EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP EmptyNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP

more_horiz
http://www.marxismo.org.br/content/nao-existe-onda-conservadora-no-brasil-nem-em-sp

Independente de concordarem ou não com o marxismo, o texto é interessante. Aponta que o que houve foi um aumento de votos brancos e nulos devido a uma insatisfação do brasileiro com a política em geral.

Trecho:

"Com a retirada de uma parte importante do eleitorado petista para o NDA (brancos, nulos e abstenções), que o sistema eleitoral burguês desconsidera, acabam privilegiados os que mantêm suas votações. E foi isso o que ocorreu. Não há um aumento do apoio às ideias de direita. A direita praticamente manteve seu apoio enquanto o PT perdeu. Isso deu mais espaço para a direita no parlamento, mas não significa que há um aumento do apoio popular às ideias de direita. E o PT perder apoio não significa que as ideias de esquerda têm menos apoio. Pelo contrário, isso mostra uma desaprovação popular à direitização do PT.

O que o resultado de 5 de Outubro mostra é que camadas importantes do proletariado brasileiro, principalmente nos grandes centros políticos do país, estão deixando de apoiar a política de conciliação de classes do PT, estão insatisfeitos com todos que se candidatam a seus representantes. O grande vencedor destas eleições não é o PSDB como a mídia burguesa tenta pintar. O grande vencedor é o NDA. Isso quer dizer que é uma guinada à esquerda? Não necessariamente. Mas certamente não é uma guinada à direita. Pelo contrário, Alckmin em SP e o próximo presidente eleito enfrentarão uma forte oposição popular que já os rejeitou nas urnas. Se estes não encontram no PT e em nenhum outro partido o seu representante político, não podemos culpá-los."

descriptionNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP EmptyRe: Não existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP

more_horiz
Uma espiada nas tabelas apoia o argumento dele bem. Perigo estar certo mesmo.

Porque de fato não estou convencido que o Brasil está numa "guinada mais pra direita". (Embora eu chamaria de Centro).

descriptionNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP EmptyRe: Não existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP

more_horiz
Eu até acho que o Brasil está numa guinada a direita no sentido de que o brasileiro não aguenta mais a esquerda falando sobre casamento gay e legalização do aborto, e outros assuntos comuns a intelectualoides de esquerda, e quer que o governo se ocupe de problemas reais e imediatos, como a crise econômica.

Mas isso não é exatamente "ser de direita". É apenas brasileiro preocupado com a realidade de seu país e de saco cheio de masturbações ideológicas.

descriptionNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP EmptyRe: Não existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP

more_horiz
Eu até acho que o Brasil está numa guinada a direita no sentido de que o brasileiro não aguenta mais a esquerda falando sobre casamento gay e legalização do aborto, e outros assuntos comuns a intelectualoides de esquerda, e quer que o governo se ocupe de problemas reais e imediatos, como a crise econômica.

Mas isso não é exatamente "ser de direita". É apenas brasileiro preocupado com a realidade de seu país e de saco cheio de masturbações ideológicas.[2]

concordo.

descriptionNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP EmptyRe: Não existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP

more_horiz
É por aí mesmo. No meu trabalho (banco público) um cara reclamava que os partidos esquerda-leite-com-pera, como o PSOL, só batiam na tecla da causa gay e outras beadagens como a maconha. Os caras não falaram uma vez sequer contra projetos de terceirização que corriam por aí até pouco tempo atrás (salvo engano, acho que um daqueles partidos mais nanicos de esquerda chegou a citar muito rápido, mas não com tanta ênfase como em relação a causa gay).

descriptionNão existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP EmptyRe: Não existe “onda conservadora” no Brasil, nem em SP

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder