EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Boa noite

Acompanho o fórum há um tempo como membro fantasma, raramente posto algo. Dessa vez tenho uma decisão a tomar e resolvi pedir ajuda aqui.

Tenho 21, quase 22 anos, moro com amigos, trabalho num hotel, o melhor da cidade. Acho um emprego razoável/bom, ganho um pouco mais de um salário fora as gorjetas, tenho plano de saúde, odontológico, meu uniforme é lavado pela empresa, passa bastante gente interessante por lá(apesar de que nunca tirei proveito disso)... enfim.
Ano passado, depois de abandonar a faculdade de Ciências Econômicas na Federal, decidi que ia tentar medicina, quase não estudei(apenas umas audioaulas por 1 mês), mas acabei passando em Odontologia também na Federal, que também é um curso interessante. O curso é integral(manhã e tarde) e eu trabalho de 15h às 23:20, sendo impossível conciliar.
Então tenho algumas alternativas:

-Mudar meu turno para a noite toda, de 23h às 7:20h, Não há quase nada para fazer nesse horário, sendo possível estudar ou tirar um cochilo, teoricamente. Como as aulas normalmente terminam as 18h, eu teria apenas esse tempo entre o fim das aulas e o inicio do expediente para dormir, entre cochilos durante o dia(é a opção mais cotada até agora)

-Sair do emprego e me dedicar à faculdade. Meu pai faria questão de que fizesse isso, mas Aí eu dependeria dele, obviamente, e não teria dinheiro pra gastar com mais do que o suficiente pra viver. Perderia as benesses do emprego. Teria mais tempo livre.

-Deixar a faculdade pra lá, trabalhar mais um ano, comprar mais algumas coisas de que preciso, tirar carteira, estudar para o ENEM e tentar entrar em medicina no próximo ano. Não acho legal, queria me adaptar logo ao ambiente acadêmico e ainda assim entrar em medicina.

Qual das alternativas é mais interessante? Quão prejudicial pode ser essa rotina de estudo e trabalho, dos pontos de vista da saúde, profissional e acadêmico? Aceito outras sugestões.

PS.: Minha vida social não é agitada. Tenho namorada, e ela mora comigo. É uma moça legal. Sou meio preguiçoso, tenho muito sono. Tenho uma certa aversão a estudo, apesar de gostar de ler. Espero tomar gosto de estudar o mundo da saúde.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
P.S.2: Estou sedentário, poderia praticar exercícios fazendo apenas um ou outro, fazendo os dois eu ficaria mais indisposto e ficaria mais difícil.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Na minha humilde opinião, o melhor é sempre apenas estudar.

Tem que ver tbm quais suas prioridades.

Por ex: o quanto tempo livre é importante para vc? Se for fundamental opte por sair do emprego e se dedicar à faculdade.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Joe é filho de latifundiário ou algo assim? Ou charqueador hahaha

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Ashura escreveu:
Joe é filho de latifundiário ou algo assim? Ou charqueador hahaha


Melhor que isso. Fui bolsista por um muito tempo.

Depois que vc descobre o mundo das bolsas de pós-graduação, vc sabe o que é ter tempo e dinheiro de sobra, rsrsrs.

E mais importante, vc descobre que tempo é tudo no mundo. De nada adianta vc ter dinheiro se vc não tem tempo. Vc acaba vivendo para trabalhar.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Já que estou numa vibe Rush, deixo uma música que expressa bem minha ideia sobre trabalho versus tempo.



Rush – Working Man

I get up at seven, yeah
And I go to work at nine
I got no time for livin'
Yes, I'm workin' all the time

It seems to me
I could live my life
A lot better than I think I am
I guess that's why they call me
They call me the workin' man

They call me the workin' man
I guess that's what I am

I get home at five o'clock
And I take myself out a nice, cold beer
Always seem to be wond'rin'
Why there's nothin' goin' down here

It seems to me
I could live my life
A lot better than I think I am
I guess that's why they call me
They call me the workin' man

They call me the workin' man
I guess that's what I am

Well they call me the workin' man
I guess that's what I am

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Mas o que tu sugere exatamente, que ele arrume uma bolsa de pós-graduação durante a graduação?

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Ashura escreveu:
Mas o que tu sugere exatamente, que ele arrume uma bolsa de pós-graduação durante a graduação?


É bem menos comum, mas possível. Tem bolsas para monitores na graduação, por ex.

O meu ponto é que, se o pai dele pode ajudá-lo, que aceite a ajuda. Quanto a ter dinheiro para fazer as coisas, depende do como vc vive a sua vida.

Óbvio que, se vc curte meter festanças nas baladas, tem que trabalhar para bancar isso, mas se vc vive uma vida mais simples de ir ao cinema com a namorada ou tomar uma de vez em quando num boteco com os amigos, não precisa ter grandes fortunas.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
É bem irreal a perspectiva de ter que trabalhar pra se sustentar e fazer um curso universitário de mais de um período, como medicina, odontologia, etc.

A verdade é que é bem claro que esses cursos foram feitos para as classes mais altas, enquanto cursos de humanas, por exemplo, é curso pra pobre, pra pessoas menores (História é a noite, ponto. Ou seja, eles assumem que a maior parte das pessoas que fazem o curso irá trabalhar de dia).

Resumo, medicina é pra playboy, embora vai ter um ou outro que vende lanches no intervalo das aulas.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Olha, cara, eu passei pela mesma coisa e me arrependo de ter focado exclusivamente no curso. Demorei um bocado para passar no vestibular da UnB em curso diurno.
Ninguem me falou, entretanto, que ha como conciliar, pois ha uma serie de lacunas entre as aulas, a grade horaria nao é fechada por aqui. Sabendo se organizar, rola sim. Eu me sentia mal pra caralho em não ajudar em casa. Sem falar que eu me envergonhava em pedir dinheiro pro coroa, que me dava o ele podia, que era pouco e nao permitia um minimo de autonomia. La pro meio do curso larguei dessa vida e arrumei um trampo meia boca, que começa a tarde, pra pelo menos me virar. um pouco mais sozinho, curtir um pouco e ajudar na renda de casa. Formo-me no meio do ano.
No final das contas depende da visao de universidade e conhecimento que voce tem. Eu, pelo menos, aprendi muito mais estudando fora da graduaçao, fazendo minhas referencias.
A ideia de morar com os pais é tranquila?
ps: ha a opcao de bolsas, mas elas sao concorridas, pagam mal e atrasam muiiiito!
ps2: por aqui, o aluno comprovadamente carente pode conseguir uma bolsa permanencia em troca de 30 horas semanais de trabalho para a Universidade. Informe-se.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Cara, prioriza o estudo. O resto é o resto.

Você não vai se arrepender de não ter trabalhado porque terá o resto da vida pra isso.

Mas vai se arrepender de não ter estudado.

Se conseguir conciliar, concilie. Se prejudicar os estudos, priorize eles.

***

Eu tive problemas de saúde (mental) durante os estudos. Não me culpo por isso mas aos 33 estou voltando a estudar e sinto que o tempo que passei sem completar minha formação poderia ter sido melhor aproveitado.

Não faça como eu.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Meus pais moram em outra cidade. Gosto de morar aqui mesmo. O problema do meu emprego é que me consome demais, Trabalho de domingo a domingo(1 folga na semana), 8:20h por dia(1 hora de folga, mas fico por lá mesmo então tanto faz).

Acho que vou mudar meu turno pra noite, fico até quando puder suportar. Acho que não dá pra manter essa rotina sem prejudicar o sono, a faculdade e o emprego.

Fico grato por responderem meu tópico.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Roland Deschain escreveu:
Meus pais moram em outra cidade. Gosto de morar aqui mesmo. O problema do meu emprego é que me consome demais, Trabalho de domingo a domingo(1 folga na semana), 8:20h por dia(1 hora de folga, mas fico por lá mesmo então tanto faz).

Acho que vou mudar meu turno pra noite, fico até quando puder suportar. Acho que não dá pra manter essa rotina sem prejudicar o sono, a faculdade e o emprego.

Fico grato por responderem meu tópico.


Se você me dissesse que iria largar o trabalho pra estudar "história" na federal, eu falaria pra você continuar no emprego. Mas sendo Odontologia um curso com mais mercado, você deveria cursá-lo (se é o que você queria desde o início).

Já que pretende conciliar o trampo com o estudo até quando você aguentar (acredito que mais pra frente seu curso vai exigir bastante), aproveite esse tempo para se educar financeiramente e fazer um esforço para cortar gastos desnecessários e juntar uma grana. Tente fazer uma reserva de emergência de uns 6 meses (juntar na poupança o equivalente à 6 meses das suas despesas fixas) e vá lendo sobre investimentos em renda fixa (tesouro direto, CDB, LCI, etc.) e empreendedorismo. Você também é novo, se por ventura precisar de uma ajuda de seus pais (e eles podem e querem ajudar), aceite a ajuda.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Trabalha e estuda. Logicamente estudar algo que se gosta fica mais fácil.

Dá pra conciliar, eu fiz isso durante um bom tempo da minha vida. Não me arrependo nem um pouco. Tenho vinte e seis anos e ganho bem pra minha idade (mesmo pensando em mudar de área em virtude de realizações pessoais). Penso em abrir uma empresa até os meus trinta.

É pegado? Pra caralho, extremamente cansativo. Você vai reduzir suas noites de sono e seus finais de semana serão basicamente dedicados ao estudo.

Tenta fazer um estágio na área. Existem várias empresas (principalmente multinacionais) que fazem convênios com clínicas odontológicas. Alvo fácil para pegar um estagiário e aprender como funciona os paranauês.

Não espere chegar até os vinte e tralalá pra aprender a se virar no mercado de trabalho.

Prioriza a faculdade, mas se puder, trabalhe.

Entrar cru no mercado de trabalho com um diploma na mão ultimamente não tem valido muita coisa.

Se não tiver jeito de trabalhar, já mexe os pauzinhos e comece a fazer um network.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Aliás, eu sou da seguinte opinião:

- Faça o que você gosta. Corra atrás, estude, faça contatos e tenta entrar logo no mercado de trabalho.

Depois que você tem o faz-me-rir pingando de quinze em quinze dias, fica difícil não pensar em ganhar mais.

Ambição, bro. Essa é a palavra.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
''-Sair do emprego e me dedicar à faculdade.''

Acho essa a opção mais interessante. Como o Joe falou, sem tempo livre o dinheiro não vai ter lá tanta serventia. Você fica como uma pessoa independente, mas com vida de escravo.

Entra na faculdade e pega iniciação científica ou monitoria, dá 400 reais, mas a grana vem praticamente de graça. E se no 3 ou 4 ano a facul não for mais integral, ai pega um estágio e vai se desenvolvendo na sua área.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Sobre fazer Medicina, você precisa de ou alguém bancando cursinho enquanto vc se mata de estudar para passar em uma pública (no mínimo uns 2 anos de cursinho) ou você tem grana pra pagar uma particular, e mesmo assim pode precisar de cursinho, então é bem complicado colocar isso na equação.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
El Topo escreveu:
Dá pra conciliar, eu fiz isso durante um bom tempo da minha vida. Não me arrependo nem um pouco.
É pegado? Pra caralho, extremamente cansativo. Você vai reduzir suas noites de sono e seus finais de semana serão basicamente dedicados ao estudo.


Trabalhou de madrugada? como foi a experiência?

Não vou reduzir minha noite de sono, vou eliminá-las de uma vez rs

***

O cara que trabalha a noite não quer trocar de horário. Pedi a meu chefe pra tentar convencê-lo. Do contrário terei que pedir as contas logo...

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Só tem que ver se depois de formado, teu curso te dará condições financeiras legais... Não adianta estudar e não ser remunerado de forma bacana.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Se vai cursar odontologia, foque apenas nos estudos, já que existe essa alternativa. Experiências anteriores de trabalho de nada servirão, senão para deixar o colega cascudo.

Após formado, poderá montar um consultório, atender a convênios e estudar para concurso público nas horas livres. Tem dentista onde trabalho que tira R$ 18.000,00.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Roland Deschain escreveu:
El Topo escreveu:
Dá pra conciliar, eu fiz isso durante um bom tempo da minha vida. Não me arrependo nem um pouco.
É pegado? Pra caralho, extremamente cansativo. Você vai reduzir suas noites de sono e seus finais de semana serão basicamente dedicados ao estudo.


Trabalhou de madrugada? como foi a experiência?

Não vou reduzir minha noite de sono, vou eliminá-las de uma vez rs

***

O cara que trabalha a noite não quer trocar de horário. Pedi a meu chefe pra tentar convencê-lo. Do contrário terei que pedir as contas logo...


Já.

5 da matina carregando caixa cheia de lata de tinta, trabalhando de peão em uma multinacional. Foi desgastante, mas aprendi a me virar.

Pra conciliar com os estudos, tive que pedir as contas, já que eu ficava moído.

Tenta arranjar um estágio.

http://www.catho.com.br/vagas/estagio-em-odontologia/

Dependendo da empresa, dá pra tirar até dois contos.

Pra um estagiário (6 horas por dia) é uma boa, fora que não tem desconto de INSS, FGTS e a porra toda. Se duvidar você vai tirar esses dois contos líquido.

Se não tiver como realmente (Odonto é integral, certo?) trabalhar e você tiver uma condição financeira que permita somente os estudos, vai investindo na carreira participando de palestra, workshop, cursos complementares, investindo em network e por aí vai...

Sair cru da faculdade, só com o diploma não é garantia de muita coisa. Pouco diferencial e pouca experiência... Tenta sair da faculdade pelo menos estourando pra tirar uma boa grana logo de cara.

Última edição por El Topo em 19/02/16, 05:04 pm, editado 2 vez(es)

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
Só tem que ver se depois de formado, teu curso te dará condições financeiras legais... Não adianta estudar e não ser remunerado de forma bacana.


Parto da opinião que se o cara faz bem feito, estuda e faz as coisas certas no tempo certo, o curso pode ser qualquer um.

É só questão de timing, ousadia e dedicação.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
Só tem que ver se depois de formado, teu curso te dará condições financeiras legais... Não adianta estudar e não ser remunerado de forma bacana.



Pois é, difícil concordar contigo, mas me lembrei do que um camarada me contou esses dias, sobre colega de trabalho dele. O cara bancou a filha até se formar em odonto, agora, recém formada, ele continua a banca-la. Porque ela paga para trabalhar, precisa ir atender fora da cidade, que é pequena e já tem vários dentistas velhos e conhecidos. E o que ela ganha não paga o deslocamento e alimentação. Isso que é um curso difícil, justamente por precisar ser bancado. Mas por outro lado, há no mínimo uma classe de formandos por ano, em uma região com baixa renda e que profissionais não se aposentam antes de perder a visão pela idade.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Vou segurar o emprego até onde puder, pra juntar uma grana. Depois saio.
Obrigado a todos.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
Nenhuma das opções mata.

descriptionEstudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar? EmptyRe: Estudar? Trabalhar? Estudar e trabalhar?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder