EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyAs redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Interessante reflexão do Lawlyett:

Infelizmente, as redes sociais ASSASSINARAM a Internet. Começou com Orkut, piorou com twitter e, finalmente, esculhambou geral com Facebook. Ninguém mais lê nada.. Só ficam atrás de famosos ou pseudo-celebridades. Ninguém mais cria, apenas paga-pau e copia (em outras palavras, curte e compartilha).

Hoje um nickname é chamado de fake. Quando comecei a usar internet, em 1997, ninguém usava foto, muito menos nome real. Não, não eram fakes. Usavam apelidos (nickname) e, por mais que ficassem em servidores IRC, sempre navegavam pela web, buscando sites interessantes em mecanismos como Altavista e Cadê (quando ainda não tinha um Google). Costumavam até fazer sites - logo depois, blogs. O nickname não era um fake, mas uma forma de se divertir na internet, entendendo que não é vida real e, por isso mesmo, não havia nada de mal em se divertir um pouco, podendo ser um personagem, talvez - não como alguém que foge da realidade, como muitos ignorantes metidos a entendidos poderiam dizer, mas como uma diversão, um jogo de RPG.

Junto com o barateamento das câmeras digitais, veio o Orkut... Os perfis passaram a ter nome real, foto real e apenas pessoas que se conhecia pessoalmente na lista de amigos. Porém, quanto mais reais se tornavam os perfis, mais se afastavam da realidade, chegando ao ponto de se tornarem infinitamente mais fakes que os nicknames do IRC com suas amizades apenas virtuais que muitas vezes duram uma vida inteira (o Erick André Bonette Santos e a Cyntia Creamean talvez entendam o que digo, já que me conheceram justamente quando eu tinha 14 anos, no canal ‪#‎Buteco‬ da Dalnet ). Hoje as pessoas tem o costume de apenas aceitar familiares e amigos da vida real.. E esses amigos, assim como suas fotos e todo o perfil, mesmo sendo reais, são infinitamente mais fakes.. Pessoas aceitam colegas que detestavam e ficam trocando mensagens falsas, como se fossem BFF... Com tanto espaço pra exibicionismo e falsidade, aquilo passou a ser mais real para eles que o próprio mundo... Internet passou a significar Orkut.

Alguns se consideravam mais evoluídos por não usar Orkut... Eram superiores, verdadeiros geeks descolados: estavam no Twitter. No começo foram os blogueiros para o Twitter. O blog já estava morrendo: blogueiros não mais escreviam para leitores, escreviam para o Google. Esses autores passaram a estudar apenas SEO e escrever de acordo com o Adwords (ainda pesquisavam antes de escrever um texto.. com certeza, até mais.. porém, toda pesquisa se resumia a descobrir quais as keywords mais rentáveis daquele momento). Porém, nem a promessa de dinheiro fácil com adsense que prostituiu tantos probloggers foi capaz de impedir que aderissem ao Twitter. Tão logo a bolha do adsense explodiu, muitos desistiram dos blogs e correram atrás dos 15 minutos de fama no twitter. E, mais uma vez, o idiotismo venceu: Não se usava mais o Twitter para comentar seminários, artigos e eventos interessantes, mas apenas para puxar saco de famosos e jornalistas chatos, que correram para o twitter quando perceberam que estavam perdendo terreno para web-celebridades.

Não havia mais criação: a internet se tornou campo estéril. Agora só só tinham retweets e pedidos para seguir ou ser seguido. Só os famosos tinham voz. O interessante da internet era justamente o fato de que todos poderiam ter voz, ao contrário do que acontece na grande mídia. Porém, o próprio populacho escolheu calar os semelhantes, preferindo tietar aqueles que sempre tiveram voz.

Ainda na época do Orkut achava que não poderiamos descer mais... Com o Facebook aprendi que o abismo não tem fundo. Pelo menos, até um tempo atrás, uma página ou perfil poderia crescer e dar alguma voz a uma pessoa comum. Bem, isso acabou! Agora só cresce quem paga. E a tendência é piorar. Cada vez mais, o facebook dificulta a expressão do indivíduo comum. Quer ser ouvido? PAGUE! Já aviso: mais será feito para tirar de suas mãos qualquer ferramenta de que possa dispor... Terá que pagar muito mais.

E de quem é a culpa? Do Facebook? Em partes... É óbvio que não há ética alguma nessa atitude; mas já devíamos saber que o Facebook é uma empresa. Palavras fofinhas em relação à missão de uma empresa não importam. Até uma criança sabe que a verdadeira missão da empresa é enriquecer seus donos até não poder mais. Os maiores culpados dessa situação somos nós: modernistas e acomodados, que vão atrás de todo tipo de hype, ignorando a qualidade e as atitudes, escolhendo ficar apenas porque todos os outros já estão... Há muito tempo falava para os amigos que tem sites, blogs, fóruns etc: esqueçam isso de Facebook. Podem até divulgar, mas não tentem manter nada lá. Se querem criar algo sólido e duradouro, façam em seus próprios espaços...

Enfim, as redes sociais estão matando a internet. Parece-me que a internet já está em estado terminal e apenas vive, moribunda, porque as redes sociais precisam dela para parasitá-la. Ela pode ser salva? Sim! Mas isso depende de todos nós.

https://www.facebook.com/groups/235456793252386/permalink/520421638089232/

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
texto bom apesar de ser bem pessimista quanto a isso. as redes sociais dao essa impressao de dominaçao da internet por um simples fato acredito eu, vivemos em um mar de gente demente.

idiotas que querem salvar uma criança fake do facebook, idiotas que se chocam com a noticia de um tigre e depois nem liga mais pro bichinho.

o facebook por mais que cobre por divulgaçao ficou bem mais facil divulgar coisas la e atrair pessoas do que em outros tempos como o do orkut. o facebook aprisionou esses idiotas e lhe oferece por um preço eu diria pequeno ate pelo numero que ele atinge.

ele pegou uma grande fatia da internet como diz o daniel, mas eu nao acho que isso acaba com a internet. ele so realocou os idiotas num mesmo lugar.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
a parte dos blogues e de nao haver mais criaçao na internet eu nao discordo.

tambem boto culpa muito na censura. as pessoas estao mais sensiveis. voce nao pode falar nada que é machista.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
V escreveu:
texto bom apesar de ser bem pessimista quanto a isso. as redes sociais dao essa impressao de dominaçao da internet por um simples fato acredito eu, vivemos em um mar de gente demente.

idiotas que querem salvar uma criança fake do facebook, idiotas que se chocam com a noticia de um tigre e depois nem liga mais pro bichinho.

o facebook por mais que cobre por divulgaçao ficou bem mais facil divulgar coisas la e atrair pessoas do que em outros tempos como o do orkut. o facebook aprisionou esses idiotas e lhe oferece por um preço eu diria pequeno ate pelo numero que ele atinge.

ele pegou uma grande fatia da internet como diz o daniel, mas eu nao acho que isso acaba com a internet. ele so realocou os idiotas num mesmo lugar.


Poisé.

Eu tava pensando aqui.... o Dutra e o Monóculo são mais ou menos da mesma idade que eu. Nós pegamos o boom da internet no meio da adolescência, ou seja, ainda chegamos a conhecer a época antes da internet (que alguns chamam de "trevas").

Olhando em retrospecto, realmente parece que o surgimento da internet iria detonar uma epidemia de Shakespeares? Não há razão pra crer nisso.

O que o facebook fez foi apenas dinamizar o que a internet havia começado... tornar a internet cada vez mais "user friendly" pra tagarelice e frivolidade. Basicamente a atividade principal do cérebro de um shudra.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Rant Casey escreveu:
V escreveu:
texto bom apesar de ser bem pessimista quanto a isso. as redes sociais dao essa impressao de dominaçao da internet por um simples fato acredito eu, vivemos em um mar de gente demente.

idiotas que querem salvar uma criança fake do facebook, idiotas que se chocam com a noticia de um tigre e depois nem liga mais pro bichinho.

o facebook por mais que cobre por divulgaçao ficou bem mais facil divulgar coisas la e atrair pessoas do que em outros tempos como o do orkut. o facebook aprisionou esses idiotas e lhe oferece por um preço eu diria pequeno ate pelo numero que ele atinge.

ele pegou uma grande fatia da internet como diz o daniel, mas eu nao acho que isso acaba com a internet. ele so realocou os idiotas num mesmo lugar.


Poisé.

Eu tava pensando aqui.... o Dutra e o Monóculo são mais ou menos da mesma idade que eu. Nós pegamos o boom da internet no meio da adolescência, ou seja, ainda chegamos a conhecer a época antes da internet (que alguns chamam de "trevas").

Olhando em retrospecto, realmente parece que o surgimento da internet iria detonar uma epidemia de Shakespeares? Não há razão pra crer nisso.

O que o facebook fez foi apenas dinamizar o que a internet havia começado... tornar a internet cada vez mais "user friendly" pra tagarelice e frivolidade. Basicamente a atividade principal do cérebro de um shudra.


A impressão que eu tenho é que o facebook foi projetado de propósito para não estimular os debates e manter a conversa apenas no nível do "curtir". Se eu fosse adepto de teorias da conspiração até diria que é tudo parte de um plano para impedir as pessas de refletirem e mante-las como gado.

Eu só fui usar internet mesmo aos vinte e poucos anos. Antes isso de conversar com alguém por um computador ou acessar informações era algo que eu conhecia apenas pela literatura de ficção-cientifica e parecia tão distante de minha realidade quanto pegar uma nave para Marte.

O mais próximo que havia de um fórum de internet eram as seções de cartas de revistas. É interessante como a democratização da opinião equivale a democratização da burrice.

Explico: quando não havia fóruns voltados para ficção-científica no Brasil, um meio de fãs do gênero manterem contato e conhecerem novas pessoas era através de fanzines e revistas especializadas como a extinta Issac Asimov Magazine Brasil.

Como revistas e fanzines tem espaço limitado, os editores tinham que selecionar o material, ou seja, apenas as  cartas com os melhores conteúdos eram publicadas (não que fosse uma regra, mas o fato é que havia uma peneiragem).

Hoje não é assim, qualquer um pode postar sua "opinião" nos comentários de um texto de qualquer site e a coisa delingrolar para a baixaria e a imbecilidade num piscar de olhos.  Qualquer um pode abrir um blog e entupir a internet de "opiniões".

Paradoxalmente, quando mais espaço as pessoas tem para postar suas "opiniões" online, menos se presta atenção no que alguém diz.

É como se a internet tivesse transformado o mundo num grande auditório onde todos tem um microfone a mão para falar, mas ninguém escuta nada porque todos estão falando ao mesmo tempo.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Só falou besteira ele ai.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
white witch escreveu:
Só falou besteira ele ai.


Porque? Eu achei um retrato bem fiel da palhaçada que virou a internet.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Eu era do tempo da Internet discada e do ICQ! Muito boa essa época em que ainda se usava AOL. 1998 deixam saudades!

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Porque? Eu achei um retrato bem fiel da palhaçada que virou a internet.


A internet está para os usuários, assim como o asfalto está para os carros.

Se tiver uma epidemia de gente pintando o carro de zebra com um pênis desenhado, você não pode dizer que a culpa é do asfalto por onde anda os carros.

Eu sou oldscholl de web, usei quase tudo que ele diz ai que sente falta, mas eu não sinto falta, certas coisas que ele usava como IRC era para nerds hardcore.

Em termos de internet, um primeiro indicio de nerdzação estilo herb, é quando o cara trata a coisa como "comunidade" do qual ele faz "parte". De modo analogo a atividade de dirigir, é como se então eu me sentisse parte da "comunidade de motoristas" coisa que não existe, e a partir disso qualquer modinha que pegasse entre motoristas de carro, me fizesse então sentir vergonha.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
white witch escreveu:
Porque? Eu achei um retrato bem fiel da palhaçada que virou a internet.


A internet está para os usuários, assim como o asfalto está para os carros.

Se tiver uma epidemia de gente pintando o carro de zebra com um pênis desenhado, você não pode dizer que a culpa é do asfalto por onde anda os carros.

Eu sou oldscholl de web, usei quase tudo que ele diz ai que sente falta, mas eu não sinto falta, certas coisas que ele usava como IRC era para nerds hardcore.

Em termos de internet, um primeiro indicio de nerdzação estilo herb, é quando o cara trata a coisa como "comunidade" do qual ele faz "parte". De modo analogo a atividade de dirigir, é como se então eu me sentisse parte da "comunidade de motoristas" coisa que não existe, e a partir disso qualquer modinha que pegasse entre motoristas de carro, me fizesse então sentir vergonha.


Eu concordo no geral, mas mesmo assim noto que a internet piorou bastante de uns tempos para cá.

Havia muita imbecilidade nos tempos do orkut, mas também tinha muitos espaços bons para se trocar ideias e informações (fóruns, comunidades, etc).

A impressão que eu tenho é que, com o advento do facebook, só sobrou a imbecilidade.

Chuto que isso tem a ver com o próprio do formato do facebook. Os grupos não são bons espaços para fomentar discussões interessantes, e a LT do facebook tem a única função de alimentar o ego do dono do perfil, onde ele vive para postar sua "revolta" com coisas que no fundo ele não dá a mínima.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Texto de hipster.

As redes sociais mataram a internet? 7ab6a83c9d14593059c23dde8eb3fcb0e6e3b0364efec0798d06bcc581063d85

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
o fato eh que o saudosismo sempre eh visto como algo melhor do que temos no presente,
isso pra tdo...

eh uma defesa humana: lembramos do passado com saudosismo em tudo..
e esquecemos os problemas da epoca, que eram mtos.

Internet discada, internet mais suja e perigosa, navegaçao lenta e que caia a todo tempo, cheio de hacker e vulnerabilidade, falta de opcoes para navegar, chats como o o arcaico irc, que era uma merda...
Enfim, tudo era pior, mais num discurso comum, e certamente saudosista, faz tudo parecer lindo no passado e uma bosta hj!!

numa leitura fria do saudosismo aplicado a internet, como esse caso:
o problema nao sao as redes sociais, e sim a inclusao social, que fazem mais idiotas e analfabetos estarem na internet...
se analisarmos tirando isso, hj eh tudo mais facil de ser pesquisado, mais fidedigno, diversas opcoes e opnioes sobre um mesmo tema, facilidade de acesso a qualquer coisa, internet mais bemm mais rapida, segura e com informacoes confiáveis e acessíveis, esta tbm mais engraçada e por ai vai...

o saudosismo eh uma bosta,
faz um passado muitas vezes pessimo, parecer melhor do que um futuro mto mais confiavel e confortavel que temos hj!

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
o problema mtas vezes do law e da maioria dos GDRs
sao os discursos glorificando o passado ou o tradicional,

ter uma postura critica e cricri com mta coisa da atualidade,
faz ter respeito no meio deles...

nao que seja o caso,
nao li todo o txto, mas eh fundamentado,
apesar de nao levar em conta os milhares de problemas da epoca dessa internet e as milhares de facilidades e segurança de informaçoes que temos hoje (que nao estamos blindados mas eh infinitamente mais confiavel)

>>
como disse nao que seja o caso mas enfim, no meio dos gdrs como um todo, quanto mais chato e implicante vc eh (principalmente com coisas da atualidade), maior sera seu respeito no meio deles... sei la pq, mas ele visa alguma admiraçao desse publico, sei la pq...

pessoalmente nao gosto de admiraçao gratuita, de tonto basta eu,
alias, se admiraçao em questao nao me trouxer direta ou indiretamente risada (diversao), mulher ou dinheiro... prefiro ficar com qualquer um destes 3 do que com uma admiraçao sem lucro!

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
caiobr escreveu:

numa leitura fria do saudosismo aplicado a internet, como esse caso:
o problema nao sao as redes sociais, e sim a inclusao social, que fazem mais idiotas e analfabetos estarem na internet...


Correto, como a internet ficou mais facil/acesso, o pessoal "cult" entrou em contato com o brasileiro de verdade.

E isso é que viabiliza a internet, por que esse "povão" ignorante que compra Shampoo da loreal e da boa noite pro William bonner é o povo que consome e portanto dá renda a sites. Sem isso, o facebook teria fechado a muito tempo.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
White Witch, você compra qual shampoo?

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Redondo_Rei escreveu:
White Witch, você compra qual shampoo?


maconha.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Redondo_Rei escreveu:
White Witch, você compra qual shampoo?


hahahahahhaha
o que importa?
Sim, se vc der pra mim, eu como torta!!

White witch,
largue a maconha e va pra vodka,
matara menos inocentes e te deixa mto mais legal!

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
white witch escreveu:
caiobr escreveu:

numa leitura fria do saudosismo aplicado a internet, como esse caso:
o problema nao sao as redes sociais, e sim a inclusao social, que fazem mais idiotas e analfabetos estarem na internet...


Correto, como a internet ficou mais facil/acesso, o pessoal "cult" entrou em contato com o brasileiro de verdade.

E isso é que viabiliza a internet, por que esse "povão" ignorante que compra Shampoo da loreal e da boa noite pro William bonner é o povo que consome e portanto dá renda a sites. Sem isso, o facebook teria fechado a muito tempo.


Desse jeito vocês estão fazendo eu ficar mais elitista do que eu já sou. Twisted Evil

O curioso é que na literatura de ficção-científica a internet (chamada nas histórias de ciberespaço) é representada como um espaço onde hackers fodões e todo tipo de "revolucionário" vai combater as grandes corporações usando computadores.

Mal imaginavam os autores de ficção-científica que a internet é provavelmente a melhor coisa que poderia ter acontecido para as grandes empresas. E muito menos imaginar que, ao invés de hackers rebeldes, a internet seria lotada por retardados.

Me lembra uma frase de D.H. Lawrence: "É inútil tentar elevar o espírito das massas"

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
O curioso é que na literatura de ficção-científica a internet (chamada nas histórias de ciberespaço) é representada como um espaço onde hackers fodões e todo tipo de "revolucionário" vai combater as grandes corporações usando computadores.


Isso era por que internet era coisa muito hard de mecher. Ninguém pensava nela como um meio de ganhar dinheiro. Literalmente a internet existia para facilitar a vida de nerds e pessoas que já eram do ramo.

Tentar prever ou definir uma finalidade para a computação internet é pisar em ovos, só ver a história do pai da computação, como um negócio sem pé nem cabeça.

http://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
A internet no momento atual é apenas uma copia da copia da copia.


Pesquise ai qualquer coisa. O que quiser, depois entre em 7 sites diferentes e todos teram o mesmo texto. Temos informações rápida mas também superficiais. A Internet estar tornando-se a mesma coisa da televisão... algo com um ótimo potencial, porem com um uso totalmente inutil.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Origami escreveu:
A internet no momento atual é apenas uma copia da copia da copia.


Pesquise ai qualquer coisa. O que quiser, depois entre em 7 sites diferentes e todos teram o mesmo texto.  Temos informações rápida mas também superficiais.  A Internet estar tornando-se a mesma coisa da televisão... algo com um ótimo potencial, porem com um uso totalmente inutil.  


Verdade. Observo isso pelos sites sobre Lovecraft, autor objeto de minha tese de doutorado.

A maioria das informações são rasas e superficiais (isso quando não falam bobagens). Não tem nem comparação com a leitura de obras de estudiosos de Lovecraft, como S.T. Joshi e Graham Harman.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Redondo_Rei escreveu:
White Witch, você compra qual shampoo?


White tem cabelo? Very Happy

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Pior do que matar internet é matar as pessoas. Para mim, a internet matou pessoas.





descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
Deli escreveu:
Pior do que matar internet é matar as pessoas. Para mim, a internet matou pessoas.







Essa tem que ir para o melhores tiradas.

descriptionAs redes sociais mataram a internet? EmptyRe: As redes sociais mataram a internet?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder