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Fórum para homens a moda antiga


descriptionEvola sobre existencialismo. EmptyEvola sobre existencialismo.

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This confirms the fundamental difference between the human type who finds his reflection in existential philosophy, and the one who still preserves, as an indelible character, the substance οf the man οf Tradition.

Existentialism is a projection οf modern man in crisis, rather than οf modern man beyond crisis.

Anyone who already possesses that inner dignity described above, as natural as it is detached, or who "has long wandered in a strange land, lost among things and contingencies," finds this philosophy absolutely alien to him. Through crises, tests, errors, destructions, and successes he has rediscovered the Self, and he is reestablished in the Self, in Being, in a calm and unshakable mode. Equally distant is the man who has learned to give a law to himself from the heights of a superior freedom, so that he can walk on that rope stretched over an abyss, of which it is said: "It is perigous to cross from one side to the other, perigous to find oneself in the middle, perigous to tremble or to stop."

It is perhaps not so unkind to think that little else was to be expected from the speculations of men who, like almost all the "serious" existentialists (as distinct from those οf the new "generation at risk"), are professors, mere armchair intellectuals whose lifestyle, aside from their so-called problems and positions, has always been of the petit bourgeois type.

They are far from being "burned out" or beyond good and evil in their actual existence, which is conformist except in the few cases that flaunt a political plumage, sometimes liberal, sometimes communist.

Men in revolt within the chaotic life of the great cities, or men who have passed through the storms οf steel and fire and the destructions of the last total wars, or have grown up in the bombed-out zones, are the ones who possess in greater measure the premises for the reconquest of a higher sense of life and for an existential overcoming, nor theoretical but genuine, of all the problems of man in crisis; and these are also the points of departure for any corresponding speculative expressions.
(Julius Evola - Ride The Tiger).

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tradução pelo Joe, notas minhas:
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Isso confirma a diferença fundamental entre o tipo humano que encontra seu reflexo na filosofia existencialista, e aquele que ainda preserva, como um caráter indelével, a substância do homem da tradição.

Existencialismo é uma projeção do homem moderno em crise, em vez do homem moderno além da crise.

Qualquer pessoa que já possui a dignidade interior descrito acima, tão natural como é individual, ou que "há muito tempo vagou por uma terra estranha, perdido entre as coisas e contingências"1, acha esta filosofia absolutamente estranha a ele. Através de crises, testes, erros, destruições, e os sucessos é que ele redescobriu o Eu, e ele é restabelecido no Eu, no Ser, de um modo calmo e inabalável. Igualmente distante é o homem que aprendeu a ditar a lei para si mesmo do alto de uma liberdade superior, para que ele possa andar sobre a corda esticada sobre um abismo, do qual se diz: "É perigoso atravessar de um lado para o outro, é perigoso encontrar-se no meio, perigoso tremer ou parar."

Talvez não seja tão cruel pensar que pouco menos era de se esperar das especulações dos homens que, como quase todos os existencialistas "sérios" (distintos daqueles  da nova "geração em risco"), são professores,  meros burocratas intelectuais cujo estilo de vida, além de seus chamados problemas e posições, sempre foram o tipo Pequeno Burguês.

Eles estão longe de estarem "esgotados” ou para além do bem e do mal em sua existência real, que é conformista, exceto nos poucos casos em que ostentam uma plumagem política, às vezes liberal, por vezes comunista.

Homens em revolta dentro da vida caótica das grandes cidades, ou homens que passaram pelas tempestades de aço2 e fogo, pelas destruições das últimas guerras totais ou que cresceram nas zonas bombardeadas, são os únicos que possuem em maior força as premissas para a reconquista de um senso superior de vida e para a superação existencial, não teórica, mas real, de todos os problemas do homem em crise; e estes são também os pontos de partida para quaisquer expressões especulativas correspondentes.
(Julius Evola - Ride The Tiger).
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1 O andarilho da floresta de Ernst Jünger: "O homem dorme na floresta. Quando ele acorda e conhece seu poder, então a ordem é reconstituída".(Ernst Jünger - der Waldgänger). mais detalhes aqui http://www.ernst-juenger.org/2009/10/anarch-and-waldganger-1.html
2 Como por exemplo a própria experiência vivida por Jünger, narrada no livro cujo nome é nada mais nada menos que Tempestades de Aço.

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The 'Worker' in the Thought of Ernst Jünger - by Julius Evola.

http://thompkins_cariou.tripod.com/id116.html

Carta de Evola para Junger.

http://www.juenger.org/mailarchive/6_2002/msg00000.php

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White Witch escreveu:

Existencialismo é uma projeção do homem moderno em crise, em vez do homem moderno além da crise


Uma curiosidade: pq o Evola implica tanto com o existencialismo? Algum motivo em particular?

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Joe escreveu:
White Witch escreveu:

Existencialismo é uma projeção do homem moderno em crise, em vez do homem moderno além da crise


Uma curiosidade: pq o Evola implica tanto com o existencialismo? Algum motivo em particular?


O texto é os motivos rs. Mas o capitulo sobre existencialiosmo é bem grande, esse recorte é a ponta do iceberg, ele analisa varios autores como Jaspers, Witten não sei o q, Heiddeger, etc. A análise é minunciosa e longa, não dá pra colocar tudo aqui, tem que ler o livro rs.

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White Witch escreveu:
Joe escreveu:
White Witch escreveu:

Existencialismo é uma projeção do homem moderno em crise, em vez do homem moderno além da crise


Uma curiosidade: pq o Evola implica tanto com o existencialismo? Algum motivo em particular?


O texto é os motivos rs. Mas o capitulo sobre existencialiosmo é bem grande, esse recorte é a ponta do iceberg, ele analisa varios autores como Jaspers, Witten não sei o q, Heiddeger, etc. A análise é minunciosa e longa, não dá pra colocar tudo aqui, tem que ler o livro rs.


Reformulando a pergunta: o que Evola diz sobre existencialismo é aplicável a qualquer outro "ismo", como socialismo, por exemplo. Quero saber pq a implicância específica com existencialismo, já que há vários outros "ismos" passíveis do mesmo tipo de critica.

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Joe escreveu:
White Witch escreveu:
Joe escreveu:
White Witch escreveu:

Existencialismo é uma projeção do homem moderno em crise, em vez do homem moderno além da crise


Uma curiosidade: pq o Evola implica tanto com o existencialismo? Algum motivo em particular?


O texto é os motivos rs. Mas o capitulo sobre existencialiosmo é bem grande, esse recorte é a ponta do iceberg, ele analisa varios autores como Jaspers, Witten não sei o q, Heiddeger, etc. A análise é minunciosa e longa, não dá pra colocar tudo aqui, tem que ler o livro rs.


Reformulando a pergunta: o que Evola diz sobre existencialismo é aplicável a qualquer outro "ismo", como socialismo, por exemplo. Quero saber pq a implicância específica com existencialismo, já que há vários outros "ismos" passíveis do mesmo tipo de critica.



Porque o cerne do existencialismo, "o pavor advindo da realização da finitude", é anátema a uma concepção Tradicional da vida, ordenada de cima para baixo.

O homem Tradicional vive na eternidade - o homem moderno, materialista, aterroriza-se com a finitude porque tudo que consegue conceber se enquadra no mundo da finitude, isso é, a expressão material da vida e do cosmos.

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Joe escreveu:
White Witch escreveu:
Joe escreveu:
White Witch escreveu:

Existencialismo é uma projeção do homem moderno em crise, em vez do homem moderno além da crise


Uma curiosidade: pq o Evola implica tanto com o existencialismo? Algum motivo em particular?


O texto é os motivos rs. Mas o capitulo sobre existencialiosmo é bem grande, esse recorte é a ponta do iceberg, ele analisa varios autores como Jaspers, Witten não sei o q, Heiddeger, etc. A análise é minunciosa e longa, não dá pra colocar tudo aqui, tem que ler o livro rs.


Reformulando a pergunta: o que Evola diz sobre existencialismo é aplicável a qualquer outro "ismo", como socialismo, por exemplo. Quero saber pq a implicância específica com existencialismo, já que há vários outros "ismos" passíveis do mesmo tipo de critica.


Não maluco, vai com calma. o socialismo não pretende explicar a "existencia" do homem. Para o socialismo, o homem é um animal e só kkkkkkkkkkkkkk. O socialismo é puramente pragmatista, pouco se lixa se tu foi um cara que passou dificuldades na vida e tem lições a dar ou se é um playboy riquinho, o que interessa ao socialismo é sua posição na sociedade "aqui e agora". As frases socialistas que romantizam o trabalhador, são mais para efeitos de propaganda.

No Ride the Tiger(Cavalgar o Tigre), Evola analisa cada ismo que ele acha condenavel, não lembro de todos de cabeça, mas tem nietszschianismo, acho que ateismo, por ai vai. Evola é um autor muito profundo e detalhista(sendo por isso respeitado até pelos criticos mais ferozes) e portanto se debruça sobre as peculiaridades de cada "ismo". Cada "ismo" da modernidade, tem seu contexto próprio de surgimento e desenvolvimento.

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