EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


A encruzilhada da loucura.

power_settings_newInicie sessão para responder
4 participantes

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Como a computação (e consequentemente automação) é consequência direta e natural da herança filosófica do Ocidente, partindo das primeiras leis da lógica, de Aristóteles:

https://www.theatlantic.com/technology/archive/2017/03/aristotle-computer/518697/

É intrínseco e inexorável.

Mais uma pra arquivar em: Conservadores e A Arte de Latir para a Árvore Errada.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Inexorável é um bom nome pra dar pra minha rola.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
"Entre la dictadura de la técnica y la técnica de la dictadura el hombre ya no halla resquicio por donde escabullirse".

http://don-colacho.blogspot.com.br/2010/07/1981.html

A encruzilhada da loucura já é coisa velha, e eu sou um tolo.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Ashura, só por curiosidade.

Qual exatamente sua posição quanto a tecnologia?

Vc segue uma linha anarcoprimitivista à moda Unabomber? Ou tipo aquele episódio do Além da Imaginação onde, depois de uma guerra nuclear, as pessoas rejeitam a tecnologia e passam a viver em comunidades rurais.

Não tô perguntando para tretar. É que não ficou claro onde vc se posiciona nessa questão. Só dá para entender que vc não gosta.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Cara, pra mim podia ter terminado pelo menos antes desses celular computador.

Onde é que já se viu um computador do tamanho de um celular? Como é que funciona essa porra?

Pra mim só pode ser coisa do cão.

E é mó escroto essa parada. Qualquer lugar que tu vai tá os abobado de cabecinha baixa olhando praquelas merda.

Saudade do nokia indestrutível.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
O que define o nerd bobão é a crença de que tecnologia necessariamente é algo bom. Vide fã de star trek.

Tecnologia cria uma necessidade que no geral, quase sempre é completamente artificial.

E o homem se torna servo dessa necessidade.

E isso é só a ponta do iceberg. A tecnologia muda a forma do homem de pensar. Esse buraco é bem mais embaixo.

Unabomber não foi nem o primeiro nem o único homem vivo  a criticar a tecnologia. Jacques Ellul, Nicolás Gómez Dávila. Aquele Junger discorre sobre como ela tornou a guerra um verdadeiro inferno (ou então, uma "tempestade de aço").

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Mas isto não é nem uma questão desse nível, de excesso de tecnologia. É um caso extremo, o absurdo manifesto.

Precisa apenas ser ligeiramente normal para perceber que a obsolescência humana é algo que só pode dar merda, principalmente pro povão.

No fundo o Rant sabe, inclusive, leia o que ele postou no tópico que eu citei lá atrás.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
...

Pode ser legal ser vagabundo, mas no fundo não é segredo nenhum que o culto da indulgência e do ócio é decadente.

O homem brilha é com adversidades e disciplina. O homem no castellum é viril, o homem que não sai do lupanar é afeminado e provavelmente vai acabar até pisando fora da faixa.

Ademais tentar argumentar que o trabalho é algo prejudicial ou sem valor citando como exemplo exploração ou insalubridade extremas é como proclamar a futilidade do treinamento físico expondo os malefícios do overtraining.

Mais do que um argumento pueril, um sofisma cômico.

Como de se esperar de uma papagaiada anticristã qualquer. 

Sim, o trabalho enobrece. E a chuva cai do céu.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
"ah, mas trabalho vem de tripa..."

Sim, e hipócrita originalmente era apenas um ator, e gladiador é uma palavra genérica para espadachim. Grandes merda.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Ashura escreveu:
Ademais tentar argumentar que o trabalho é algo prejudicial ou sem valor citando como exemplo exploração ou insalubridade extremas é como proclamar a futilidade do treinamento físico expondo os malefícios do overtraining.


Cite por favor três profissões cuja atividade laboral é, em si mesma, invigorante, promove a saúde, e melhora as condições físicas e mentais de seus partícipes.

Sua analogia presume que há exemplos bons, em boa medida, assim como para o exercício. Me deixou curioso.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Que gracinha. Onde eu falei que trabalho e exercício físico são a mesma coisa? Falei que as objeções a um equivalem as de outro. É só isso que tu tem pra bancar o sabichão?

Aliás, que definição incrível pra algo que hoje em dia geralmente se faz só pra comer muié mesmo. "promove a saúde, melhora as condições físicas e mentais"... Fala isso pro bambam:



Ou pra qualquer outro retardado que se entope de bomba e fode os órgãos.

No final das contas o trabalho provavelmente é uma alternativa mais confiável para vigor físico:



...

Eu diria o contrário, que o trabalho que traz maturidade, caráter, responsabilidade, temperança etc.

Em contrapartida, visto que tu novamente parece estar sugerindo os horrores trazidos pelos trabalho...

Meu avô materno era carpinteiro, chegando inclusive a ter sido essencialmente boia fria nesse ofício e viveu até os 91, sendo que até os oitenta e poucos até pra zona ainda ia. Era pequeno e magro mas forte pra burro.

Que que ele fez que não funcionou pra ficar todo fodido, ele tava trabalhando errado?

Aliás, falo sem medo que um único fio de barba dele era mais arcaico que uns cinco ou seis rants.

No final é uma questão de que tipo de homem você quer ser. Snowflakes pagãos sem autorização pra se reproduzir pelo bondoso Grande Irmão Isaac Asimov não parece uma boa. Não consigo imaginar alguém fazendo uma música tradicionalista sobre eles, inclusive. Dispenso, obrigado. Mas hey, fica a vontade.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Os meus um era boiadeiro e o outro era militar.

No tempo do vovô era uma coisa. Quem herdou a pampa pobre vive outra. Trabalhos insalubres não são exceção não, cara. São praticamente a regra, na indústria.

A grande maioria dos mesmos é alienante, repetitiva, insalubre, e cercada do terror da demissão e as longas horas, horas extra que redundam em banco de hora (pra não ser pagas), etc.

Alguns estimam que a Revolução Industrial mudou, inclusive, a paternidade, já que antes os filhos passavam o dia no campo com os pais, e depois, passavam a ver os pais só à noite (depois é claro da fase inicial em que o piá de 8 anos era colega de trabalho do pai).

Por outro lado aborígenes em geral levam 2 horas por dia ocupados com a busca de alimentos. O restante do tempo fazem toda sorte de atividades.

Então tu tem um problema trazido pela tecnologia e te sobram duas opções. Ou rebobinar pra antes da máquina. Ou botar essa tecnologia mais pra frente de modo a fazer com que ela conserte o estrago que causou.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
"Trabalhos insalubres não são exceção não, cara. São praticamente a regra, na indústria. "


Eu não discordo, mas isso é justamente devido ao avanço da tecnologia, como o teu próprio exemplo da revolução industrial.


Quando a aborígenes, mesmo se este dado estiver correto (que abundância de caça e coleta é essa, que o homem branco mal não regula nem mete a mão?) pra mim é irrelevante. Mesmo que eles tenham tanto tempo livre assim, o que eles tem para preenchê-lo, na miséria além do Ocidente? Tudo que é realmente bom vem de Oeste de lá.


"Ou botar essa tecnologia mais pra frente de modo a fazer com que ela conserte o estrago que causou. "


Mais do mesmo problema jamais é a solução.

Agora, vou dizer algo que tu quer ouvir. Provavelmente é o futuro mesmo, é o que vai acontecer. Eu aliás, por essência, não acredito em cenários idéias, mundo ideal. Isso é imanentizar o Escatão, e a tendência de tudo é piorar e muito até o final.

O que não signifique que o homem de bem não tenha o dever de não facilitar mas nem um pouco pros caras.

E não venha tentar me convencer que isso é bom. O Brasileiro pode estar acostumado a tomar no cu, mas jamais acredita quando os cuzões ainda tem a cara de pau de dizer que agem em seu benefício.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Aliás.

Os laboratores no medievo trabalham umas oito ou nove horas por dia, mas eles não trabalhavam todos os dias.

Mais ou menos um terço do ano eles não trabalhavam (domingos, dias santos ou festivais). Fontes num link previamente citado.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Agora, vou dizer algo que tu quer ouvir. Provavelmente é o futuro mesmo, é o que vai acontecer. Eu aliás, por essência, não acredito em cenários idéias, mundo ideal. Isso é imanentizar o Escatão, e a tendência de tudo é piorar e muito até o final.


Bom, exatamente, não tem como parar salvo com medidas drásticas e draconianas que provavelmente jogariam a criança com a água do banho.

O que não signifique que o homem de bem não tenha o dever de não facilitar mas nem um pouco pros caras.


Como? Cruzando os braços e batendo o pé, ou descruzando eles pra xingar muito no Tuíter?

Ludita passivo?

O que não oferecer alternativas é inútil.

E não venha tentar me convencer que isso é bom. O Brasileiro pode estar acostumado a tomar no cu, mas jamais acredita quando os cuzões ainda tem a cara de pau de dizer que agem em seu benefício.


É a segunda ou terceira vez que tu diz "não tente me convencer". Ora, é simples, eu não preciso.

Você escolheu o lado sombrio do tema. Não é tudo a respeito dele. Há um lado onde existem oportunidades para a humanidade. Estou olhando pra este, também.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
"É a segunda ou terceira vez que tu diz "não tente me convencer". Ora, é simples, eu não preciso."

E já é a segunda vez que tu diz isso mas nem por isso para de tentar. Huum...

Quanto a teu wishful thinking de crocodilo, má fé etc. não me importa. 

Sobre o "como", ora, como couber e for possível. O primeiro passo é justamente falando sobre como isso é uma merda. O que tu, tomando o papel do bom mastim do establishment, por puro interesse, tá tentando fazer questão de impedir. Não que importe.

A verdade é o que tu acha ou deixa de achar não é menos irrelevante do que o que eu acho. As elites vão seguir agindo de acordo com seus próprios projetos, que as vezes são frustrados pelo povo. E é isso.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Eu acho preocupante no entanto alguns aspectos do assunto. Alguns inclusive não levantados.

Te dou um exemplo:

Tornos CNC substituem o trabalho humano na usinagem de peças metálicas.
Agora se fala em substituir contadores e médicos.

Raciocine o seguinte: essa tecnologia vai se sofisticando, e as pessoas se dedicando a dominar ela, e então com o tempo, 5 anos de estudo de uma graduação e 2 anos para técnicos, passa a envolver integralmente o desenvolvimento e manuseio dessa tecnologia. Acompanhou?

Isso gera uma perigosa lacuna de conhecimento.

A tecnologia de robótica é frágil. Um pico elétrico e bam! Lá se foram os microcontroladores que operam a 5 volts apenas. Uma tempestade solar. Ou um conflito armado que ataque estrutura vital... e lá está você, de volta ao século XX. Esse tipo de coisa queima, e não é difícil não ter reposição imediata.

Um cirurgião que só aprendeu a operar um robô, pode ter que fazer uma incisão à moda antiga. Um mecânico, ter que tornear algo manualmente. Um contador, desenvolver a contabilidade à moda antiga.

E essa galera não vai saber. Pode ter uma carga horária diminuta de prática, mas vai ter "a mão ruim" pra coisa. Lacunas de conhecimento são muito perigosas, e precisam ser encaradas com seriedade.

***

Há outras coisas a se discutir.

Mas é preciso não estar preplexo.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Sobre o "como", ora, como couber e for possível. O primeiro passo é justamente falando sobre como isso é uma merda. O que tu, tomando o papel do bom mastim do establishment, por puro interesse, tá tentando fazer questão de impedir. Não que importe.


Ok, vamos montar a rebelião.


A verdade é o que tu acha ou deixa de achar não é menos irrelevante do que o que eu acho. As elites vão seguir agindo de acordo com seus próprios projetos, que as vezes são frustrados pelo povo. E é isso.


Exatamente...

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
"Te dou um exemplo:"


Não, obrigado.


Não esqueça que tu não precisa me convencer nada, heim.


Bem, vou indo.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Mas não posso deixar de notar a ironia disso aqui:

obre o "como", ora, como couber e for possível. O primeiro passo é justamente falando sobre como isso é uma merda. O que tu, tomando o papel do bom mastim do establishment, por puro interesse, tá tentando fazer questão de impedir. Não que importe.


A quantidade e variedade de projetos DIY que eu faço é enorme. Só compro bens e serviços que não são possíveis de se fazer em casa mesmo com bom ferramental.

Aí vem um boca mole que pra tudo precisa do "sistema", me chamar de mastim do mesmo?

Ora, vá sujar as mãos um pouco, historiador!

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Admirável.

Mas Rex, se eu sujar mais as mãos, tu lava um pouco a boca?

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Opa *Rant.

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
Ia postar num tópico próprio, mas creio que o link é pertinente ao assunto.

O texto é longo, mas vale a pena.

http://acaoavante.blogspot.com.br/2017/04/russell-means-o-marxismo-e-tao-estranho.html

Trecho:

"Eu escuto o principal cientista soviético dizendo que, quando o urânio acabar, então outras alternativas serão encontradas. Vejo os vietnamitas assumindo uma usina nuclear abandonada pelos militares dos EUA. Eles a desmantelaram e destruíram? Não, eles a estão usando. Vejo a China explodindo bombas nucleares, desenvolvendo reatores de urânio e preparando um programa espacial para colonizar e explorar os planetas da mesma forma que os europeus colonizaram e exploraram este hemisfério. É a mesma velha música, mas talvez com um ritmo mais rápido desta vez.

A declaração do cientista soviético é muito interessante. Ele sabe qual será esta fonte de energia alternativa? Não, ele simplesmente tem fé. A ciência encontrará um caminho. Ouço marxistas revolucionários dizendo que a destruição do meio ambiente, a poluição e a radiação serão controladas. E vejo-os agir de acordo com suas palavras. Eles sabem como essas coisas serão controladas? Não, eles simplesmente têm fé. A ciência encontrará um caminho. A industrialização é ótima e necessária. Como eles sabem disso? Fé.

A ciência encontrará um caminho. A fé desse tipo sempre foi conhecida na Europa como religião. A ciência tornou-se a nova religião europeia para os capitalistas e marxistas; eles são verdadeiramente inseparáveis; eles são parte integrante da mesma cultura. Assim, tanto na teoria quanto na prática, o marxismo exige que os povos não-europeus abandonem completamente seus valores, suas tradições e sua existência cultural. Todos nós seremos viciados em ciência industrial numa sociedade marxista.

Não creio que o próprio capitalismo seja realmente responsável pela situação na qual os índios americanos foram declarados como um "sacrifício nacional". Não, é a tradição europeia: a própria cultura europeia é a responsável por isso. O marxismo é apenas a mais recente continuação dessa tradição, não uma solução para ela. Aliar-se com o marxismo é aliar-se às mesmas forças que nos declaram como sendo um "custo aceitável"."

descriptionA encruzilhada da loucura. - Página 2 EmptyRe: A encruzilhada da loucura.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder