EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Ué tem um na foto ali.

É um Groovin jumbão. rsrsrs

O braço dele é uma delícia, mas só... produz pouco volume e preciso espancar as cordas pra tirar algo dele.

Eu não curto muito tocar violão. Eu tinha dois desses folk, mas meu primo mudou-se pra Floripa e como ele era meu parceiro de violadas, eu mandei um deles de presente pra ele.



descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
lucasao escreveu:
Rant Casey escreveu:
Sobre a poeira minha dica é... peça a alguém pra segurar o aspirador de pó bem perto da broca enquanto fazes o furo.

Desse modo a poeira do reboco e tijolos é sugada antes de sujar tudo.

Reduz a sujeira em uns 90%.


Eu tava pensando na poeira que vai acumular. rs
Por aqui é tenso, se ficar um dia sem limpar já aparece uma crosta. Mas sua dica será útil também.


Ah, que vai acumular na guitarra?

É... aqui também dá muita poeira.

Sinceramente eu nem ligo. Eu sou do time dos porcões, que só pega a guitarra pra tocar. O outro time, que vive alisando guitarra com flanela, eu nunca consegui fazer parte depois da primeira guitarra.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Ué tem um na foto ali.

É um Groovin jumbão. rsrsrs

O braço dele é uma delícia, mas só... produz pouco volume e preciso espancar as cordas pra tirar algo dele.

Eu não curto muito tocar violão. Eu tinha dois desses folk, mas meu primo mudou-se pra Floripa e como ele era meu parceiro de violadas, eu mandei um deles de presente pra ele.





Ah, agora vi. É que ele saiu cortado na foto e tá bem no fundo.

Eu prefiro tocar sozinho. Até pq eu toco é violão clássico. Fiz um ano de conservatório.

Mas entendo que é legal ter um parceiro para tocar, eu apenas me enchi o saco de ter que ficar catando músico.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sim, se tem pelo menos um e ele toca violão, aí eu passo pro contrabaixo.

Aqui na cidade meu professor de baixo tem uma dupla com um vocalista/violonista, e eles tocam em barzinhos e tal. O contrabaixo+violão fica um set muito bom! O baixo acaba proporcionando ao violão um senso de ritmo tão bom quanto a combinação violão+percussão.

Então, podendo ir pro baixo em vez do violão, eu faço essa opção. Até porque tocar baixo num setting acústico é até mais interessante do que numa banda, porque você se ocupa bem mais da parte rítmica da música do que simplesmente acentuar a harmonia.

Estou falando de contrabaixo elétrico, claro. E sim, fica bem legal acompanhando apenas um violão. O baixo é um instrumento bem menos sem graça do que parece à primeira vista.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
P.S.: tenho dois baixos (um estilo Music Man e um estilo Jazz Bass) e não tenho o menor interesse em ter um baixolão. hehehe

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Baixolão tem som de caixa de papelão com cordas, de 5 cordas então...

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Estou falando de contrabaixo elétrico, claro. E sim, fica bem legal acompanhando apenas um violão. O baixo é um instrumento bem menos sem graça do que parece à primeira vista.


Quem é fã do Rush como eu nunca achou o contrabaixo um instrumento sem graça. Geddy Lee faz o baixo das músicas do Rush ser mais interessante que a guitarra. E muitas vezes sem precisar de virtuosismo nenhum.

Uma das minhas favoritas:



Última edição por Joe em 18/02/16, 03:17 am, editado 1 vez(es)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O problema do rock é que o baixo e a baterias costumam ser burros, sem criatividade. É tudo muito "guitar driven" e com baixo e bateria fazendo apenas o feijão com arroz. São poucas as bandas como o Rush que usam baixo e bateria (não é à toa que o baterista deles é considerado um dos melhores, senão o melhor, do mundo. O Neil Peart é hors concours pela Modern Drummer e apontado como o maior desempenho de um baterista em todos os tempos pela Billboard) de forma anti-convencional. O irônico é que o guitarrista do Rush acaba ficando meio apagado, mas não por ser ruim, e sim por ser incomum uma banda ter um baterista e um baixista que aparecem tanto ou até mais que o guitarrista.

O guitarrista do Rush falou que ele e o baixista gostam de "inverter papéis", com o baixista tocando um riff e o guitarrista preenchendo as lacunas com acordes abertos, power chords, etc.

Essa é provavelmente a música mais "bass driven" do Rush.



Última edição por Joe em 18/02/16, 03:14 am, editado 1 vez(es)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Não tem ninguém aqui fora eu que goste do Kansas?







De longe minha banda favorita.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Eu gosto dessa música do Kansas. Acho legal a versão do Yngwie Malmsteen.



Sei que o sueco é um porre. Mas quando ele toca músicas dos outros fica legal. Ele tem um disco só de covers que é bom. Essa cover do Rush é boa:



É aquela coisa. Ele é um bom instrumentista, mas não é um bom compositor. Por isso que tocando as músicas dos outros os solos dele funcionam bem. Joe Satriani comentou certa vez que os solos do sueco estão a serviço de um "nada" pq não há uma composição boa que os sustente.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz


Uma música deles irremediavelmente destinada a se tornar mais e mais atual, até o derradeiro fim dos tempos.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
"Ten thousand years, nothing was learned. No turning back now the wheels have turned".

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Conheço pouco da banda, mas também curto Kansas.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Postei achando que esse daqui era o "Músicas que gostamos".

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Achei esse vídeo hilário aqui:



Exagerado claro...

Mas que tipo de solista é você, guitarrista arcaico?

(Eu me identifiquei com o "Bend it like beck" e "just let me groove", uma combinação dos dois kkkkkkkkkkkkk)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Reveber King kkkkkkkkk

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Exemplo de album que curto para caralho.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
Eu gosto dessa música do Kansas. Acho legal a versão do Yngwie Malmsteen.



Sei que o sueco é um porre. Mas quando ele toca músicas dos outros fica legal. Ele tem um disco só de covers que é bom. Essa cover do Rush é boa:



É aquela coisa. Ele é um bom instrumentista, mas não é um bom compositor. Por isso que tocando as músicas dos outros os solos dele funcionam bem. Joe Satriani comentou certa vez que os solos do sueco estão a serviço de um "nada" pq não há uma composição boa que os sustente.



Eu falto dormir ouvindo Malmsteen, excelente instrumentista mas musicalmente é outros 500

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sou fora de moda na ESA, devo ser o único que não toca porra nenhuma.

Sou diferentão.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Todo mundo tem musicalidade. É uma habilidade humana inata. Ao menos eu acredito nisso. Smile

Se o amigo um dia se interessar é só questão de encontrar o instrumento certo, e a linguagem músical que te move.

É uma forma de auto expressão muito gratificante, mesmo quando são covers... seus covers sempre soam como você (quando soam bem).

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
As pessoas costumam dizer..

"Mas eu não tenho ritmo".

Se você estiver bem calmo, nesse momento, o seu ritmo deve ser algo em torno de 80 batidas por minuto. Smile

"Eu não tenho ouvido."

Até surdos fazem música. Tem sim.

"Requer muita coordenação."

Requer muito menos coordenação do que escrever a punho. Levaram uns 5 anos pra dominar a técnica - não se leva metade disso pra tocar um instrumento.

"Eu não tenho o dom".

Música não é um dom. Todos ouvem música, portanto todos a compreendem num plano intuitivo. Isso é 50%. Os outros 50% são o plano prático e teórico.

O plano prático é coordenação motora fina (que é aprendida). E conciliar o que se ouve com o que se aprende (que é espontâneo). E a teoria é deveras simples. Ela é tão simples que existem grandes músicos que aplicam ela a partir de um ponto de vista intuitivo (ou seja, pessoas que nunca tiveram aulas).

Para dar um exemplo, Djavan nunca aprendeu a tocar violão, e no entanto compõe melodias intrincadas, com acordes muito difíceis. Djavan aprendeu tateando o violão e percebendo seus sons, e então, unindo eles intuitivamente. Não é um conceito difícil para nenhum metafísico platônico ou aristotélico: a música em sua completude já existe, ela só precisa ser acessada.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:

Música não é um dom. Todos ouvem música, portanto todos a compreendem num plano intuitivo. Isso é 50%. Os outros 50% são o plano prático e teórico.


Mais ou menos.

Li há muito tempo um artigo numa dessas revistas de guitarra sobre um estudo de neurociência onde descobriram que algumas pessoas realmente nascem com as regiões do cérebro responsáveis pela musicalidade (a grosso modo) mais ativas ou desenvolvidas. Geralmente essas pessoas são aquelas que possuem o que se chama de ouvido absoluto (acredita-se que Beethoven tinha ouvido absoluto).

Mas isso não impede alguém "normal" de se tornar um grande músico. Tanto que o estudo citava muitos nomes famosos, como o Steve Morse (pelo que eu lembro), que não possuem ouvido absoluto.

Última edição por Joe em 23/02/16, 01:37 am, editado 1 vez(es)

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tem o artigo aê, Joe?

Até porque para mim, tudo era apenas uma questão de somar facilidade de aprendizado + interesse + incentivo + disciplina.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
El Topo escreveu:
Tem o artigo aê, Joe?

Até porque para mim, tudo era apenas uma questão de somar facilidade de aprendizado + interesse + incentivo + disciplina.



Isso foi no tempo quando a internet tava engatinhando no Brasil e o modo de aprender guitarra (fora o professor) era lendo revistas como Cover Guitarra e Guitar Player (nem sei se ainda existem).

Se não me engano, li isso numa Cover Guitarra.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Neste vídeo é mencionada essa questão de ouvido leigo, ouvido absoluto etc.



Começem lá pelos 1:14 porque antes disso é só papo furado de vlogayro.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 23 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder