EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionExcesso de auto exigência EmptyExcesso de auto exigência

more_horiz
Boa noite colegas.

Eis que venho relatar algo que tem acometido a minha pessoa faz um tempo. Gostaria de saber se tem algum conviva que passa/passou por isso e como conseguiu superar o problema.

Eu sou muito exigente comigo mesmo. Exigente a ponto de sempre correr atrás de uma perfeição que nem existe tal qual um hamster dentro daquelas rodas. Sempre fui assim, desde criança... Nunca me contentei com "mais ou menos". Sempre fiz as coisas pensando em ser o melhor.

Isso não é bom. Traz estresse. Ultimamente eu tenho ficado sem paciência com muitas coisas, no trabalho, na banda, nos hobbies e até na vida pessoal. Chega um ponto que eu olho e penso "Porra, andei pra caralho e parece que andei pouco!".

Me considero ambicioso, até em excesso. Acredito que isso pode ser uma das causas do fato de eu ser tão rígido comigo. Tenho dormido pouco, cerca de cinco horas por noite para estudar, praticar guitarra e me aperfeiçoar. Tenho a disciplina de um japonês e a paciência de um visigodo. rs

Não sei... Não ando contente com essa exigência toda, mas parece que faz parte de mim.

Alguém já passou por isso?

Como fizeram para resolver isso?

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Você precisa desesperadamente de uma cerveja, Topo.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Se preocupe em ser inteiro naquilo que você faz.
Se houve dedicação, concentração e amor no ato, então valeu a pena. Nem sempre você domina todos os fatores que levam ao êxito, consequentemente, não precisa se preocupar sempre com os resultados.

Aliás, o excesso de preocupação pode ser pernicioso: te tira a coragem e a ousadia de começar coisas novas e de errar.

A expectativa tem que ser proporcional aos seus recursos. Um iniciante de Jiu Jitsu não pode esperar ser melhor do que um faixa preta.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Você é muito mais indeciso do que ambicioso.

Não tem uma linha de conduta para despejar sua potência, tem várias e isso, evidentemente, não permite ser melhor do que espera.

Seu esforço não está concentrado, mas disperso: "Tenho dormido pouco, cerca de cinco horas por noite para estudar, praticar guitarra e me aperfeiçoar."

"Não sei... Não ando contente com essa exigência indecisão toda, mas parece que faz parte de mim."


Indecisão envolve dúvida. A dúvida não é um estado, mas a ausência dele. Enquanto não encontrar um estado para repousar continuará transtornado.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
El Topo escreveu:
Boa noite colegas.

Eis que venho relatar algo que tem acometido a minha pessoa faz um tempo. Gostaria de saber se tem algum conviva que passa/passou por isso e como conseguiu superar o problema.

Eu sou muito exigente comigo mesmo. Exigente a ponto de sempre correr atrás de uma perfeição que nem existe tal qual um hamster dentro daquelas rodas. Sempre fui assim, desde criança... Nunca me contentei com "mais ou menos". Sempre fiz as coisas pensando em ser o melhor.

Isso não é bom. Traz estresse. Ultimamente eu tenho ficado sem paciência com muitas coisas, no trabalho, na banda, nos hobbies e até na vida pessoal. Chega um ponto que eu olho e penso "Porra, andei pra caralho e parece que andei pouco!".

Me considero ambicioso, até em excesso. Acredito que isso pode ser uma das causas do fato de eu ser tão rígido comigo. Tenho dormido pouco, cerca de cinco horas por noite para estudar, praticar guitarra e me aperfeiçoar. Tenho a disciplina de um japonês e a paciência de um visigodo. rs

Não sei... Não ando contente com essa exigência toda, mas parece que faz parte de mim.

Alguém já passou por isso?

Como fizeram para resolver isso?



Não abra muitos flancos, jovem. Se a Wehrmacht não deu conta, imagine um jovem brasileiro.
Como bem disse o pontífice, tu precisa de uma cerveja. E com urgência.

Última edição por NicolasPK em 16/03/16, 03:10 pm, editado 1 vez(es)

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
O problema está no que o Radamanto afirmou, não dá pra ser o melhor com o foco disperso em várias áreas, o máximo que conseguimos com isso é estafa mental.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Radamanto escreveu:
Você é muito mais indeciso do que ambicioso.

Não tem uma linha de conduta para despejar sua potência, tem várias e isso, evidentemente, não permite ser melhor do que espera.

Seu esforço não está concentrado, mas disperso: "Tenho dormido pouco, cerca de cinco horas por noite para estudar, praticar guitarra e me aperfeiçoar."

"Não sei... Não ando contente com essa exigência indecisão toda, mas parece que faz parte de mim."


Indecisão envolve dúvida. A dúvida não é um estado, mas a ausência dele. Enquanto não encontrar um estado para repousar continuará transtornado.


O bruxo louco sabe do que fala.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Hum, um ponto interessante a se considerar é a atenção à sua consciência corporal (sensação). Estamos no tempo presente com um corpo, imerso em condicionamentos e automatismos. Parar para respirar e sentir o que ocorre no presente pode ser um início de grande mudanças. Somos muito pouco gratos com aquilo que temos e às vezes o exercício de olhar para o presente nos rememora o que realmente vale a pena na vida. Há quem diga que até mesmo o presente é irreal, quem dirá o passado (fecundo em distorção, remorsos, sombra e orgulho) e o futuro (imagético, fantasioso, ilusório, obsessivo).

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Você precisa desesperadamente de uma cerveja, Topo.


Te amo, diliça.

Pode até ser... Ultimamente tenho me descontraído pouco e arranjado muito pra minha cabeça. rs

Última edição por El Topo em 17/03/16, 06:40 pm, editado 1 vez(es)

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Valeu pelo conselho, Rada.

Eu não diria que é indecisão, até porque são focos que eu tenho bem firmados e não largo o osso. O problema é justamente se estressar com os erros e pedregulhos quando na verdade eles fazem parte do caminho.

Sabe aquele negócio que vira neura? Chega a virar auto sabotagem?

É foda isso.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
E bem, eu não diria que estou atirando pra tudo quanto é lado. Meu problema é especificamente não aceitar um dia no zero a zero. Não estou dizendo isso como aqueles idiotas que reconhecem o perfeccionismo como o maior defeito (principalmente em entrevistas de emprego).

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
Pelo relatado, me parece uma junção de ansiedade (falta de foco) e excesso de tensão.

Descarte tudo que promova ansiedade: ela impede que você se concentre e desfrute a caminhada (meio) e joga sua concentração já na linha de chegada (fim). Tolice.
Tem que conciliar e juntar meio e fim, afim de manter o foco e a motivação. É ver o que está atrapalhando isso.

E a menos que seja um asceta, é bom ter algo que alivie o stress, depois do dever cumprido. Mau humor afeta o rendimento à longo prazo.

descriptionExcesso de auto exigência EmptyRe: Excesso de auto exigência

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder