EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Como ser alguém incrivelmente mediano

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
Joe
Kenshiro
Oda Mae
NicolasPK
Ashura
Marcoasf
Sir D. Fortesque
11 participantes

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyComo ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Entre os maiores desejos que as pessoas costumam ter estão morar no exterior, fazer trabalho voluntário, escrever um livro e morar na praia. Infelizmente, isso quase nunca acontece e elas arrumam um emprego, casam, tem filhos, viajam quando dá e nunca tem tempo para escrever um livro tampouco ajudar os outros, praia só carnaval. “Muitas pessoas pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”, disse Tolstói uma vez.

Na ânsia por querer conquistar certas coisas na vida –casa própria, carro, um bom emprego–, as pessoas esquecem de viver e só se dão conta disso quando já têm tudo que precisam menos aquele sonho antigo. Aí elas se acham velhas demais para realizar e morrem sem nem tentar,um pouco frustradas pela vida ter passado tão depressa. Uma vida assim está longe de ser ruim, mas acho que todos nascem para ter uma experiência extraordinária aqui, viver do seu jeito e deixar a sua contribuição. Chris Guillebeau é um desses caras que podemos ter inveja da vida que leva, ele já conheceu todos os 193 países do mundo e trabalha como escritor provocando as pessoas a fazerem o mesmo: o que quer que você tenha vontade. O dele era viajar, qual é o seu?

Um dos mais inspiradores (e famosos) textos do Chris é um guia sobre “como ser ordinariamente mediano”, leitura obrigatória a todos que querem não apenas uma vida feliz, mas uma vida completa. Aqui está a minha versão do guia.

Aversão à risco
A maneira mais fácil de levar uma vida tranquila é aceitando tudo que lhe dizem. Não se destaque, faça o que os outros fazem e você estará seguro. Consiga um emprego normal, de preferência através de um concurso público e você não precisará se preocupar mais com nada. Certifique-se de nunca ser o primeiro a erguer a mão quando perguntarem algo.

Faculdade
Já que todo mundo que você conhece fez ou está fazendo, é melhor você fazer também. Isso, provavelmente, irá garantir um emprego que pague bem e lhe permitir desfrutar melhor da vida, do jeito que os mais velhos vivem. Conforto. Gaste os 4 ou mais anos conhecendo bares, entregando os trabalhos depois do prazo e reclamando dos professores. No final, é quase certo que você estará com canudo nas mãos de qualquer jeito. Certifique-se de seguir a carreira que seus pais sempre quiseram.

Finanças pessoais
Trabalhe para comprar. Comece pela casa própria financiada em parcelas suaves pelos próximos 20 anos, planeje cada cantinho com móveis sob medida para impressionar as visitas e, quando der, financie aquele carro de luxo que você tanto desejou e continue reclamando do preço exorbitante da gasolina à medida que ela vai subindo. Quando algum programa de TV ou comercial pedir a sua doação, troque de canal, afinal há sempre alguém por trás lucrando muito com as criancinhas carentes ou portadores de deficiência. Quando estiver de bom humor, doe R$10,00. Quando ficar triste, compre algum eletrônico ou roupa cara, você merece por trabalhar tanto.

Certifique-se de priorizar o cartão de crédito em vez do dinheiro, a satisfação da compra é maior apontam as pesquisas.

Viagens
Como é bom viajar! Ou será que bom mesmo é tirar um monte de fotos em terras estrangeiras e compartilhar em redes sociais? Seja como for, viaje uma ou duas vezes para fora do Brasil na vida, mas opte por destinos seguros como Paris, Londres, Madrid ou Miami. Fuja do mochilão e pegue a excursão para evitar problemas. Tem McDonald’s e Subway em mais de 100 países, então você não corre o risco de comer algo que possa estragar a sua viagem. Inglês é o idioma do mundo, não se incomode em tentar usar a língua do país, mas quem sabe eles não entendam um pouquinho de português né? Ou melhor, você não encontra um brasileiro por lá?

Certifique-se de que tudo está em completa ordem antes de pegar o avião, hotel, translados, passeios e dinheiro, muito dinheiro.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Trabalho
“Se você trabalhar esperançosamente, 8 horas por dia, quem sabe não vire patrão e trabalhe doze todo dia” escreveu uma vez o premiado poeta Robert Frost. Uma maneira agradável de dizer que trabalhar demais não é o melhor caminho para ser feliz, partindo do princípio que ser feliz envolve mais tempo para curtir a família, hobbies e outras atividades. Quem ama o que faz, nem chama seu trabalho de trabalho, então isso não vale para as raras pessoas que tem o prazer de fazer o que ama. Para a grande maioria, dinheiro e reconhecimento são os dois principais motivos. Há quem trabalha duro porque sonha em montar seu negócio, dar mais conforto à família, ficar rico ou ter uma boa aposentadoria. Viver só depois, para isso a gente se aposenta aos 65.
Então, as pessoas leem Você/SA, fazem um ou dois MBAs que pouco irão ajuda-las a lidar com os problemas do dia a dia (devido à baixa qualidade do ensino ou incongruência do curso com a posição na carreira), passam o dia em reuniões inúteis, se vangloriam de resultados, culpam os outros pelos resultados, falam mal dos chefes diariamente, nunca chamam a responsabilidade para si e desistem após primeiro grande fracasso. Essa é a típica vida corporativa. Cheia de panelinhas que servem para proteger uns dos outros como se fosse uma grande disputa. Em algum momento, será necessário mediar conflitos, foque-se na questões de personalidade em vez de valores.

Certifique-se de que todos vejam que você está trabalhando, isso é mais importante do que tentar resolver grandes problemas e até inovar.

Autoridade
Jamais desafie a máxima “sempre foi feito assim”. Os mais velhos nunca erram, certo? Novas ideias são para grandes empresas inovadoras, deixe para os americanos, apenas fique ligado para copiar o mais fiel possível. Quando todos disserem A, evite dizer B, mesmo que você acredite com todo o seu coração e tenha argumentos para embasar. Afinal, se ninguém perguntou, é porque não quer saber. E quem é você para discordar com o diretor? Se todo mundo é contra algo, seja também. Se todos estão a favor, vista a camisa. Ser popular é “cool”!

Certifique-se de que há alguém abrindo o caminho antes de dar o primeiro passo

Não se preocupe, seja feliz
É arriscado ser diferente. Ideias não convencionais assustam. Experimente dizer para sua mãe que irá deixar seu ótimo emprego em uma grande empresa, ou fechará seu consultório ou empresa bem sucedida para fazer outra coisa. Prepare os ouvidos…

O mundo é mediano, os diretores da maioria das empresas são medianos e políticos só são espertos o suficiente para tirar proveito disso. Você quer ser feliz? Então siga esses conselhos, de verdade. Evite frustrações, grandes desafios, medo de se arriscar e do novo. Você terá a companhia de bilhões de outras pessoas que levam uma vida incrivelmente mediana.

Ou Pare e olhe o que você está fazendo com a sua vida, ainda dá tempo de ser alguém extraordinário e levar a vida que você sempre quis.


Fonte: http://www.pequenoguru.com.br/2013/07/como-ser-incrivelmente-mediano/

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Muito bom, exatamente tudo que ando pensando já tem tempo. Mais tarde volto pra tentar expor mais.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Esse texto define praticamente todas as pessoas do meu convívio, e até eu mesmo em certos aspectos

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Papo de gringo.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Acho fantásticos estes textos sobre gente mediana e não ser apenas mais um escritos por gente de classe média (esse foi baseado no texto de um americano com cara de leite com pêra), que geralmente tem o porto-seguro paterno caso tudo dê errado.

Ah, se eu soubesse antes que o caminho para ser alguém fora da média fosse ir de bicicleta do Oiapoque ao Chuí, fazer um mochilão pela América do Sul só na boléia, e seguir a cartilha do "ter menos" e todo aquele papo de gente classe média - que nunca teve realmente pouco - mas acha o máximo aquele trecho manjado do Clube da Luta. Isso não te posiciona nem acima nem abaixo, te torna um chato apenas.

Todos nós somos medianos. Acima da média estão caras como Alexandre, Viriato, Armínio, Pelágio, Ricardo e tantos outros titãs que volta e meia aparecem entre os homens.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Maioria das pessoas não tem "bons empregos" em nenhum sentido da palavra, então não sei como exatamente que ele acha que isso descreve o sujeito médio... Normal. Na verdade sei, ele acha isso porquê não compreende o mundo fora da visão SWPL dele, onde pobre não é bem gente, é mais uma atração turística.

Ademais, não tenho a menor vontade de viajar pra outros países, ainda mais ir fazer slumming internacional como é a tara desses gringos ricos, coisa que eu nem teria dinheiro de qualquer forma. Conseguir um emprego público onde se trabalhe pouco e ganhe bem, não só pra mim parece uma cousa agradável, visto que sou relativamente pobre e preciso do dinheiro, mas mesmo se eu resolvesse viver uma vida swpl semi-aventureira por aí (Imagino que não possa caçar, porquê caçar é um horror!), o que não vai rolar, eu precisaria da grana pra isso.

Vontade de "fazer serviço comunitário" para depois falar pra "todo meus amigos do twitter" então nem se fala. E pra eliminar a ambiguidade: Ficando quieto a respeito também não.

Novamente,

Papo de gringo.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Eu sou mediana. Talvez seja porque vi meu pai seguir suas vontades de viver. Então quando minha familia chegou perto de passar fome e eu só tive o que comer graças ao salário baixo da minha mãe professora concursada eu vi que é bom ter uma vida mediana. As coisas que sinto vontade de viver não atrapalham essa "vidinha".

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Chris Guillebeau é um puta sujeito inteligente pra cacete, vocês o subestimam. Ele pegou suas finanças e fez um investimento: Viajou pra todos os países do mundo, escreveu livros sobre não ser conformista (o que dá dinheiro no mundo SWPL) e ficou rico. Grande plano de negocio!

...

Bem, talvez ele não tenha feito isso intencionalmente, o que faz cair por terra minha argumentação.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Tive a impressão que alguns ficaram visivelmente irritados com o texto, bom sinal.
E outra: como vocês rotulam, avemaria

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Ser mediano é mais um estado de espírito do que as coisas que vc faz propriamente dito.

A crítica aí não é tanto ao sujeito gostar de viajar ou se preocupar com dinheiro. É fazer isso apenas porque você está conformado.

Por exemplo: há uma grande diferença entre viajar para alguma praia desconhecida no interior de algum estado e ir viajar para a Disney e postar as fotos no facebook.

No primeiro caso vc viaja pela satisfação pessoal, no segundo o "status" que postar fotos no face dão. De certa forma, pode-se dizer, no caso de viagens, tem pessoas que não escolhem para onde querem viajar, apenas viajam para onde os outros dizem que é "legal".

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Joe escreveu:
Ser mediano é mais um estado de espírito do que as coisas que vc faz propriamente dito.

A crítica aí não é tanto ao sujeito gostar de viajar ou se preocupar com dinheiro. É fazer isso apenas porque você está conformado.

Por exemplo: há uma grande diferença entre viajar para alguma praia desconhecida no interior de algum estado e ir viajar para a Disney e postar as fotos no facebook.

No primeiro caso vc viaja pela satisfação pessoal, no segundo o "status" que postar fotos no face dão. De certa forma, pode-se dizer, no caso de viagens, tem pessoas que não escolhem para onde querem viajar, apenas viajam para onde os outros dizem que é "legal".


Vc entendeu melhor a mensagem do texto

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Sugiro que vcs conheçam o conceito de Outsider do Colin Wilson. Ele faz uma boa distinção, a grosso modo, entre ser classe média e estar na classe média.

https://eusouarcaico.forumeiros.com/t726-sobre-o-outsider-de-colin-wilson

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Quando vejo gente formada em administração com MBA ou qualquer o utra coisa parecida reclamando de falta de emprego , me dá vontade de rir, porque confirma tudo que o falecido professor Pierluigi Piazzi disse e proferiu.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Sir D. Fortesque escreveu:
Joe escreveu:
Ser mediano é mais um estado de espírito do que as coisas que vc faz propriamente dito.

A crítica aí não é tanto ao sujeito gostar de viajar ou se preocupar com dinheiro. É fazer isso apenas porque você está conformado.

Por exemplo: há uma grande diferença entre viajar para alguma praia desconhecida no interior de algum estado e ir viajar para a Disney e postar as fotos no facebook.

No primeiro caso vc viaja pela satisfação pessoal, no segundo o "status" que postar fotos no face dão. De certa forma, pode-se dizer, no caso de viagens, tem pessoas que não escolhem para onde querem viajar, apenas viajam para onde os outros dizem que é "legal".


Vc entendeu melhor a mensagem do texto


Tipo, as mensagens dele são ótimas e válidas. De fato, a maioria das pessoas deixam-se levar pela vida, pelo prazer (mórbido) de agradar as outras pessoas, e findam não vivendo -- daí, quando chegam no final, se arrependem amargamente disso. Contudo, jogar tudo pro alto e "consumir menos" também não é a forma mais prudente de se enxergar as coisas

O certo seria ter, primeiro, uma boa reserva financeira (quem sabe concurso?) e depois fazer tudo que te dá na telha -- mas se for ter que arriscar, é melhor pelo menos saber aonde diabos voC~e tá atirando

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Lembrei desses dois vídeos. rs





Obviamente o comediante exagera um pouco para ficar engraçado.

Não sei se foi pela teimosia de família, se foi pela minha obstinação ou sei lá, mas conformidade nunca foi algo que me apeteceu. Ser mediano não é ser "anônimo" apenas. Existe confusão nisso.

E antes que digam, existe uma diferença entre realismo e conformidade.

Não dá para bancar o Jesus, mas eu acredito que muitas coisas não são feitas por comodismo, por pessoas que acreditam que não dá certo e por aí vai. A zona de conforto pode soar muito atraente para alguns.

O autor debate justamente sobre as estradas caminhadas pelo ser humano. O fluxo tranquilo indicada por praticamente todas as pessoas, e o fluxo desconhecido, porém que de vez em quando você sente vontade de trilhar, mas não trilha, por que assim como a maioria das pessoas (a média), o primeiro caminho é o mais conhecido e portanto, o mais seguro.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
O autor esqueceu de pôr mais uma coisa na "lista": não confiar em receitas e listas acabadas, mesmo aquelas que lhe dizem para deixar de ser conformista e mediano.

Obs: esse tipo de texto creio que possa funcionar no contexto anglo-saxão. Lá, parece ser culturalemte comum a neurose de querer "subir na vida" (que pode acabar fácil em mentalidade de "alpinista social").

Última edição por Eric Heisel em 21/05/15, 05:52 pm, editado 1 vez(es)

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Texto sobre frustrações SWPL pra expectativas SWPL, e nada mais.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
O pessoal aqui tá numa revolta ein? heheheh

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Eric Heisel escreveu:
O autor esqueceu de pôr mais uma coisa na "lista": não confiar em receitas e listas acabadas, mesmo aquelas que lhe dizem para deixar de ser conformista e mediano.


Hahahahahahah

É isso que torna o conceito de Outsider do Colin Wilson tão interessante.

O próprio autor admite no livro que não existe uma "fórmula" para o outsider viver uma existência plena, que na prática cada outsider tem que descobrir seu próprio caminho.


descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Quem "tá numa revolta" é vocês que parecem ter um apreço estranhamente elevado por textos bonitinhos de auto-ajuda, ademais num formato bem batido, e não aceitam bem críticas a eles. Eu estou explicando calmamente como isso é coisa de gringo SWPL.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
Acredito que o autor abordou mais a questão identidade.

Mais:

"Certa vez eu encontrei uma trilha no meio do mato e acabei me perdendo em uma praia deserta. Foi só no final do dia, depois de milagrosamente encontrar uns pescadores, que eu voltei à pé para o acampamento" e cheguei às três da manhã.

Do que:

"Aquela viagem para o Porto de Galinhas foi o máximo! Bebi para caralho e caí morto. Isso, paguei em três vezes pela CVC. Hehe. Da hora. Guenta as pontas aê que eu vou gerar o relatório.

As pessoas precisam de uma identidade. Hoje todo mundo parece que tem os mesmos papos, as mesmas ideias, as mesmas conformidades...

É sobre fazer acontecer, querer e tentar fazer.

Na boa, o que tem de SWPL nisso?

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
O excesso de segurança acabou plastificando as pessoas.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
El Topo escreveu:
Acredito que o autor abordou mais a questão identidade.

Mais:

"Certa vez eu encontrei uma trilha no meio do mato e acabei me perdendo em uma praia deserta. Foi só no final do dia, depois de milagrosamente encontrar uns pescadores, que eu voltei à pé para o acampamento" e cheguei às três da manhã.

Do que:

"Aquela viagem para o Porto de Galinhas foi o máximo! Bebi para caralho e caí morto. Isso, paguei em três vezes pela CVC. Hehe. Da hora. Guenta as pontas aê que eu vou gerar o relatório.

As pessoas precisam de uma identidade. Hoje todo mundo parece que tem os mesmos papos, as mesmas ideias, as mesmas conformidades...

É sobre fazer acontecer, querer e tentar fazer.  

Na boa, o que tem de SWPL nisso?


É questão de índole e preferências pessoais. O cara que vai se embebedar em Porto de Galinhas ou torrar o 13º em Miami depois de passear na Disney, provavelmente vai me achar um esquisitão por fazer trilhas no mato, ficar cheio de dores e cãibras, e achar isso o máximo e querer convencê-lo de que é mais bacana do que a idéia de férias dele. É mais próxima do homem antiga e todo esse papo que para ele é conversa para boi dormir.

Esse tipo de posicionamento me lembra adolescentes metaleiros que julgam o seu jeito de vida o melhor, a sua música a melhor e o mundo precisa saber disso.

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
El Topo escreveu:
O excesso de segurança acabou plastificando as pessoas.


Não tem nada de realmente "inseguro" em ir fazer slumming em países pobres. As autoridades locais  sabem muito bem como o país depende de turistas ricos aboiolados tipo o autor do texto rs.

Esse modelo de texto "você está vivendo sua vida errado, acorda, pintosa" é por definição SWPL. É um texto de auto-ajuda, eu não deveria precisar explicar que é SWPL e tal.

Eu queria ver um peão entrando num boteco cheio de outros peões e ele falar pra eles que eles precisam largar o "medianismo" e o "conformismo" e ir passear pela America Latina pra "viverem realmente".


"Tchê... Começaste a dar o cu, magrão?"

Última edição por Ashura em 21/05/15, 06:14 pm, editado 1 vez(es)

descriptionComo ser alguém incrivelmente mediano EmptyRe: Como ser alguém incrivelmente mediano

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder