EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais EmptyPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

more_horiz
EXAME.com - E o que a China pode aprender com o Brasil?

Ann Lee - A China pode aprender a evitar alguns dos erros que o Brasil cometeu. É problemático quando a democracia é institucionalizada muito cedo; se você olha para as nações que adiaram este processo, vê que elas foram capazes de alcançar padrões mais desenvolvidos muito rápido. Estou falando de Taiwan, Coreia do Sul, que eram governos autoritários como a China e só se tornaram democracias recentemente.

Se você pede para pessoas não educadas votarem em algo, elas não terão uma visão informada do mundo, e isso leva ao denominador comum mais baixo e políticos que não farão o melhor para o país. Depois que você tem educação de qualidade e infraestrutura, aí sim você esta pronto para a democracia.

EXAME.com - E uma abertura do sistema político, pode ocorrer no curto prazo?

Ann Lee - Não. A China ainda tem 500 milhões de pessoas na pobreza, e quando as pessoas trabalham 12 horas no campo, não tem tempo de estudar nem tem ideia sobre questões de economia ou política externa. Pedir para eles votarem para presidente seria como pedir a uma criança de 5 anos; você não pode, é irresponsável. Até que possamos assegurar um certo nível de educação e de qualidade nas instituições, a China não estará preparada para a democracia, e isso não vai ocorrer em um futuro próximo.


http://exame.abril.com.br/economia/noticias/para-professora-chinesa-brasil-teve-democracia-cedo-demais

descriptionPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais EmptyRe: Para professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

more_horiz
E qual seria o modelo, a forma platônica de democracia? Os EUA? Algum país escandinavo boiola? Por mim o Brasil não teria tido democracia nunca.

descriptionPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais EmptyRe: Para professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

more_horiz
Até a professora do outro lado do mundo chora pelo leite derramado.

descriptionPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais EmptyRe: Para professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

more_horiz
Ashura escreveu:
E qual seria o modelo, a forma platônica de democracia? Os EUA? Algum país escandinavo boiola? Por mim o Brasil não teria tido democracia nunca.


Tropas Estelares do Heinlein, gente. Tropas Estelares.

descriptionPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais EmptyRe: Para professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

more_horiz
Uma democracia pra funcionar precisa de instituições sólidas, é esse um dos principais problemas nacionais. Que país faz isso relativamente bem? Inglaterra.

descriptionPara professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais EmptyRe: Para professora chinesa, Brasil teve democracia cedo demais

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder