EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


description"Modernidade" não existe. Empty"Modernidade" não existe.

more_horiz
O que mudou da Idade Média pra Idade Moderna?

O fim gradual do feudalismo. Fora isso... Bem, o nível de tecnologia seguiu aumentando gradualmente. Mas os matutos ainda eram os mesmos.

O nome mais apropriado, me parece, para o que os auto-declarados iluministas (Cuja influência é tão superestimada pela negada hoje em dia quanto era por eles próprios), aliás basicamente os hippies antes dos hippies, chamaram de "Idade Média" (O tempo perdido, doravante, entre a Antiguidade e a "Nova Antiguidade") seria algo como "Era feudal (européia)".

Não houve, verdadeiramente, qualquer ruptura com o cristianismo; a alma da coisa. Hoje em dia a maior parte da população ainda é cristã e quantidade alguma de falso consenso pode mudar isso. Talvez por isso nossos mestres extra-oficiais comecem a voltar seus olhos pra algo que possa. (Talvez tenham pensado em "Leões?" por um instante).
Não houve um novo tipo de homem. Conhecimento? Fruto dos esforços da Igreja. Aliás, a nobreza era relativamente culta. Ricardo Coração de Leão, representado hoje como um brutamontes presumivelmente analfabeto, escrevia poesia em francês e provençal. Conhecimento especificamente sobre a antiguidade, você quer dizer? Tem porque os monges copiavam um monte de estórias sempre que as últimas cópias iam apodrecendo.

O SWPL/politicamente correto é um fenômeno extremamente recente. Figurativamente falando, anteontem não existia ainda. E hoje já é cada vez mais contestado e cada vez mais limitado à narrativa oficial e lunáticos. Quanto mais frágil o politicamente correto fica, mais precisa ser substituído por tirania mais descarada, derrubando mais depressa o castelo de cartas pra mostrar o de pedra feia feito por baixo (Tipo aquele castelo, acho que na Espanha, que foram restaurar e usarem concreto. Heh).

Hoje temos repúblicas em vez de reis... Mas isso já tinha na Roma antiga. As coisas mudam, isso é inegável. Mas e se as pessoas continuam iguais?

Mais do que a anti-idade média ou uma "nova antiguidade" ("renascimento") a idade moderna me parece mais uma idade média com esteróides. As grandes navegações começaram porque os portugueses queriam foder com os muçulmanos. Queriam lucrar também, yup, mas hey, lucrar sobre a perda dos muçulmanos é mais gostoso.
A arquitetura gótica, a música clássica, o teatro de Shakespeare... Tudo isso, produtos do auge das civilizações ocidentais, tem o dedo do cristianismo, e nada disso se criou do nada porque os iluministas quiseram. O jogo moderno de xadrez não estava completo antes da idade moderna, mas ainda na idade média já tinha passado de um jogo tático pra um jogo estratégico.

Nas minhas aulas de história na faculdade constantemente eles falavam do final da mentalidade medieval. Sobre como as velhas noções "caíram por terra" etc etc.

É tudo balela. Eu percebia então e percebo agora. Se é assim ainda estamos na idade média e a modernidade , a nova antiguidade, o Escatão imanentizado, o objeto de fetiche dos caras é um projeto que sempre desaparece no horizonte.

A modernidade é um mito. O povo além de racista, machista, homofóbico, transfóbico, intolerante, opressor, burro, reacionário, ignorante, bobo, feio, chato, careta e cabeça de mamão, também é um tanto medieval.

Bebedeira, puteiro, antros de vícios, blasfemadores, ateus, hereges, tudo isso sempre existiu; conte algo novo. Em cidade do interior do RS é a igreja de um lado e a zona de outro. Se o padre reclamar... Bem, é porque ele é padre. Na idade média a classe guerreira considerava que havia uma medida correta de devoção que um homem devia ter, nem insuficiente nem excessiva. O resto é pra padres, monges (Alguns dos quais poderiam te dar uma surra... Mas isso já é outra história). E mulheres, claro, embora eu não duvide nada que as mulheres discordariam se perguntadas e se sentissem seguras pra responder.

A modernidade é uma fantasia de círculos de média e alta classe do primeiro mundo. Razão, aliás, porque sua efetividade aqui é bem mais limitada.

É uma solução intermediária até o homem ocidental normal parar de existir. E a solução que eles encontraram é igualmente medieval, só que do lado errado.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz


"Quanto mais as coisas mudam, mais elas ficam na mesma" - Snake Plissken

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Concordo com o autor, mas, por favor, não cometa mais o sacrilégio de escrever "estória". É "história".
De resto, parabéns pelo texto.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Mais um ponto pra teoria do Nícolas de que o Redondo não passa de um troll.

Ele nunca ouviu falar da palavra "estória". Versão brasileira de "story". Sei.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Já ouvi dizer que "estória" não existe, é história pra tudo.

Não o culpo pela correção.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Eles baniram a palavra.

Mas isso é que nem a nova ortografia... Burrice.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Então é isso mesmo.

Bom, eu gostava da existência das duas.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Yup.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Ashura escreveu:
Eles baniram a palavra.

Mas isso é que nem a nova ortografia... Burrice.


Tô com o Ashura nessa. Assim como me recuso a aderir à idéia da nova ortografia, também me recuso a aceitar o desaparecimento da palavra estória.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Ashura escreveu:
Eles baniram a palavra.

Mas isso é que nem a nova ortografia... Burrice.


Tô com o Ashura nessa. Assim como me recuso a aderir à idéia da nova ortografia, também me recuso a aceitar o desaparecimento da palavra estória.


A la lucha, pachuco.

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
Estória e História.
Tempo e Diacronia.

Pouco a pouco vão retirando os detalhes de nossa língua...

description"Modernidade" não existe. EmptyRe: "Modernidade" não existe.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder