EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionO medo de se defender EmptyO medo de se defender

more_horiz
Seguinte, vou falar sobre um padrão que tenho observado no que tange defesa pessoal, seja no combate mano a mano ou armas de fogo.

Nos fóruns de artes marciais quando alguém pergunta "arte marcial X é boa para defesa pessoal?" segue uma conversa mais ou menos assim:

- O que vcs acham de boxe para defesa pessoal?
- Não funciona pq vc vai quebrar a mão dando um soco no rosto no sujeito.
- Tá, então que tal taekwondo?
- Não funciona pq se vc der um chute alto vai perder o equilíbrio e cair no chão.
- hum... quem sabe Muay Thai?
- Não funciona pq se vc der um chute baixo o sujeito vai pegar sua perna e te derrubar no chão.
- Então Jiu-jitsu! Esse vai funcionar, não?
- Tbm não funciona pq se vc levar a luta para o chão vai se machucar todo no chão de concreto e um amigo do sujeito com quem vc está brigando pode aparecer do nada e te dar um chute na cabeça enquanto vc estiver no chão.

Deu para captar a ideia: cite qualquer arte marcial (mas qualquer arte marcial mesmo) e aparecerão trocentos argumentos dizendo que não funciona. Para ficar bem claro, não estão apontando pontos fracos de uma arte marcial X ou Y, estão dizendo que é absolutamente inútil.

Passemos para armas de fogo. O recente caos no Espírito Santo reacendeu o debate sobre posse de armas de fogo. Uma discussão nas redes sociais é mais ou menos assim:

- Sou a favor do direito do cidadão ter armas de fogo.
- Nãããooo! Se todo mundo andar armado as pessoas vão se matar em briga de trânsito. Conheço o primo da irmã do tio do cunhado do avô do meu açougueiro que levou um tiro numa briga de trânsito.
- Tá, então que tal o cidadão ter apenas uma arma em casa?
- Nããoooo! Se seu filho chegar tarde em casa vc pode confundi-lo com um assaltante e matá-lo por acidente. Conheço o filho do tio do primo da avó do genro do vizinho do meu padeiro que matou o próprio filho dessa forma.
- Tá, mas e se for um assaltante mesmo?
- Não adianta pq o assaltante tem o elemento surpresa a seu favor. Se vc tiver uma arma ele vai te matar e ainda pegar sua arma.
- Mas e se eu der sorte e conseguir matar ele antes?
- Quando a polícia chegar eles vão te confundir com o bandido pq vc tem uma arma na mão e atirar em vc.
- E quanto ao Espírito Santo? Se as pessoas tivessem armas para se proteger não haveria tanto caos.
- Nãããoooo! Isso seria como gritar "fogo" num cinema lotado, já seria um tragédia de pessoas pisoteadas. Agora imagine cada um com uma arma e grite "fogo" novamente.

Não estou exagerando. É exatamente assim um debate de internet sobre o tema, esses "argumentos" não são invenção minha. Teve gente que realmente disse essas coisas no facebook.

Notem o padrão: sejam artes marciais ou armas de fogo, as pessoas tendem a inventar todos os tipos de justificativas para dizer que não funciona, e o padrão lembra muito o assunto "pegar mulheres" nas comunidades da "reáu".

Explico: se vc chegasse numa OLODM da vida e desse uma dica de como pegar mulher, ia chover "argumentos" dizendo que só cara rico e bombado consegue pegar mulher.

De forma análoga, no caso de armas de fogo o indivíduo é sempre pintado como um louco desvairado sociopata e burro. É sempre  o papinho de que "as pessoas são descontroladas demais para ter uma arma" (mas inexplicavelmente defendem o direito destes que eles próprios pintam como loucos de poder votar).

Se é arte marcial o problema está na suposta ineficiência das artes marciais. A única exceção é se vc for uma mulher de 50 kg, nesse caso qualquer aulinha num McDojo a transforma numa Xena.

Descobri via o Delta Dan o termo Hoplofobia, que seria fobia a armas de fogo. Confiram o trecho:

Enquanto tanto o medo quanto o impulso são irracionais, a análise psicológica revela que ambos são reais e compreensíveis. Ambos estão relacionados a agressões reprimidas, suprimidas e sublimadas, e a fuga da responsabilidade pessoal. Esta é uma das fontes de mentalidade dos detratores das armas de fogo. Muitas destas pessoas temem a sua própria hostilidade e sabem que as armas de fogo não existem para pessoas impulsivas, cabeça quente, as quais não conseguem controlar sua fúria – o interessante é que muitas destas pessoas geralmente usam expressões como “eu sinto como se eu mesmo estivesse atirando”. Isso é ainda mais vexatório, porque ao invés de assumir a responsabilidade pessoal por suas próprias emoções, e procurar desenvolver autoconhecimento sobre a fonte de seus próprios medos, negam sua própria natureza. Atribuem seus piores temores e impulsos anti sociais aos demais. Em linguagem de psicologia, este mecanismo de defesa é chamado de “projeção”. Então, ao invés de atribuir, assumir que seria perigoso com uma arma nas mãos, e tentar melhorar, eles atribuem a periculosidade e imprudência aos demais, jogando a culpa nos donos de armas.

Hoplofóbicos tendem a exagerar. Eles geralmente acreditam que as pessoas que possuem armas de fogo iriam exibir as suas para ter argumento em uma discussão; e não reconhecem que quem tem este impulso são eles mesmos. Eles afirmam que os donos de arma de fogo tendem a ser mais nervosos em situações extremas. Isso é o arbitrário, e é uma síndrome que podemos chamar de “sangue nas ruas”, que muitos hoplofóbicos carregam, tipicamente ignorando ou não entendendo que, em muitas jurisdições, ameaçar alguém verbalmente brandindo uma arma de fogo (de forma legal ou ilegal), vai tipicamente resultar em duras penas.


http://www.defesa.org/hoplofobia-a-fuga-da-responsabilidade-pessoal/

Em suma, isso tudo me parece um caso de baixa auto-estima coletiva, tal qual os GDRs acham que pegar mulher era uma tarefa impossível, os críticos das armas de fogo e artes marciais acham impossível que alguém consiga usar uma arma ou uma luta marcial de forma responsável, isso quando não dizem que é absolutamente inútil.

Se sentem diminuídos diante da simples ideia de que alguém saiba se defender de forma responsável e eficiente, tal qual os GDRs se sentem diminuídos com a ideia de que alguém consegue comer mulher sem precisar ser milionário.

Também vale notar a observação do link: quem odeia armas de fogo no fundo projeta sua própria agressividade nos outros. É fato que esquerdistas são notórios pelo seu comportamento passivo-agressivo, vide seus atos simbólicos como cagar na foto do Bolsonaro.

No caso de artes marciais a estranhíssima crença de que só funcionam quando vc é mulher e tem 50 kg (e quando ela é feminista aí a eficiência da arte marcial aumenta 1000%) tbm corrobora a tese de agressividade do link sobre a hoplofobia. Em outras palavras, as artes marciais adquirirem poderes mágicos na hora da feminista lutar contra o patriarcado reflete a agressividade enrustida de feministas e esquerdistas em geral, que acham um horror alguém andar armado, mas paradoxalmente aprovam uma mulher de 50 Kg  teoricamente conseguir dar uma surra num estuprador depois de uma estadia de seis semanas num McDojo qualquer.

E como não podia deixar de ser, um link para satanizar vcs. Confiram o nível desse "debate" sobre armas de fogo.

https://www.facebook.com/cristina.lasaitis/posts/10155258309627446?pnref=story

Deu vontade de responder só para trollar:

"Seu nível de confiança em uma pessoa mudaria se você soubesse que ela é homossexual?

Última edição por Joe em 20/02/17, 04:07 am, editado 3 vez(es)

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
Esse argumento de que o assaltante é super homem e vai te matar como Clint Eastwood matava os figurantes italianos é clássico de apologistas do desarmamento.

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
E dar um telefone no cara, não funciona por quê? Ele vai segurar tuas mãos e depois te dar um shoryuken?

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
Há certas coisas que não discuto mais; não perco tempo.

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
Ashura escreveu:


Pior que na cabeça desse pessoal pró-desarmamento eles acham que se as pessoas tivessem acesso a armas todo mundo ia começar a agir feito o Hermes & Renato.

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
"Se é arte marcial o problema está na suposta ineficiência das artes marciais. A única exceção é se vc for uma mulher de 50 kg"


Hoje de manhã comecei a ver o tal seriado do Marco Polo no netflix... Quando eu vejo a concubina chinesa tá dando uma de ninja e mata três soldados armados. Virou wuxia.

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
Ashura escreveu:
"Se é arte marcial o problema está na suposta ineficiência das artes marciais. A única exceção é se vc for uma mulher de 50 kg"


Hoje de manhã comecei a ver o tal seriado do Marco Polo no netflix... Quando eu vejo a concubina chinesa tá dando uma de ninja e mata três soldados armados. Virou wuxia.


Normal. Filmes e seriados hj em dia estão cheios de mulheres de 50 kg cagando a pau homens com o dobro do tamanho dela.

Se a mulher tem algum tipo de superpoder, tipo a Jessica Jones, ou é algo mais puxado a fantasia, tipo a Xena ou Lara Croft, dá para sua suspensão de descrença aceitar. Mas querem empurrar isso até em séries e filmes que se propõem a serem realistas.

O curioso é que nem mesmo homens levam muito a sério esse negócio de fodão bom de briga. Eles sabem que na vida real dificilmente alguém será um Steve Seagal que quebra uns cinco na porrada e sai ileso. Todo mundo que já viu um filme de pancadaria com os amigos sabe que os homens tendem a ver isso como um humor involuntário,  e regados a cerveja a turma costuma fazer comentários sarcásticos e piadinhas ridicularizando esse tipo de cena.

Mas feministas levam muito a sério suas heroinas fodonas, e ficam revoltadas quando vc dá uma dose de realidade nelas.

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
Mas feministas levam muito a sério suas heroinas fodonas, e ficam revoltadas quando vc dá uma dose de realidade nelas.


Isso não é verdade.

Feministas ficam revoltadas com qualquer coisa, não só a realidade.

descriptionO medo de se defender EmptyRe: O medo de se defender

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder