EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionSobre consumismo. EmptySobre consumismo.

more_horiz
Continuação de um papo do Facebook, que se desdobrou num tema a parte.

Sobre consumo, isso é problemático, mas compreensível, praticamente, há muitos anos que compro o que quero em termos de "tranqueiras" fechando os olhos. O resultado é uma casa cheia de entulho que não uso, está com 2 anos, adoto o minimalismo em termos de "bagulhos"(principalmente eletrônicos), comprando agora só em caso de vida ou morte, adotei isso e o primeiro efeito foi reduzir dramaticamente as mensalidades do cartão de crédito, me sobrando dinheiro de fato.

Ou seja, de experiência própria, acho difícil alguém se distanciar e se colocar acima dos "consumistas", e olhe que tive infância/juventude muito austera, em teoria era para eu me contentar apenas com a roupa do corpo e uma vida semi-militar. Mas na verdade, ao contrário da crença comum, passado austero e desapego ao dinheiro, faz com que, quem ganha de uns R$ 2000 pra cima, achar que pagar R$ 1000 numa camera nao vai valer nada.

Me parece que isso, esse patamar de consumo, de chegar e comprar algo, sem nem pensar se será necessário prestações ou não(eu mesmo só "penso" em parcelar algo acima de R$ 2000), é o sonho de muito brasileiro, especialmente americanófilos, não condeno, faz muito tempo que deixei de boiologem filosófica, e acho que quem se contenta com isso, são os que menos causam problemas no mundo.

E também não vou dizer que isso "fode a vida", no máximo que pode acontecer é uma soma de desastres na hora errada, do tipo perder um bom emprego, não arrumar nenhum enquanto tem uma divida pendente, e nenhuma poupança de reserva, é o tipo de coisa que ocorre devido a soma de fatores e não do consumismo em si.
--------------

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Não sei se entendi muito bem o argumento.

É que consumismo depende muito do seu interesses e gostos.

Por ex, eu tenho grana para comprar coisas caras, mas não compro. E não por algum motivo de boiolagem filosófica anti-consumismo. É que algumas coisas simplesmente não chamam minha atenção.

O tal smartphone é algo que nunca me despertou interesse. Para ter uma ideia, continuo com o mesmo celular de 10 anos atrás.

Por outro lado, confesso que compro muitos livros e gasto uma boa grana nisso, compro mais do que eu consigo dar conta de ler. Provavelmente eu morra sem ler muitos livros da minha biblioteca.

Não sei se meu caso poderia ser classificado como consumismo.

Acho que aí é uma diferença entre consumista e ter um hobbie caro.

O consumista quer tudo que está na moda pq é um símbolo de status (quer o tênis de marca novo pq todo mundo tem, etc). Quem tem um hobbie busca apenas satisfação pessoal e está pouco se lixando para moda.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Eu acho que um bom indice de consumismo(falo de facto, existe um diferença entre querer e ter) é tentar listar as coisas que vc compra e raramente usa ou nunca usa, e mais ainda aqueles que sequer aprendeu a usar. NÃO INCLUIR, itens essenciais, ainda para homens que moram sozinhos, como o caso de um furadeira, vocë nunca usa, mas no dia que precisar ela está lá, portanto não conta.

Vou tentar elaborar uma minha aqui, especialmente dos bagulhos que comprei uns anos atrás e depois volto.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Eu criei um tópico ano passado sobre doação e o WW perguntou quantos caminhões de quinquilharias eu havia doado.

Finalmente ele entendeu meu ponto.

Desatulhei a casa, consumo o necessário, sempre sobra uma graninha.

Menos é mais.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Eu não sou consumista. Ao contrário, sou até um pouco pão dura.
Nunca me importei com roupas de marca. Nem os nomes das marcas eu to por dentro. kkkk.
Sou mt tranquila.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Bom, antes de voltar a preencher minha biblioteca, vou ter que mandar fazer óculos. A receita do oftalmo está ali no criado mudo, faz um ano. Vou ter que fazer outra consulta. Isso tem reduzido minha leitura mais até do que o péssimo hábito da "informação" (internet).

Se ferramentas não contam então, é, acho que nesse ponto não sou consumista. A minha lista pessoal aqui dá fácil uns R$ 30,000,00 em ferramentas que quero adquirir. E sim, usar.

Nesse momento da minha vida eu estou preocupado demais em concluir projetos que aumentem minha renda, e ter um canto próprio. Eu não consigo me impressionar com um celular novo, um isso ou aquilo, quando na realidade está claro pra mim que nada disso vai me dar o que eu realmente estou precisando: um canto pra mim.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Bom, antes de voltar a preencher minha biblioteca, vou ter que mandar fazer óculos. A receita do oftalmo está ali no criado mudo, faz um ano. Vou ter que fazer outra consulta. Isso tem reduzido minha leitura mais até do que o péssimo hábito da "informação" (internet).

Se ferramentas não contam então, é, acho que nesse ponto não sou consumista. A minha lista pessoal aqui dá fácil uns R$ 30,000,00 em ferramentas que quero adquirir. E sim, usar.

Nesse momento da minha vida eu estou preocupado demais em concluir projetos que aumentem minha renda, e ter um canto próprio. Eu não consigo me impressionar com um celular novo, um isso ou aquilo, quando na realidade está claro pra mim que nada disso vai me dar o que eu realmente estou precisando: um canto pra mim.



Tenho o mesmo problema. Luto ao máximo contra a procrastinação. Caso contrário, os compromissos e pequenas coisas se arrastam ao longo dos anos.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Redondo_Bailando_Kuduro escreveu:

Tenho o mesmo problema. Luto ao máximo contra a procrastinação. Caso contrário, os compromissos e pequenas coisas se arrastam ao longo dos anos.


Idem aqui.

Conclui que a causa da procrastinação é bem simples: 90% das tarefas que vc faz são pequenas coisas que não vão mudar em nada sua vida.

Por ex: fazer um trabalho de faculdade.

É um círculo vicioso. Vc cumpre o compromisso, mas no final, vc está de volta a estaca zero fazendo outro trabalho de faculdade.

A rotina é a mãe da procrastinação.

E não lembro onde, mas li uma vez que consumimos coisas que não precisamos e provavelmente nunca vamos usar como uma forma de tentar quebrar o tédio da rotina.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Joe escreveu:
Redondo_Bailando_Kuduro escreveu:

Tenho o mesmo problema. Luto ao máximo contra a procrastinação. Caso contrário, os compromissos e pequenas coisas se arrastam ao longo dos anos.


Idem aqui.

Conclui que a causa da procrastinação é bem simples: 90% das tarefas que vc faz são pequenas coisas que não vão mudar em nada sua vida.

Por ex: fazer um trabalho de faculdade.

É um círculo vicioso. Vc cumpre o compromisso, mas no final, vc está de volta a estaca zero fazendo outro trabalho de faculdade.

A rotina é a mãe da procrastinação.

E não lembro onde, mas li uma vez que consumimos coisas que não precisamos e provavelmente nunca vamos usar como uma forma de tentar quebrar o tédio da rotina.


São procedimentos de rotina. É como tomar banho. Sua vida não vai mudar se você se banhar, mas caso contrário, você fica imundo e sofre as consequências.
O bom dessas pequenas tarefas é que elas não exigem grandes esforços.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Redondo_Bailando_Kuduro escreveu:


São procedimentos de rotina. É como tomar banho. Sua vida não vai mudar se você se banhar, mas caso contrário, você fica imundo e sofre as consequências.
O bom dessas pequenas tarefas é que elas não exigem grandes esforços.


São coisas diferentes.

Tomar banho tem um propósito básico de higiene.

Mas muitas outras rotinas não tem propósito algum. Tipo, se com um banho vc se sente melhor, nem isso vc consegue fazendo um trabalho de faculdade.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Basicamente o consumismo é quando o consumo rege a vida da pessoa, principalmente quando ela vai comprando sempre a mesma coisa, só que cada vez mais caro. Como relógios, tênis, carros e outras coisas que não usa.

A pessoa entra em uma espiral de consumo, que é regida pela moda. Aquilo vira o norte da vida dela, vira a lente pela qual ela começa observar o mundo.

Uma vez fui no bar com uma moça e a família dela, o padrasto dela era co-piloto de avião, o cara ficou cerca de 2 horas falando sobre comprar os óculos da Oakley nos EUA, falando que enquanto ele estava maravilhado com os óculos, os americanos mal ligavam. O Grande trunfo da vida do cara, o grande momento da vida dele, foi comprar um óculos Oakley. Quando chega nesse nivel de consumismo a coisa começa a ficar mais do que patética, a galera na mesa não aguentava mais ouvir ele falar disso, até que finalmente ele mudou de assunto, e começou a falar de relógios e mochilas..É de foder.

Uma coisa importante a se observar é que mesmo pobres podem ser consumistas. O cara não tem grana para comprar carne, frango, para pagar um ensino um pouco melhor, mas troca de Iphone todo mês, aparece de tênis novo toda semana, e aparece com um rolex que eu nem quando rico compraria.. Essa 'prisão' da visão consumista é um empecilho para o cara evoluir como pessoa.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
O documentário é comprido, mas vale a pena ver todo..

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Diz-se de Sócrates que certa vez ele parou diante de uma bancada no mercado onde vários artigos estavam expostos à venda. Depois de um tempo ele exclamou: "É tanta coisa de que eu não preciso!".

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Um filosofo falando sobre o assunto. Muito interessante.



https://www.youtube.com/watch?v=KgxIegd7FiU


https://www.youtube.com/watch?v=8YDuCVaOwrQ

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
Consumismo é a atitude de compra coisas superficiais.


Um fotografo gasta muito dinheiro com sua câmera, porém ele não gasta esse dinheiro para "mostra" para os amigos e sim para ter um trabalho de melhor qualidade

Um guitarrista não gasta 4 mil reais com a guitarra simplesmente para mostra aos amigos e sim para obter uma melhor qualidade sonora.

Um violinista igualmente. A maioria dos Hobbies são assim. Você não gasta dinheiro para aparecer para os amigos, mais sim porque em algum nível isso possui virtudes que tira suprir suas necessidades.

Qualquer pessoa que não usa esses objetos ira "desvaloriza" tais produtos.
Sempre escuto.:
Nossa cara, você gastou 1.OOO reais com uma patins, ou alguém fala com uma guitarrista: Nossa cara você gastou 4 mil reais pra ter uma guitarra ? Sempre com ar de negação. Porém a gente não compra esses produtos para parecermos mais "foda" ou para chama atenção. Gastamos dinheiro com tais produtos pois ele ira nos oferecer mais qualidade.

O consumismo é ruim quando você compra algo considerado sem "virtudes" simplesmente para parece ser algo que não é, ou tentando suprir sua insegurança com objetos.

Exemplo: Aqui em Brasilia é super na moda andar com aquelas caminhonete 4x4. Veja: O carro gasta muita gasolina, polui muito, mal mal cabe na cidade pois as ruas são pequenas, tem manutenção cara e você vê a pessoa as vezes andando sozinha. Ou melhor, não tem virtude nenhuma mas você gasta esse dinheiro somente para se enquadrar em um determinado grupo. (Lógico que tem gente que compra porque é necessarios ou simplesmente porque gosta de verdade)

A atitude de compra torna-se "superficial" quando você a faz para se enquadrar em um grupo e não por necessidade.

descriptionSobre consumismo. EmptyRe: Sobre consumismo.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder