EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

power_settings_newInicie sessão para responder
5 participantes

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Ashura escreveu:
"Tempo livre não é o mesmo que conforto. É muito mais fácil se aquecer com uma estufa elétrica do que ter que cortar lenha para aquecer a lareira."


Tu fala como se rachar lenha fosse o maior sacrifício do mundo.


Para o Redondo não é, rsrs.  Mas vc há de concordar que a maioria das pessoas hj em dia torceriam o nariz para essa perspectiva. E pior,  Se aparecesse uma tecnologia de aquecimento mais facil de usar do que uma estufa,  a maioria deixaria de usar estufa. O ser humano se rende fácil a indolência.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Já existe Joe, se chama "ar condicionado". rs.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Mas as pessoas compram... Se tiverem dinheiro pra pagar.

Acho extremamente questionável se dá pra falar das "facilidades do mundo moderno" numa perspectiva de abaixo da classe média.

No final me parece que, observado esse ponto, as tais facilidades se resumem a pouco mais que menores índices de mortalidade infantil.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
O que aumentou são as opções de entretenimento. Mas novamente... A maioria requere um tempo livre e capital que o homem comum não tem mesmo.

Mas dito isso, isso sim aumentou infinitamente.

Se você fosse um poderoso barão medieval, suas opções de entretenimento dificilmente passariam muito do seguinte:

- Caçar

- Caçar com falcões

- Dar festas

- Ficar vendo uns otários fazendo umas firulas (geralmente nas festas)

- Comer

- Comer a fulaninha e a beltraninha

- Beber

- Enforcar poachers.

- Comprar briga com o vizinho.

O Donald Trump se quiser pode até concorrer à presidência do nada pra se divertir.

...

Daí a produção cultural do passado ser maior:

Eu sou Afonso X, o Sábio, e não tem muita coisa pra fazer, tanto que eu tenho uns dez filhos só no casamento... Bora fazer umas músicas, horóscopos e códigos de lei aí...

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Saudosismo do que não viveram. Perguntas básicas ao Redondo, Ashura e Joe:

Já andaram a cavalo? Se sim, qual foi o maior período de tempo montado.

Conseguem passar quantos dias em uma dieta a base de pão, alguns cereais e vinho de mesa barato ou cerveja?

Trabalho de arigó diário que fode a coluna, já encararam? Não vale brincar de ajudar o amigo.

Quantos dias já passaram sem cagar numa privada com água corrente?

Já passaram quanto tempo com apenas uma muda de roupa ou calçado?

Já enfrentaram algum animal selvagem capaz de estraçalhar um ser humano?

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Já racharam lenha? Já carpiram lote? Já foram em um barbeiro-cirurgião?

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Não tem "saudosismo" nenhum. O que eu escrevi foram questões objetivas, como a questão da diferença de tempo livre. Deixem de roscagem.

O Redondo dessa vez é inocente, aliás, nem postou nada nesse tópico relativo ao assunto.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
De qualquer forma é irrelevante um papo nos termos de "ah, no ano tal era melhor" visto que isso não existe mais, logo tais assuntos são um exercício em futilidade. É como chorar pelo leite derramado.

Mas nem por isso vou parar de dizer que X é X e Y é Y. Até porque George Soros não me paga nada pra defender a modernidade.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
...

Nícolas é como aquele velho do filme do Tubarão.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Ashura escreveu:
Não tem "saudosismo" nenhum. O que eu escrevi foram questões objetivas, como a questão da diferença de tempo livre. Deixem de roscagem.

O Redondo dessa vez é inocente, aliás, nem postou nada nesse tópico relativo ao assunto.


Já ouviu o ditado "pobre quando descansa carrega pedra"? É válido para o homem do medievo.

Sou um homem precavido, logo ele aparecerá.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Ashura escreveu:
De qualquer forma é irrelevante um papo nos termos de "ah, no ano tal era melhor" visto que isso não existe mais, logo tais assuntos são um exercício em futilidade. É como chorar pelo leite derramado.


Exato. De qualquer forma, o condicionador de ar e a geladeira já fazem a modernidade valer a pena.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Ashura escreveu:
Não tem "saudosismo" nenhum. O que eu escrevi foram questões objetivas, como a questão da diferença de tempo livre. Deixem de roscagem.

O Redondo dessa vez é inocente, aliás, nem postou nada nesse tópico relativo ao assunto.


Já ouviu o ditado "pobre quando descansa carrega pedra"? É válido para o homem do medievo.

Sou um homem precavido, logo ele aparecerá.


Um jargão vazio.

http://groups.csail.mit.edu/mac/users/rauch/worktime/hours_workweek.html

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
O trabalho do grosso da população no medievo só obedecia a uma regra: Faz essa colheita funcionar.

As coisas são bem diferentes quando se entra em uma relação onde quanto mais o empregado trabalhar mais lucro o patrão terá.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Neguinho precisa entender que há um meio termo entre o paleoconservadorismo e simplesmente se recusar a falar bobagens pra justificar o capitalismo.

"Ah, tu ia querer voltar pro passado?"

Eu não quero nada, porra... Não fode.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Ashura escreveu:
Não tem "saudosismo" nenhum. O que eu escrevi foram questões objetivas, como a questão da diferença de tempo livre. Deixem de roscagem.

O Redondo dessa vez é inocente, aliás, nem postou nada nesse tópico relativo ao assunto.


Mas o Redondo vai postar. Podem crer.

E não é uma questão de saudosismo, mas de efeitos negativos da prosperidade. Tanto que quando o Adam Smith escreveu o que escreveu ele não estava falando em alta tecnologia (que estava ainda engatinhando no tempo dele), mas riqueza material (no vídeo mesmo o Pondé comenta que a preocupação do Smith era homens virarem meros burocratas).

Uma sociedade prosperar não significa necessariamente que vai virar um episódio dos Jetsons.

Mas falando em saudosismo, podem observar como os mais velhos geralmente tem horror a smartphones e afins, acusando estes (e com certa razão) de terem imbecilizado uma geração inteira ("hj ninguém mais conversa, só ficam teclando nessas maquininhas"). O pior é que eu próprio já me peguei reclamando disso,  pra ver como eu estou velho.

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
Como tecnologia entrou no assunto, Black Mirror virou tema da Carta Capital.

"Black Mirror" e o lado sombrio da Justiça

A instigante série da Netflix alerta sobre como a tecnologia tem nos condenado à superficialização da vida humana

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/black-mirror-e-o-lado-sombrio-da-justica.1

descriptionPondé sobre emasculação: culpa do capitalismo? - Página 2 EmptyRe: Pondé sobre emasculação: culpa do capitalismo?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder