EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


description“Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo” Empty“Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo”

more_horiz
"Hoje o mundo está totalmente tomado pela figura do capitalismo global, submisso ao governo da oligarquia internacional e subjugado à abstração financeira como única figura reconhecidamente universal.

Neste contexto desesperador montou-se uma espécie de peça histórica farsesca. Sobre a trama geral do “Ocidente”, pátria civilizada do capitalismo dominante, contra o “Islamismo”, símbolo do terrorismo sanguinário. Aparentemente teríamos, de um lado, os grupos de assassinos e indivíduos fortemente armados, acenando para garantir o perdão de Deus; e do outro, em nome dos direitos humanos e da democracia, selvagens expedições militares internacionais que destroem Estados inteiros (Iugoslávia, Iraque, Líbia, Afeganistão, Sudão, Congo, Mali…), que fazem milhares de vítimas, que chegam para negociar com os bandidos mais corruptos em busca de poços, minas, recursos alimentares e enclaves onde as grandes empresas possam prosperar.

Esta é uma farsa que transforma as guerras e as atividades criminosas na principal contradição do mundo contemporâneo, a que alcança a essência da questão. Mas hoje, soldados e policiais da “guerra ao terror”, bandos armados que reivindicam um islã mortal e todos os Estados, sem exceção, pertencem ao mesmo mundo, o mundo do capitalismo predatório.

Várias identidades falsas, cada uma se considerando superior a outra, fixam ferozmente sua dominação local em pedaços deste mundo unificado. Elas dividem o mesmo mundo real, onde os interesses dos agentes são os mesmos em toda parte: a versão liberal do Ocidente, a versão autoritária e nacionalista da China ou da Rússia de Putin, a versão teocrática dos Emirados, a versão fascista dos grupos armados… As populações de todas as partes defendem, por unanimidade, a versão que sustenta o poder local.

Isto é tão certo que o verdadeiro universalismo – aquele que reconhece o destino da humanidade na própria humanidade e, portanto, a nova e decisiva encarnação histórico-político da ideia comunista – não será um poder em escala mundial sem anular a dominação dos Estados pelas oligarquias proprietárias e seus agentes, a abstração financeira e, finalmente, as identidades e contra-identidades que assolam as mentes e necessitam morrer."

https://autoreselivros.wordpress.com/2015/02/05/alain-badiou-a-farsa-do-charlie-hebdo/

description“Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo” EmptyRe: “Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo”

more_horiz
Achei um a lógica dele ginasial, tipicamente marxista.

Ele usa o tal episódio apenas pra promover sua idéia de "verdadeiro universalismo" (universalismo de cu é rola chapa), e ao final vender seu comunismo sabor trotsky.

description“Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo” EmptyRe: “Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo”

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Achei um a lógica dele ginasial, tipicamente marxista.

Ele usa o tal episódio apenas pra promover sua idéia de "verdadeiro universalismo" (universalismo de cu é rola chapa), e ao final vender seu comunismo sabor trotsky.




Sim, mas tirando a agenda política o resto tem seu fundamento.

Confesso que até simpatizo com os marxistas ortodoxos, não por concordar a "solução" que eles propõem (comunismo), mas pq quando eles criticam o mundo SWPL costumam se sair melhor que muita olavette. Eles sabem apontar as contradições do SWPLismo (Alain Soral é um exemplo).

O esquerdismo SWPL virou um porre tão grande que nem os comunistas foice e martelo estão aguentando mais. Esses dias o White Witch me mostrou um link de um site marxista em que o autor criticou o movimento gay de um jeito que fez o Malafaia parecer moderado (e com uma argumentação melhor fundamentada).

Na real marxista ortodoxo tem todos os motivos para detestar SWPLismo. O SWPLismo consegue ser um empecilho maior para quem quer fazer a "revolução do proletariado" mais do que os conservadores.

O comentário abaixo o White Witch tirou do face e diz tudo:

"2 - A Nova Esquerda luta pelas "minorias" porque:
a) Está impregnada até as tampas do ethos egoísta do burguês.
b) Quer posar de revolucionária, mas sem abrir mão dos seus privilégios burgueses ao mesmo tempo. Revolução é ascese em todos os sentidos possíveis e imagináveis. Já diria Mao: "A Guerra Revolucionária é mais que uma simples guerra. Ela nos limpa de todas as nossas impurezas."

description“Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo” EmptyRe: “Alain Badiou: A farsa do Charlie Hebdo”

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder