso. Se eu tiver uma luz, te digo.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Valeu! Very Happy

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
Valeu! Very Happy


Olá Rant, bom dia!

Obrigado por contatar o Centro de Informações ao Consumidor Philips

Este tipo de informação é disponibilizado apenas para nossa rede autorizada, oriento gentilmente que encaminhe seu produto para uma de nossas assitências técnicas autorizadas para que seja realizada uma avaliação técnica.

Para que você possa localizar a autorizada mais próxima de você, acesse o link abaixo por favor:

http://www.philipsbusca.com.br/philipsbusca/index.php

Atenciosamente,

Júnior da Silva

Philips do Brasil

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Joe escreveu:
Valeu! Very Happy


Olá Rant, bom dia!

Obrigado por contatar o Centro de Informações ao Consumidor Philips

Este tipo de informação é disponibilizado apenas para nossa rede autorizada, oriento gentilmente que encaminhe seu produto para uma de nossas assitências técnicas autorizadas para que seja realizada uma avaliação técnica.

Para que você possa localizar a autorizada mais próxima de você, acesse o link abaixo por favor:

http://www.philipsbusca.com.br/philipsbusca/index.php

Atenciosamente,

Júnior da Silva

Philips do Brasil



Pensa num atendimento rápido. A julgar pelas fotos, na frente tem a entrada para pendrive e a entrada para dispositivos. No verso do aparelho tem apenas a saída para os speakers:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 0265781_3

Até rola umas gambiarras, mas a qualidade não vai ser das melhores, vai ter despesas e gastos com mão de obra.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Uma coisa que pode ser tentada, nesse caso ali, é o seguinte... dependendo do fone de ouvido......... Joe tem fotos dele aí?

Daria pra fazer o seguinte... Desencapar o fio do fone de ouvido.

Certamente é um fio de duas vias com malha.

Ou seja, dentro da capa do fio deve ter dois fiozinhos encapados. E uma malha por fora dos dois, por dentro do plastico exterior.

Cada um desses fiozinhos é o positivo de um lado (direito e esquerdo) e a malha é o aterramento (o negativo).

O que o joe pode fazer é cortar logo abaixo do Plug P2 do headphone.

Desencapar o fio.

Localizar os dois fios menores, encapados, dentro. Cada um deles vai no conector vermelho de cada lado do estéreo.

Se cada um deles tiver uma malha individual, torce ela de modo a ela virar um fiozinho, e por no respectivo terminal preto.

Se os dois fios tiverem uma malha compartilhada pra ambos, o que o joe pode fazer é: imendar dois fiozinhos nessa malha (torcendo, e fita isolante). O aterramento agora está bifurcado. Cada uma dessas bifurcações vai para um dos terminais pretos.

A julgar pela potência do som, deve usar um circuito integrado do naipe do TDA 2040. Ele produz na faixa de 15 a 22 Watts de potencia de som. Se for testar o headphone na saída das caixas... comece no volume mínimo e vá progredindo devagarinho.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Se o som estivesse aqui eu faria a gambiarra pro Joe.

O que eu faria é furar a carcaça dele por trás e instalar um P2 fêmea (pra conectar esses plugs de fone de ouvido).

Depois instalar uma chavinha:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 MTS-202

E então na fiação interna do som, faria com que numa posição da chave, o som é normal, pros auto falantes. E na outra posição o som é desviado para o terminal de saída de Fones.

Se o volume for forte demais pros fones dá até pra botar um potenciometro de volume que "jogue fora" o excesso de sinal, que uma vez ajustado à sensibilidade do headphone, se pode usar normalmente o controle de volume do som, do zero ao máximo.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Até rola umas gambiarras, mas a qualidade não vai ser das melhores, vai ter despesas e gastos com mão de obra.


O gasto não é problema (rico é outra coisa Razz ). Mas falando sério, já me indicaram um técnico que faz isso e o preço não é nenhuma fortuna (vantagens de se morar em cidade menor). Quanto a qualidade será que não depende da magia do nerd?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
É impressão ou não fabricam mais aparelhos com entrada para fone?

Pergunto porque a razão de eu ter comprado esse aparelho, fora o custo e benefício, é que todos os demais simplesmente não tinham entrada para fone.

Fui em tudo que é loja e encontrei aparelho de até 5 mil que só faltava ter inteligência artificial, mas não tinha uma mera entradinha para fones.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Uma coisa que pode ser tentada, nesse caso ali, é o seguinte... dependendo do fone de ouvido......... Joe tem fotos dele aí?


Vou ver se tiro uma foto dele e posto aqui.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
Rant Casey escreveu:
Uma coisa que pode ser tentada, nesse caso ali, é o seguinte... dependendo do fone de ouvido......... Joe tem fotos dele aí?


Vou ver se tiro uma foto dele e posto aqui.


Tira uma dele inteiro e tira uma em close do plug com o fio aparecendo bem.

E pára de falar "entrada pra fone", é saída! hahaha

Entrada e saída são coisas diferentes. Entrada é onde entra sinal, e saída é por onde sai sinal. VocÊ quer uma saída pra fones.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
É impressão ou não fabricam mais aparelhos com  entrada para fone?

Pergunto porque a razão de eu ter comprado esse aparelho, fora o custo e benefício, é que todos os demais simplesmente não tinham entrada para fone.

Fui em tudo que é loja e encontrei aparelho de até 5 mil que só faltava ter inteligência artificial, mas não tinha uma mera entradinha para fones.


Spoiler :



Estou postando imensa para que tu veja ali a "entrada" (que é uma saída). Geralmente se recebe aquilo que se paga.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O aparelho é bom. Não tenho queixas.

Na época, apesar de achar estranho não ter encontrado um único aparelho com saída para fone (agora disse certo, hahaha), não liguei pq não era algo que julgava importante.

Porém, mudei de ideia e agora acho que seria interessante ter, vai saber quando se precisa.

Para ser bem sincero, sou meio "anti-fone". Hj em dia parece que ninguém mais escuta música em casa sentado numa poltrona. Hj todo mundo escuta nos fones de seu smartphone enquanto trabalha.

Isso, na minha humilde opinião, impede que se aprecie a música na sua totalidade.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
O aparelho é bom. Não tenho queixas.

Na época, apesar de achar estranho não ter encontrado um único aparelho com saída para fone (agora disse certo, hahaha), não liguei pq não era algo que julgava importante.

Porém, mudei de ideia e agora acho que seria interessante ter, vai saber quando se precisa.

Para ser bem sincero, sou meio "anti-fone". Hj em dia parece que ninguém mais escuta música em casa sentado numa poltrona. Hj todo mundo escuta nos fones de seu smartphone enquanto trabalha.

Isso, na minha humilde opinião, impede que se aprecie a música na sua totalidade.


Um fones até pode ter mais qualidade, mas nunca vai ter o mesmo palco que um estéreo bem posicionado, mesmo tendo fones que operam milagres.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 17 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder