EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Qual seria um bom fone para escuta Vivaldi, bach, beethoven ? Quando eu escuto Toccata in d minor fica tipo um chiado quando é tocado tons mais auto.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Shiva escreveu:
Qual seria um bom fone para escuta Vivaldi, bach, beethoven ? Quando eu escuto Toccata in d minor fica tipo um chiado quando é tocado tons mais auto.


Troll detected.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Ei Rant, vc conhece as stratos da SX, que dizem que a madeira tem qualidade parelha com as fenders ?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sir D. Fortesque escreveu:
Ei Rant, vc conhece as stratos da SX, que dizem que a madeira tem qualidade parelha com as fenders ?


Desculpe cair de paraquedas no assunto.

As SX são guitarras extremamente honestas e de boa qualidade, dentro da faixa custo-benefício e comparada às concorrentes. Por mais que ambas possuam Alder na composição do corpo, a construção é diferente e a qualidade da Fender é superior.

Todavia, pelo custo, as SX são guitarras muito boas e compensam o investimento de cada centavo gasto.

Para upgrade, é uma guitarra bem indicada. Se mexer nos caps, na ponte e nas tarraxas terás uma ótima guitarra.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Shiva escreveu:
Qual seria um bom fone para escuta Vivaldi, bach, beethoven ? Quando eu escuto Toccata in d minor fica tipo um chiado quando é tocado tons mais auto.


Pega um Sony MDR 10-R.

Não embola os graves, define bem os médios e não deixa o agudo muito estridente. Equaliza bem as frequências.

Só tem um problema: é caro pra dedéu.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Meu irmão e minha namorada são as únicas pessoas que conheço que lêem manuais das coisas. Tu larga o manual do teu relógio na mão deles e dali a uma hora descobre que ele tem uma função fritar ovo, e eles acham ela.


deve ser força do hábito,
Se não me engano pelo que tu contou ela é fotografa profissional, comprei um dessas câmeras profissional, impossível aprender a usar sem ler manual, tem trocentos botões com descrições psicodélicas.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Não conheço ninguém que tem hábito de ouvir música clássica com frequência hahaha

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sir D. Fortesque escreveu:
Ei Rant, vc conhece as stratos da SX, que dizem que a madeira tem qualidade parelha com as fenders ?


Cara... "madeira" é pura bobagem. Obcecar com madeira é uma forma "mística" de quem não entende picas do funcionamento de uma guitarra conseguir um jeito de explicar timbre. Um estudo feito em brasília comparando o comportamento de 9 corpos diferentes no mesmo braço e captador mostrou que o espectro sonoro de todas as madeiras era IDÊNTICO.

Ou seja: sim a madeira da SX é tão boa quanto a da Fender, contanto que seja: seca o bastante; não seja rachada; não tenha cupim e o braço não empene.

Repeat after me: MADEIRA POSSUI RESSONÂNCIA IRRISÓRIA COMPARADA AO AR. Que madeira? Tanto faz.

O que deve importar numa guitarra:

Captadores: de boa qualidade e adequados ao timbre que procuras.

Comprimento da escala: quando mais longa, maior a tensão, o ataque é mais rápido, e portanto o som mais estalado, e o sustain é maior e os graves mais definidos. "Mas a Les Paul tem mais sustain!" Não, ela não tem. A Strato tem mais. A Les Paul tem humbuckers (vide "captadores") que possuem mais indutância e portanto tem sinal mais forte. Apenas isso. Se botar single coils numa les paul ela soa magra e estridente feito uma Fender Jaguar (eu já fiz isso)

Entonação: ela deve ser capaz de dar notas exatas em todas as casas, ou seja, estar bem construída e regulada. (Qualquer guita chinesa entona, porque isso não é ciência espacial)

Conforto: as dimensões do braço e do corpo devem ser adequados ao do músico do ponto de vista ergonômico.

Regulagem da ação das cordas (altas ou baixas): cordas altas sustentam mais, soam mais "graves", mas são menos confortáveis. Cordas baixinhas sustentam menos, expressam graves mais breves e estalam mais (e eu adoro).

Cordas: de boa qualidade. E lembre-se: corda fina, timbre magro. Corda grossa, timbre gordo.

***

Quer uma BOA STRATO?

Uma SX serve.

Bote bons captadores nela de sua preferência (pra mim os melhores DO MUNDO são os SSL 1 da Duncan e os Custom Pro da Cabrera). Captadores existem pra todos os gostos - tem ativo, tem Lace Sensor, tem muitos e todos possuem características interessantes.

Ponha tarraxas com trava, porque enrola menos corda no poste da tarraxa e portanto a afinação fica mais estável. As EZ Lock da Wilkinson são boas o bastante.

Quer um gás a mais na ponte? Mande botar uma base de metal magnético sob o captador pra jogar a indutância lá em cima, ele fica mais nervoso e robusto sem perder o caráter de timbre (até dá um toque de telecaster nele, fica duca).

Veja se a altura dos trastes da SX está ok pra vc porque trocar trastes sai caro.

Uma boa modificação é botar um tone para Meio e Braço juntos, e o outro tone pra ponte sozinha. Poder cortar agudos nela dá um caráter mais "humbucker" quando você quiser. Outra modificação é uma chave DPDT On Off On, em que de um lado vai um capacitor de 0,001mfd e do outro um de 0,068mfd. No centro da chave é uma strato normal. No cap de 0,001 ela vai falar como humbucker. E no outro cap ela vai dar um timbre de jazz (e ainda restam os outros controles!)

Eu gosto de usar um set de cordas híbrido em que as finas são como um set de 0,010, e as cordas graves são como as de um set de 0,011. A Ernie Ball Slinky Top Heavy Bottom (0,010 - 0,52) é o que uso hoje, mas a durabilidade delas é baixa e estou migrando pras Elixir de mesma medida de calibre. O grave sai FODA, mas os agudos retém aquele som doce que se quer de uma Strato.

***

E por favor, não perca tempo lendo aquele blog do Paulo May (o Louco por Guitarra). Aquele cara só escreve merda. Fica nessa viagem de madeira aí como se ele fosse sommelier de pau mas nunca construiu uma guitarra NA VIDA. Não entende picas de eletrônica de guitarras. E negligencia os aspectos mais fundamentais do instrumento. Se você disser pra ele que enfiar um prego na guitarra "dá um som mais metálico" ou que alojar uma chumbada de pesca sob o escudo "deixa o som mais pesado" perigo ele testar, de tão zé ruela que é.





descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
White Witch escreveu:
Rant Casey escreveu:
Meu irmão e minha namorada são as únicas pessoas que conheço que lêem manuais das coisas. Tu larga o manual do teu relógio na mão deles e dali a uma hora descobre que ele tem uma função fritar ovo, e eles acham ela.


deve ser força do hábito,
Se não me engano pelo que tu contou ela é fotografa profissional, comprei um dessas câmeras profissional, impossível aprender a usar sem ler manual, tem trocentos botões com descrições psicodélicas.


A atual é psicóloga.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Eu já tinha ouvido falar desse estudo da UNB, que a única coisa que fazia mudar o som, era se trocar o captador.
Lendo isso, não vejo sentido NENHUM em comprar uma guitarra de fábrica por mais de mil reais sendo que é só trocar os captadores de acordo com o gosto do músico

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sir D. Fortesque escreveu:
Eu já tinha ouvido falar desse estudo da UNB, que a única coisa que fazia mudar o som, era se trocar o captador.
Lendo isso, não vejo sentido NENHUM em comprar uma guitarra de fábrica por mais de mil reais sendo que é só trocar os captadores de acordo com o gosto do músico


Bom, não só trocar os captadores embora isso impacte.

É preciso uma boa regulagem na guitarra. E isso envolve mais do que regular o tensor se o assunto é Strato (há N formas de regular a ponte).

Cordas, man, CORDAS! Use boas cordas.

E por último o pecado de 8 em 10 guitarristas: os viados tocam a vida inteira no quarto, e aí querem sozinhos com a guitarra conseguir o peso de uma banda inteira. Guitarra é agudo! Mas o animal quer que ela tenha o mesmo peso do que uma nota do bordão tocada em sincronia com o baixo e o bumbo no tempo forte. Isso é burrice, mas é extremamente comum e é a razão pra captadores péssimos de ganho excessivo como o Duncan Invader terem mercado.

Não tem sentido mesmo pagar o dobro da guitarra em impostos pra ter uma Fender.

Uma SX pode dar um som BEM legal.

Pra uma guitarra de qualidade, uma Tagima 735 dá conta, vem macia e boa de fábrica já.

Mais vale ter pedais bons, bem escolhidos, e um amp de qualidade.

Os caras ficam obcecando com madeira de guitarra e esquecem que um dos maiores determinantes do som deles é O ALTO FALANTE DO AMPLIFICADOR. Guitarra é amplificada. Boa amplificação aumenta o sinal e oferece boas ferramentas de controle do timbre (EQ). Quem que FALA? O falante...

Se tua praia é um rock classicão, ou um blues, pluga uma SX num valvulado com uns greenbacks como falantes e seja feliz. Vai ter mais timbre que o idiota que gasta 8 mil numa fender e roda ela numa pedaleira POD.





descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Eu investi em um par de Eminence GB 128, a R$ 440,00 cada, e isso melhorou meu timbre um horror.

E meu amp é um Peavey Rage 158.

Antes soava como uma merda de amp de estudo, com aqueles falantes Blue Marvel da Peavey.

Agora... ganharam textura e sutileza, o timbre e quente e detalhado. Chegou a me curar a coceira de ter um valvulado. But then again... valvulados normalmente vêm com falantes massa como greenbacks.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Um dia eu voltarei para opinar aqui hahahah

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tem várias amps valvulados com preço bem camarada hoje, principalmente com a popularização de amps pequenos valvulados.
O Alien que eu quero pegar seria o revenge, vem com falantes Ace e Hammer, pior que que eu não conheço porra nenhuma deles.
Eles foram feitos para trabalharem juntos, o que tu acha vendo as especificações Rant ?
http://alienamplificadores.com.br/falantes/

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Lendo e aprendendo. Rant é um monstro.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sir D. Fortesque escreveu:
Tem várias amps valvulados com preço bem camarada hoje, principalmente com a popularização de amps pequenos valvulados.
O Alien que eu quero pegar seria o revenge, vem com falantes Ace e Hammer, pior que que eu não conheço porra nenhuma deles.
Eles foram feitos para trabalharem juntos, o que tu acha vendo as especificações Rant ?
http://alienamplificadores.com.br/falantes/


Pra conhecer um falante ouça ele na melhor qualidade possível... Eu honestamente não tiro nada das especificações.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tem uns samples deles no youtube, tem aquela sonoridade bem característica dos amps britânicos, mas legal seria testar pessoalmente, pena que não é possível.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Quer som britânico sobe o médio no EQ e corta o agudo um cadinho.

Quer som americano, corta um pouco os médios, e sobe os graves e agudos - com compressor rola até um country.

O falante tem que ser equilibrado em todas as faixas de frequencia. O tempero é por conta do restante da cadeia de sinal. Smile

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O que acham de mini-amps como o pignose?
https://www.youtube.com/watch?v=Y4f76ng49wA

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
O que acham de mini-amps como o pignose?
https://www.youtube.com/watch?v=Y4f76ng49wA


Achei uma porcaria.rsrsrsrs

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
O que acham de mini-amps como o pignose?
https://www.youtube.com/watch?v=Y4f76ng49wA


Quebra o galho em situações onde você não pode usar um amp e precisa praticar.

Uso mini amp direto quando vou ao litoral, nos finais de semana. Me ajuda a não perder a prática.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Provavelmente até o final do ano comprarei uma Schecter Hellraiser C-7. Timbraço.

Pretendo utilizá-la para gravações.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Cadê aquele polonês bêbado quando a gente precisa dele? Alguém linka isso pro Polaco e pede pra ele vir responder:

Caro Polaco.

Valendo uma garrafa de Velho Barreiro, me tira essa dúvida aqui, irmão.

Botei pra funcionar um som velho. Saída de 4 ohms.

Botei um falante de 8" cone seco, 8PX da Selenium em cada lado, porque, mas usei 8 ohms.

Só que o troço ficou com TUDO nos médios. A caixa é selada e com litragem. Os graves reverberam e a falta de agudos deixou o som unidimensional, sem ambiência.

A saída seria instalar um tweeter e abrir a tampa atrás do som pra evitar embolar os graves (já que aparentemente a litragem não foi calculada para ESSE falante)?

Pensei em ligar o tweeter assim (mas sem o resistor):

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 FzfCd

Dizem pela internet que a impedancia do tweeter 4 ohms não vai avacalhar a impedância do falante 8 ohms com relalção ao amplificador (4 ohms nominal). Mas como estão em paralelo ali na imagem, e isso derruba pra 2,6 a impedancia do conjunto, fiquei preocupado.

Me dá uma luz aí, prezado gambá.



Que tweeter seria esse? Aqueles csr jaguaras? ou selenium super tweeter?
Se for o csr jaguara (o que eu acredito que seja) pode ligar.
Se for algum super tweeter pode queimar a entrada. ( Mas não recomendo pois vai dar uma agudeira só.
Qual a potencia do som? Ele pode estar embolando pois o cone pode não estar trabalhando por falta de potência. pois se não me engano a potencia dos falantes são de 100 ou 150 rms.

O resistor saca fora, pois ele dá um corte mais medio então vc não precisa dele. Já o capacitor sim, ele vai dar o corte pra agudo. Esses capacitores no maximo são 3 pila. rs

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sobre Shelter, tem um boato, dizendo que uma fabrica da fender na indonesia foi fechada por não atingir padrões de qualidade ( aconteceu a mesma coisa com o gianinni e os modelos fender southern cross) e a shelter foi lá e mandou fazer as guitas deles lá.
Tenho uma strato da Shelter, o pedaço do meio dela está empenado e descolando rs. Mas a coitada já tem uns 10 anos no minimo.

Sobre o valvulado vendo Giannini Tremendão 1976 com caixa 4 x 12 hahahah


El Topo é boiolão mesmo, guitarra de 7 cordas é coisa de afrescalhado hahahaha

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Polaco escreveu:
Rant Casey escreveu:
Cadê aquele polonês bêbado quando a gente precisa dele? Alguém linka isso pro Polaco e pede pra ele vir responder:

Caro Polaco.

Valendo uma garrafa de Velho Barreiro, me tira essa dúvida aqui, irmão.

Botei pra funcionar um som velho. Saída de 4 ohms.

Botei um falante de 8" cone seco, 8PX da Selenium em cada lado, porque, mas usei 8 ohms.

Só que o troço ficou com TUDO nos médios. A caixa é selada e com litragem. Os graves reverberam e a falta de agudos deixou o som unidimensional, sem ambiência.

A saída seria instalar um tweeter e abrir a tampa atrás do som pra evitar embolar os graves (já que aparentemente a litragem não foi calculada para ESSE falante)?

Pensei em ligar o tweeter assim (mas sem o resistor):

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 FzfCd

Dizem pela internet que a impedancia do tweeter 4 ohms não vai avacalhar a impedância do falante 8 ohms com relalção ao amplificador (4 ohms nominal). Mas como estão em paralelo ali na imagem, e isso derruba pra 2,6 a impedancia do conjunto, fiquei preocupado.

Me dá uma luz aí, prezado gambá.



Que tweeter seria esse? Aqueles csr jaguaras? ou selenium super tweeter?
Se for o csr jaguara (o que eu acredito que seja) pode ligar.
Se for algum super tweeter pode queimar a entrada. ( Mas não recomendo pois vai dar uma agudeira só.
Qual a potencia do som? Ele pode estar embolando pois o cone pode não estar trabalhando por falta de potência. pois se não me engano a potencia dos falantes são de 100 ou 150 rms.

O resistor saca fora, pois ele dá um corte mais medio então vc não precisa dele. Já o capacitor sim, ele vai dar o corte pra agudo. Esses capacitores no maximo são 3 pila. rs



Fiz sem o resistor, e com tuíter jaguara CSR.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 6 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder