Nessas horas dou graças a Deus por viver no Nordeste atrasado.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/cha-gourmet-vira-moda-em-sp.html
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/10/comida-gourmet-torna-se-um-negocio-lucrativo-em-sao-paulo.html
De quebra o Brasil sendo o Brasil, como era de esperar já tem projeto "regulamentando" o bagulho wtf?!?!?!!?
http://classificados.folha.uol.com.br/negocios/2014/07/1491814-produtos-gourmet-proliferam-mas-podem-desaparecer-mais-rapido.shtml
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/cha-gourmet-vira-moda-em-sp.html
Lojas que vendem chá para ser preparado em casa ou consumido no local viraram tendência em São Paulo. Na The Gourmet Tea, a embalagem com 45 gramas sai por R$ 23,90
A diferença entre os chás gourmet e os de saquinho, aqueles facilmente encontrados no supermercado, começa pelo preço. Com R$ 5 dá para comprar uma caixa com 10, 12 saquinhos. Já em uma loja, esse é o preço médio de um copo do chá gourmet, servido quente ou gelado.
Para o arquiteto Raphael Nasralla, de 28 anos, o preço mais alto compensa, principalmente porque a oferta de orgânicos é boa. “Deixa de ser um simples chá para se tornar um estilo de vida”, afirma. Aos domingos, ele costuma reunir os amigos para um chazinho em casa.
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/10/comida-gourmet-torna-se-um-negocio-lucrativo-em-sao-paulo.html
Essa receita a gente não vê toda hora, mas até as preferidas nas barraquinhas de feira ganham um toque "gourmet". A massa é segredo de um dos sócios, ex-chef de cozinha de um restaurante "top" da alta gastronomia.
A palavra "gourmet" que dá a qualquer comida um outro "status". O prato pode ser ou não mais saboroso que o primo pobre, depende do gosto do freguês,mas certamente vai custar mais.
De quebra o Brasil sendo o Brasil, como era de esperar já tem projeto "regulamentando" o bagulho wtf?!?!?!!?
A Câmara Municipal deve votar ainda esta semana a permissão para que cozinheiros criativos elaborem seus pratos e os venda nas esquinas, privilégio dado apenas aos vendedores de cachorro-quente e pastéis na feira.
http://classificados.folha.uol.com.br/negocios/2014/07/1491814-produtos-gourmet-proliferam-mas-podem-desaparecer-mais-rapido.shtml
Yonaha vai na contramão da tendência do mercado, que tem recorrido cada vez mais ao termo. Pipoca, pastel, bolinho de chuva, brigadeiro e até biscoitos para cães já têm versões gourmet. Elas podem custar várias vezes mais que as convencionais.
"O gourmet remete à alta cozinha, a processos artesanais e experiências gastronômicas autênticas. Hoje, o termo está sendo usado como sinônimo de inovação e há uma banalização", afirma a consultora do Sebrae-SP Karyna Muniz.
Para Gisela Redoschi, coordenadora de gastronomia do Centro Universitário Senac, a disseminação dessas receitas é um processo natural de aumentar o valor de alimentos antes reservados à casa ou à rua, e torná-los um negócio mais lucrativo.
Uma lata da Pipó Gourmet, por exemplo, pode custar até R$ 45, enquanto um pacote da versão para micro-ondas da Qualitá é vendido por R$ 1,70 em média. O primeiro item chega a ser 26 vezes mais caro que o segundo.