EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Problemas no Trabalho

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
Sir D. Fortesque
NicolasPK
Joe
Ashura
Rant Casey
White Witch
10 participantes

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Joe você é saudável, relaxa.

O homem que gosta demasiado de ser funcionário de outrem é que tem algum problema psicológico grave.

Gostar de um tema ou ofício é bom. Mas a realidade das profissões inevitavelmente desaponta. Vide porque sujeitos que conseguiam ser cientistas de vários campos e tinham a vida ganha eram verdadeiramente privilegiados.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Tudo começa errado.

Na origem há uma neurose do indivíduo em relação ao trabalho: "Se eu não trabalhar morrerei de inanição alimentar. A ancestralidade de minhas necessidades básicas não será suprida." Mas a quantidade de obesos pobres só aumenta. E vagabundos articulados continuam transando com patricinhas.

Os homens modernos quando estão desocupados possuem um verme na alma, chamado culpa. O tempo livre é tédio mortal.

Eu não me basto, estou lobotomizado pelo discurso de produção. Vou de um lado para o outro. Preciso de um cigarro, mas me programaram para não relaxar no desemprego e fumar mata. Até o ócio precisa ser criativo, mas eu não estou sendo criativo! A autocobrança não pára, é balido mental de ovelha. Preciso urgente de remédio. Sim, o trabalho como auto-esquecimento. Sim, o trabalho é coisa para quem não tem o que fazer.

O homem moderno pensa, come e fala com o relógio no bolso, no pulso, na mente. No desemprego, que deveria ser um alívio, tem-se um encontro marcado com o medo, a incerteza, o futuro negro, a inutilidade. Conclusão: "Melhor eu ser uma formiga, lá eu tinha algo parecido com identidade, eu era um cargo."

Na vida há uma paradoxo (faça, mas não faça). Para ser feliz no trabalho, antes de tudo é preciso aprender a ser feliz sem ele.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Sinto por tirar um pouco da motivação do Drago acerca da carreira diplomática.

Mas hoje em dia é uma das carreiras que acho mais frustrantes e decepcionantes que tem, comparado ao esforço necessário para passar no concurso.

O cara fica lá, no mínimo 3 anos para passar no itamaraty (se passar em 3 anos já está bem acima da média), aprende francês, espanhol, inglês, tudo de alto nível. Ai 2 anos fazendo a escola do Rio Branco, que decaiu bastante já, o cara fica 2 anos estudando coisas um tanto quanto óbvias e básicas e aprendendo como se portar e etc.. Metade da vida diplomática é pura etiqueta.

Depois disso tudo, hora de ir para primeira embaixada ou consulado pelo mundo. Nesta etapa a esperança de ficar em um país da América Latina, Europa ou América do Norte já se esvaiu. O cara já sabe que vai começar pela Ásia ou África, esqueça também o Japão, e fique feliz se não cair em países como Uganda.

Graças ao Lula-la temos embaixadas em países que praticamente não temos relações comerciais e pouquíssimas parcerias estratégicas, só fica lá para dizer ''oi somos amigos viu'' e resolver dramas de brasileiros que estão viajando pelo mundo.

América Latina, Europa e EUA/Canadá, só depois de uns 15~20 anos de carreira. E a carreira diplomática é hierárquica, você só apita algo, talvez depois de uns 30 anos e lembre-se que para chegar no cargo final é necessário indicação política (e nem to falando de ministro das relações exteriores que agora é o Serra). Já conheci diplomata que depois de 29 anos de trabalho, para subir de cargo queriam que ele passasse 1 ano na embaixada mais perigosa do Oriente Médio.

Agora coloca na balança, você fica saltando de país em país. Se for um cara de família, já vai ter um problema, se você muda de 4 em 4 anos, como fica a escola do seu filho? Depois de aprender chinês você vai para o Irã, tem que recomeçar e aprender Persa, qualquer projeto de prazo mais longo não poderá contar com nada fixo, coisas como ''quero abrir um comércio'' e etc...

Por fim, você fica a merce de governos lixos que podem colocar todo seu trabalho no lixo em poucas canetadas. Sem contar que o Itamaraty hoje tá desvalorizado ao extremo, meio que deixado de lado e com pouquíssima autonomia, não vai surgir hoje um Barão do Rio Branco, mesmo se tiver gente com potencial para ser um, a estrutura simplesmente não permite.

Falo isso porque eu gostava da profissão, mas quando fui para brasília, conversei com muitos diplomatas e etc... Desanimei, na verdade os próprios diplomatas estão desanimados, um deles que conheci largou a carreira e é professor nos EUA.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Radamanto escreveu:
Tudo começa errado.

Na origem há uma neurose do indivíduo em relação ao trabalho: "Se eu não trabalhar morrerei de inanição alimentar. A ancestralidade de minhas necessidades básicas não será suprida." Mas a quantidade de obesos pobres só aumenta. E vagabundos articulados continuam transando com patricinhas.

Os homens modernos quando estão desocupados possuem um verme na alma, chamado culpa. O tempo livre é tédio mortal.

Eu não me basto, estou lobotomizado pelo discurso de produção. Vou de um lado para o outro. Preciso de um cigarro, mas me programaram para não relaxar no desemprego e fumar mata. Até o ócio precisa ser criativo, mas eu não estou sendo criativo! A autocobrança não pára, é balido mental de ovelha. Preciso urgente de remédio. Sim, o trabalho como auto-esquecimento. Sim, o trabalho é coisa para quem não tem o que fazer.

O homem moderno pensa, come e fala com o relógio no bolso, no pulso, na mente. No desemprego, que deveria ser um alívio, tem-se um encontro marcado com o medo, a incerteza, o futuro negro, a inutilidade. Conclusão: "Melhor eu ser uma formiga, lá eu tinha algo parecido com identidade, eu era um cargo."

Na vida há uma paradoxo (faça, mas não faça). Para ser feliz no trabalho, antes de tudo é preciso aprender a ser feliz sem ele.


Caramba! Esse post do Radamanto é para ser imprimido e colado na parede.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Joe você é saudável, relaxa.

O homem que gosta demasiado de ser funcionário de outrem é que tem algum problema psicológico grave.

Gostar de um tema ou ofício é bom. Mas a realidade das profissões inevitavelmente desaponta. Vide porque sujeitos que conseguiam ser cientistas de vários campos e tinham a vida ganha eram verdadeiramente privilegiados.



Putz! Então o que tem de nego com problemas psicológicos graves não tá no gibi. Brasileiro tem tesão por um cargo público. Enxerga o funcionalismo como uma figura materna que vai cuidar de todos os problemas dele. Como se um cargo público fosse o equivalente a voltar para o útero da mãe.

O pior é que esse pessoal (que o Radamanto descreveu genialmente no post anterior) segue um mesmo padrão psicológico. Querem segurança e conforto acima de tudo, mesmo às custas de liberdade ou de satisfação pessoal. Temem qualquer coisa que implique se arriscar.

Esse povinho (e volto a insistir, o Radamanto descreveu com muita inspiração) tendem tbm a confundir se sentir consigo mesmo com hedonismo. Acham que se sentir bem não implica aceitar desafios (mesmo que seja algo despretensioso como treinar uma arte marcial ou aprender a tocar um instrumento musical apenas por hobbie), mas sim fazer coisas que tragam prazer imediato (passear no shopping, etc).

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Joe escreveu:
Rant Casey escreveu:
Joe você é saudável, relaxa.

O homem que gosta demasiado de ser funcionário de outrem é que tem algum problema psicológico grave.

Gostar de um tema ou ofício é bom. Mas a realidade das profissões inevitavelmente desaponta. Vide porque sujeitos que conseguiam ser cientistas de vários campos e tinham a vida ganha eram verdadeiramente privilegiados.



Putz! Então o que tem de nego com problemas psicológicos graves não tá no gibi. Brasileiro tem tesão por um cargo público. Enxerga o funcionalismo como uma figura materna que vai cuidar de todos os problemas dele. Como se um cargo público fosse o equivalente a voltar para o útero da mãe.

O pior é que esse pessoal (que o Radamanto descreveu genialmente no post anterior) segue um mesmo padrão psicológico. Querem segurança e conforto acima de tudo, mesmo às custas de liberdade ou de satisfação pessoal. Temem qualquer coisa que implique se arriscar.

Esse povinho (e volto a insistir, o Radamanto descreveu com muita inspiração) tendem tbm a confundir se sentir consigo mesmo com hedonismo. Acham que se sentir bem não implica aceitar desafios (mesmo que seja algo despretensioso como treinar uma arte marcial ou aprender a tocar um instrumento musical apenas por hobbie), mas sim fazer coisas que tragam prazer imediato (passear no shopping, etc).


O brasileiro médio vive em constante luta pela sobrevivência ou contra a pobreza. Um cargo público é a garantia de um futuro livre disso.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
NicolasPK escreveu:


O brasileiro médio vive em constante luta pela sobrevivência ou contra a pobreza. Um cargo público é a garantia de um futuro livre disso.


Eu entendo isso. O que estou dizendo é que, para muitos, principalmente o brasileiro classe média, a coisa passou do "sobreviver" para o paranoia total, como o Radamanto escreveu no seu post. Qualquer coisa "extravagante" e que vise apenas a satisfação pessoal (como aprender música ou artes marciais) é visto como um "desvio de conduta".

Em suma, é um "trabalhe, consuma, obedeça". Bem estilo Eles Vivem.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Conforto e poder aquisitivo têm seu valor. Grana curta é uma merda. Pouca coisa rouba o joie de vivre como contar moedinha.

O tipo que tu descreve Joe, teria pouca imaginação é ímpeto de vida tanto com pouco como com muito dinheiro.

Há tipos humanos. E a maioria habita uma escala: férias em Quintão > Bariloche > Disney.

É o indivíduo talhado para o trabalho.

Quer conhecer um homem?

Largue ele no ócio com uma caneta e um serrote. Ao final do dia a maioria vai ter coberto uma folha de rabiscos. E mais nada.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Rant Casey escreveu:

Há tipos humanos. E a maioria habita uma escala: férias em Quintão > Bariloche > Disney.


Putz! Pior que essa me lembrou um esquerdista chato que conheço.

O sujeito fez um textão enorme no facebook falando que era a favor de cotas raciais em universidades pq negros e pobres deviam ter o direito de conhecer a...Disney. Sério, ele falou que a Disney foi o lugar mais legal que já conheceu.

Tenho sérias dificuldades em tentar sequer começar a conceber o deserto espiritual que é a vida desse cidadão.

Creio que pode-se saber muito sobre uma pessoa conhecendo tbm seus planos de viagem, rsrsrs

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Pontífice canastrão says: "Largue ele no ócio com uma caneta e um serrote. Ao final do dia a maioria vai ter coberto uma folha de rabiscos. E mais nada."

Talvez tétano também.

Satanista imundo says: "Creio que pode-se saber muito sobre uma pessoa conhecendo tbm seus planos de viagem, rsrsrs
"

Nunca tive grandes vontades de viajar. Que isso diz sobre mim?

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Ashura escreveu:
Pontífice canastrão says: "Largue ele no ócio com uma caneta e um serrote. Ao final do dia a maioria vai ter coberto uma folha de rabiscos. E mais nada."

Talvez tétano também.

Satanista imundo says: "Creio que pode-se saber muito sobre uma pessoa conhecendo tbm seus planos de viagem, rsrsrs
"

Nunca tive grandes vontades de viajar. Que isso diz sobre mim?


Nunca viajou.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Ashura escreveu:


Satanista imundo says: "Creio que pode-se saber muito sobre uma pessoa conhecendo tbm seus planos de viagem, rsrsrs
"

Nunca tive grandes vontades de viajar. Que isso diz sobre mim?


Vc não sonha em ir para Disney. Só isso já é uma vantagem, rs

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
Ashura escreveu:
Pontífice canastrão says: "Largue ele no ócio com uma caneta e um serrote. Ao final do dia a maioria vai ter coberto uma folha de rabiscos. E mais nada."

Talvez tétano também.

Satanista imundo says: "Creio que pode-se saber muito sobre uma pessoa conhecendo tbm seus planos de viagem, rsrsrs
"

Nunca tive grandes vontades de viajar. Que isso diz sobre mim?


Nunca viajou.


Na maionese, bastante.

E Santa Catarina e a terra da muamba, também conhecida como Rio Branco, Uruguai.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Joe escreveu:
Ashura escreveu:


Satanista imundo says: "Creio que pode-se saber muito sobre uma pessoa conhecendo tbm seus planos de viagem, rsrsrs
"

Nunca tive grandes vontades de viajar. Que isso diz sobre mim?


Vc não sonha em ir para Disney. Só isso já é uma vantagem, rs


Porque um homem adulto sonharia em ir pra Disney?

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Ashura escreveu:


Porque um homem adulto sonharia em ir pra Disney?


Me faço a mesma pergunta.

O que eu achei mais curioso é que o tal sujeito não estava feliz apenas dele ter conhecido a Disney, mas que era a favor de "igualdade social" para todo mundo poder conhecer a Disney, como se viajar para Disneylândia fosse algum padrão internacional de medida de bem estar social.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Vazio espiritual talvez seja as palavras-chave.

Outrora o homem encontraria a si mesmo peregrinando até Jerusalém, a Terra Santa, para ao final dessa longa e penosa jornada, provar uma medida de apoteose entrando em comunhão com Deus.

Mas hoje ir pra Jerusalém deve ser equivalente a suicídio, e de qualquer forma o cientificismo já nos ensinou a todos que Deus não existe, então o jeito é ir pra Disney mesmo.

Ou ficar em casa.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Sonhar viajar para a Disney é a coisa mais boiola que já ouvi. Na minha época de criança o moleque sofreria bully por isso.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Graças ao Lula-la temos embaixadas em países que praticamente não temos relações comerciais e pouquíssimas parcerias estratégicas, só fica lá para dizer ''oi somos amigos viu'' e resolver dramas de brasileiros que estão viajando pelo mundo.
e isso é ruim? se tivesse só isso pra fazer na vida é o emprego do sonhos rs.

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Joe escreveu:
Radamanto escreveu:
Tudo começa errado.

Na origem há uma neurose do indivíduo em relação ao trabalho: "Se eu não trabalhar morrerei de inanição alimentar. A ancestralidade de minhas necessidades básicas não será suprida." Mas a quantidade de obesos pobres só aumenta. E vagabundos articulados continuam transando com patricinhas.

Os homens modernos quando estão desocupados possuem um verme na alma, chamado culpa. O tempo livre é tédio mortal.

Eu não me basto, estou lobotomizado pelo discurso de produção. Vou de um lado para o outro. Preciso de um cigarro, mas me programaram para não relaxar no desemprego e fumar mata. Até o ócio precisa ser criativo, mas eu não estou sendo criativo! A autocobrança não pára, é balido mental de ovelha. Preciso urgente de remédio. Sim, o trabalho como auto-esquecimento. Sim, o trabalho é coisa para quem não tem o que fazer.

O homem moderno pensa, come e fala com o relógio no bolso, no pulso, na mente. No desemprego, que deveria ser um alívio, tem-se um encontro marcado com o medo, a incerteza, o futuro negro, a inutilidade. Conclusão: "Melhor eu ser uma formiga, lá eu tinha algo parecido com identidade, eu era um cargo."

Na vida há uma paradoxo (faça, mas não faça). Para ser feliz no trabalho, antes de tudo é preciso aprender a ser feliz sem ele.


Caramba! Esse post do Radamanto é para ser imprimido e colado na parede.


Rada, gostei tanto desse seu comentário que preciso perguntar: teria algumas referências bibliografias para me indicar sobre o que vc escreveu?

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
Ashura escreveu:
Vazio espiritual talvez seja as palavras-chave.

Outrora o homem encontraria a si mesmo peregrinando até Jerusalém, a Terra Santa, para ao final dessa longa e penosa jornada, provar uma medida de apoteose entrando em comunhão com Deus.

Mas hoje ir pra Jerusalém deve ser equivalente a suicídio, e de qualquer forma o cientificismo já nos ensinou a todos que Deus não existe, então o jeito é ir pra Disney mesmo.

Ou ficar em casa.


2

descriptionProblemas no Trabalho - Página 2 EmptyRe: Problemas no Trabalho

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder