EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionO homem é o lobo do homem EmptyO homem é o lobo do homem

more_horiz
"Homo homini lupus" é uma sentença latina que significa "O homem é o lobo do homem". Foi criada por Plauto (254-184) em sua obra Asinaria. No texto se diz exatamente; "Lupus est homo homini non homo".
Foi bem mais tarde popularizada por Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVII.


O homem é o lobo do homem Tpr4K8m

via: https://www.facebook.com/perscientiamoccultus/photos/a.672054686191321.1073741828.671998576196932/817254705004651/?type=1&theater

descriptionO homem é o lobo do homem EmptyRe: O homem é o lobo do homem

more_horiz
O homem é o bobo do homem.

...

Na verdade pra mim isso diz não sobre moralidade humana, como geralmente se usa (Aliás, moralidade humana é redundância) mas sobre capacidade de sobrevivência / dominação como espécie.

Como não existe nenhum outro bicho capaz de competir verdadeiramente com o homem, só resto ao excesso de homens brigarem pelo mundo inteiro há muito conquistado das feras, da mesma forma que os lobos da alcatéia brigam para decidir a ordem de alimentação e de acesso às fêmeas disponíveis.

Qualquer guerra que existe é sempre briga por recursos, território e "ordem das bicadas", assim como conflitos em menor escala; dois caras brigando por uma gostosa, uma gangue de marginais lutando contra homens honestos comuns e/ou forças policias, etc. [Se isso parecer óbvio, vocês felizmente estão longe de um meio SWPL: Aaaain mimimi religião é fonte de todas as guerras ^^].

Resumindo, o homem é o lobo do homem porquê o lobo e a águia e o jaguar e o crocodilo e até os paquidermes são fracos demais para sê-lo.

descriptionO homem é o lobo do homem EmptyRe: O homem é o lobo do homem

more_horiz
Essa frase tem um outro sentido para mim: mesmo entre seus semelhantes (grupo), haverá sempre uma quantidade considerável de gente querendo te dar uma "apunhalada nas costas". Não existe um grupo ou coletividade, isento de pecado. Isso meio que é um contraponto à idéia de que "o coletivo é melhor do que o individual", presente nas ideías que estão nascendo hoje.

descriptionO homem é o lobo do homem EmptyRe: O homem é o lobo do homem

more_horiz
Eric Heisel escreveu:
Essa frase tem um outro sentido para mim: mesmo entre seus semelhantes (grupo), haverá sempre uma quantidade considerável de gente querendo te dar uma "apunhalada nas costas". Não existe um grupo ou coletividade, isento de pecado. Isso meio que é um contraponto à idéia de que "o coletivo é melhor do que o individual", presente nas ideías que estão nascendo hoje.


Eu sempre interpretei assim também.

descriptionO homem é o lobo do homem EmptyRe: O homem é o lobo do homem

more_horiz
as pessoas tem que entender que por tras de toda ação humanda,
esta a mais primitiva das vontades/ emocoes..
talvez mais primitiva que o proprio sexo, por ser vinculado ao mesmo inclusive,
chama-se: individualismo...

todos podemos ser bons ate que atinjam nossa individualidade

descriptionO homem é o lobo do homem EmptyRe: O homem é o lobo do homem

more_horiz
Por trás de tudo só há egoísmo. Não existe ação livre, até quando o asceta deseja o nada, ainda assim ele deseja.

descriptionO homem é o lobo do homem EmptyRe: O homem é o lobo do homem

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder