EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Livros e leituras

power_settings_newInicie sessão para responder
+18
Kublai Khan
Vforvelour
lucasao
Kenshiro
NicolasPK
Radamanto
Marcoasf
El Topo
Hannibal Lecter
White Witch
Ashura
Polaco
Roland Deschain
Ragnar Lothbrok
Sir D. Fortesque
Rust Cohle
"V"
Joe
22 participantes

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Joe escreveu:
Li Duna do Frank Herbert.

Recomendadíssimo.

Geralmente sou cético quanto a livros de ficção-científica populares pq nerds tem um gosto duvidoso. Mas Duna realmente faz jus a sua fama. Estou considerando até mesmo ler os outros livros da saga.

E sim, hj seria considerado não só machista, mas tbm homofóbico, gordofóbico (sério) e racista.


Tô querendo ler bastante Duna. Segundo dizem, além de toda temática, o livro também é explicitamente antifeminista, visto que a odisseia do protagonista seria uma volta a estrutura patriarcal da nação, derrubando o poder que se concentrava no feminino. Aqui tem uma análise que disseca todo o simbolismo esotérico da obra. Não li muito, obviamente, pra não ter spoiler.

http://jaysanalysis.com/2013/12/28/dune-1965-novel-esoteric-analysis/

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Minha próxima aquisição será a Trilogia dos Espinhos, da Darkside. Apesar de ser um tanto cético quanto a essas sagas fantásticas (costuma ser livro de adolescente hipster e guria metida a gótica), o autor recebeu muitos elogios de fontes confiáveis. Segundo o que vi, seria um George R. R. Martin não boiola, já que o autor inclusive tem histórico de trollar SJWs nas redes sociais.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Marcoasf escreveu:
Joe escreveu:
Li Duna do Frank Herbert.

Recomendadíssimo.

Geralmente sou cético quanto a livros de ficção-científica populares pq nerds tem um gosto duvidoso. Mas Duna realmente faz jus a sua fama. Estou considerando até mesmo ler os outros livros da saga.

E sim, hj seria considerado não só machista, mas tbm homofóbico, gordofóbico (sério) e racista.


Tô querendo ler bastante Duna. Segundo dizem, além de toda temática, o livro também é explicitamente antifeminista, visto que a odisseia do protagonista seria uma volta a estrutura patriarcal da nação, derrubando o poder que se concentrava no feminino. Aqui tem uma análise que disseca todo o simbolismo esotérico da obra. Não li muito, obviamente, pra não ter spoiler.

http://jaysanalysis.com/2013/12/28/dune-1965-novel-esoteric-analysis/


Até concordo com a análise no geral. Esse parágrafo aqui é um bom resumo do que é Duna.
Spoiler :


O que achei mais legal em Duna é que é quase uma rejeição aos clichês de ficção-científica. Além de não entediar o leitor com detalhes científicos entediantes (o que é um mal de muito escritor) e com fetichismos tecnológicos, Duna rejeita tbm clichês de "futuro melhor", ao mesmo tempo que não caí na distopia.

O universo de Duna é um universo onde os fortes governam. É um mundo aristocrático no espaço. É uma idade média (no bom sentido) nas galáxias.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Li nos últimos 3 ou 4 meses:

Musashi - Eiji Yoshikawa
Sobre a escrita - Stephen King
As 48 leis do poder - Robert Greene
Cartas de um diabo a seu aprendiz - C. S. Lewis
Como vencer a guerra cultural - Peter Kreeft
Meditações - Marco Aurélio
Enchiridion - Epicteto

Comecei a ler ou pretendo ler em breve:

Antifrágil - Nassim Nicholas Taleb
O obstáculo é o caminho - Ryan Holiday
33 estratégias de guerra - Robert Greene
Cartas a Lucílio - Sêneca

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
lucasao escreveu:
Li nos últimos 3 ou 4 meses:

Musashi - Eiji Yoshikawa
Sobre a escrita - Stephen King
As 48 leis do poder - Robert Greene
Cartas de um diabo a seu aprendiz - C. S. Lewis
Como vencer a guerra cultural - Peter Kreeft
Meditações - Marco Aurélio
Enchiridion - Epicteto

Comecei a ler ou pretendo ler em breve:

Antifrágil - Nassim Nicholas Taleb
O obstáculo é o caminho - Ryan Holiday
33 estratégias de guerra - Robert Greene
Cartas a Lucílio - Sêneca


Onde você encontrou o "Enchiridion" do Epicteto?

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
lucasao escreveu:
Li nos últimos 3 ou 4 meses:

Musashi - Eiji Yoshikawa
Sobre a escrita - Stephen King
As 48 leis do poder - Robert Greene
Cartas de um diabo a seu aprendiz - C. S. Lewis
Como vencer a guerra cultural - Peter Kreeft
Meditações - Marco Aurélio
Enchiridion - Epicteto

Comecei a ler ou pretendo ler em breve:

Antifrágil - Nassim Nicholas Taleb
O obstáculo é o caminho - Ryan Holiday
33 estratégias de guerra - Robert Greene
Cartas a Lucílio - Sêneca


Você leu o Acredite, Estou Mentindo, do Holiday? Vale a pena?

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Joe escreveu:
Marcoasf escreveu:
Joe escreveu:
Li Duna do Frank Herbert.

Recomendadíssimo.

Geralmente sou cético quanto a livros de ficção-científica populares pq nerds tem um gosto duvidoso. Mas Duna realmente faz jus a sua fama. Estou considerando até mesmo ler os outros livros da saga.

E sim, hj seria considerado não só machista, mas tbm homofóbico, gordofóbico (sério) e racista.


Tô querendo ler bastante Duna. Segundo dizem, além de toda temática, o livro também é explicitamente antifeminista, visto que a odisseia do protagonista seria uma volta a estrutura patriarcal da nação, derrubando o poder que se concentrava no feminino. Aqui tem uma análise que disseca todo o simbolismo esotérico da obra. Não li muito, obviamente, pra não ter spoiler.

http://jaysanalysis.com/2013/12/28/dune-1965-novel-esoteric-analysis/


Até concordo com a análise no geral. Esse parágrafo aqui é um bom resumo do que é Duna.
Spoiler :


O que achei mais legal em Duna é que é quase uma rejeição aos clichês de ficção-científica. Além de não entediar o leitor com detalhes científicos entediantes (o que é um mal de muito escritor) e com fetichismos tecnológicos, Duna rejeita tbm clichês de "futuro melhor", ao mesmo tempo que não caí na distopia.

O universo de Duna é um universo onde os fortes governam. É um mundo aristocrático no espaço.  É uma idade média (no bom sentido) nas galáxias.


Ou seja, é FC arcaica. Espécime em extinção. rs
Decidi comprar.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Marcoasf escreveu:
Você leu o Acredite, Estou Mentindo, do Holiday? Vale a pena?


Não li Marco, mas parece interessante.
http://lucianoayan.com/2012/12/16/livro-acredite-em-mim-estou-mentindo-de-ryan-holiday/

No momento eu tô mais interessado é no estoicismo clássico e em seu "revival" nos autores modernos, como o Taleb e o Holiday. É impressionante como uma filosofia pode ser tão prática (como todas deveriam ser) e atual; gostaria de ter lido Marco Aurélio, Epicteto e Sêneca alguns anos atrás. Agora estou incorporando aos poucos algumas práticas "espirituais" estoicas em minha rotina.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Marcoasf escreveu:
lucasao escreveu:
Li nos últimos 3 ou 4 meses:

Musashi - Eiji Yoshikawa
Sobre a escrita - Stephen King
As 48 leis do poder - Robert Greene
Cartas de um diabo a seu aprendiz - C. S. Lewis
Como vencer a guerra cultural - Peter Kreeft
Meditações - Marco Aurélio
Enchiridion - Epicteto

Comecei a ler ou pretendo ler em breve:

Antifrágil - Nassim Nicholas Taleb
O obstáculo é o caminho - Ryan Holiday
33 estratégias de guerra - Robert Greene
Cartas a Lucílio - Sêneca


Você leu o Acredite, Estou Mentindo, do Holiday? Vale a pena?


Desses eu só li o "Sobre a Escrita" do Stephen King. Muito bom para quem é ou quer ser escritor.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Joe escreveu:
Desses eu só li o "Sobre a Escrita" do Stephen King. Muito bom para quem é ou quer ser escritor.


Eu realmente gostei. É uma mistura de autobiografia com dicas práticas de escrita. Eu tenho outro sobre escrita aqui na fila de espera, o do Ray Bradbury.

Tem alguma outra recomendação?

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Ah, Musashi também vale muito a pena. São umas 1800 páginas no total, mas a leitura flui muito bem. Os capítulos são curtos, uma característica que me agrada bastante.

Eiji Yoshikawa é muito habilidoso na construção diálogos, descrição de cenários, desenvolvimento dos personagens e na reconstrução de eventos e personagens históricos. Sua versão romanceada de Miyamoto Musashi ainda domina o imaginário coletivo.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
lucasao escreveu:
Joe escreveu:
Desses eu só li o "Sobre a Escrita" do Stephen King. Muito bom para quem é ou quer ser escritor.


Eu realmente gostei. É uma mistura de autobiografia com dicas práticas de escrita. Eu tenho outro sobre escrita aqui na fila de espera, o do Ray Bradbury.

Tem alguma outra recomendação?


"OS Segredos da Ficção" do Raimundo Carrero. Dos que li foi o melhor sobre a escrita.

Esse do Bradbury eu já li tbm. É bom.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Joe escreveu:
lucasao escreveu:
Joe escreveu:
Desses eu só li o "Sobre a Escrita" do Stephen King. Muito bom para quem é ou quer ser escritor.


Eu realmente gostei. É uma mistura de autobiografia com dicas práticas de escrita. Eu tenho outro sobre escrita aqui na fila de espera, o do Ray Bradbury.

Tem alguma outra recomendação?


"OS Segredos da Ficção" do Raimundo Carrero. Dos que li foi o melhor sobre a escrita.

Esse do Bradbury eu já li tbm. É bom.


Valeu!

Tava pensando aqui, existe algum tópico aqui de "citações literárias" ou "pérolas de sabedoria"?
Tem uma porrada de 'quotes' de autores interessantes que valeriam a pena o registro.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Tem o tpc "Melhores Tiradas". Geralmente é para postar frases do membro, mas pode ser usada para citar autores famosos sem problemas.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
My October 31st, 2015 NPI speech on adopting a tribal mindset is now available on YouTube. I’m proud of it — I think it’s my best-delivered public speech to-date. It also previews some of the themes I explore in my upcoming book, Becoming a Barbarian.

Finalmente um update.

http://www.jack-donovan.com/axis/2016/01/npi-tribal-mind-speech-now-on-youtube/

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Alguém sabe como faz pra baixar nesse site?

http://www.elivrosgratis.com/

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Marcoasf escreveu:
My October 31st, 2015 NPI speech on adopting a tribal mindset is now available on YouTube. I’m proud of it — I think it’s my best-delivered public speech to-date. It also previews some of the themes I explore in my upcoming book, Becoming a Barbarian.

Finalmente um update.

http://www.jack-donovan.com/axis/2016/01/npi-tribal-mind-speech-now-on-youtube/


Se Ashura tivesse feito uma aposta,ele tinha ganhado.

Há pouco tempo atrás ele cantou a pedra que o próximo livro do Donovan seria sobre a experiência dele vivendo na tribo neoviking que ele e uns outros caras e minas fundaram.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Na ansiedade para receber O Mundo Sombrio.

Terminando de ler a saga do Sandman com muita dor no coração. Vou focar mais em quadrinhos agora.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Alguém aqui joga(va) RPG?

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
El Topo escreveu:
Alguém aqui joga(va) RPG?


Eu, Mantikore.

Narro Lobisomem o Apocalipse

----

Atualmente estou lendo Drácula, do Bram Stoker. Veio em um box com Frankenstein e o O Médico e o Monstro.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
El Topo escreveu:
Alguém aqui joga(va) RPG?


Joguei AD&D quando adolescente espinhento.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
El Topo escreveu:
Alguém aqui joga(va) RPG?


Eu jogava. Comecei com AD&D lá nos anos 2000 e joguei pela última vez em 2010, uma campanha curta de Mago: A Cruzada dos Feiticeiros. Nesse meio tempo joguei D&D 3.0 e 3.5, Vampiro: A Máscara, Mago: A Ascensão, Lobisomem: O Apocalipse, 3D&T e provavelmente mais coisas que não consigo lembrar agora. Não me interessei em jogar os sistemas novos (4ª edição e NWOD) e infelizmente nunca joguei O Chamado de Cthulhu.

Meus antigos companheiros de grupo se reúnem até hoje. Eu parei de jogar por algumas razões, mas basicamente, pelas demandas da vida adulta. Tenho uma caixa aqui com diversos livros (a maioria de Lobisomem) que já pensei em vender por questões de espaço, mas desisti quando vi que o retorno seria baixo.

Meu sistema de jogo preferido é storyteller (mecânica simples e focado na narrativa) e o jogo, Lobisomem: O Apocalipse. Infelizmente, nunca fui jogador desse jogo, apenas narrador, pois eu era "o cara do grupo que tinha os livros". Acredito que Lobisomem: O Apocalipse tem uma ambientação que agradaria a algum arcaico que decidisse um dia se aventurar nesse mundo RPGístico oldschool. Tem todo um lance tribal, primitivo, animista e uma cosmologia bem interessante.

Talvez um dia eu volte a jogar, se for alguma campanha curta em algum cenário mais sério, tipo O Chamado de Cthulhu ou qualquer um do Mundo das Trevas. Acho que não teria mais saco para um jogo Hack 'n Slash do tipo Dungeons and Dragons.

Última edição por lucasao em 14/01/16, 09:17 pm, editado 1 vez(es)

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Delta-Dan escreveu:
El Topo escreveu:
Alguém aqui joga(va) RPG?


Eu, Mantikore.

Narro Lobisomem o Apocalipse

----

Atualmente estou lendo Drácula, do Bram Stoker. Veio em um box  com Frankenstein e o O Médico e o Monstro.


Olha aí, já achei o Narrador. Laughing

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
lucasao escreveu:
Delta-Dan escreveu:
El Topo escreveu:
Alguém aqui joga(va) RPG?


Eu, Mantikore.

Narro Lobisomem o Apocalipse

----

Atualmente estou lendo Drácula, do Bram Stoker. Veio em um box  com Frankenstein e o O Médico e o Monstro.


Olha aí, já achei o Narrador. Laughing


Kkkk

Podemos combinar um dia para jogar por Skype.

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
Delta-Dan escreveu:
lucasao escreveu:
Delta-Dan escreveu:
El Topo escreveu:
Alguém aqui joga(va) RPG?


Eu, Mantikore.

Narro Lobisomem o Apocalipse

----

Atualmente estou lendo Drácula, do Bram Stoker. Veio em um box  com Frankenstein e o O Médico e o Monstro.


Olha aí, já achei o Narrador. Laughing


Kkkk

Podemos combinar um dia para jogar por Skype.


Nunca joguei por Skype, mas eu topo!

Esses Andarilhos do Asfalto e suas tecnologias. Razz

descriptionLivros e leituras - Página 11 EmptyRe: Livros e leituras

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder