EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyO tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Pode ser só eu mas escolher presentes para pessoas com data marcada me causa angústia, ansiedade, e uma certa raiva de datas festivas.

Especificamente em datas festivas. Ao longo do ano não experimento isso ao presentear amigos, familiares e parceira. Há uma espontaneidade. Você vê algo, associa à pessoa, sente vontade de presentear, e zap.

Também não há pressão quanto à pompa do presente. Quando se vai presentear de modo casual, até coisas inócuas podem ser boas escolhas, se tiverem a ver com uma necessidade do presenteado, um desejo compreendido do presenteado, ou simplesmente algo que reflete a personalidade do mesmo ou que seja inusitado (portanto divertido) para o tal.

Ex: estavas com teu amigo quando ele recebe um envelope. Ao tentar abrir, ele rasga um pedaço do conteúdo do envelope por acidente e fica puto: era um documento. Numa próxima ida, um abridor de cartas, um presente modesto e "inócuo", é pretexto pra boas risadas - e denota que você tem boa memória e preza os amigos.

Mas então vem os aniversários, e o famigerado Natal.

Na maioria das vezes, como é uma data marcada, nenhuma oportunidade ou idéia espontânea apareceu. Sua melhor referência é tentar apelar para os impulsos consumistas do presenteado, uma vez que não houve uma situação condutiva a uma boa escolha, simples ou não.

E o pior: o presenteado pode estar pensando em fazer o mesmo, e caso gaste uma considerável soma no presente, te sentes compelido a adiantar-se a isso, e pressionado a igualmente apelar para uma escolha que seja genérica, consumista, e implique em um objeto caro.

O processo todo é frustrante por demais. Você sabe de antemão da pouca significância do presente, e além do mais, ainda por cima vai investir alto num badulaque genérico.

Salvo se der a sorte de já ter pensado em algo muito antes, e então, o Natal será oportuno para presentear. (Embora eu acho que isso não carece de oportunidade, e a ausência de pretexto faz do presente muito mais querido).

No final estas datas acabam sendo anti-afeto. Datas comemorativas parecem, quando penso nisso, por si mesmas depreciar o valor e o esforço de atenção embutidos no presentear.

Eu tenho minhas pequenas tradições quanto a isso.

Sempre que um amigo muda-se e vai morar sozinho - hoje em dia todos o fizeram já - eu monto-lhe uma caixa de ferramentas como presente. Não compro kits, escolho uma por uma. Eu sei que será muito útil e o camarada irá se lembrar toda vez que precisar.

Como todos meus amigos são bêbados, e todo o bêbado que bebe em casa também gosta de ter "aquele copo" pra sua cerveja, um copo estiloso também é uma boa.

Tudo que é útil e arrojado costuma agradar homens. Presentear mulher é um pouco mais difícil. Qualquer uma, seja namorada ou família. Sobretudo em datas.

Fora de datas não é tão difícil. O elemento inusitado ainda prevalece. E pode ser surpreendente. História engraçada: minha namorada uma vez comentou com certa tristeza que construíram um prédio no terreno ao lado de sua casa onde os passarinhos sentavam num abacateiro. Agora não tinha mais abacateiro, nem passarinhos. Deixei passar um tempo e presenteei ela com: um abacateiro num vaso GIGANTE. Terminou de rir? Ela chegou em casa, viu o abacateiro sob sua janela, e eu disse "só não consegui ainda os passarinhos". Emocionou-se às lágrimas. De noite descobri algo novo sobre o sexo feminino: elas possuem um mini estoque de lingeries nunca usadas, compradas há tempo, e que você só acessa quando "desbloqueia". Não precisa mais detalhes.

Mas se presentear com datas já é barra pesada, sendo mulher então, é dureza. Parece que sua melhor esperança é comprar algo bonito que será recebido porque... era a data, e isso era esperado já.

Vocês também sofrem de ansiedade ao presentear?

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Por mim estariam extintas as datas de presentear outrem. Tal como o amigo, gosto de presentear espontaneamente, e felizmente neste ano dei a sorte de encontrar os tais presentes obrigatórios do meu pai e do meu sogro em uma situação aleatória.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Rant Casey escreveu:
De noite descobri algo novo sobre o sexo feminino: elas possuem um mini estoque de lingeries nunca usadas, compradas há tempo, e que você só acessa quando "desbloqueia". Não precisa mais detalhes.


Verdade, "achievement unlocked". lol

Eis aqui uma regra não-escrita dos relacionamentos.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Sobre o ato de dar e receber presentes, também prefiro a espontaneidade e o utilitarismo. Por isso é difícil dar presentes para pessoas com as quais a gente mantém pouco contato.
Apesar disso, tenho sido faltoso nesse aspecto, tem algumas pessoas as quais gostaria de retribuir favores e esse tópico me deu umas ideias.

p.s.: Neymar presenteou a Paola Oliveira com brincos de diamante e recebeu uma faca no amigo secreto da "firma". Isso é o que eu chamo de retribuição desproporcional.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Amigo secreto tem todo final de ano no inferno.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Marcoasf escreveu:
Amigo secreto tem todo final de ano no inferno.


E o tal do "Amigo literário", já ouviu falar?

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Eu não sei dar presentes, comigo é diferente.

Em 90% dos casos, não fico ansioso porque sei provavelmente ele será trocado.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Eu superei isso com um total foda-se. Ninguém exceto as crianças, recebe algum presente meu. As pessoas próximas já não esperam ganhar nada, e se não me derem nada, tanto melhor, pois assim não me pesa o sentimento de necessidade de retribuir. Como INTP, por mais que entenda, não consigo cumprir certas obrigações sociais que me causam mal-estar.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Não presenteio no natal há muitos anos. Parei com os chocolates de pascoa, e presentes de aniversário são cada vez mais raros.
É... minha cruzada pela sinceridade em oposição às convenções vai acabar me levando pra uma ilha deserta (onde talvez vivesse mais confortávelmente meu exílio)

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Não lembro bem de quem é a frase, mas a ideia é +- a seguinte: quando somos obrigador a dar um presente é quando mostramos como pouco conhecemos uns aos outros.

Eu mesmo, recebi da minha mãe um livro sobre Renato Russo, eu, num passado abominável e distante era fã de Legião Urbana aos 15 anos. 10 anos se passaram e minha mãe não nunca que nunca mais uma musica do Legião tocou aqui em casa kkk

Concordo com o Rant, o legal do presente é a espontaneidade, a lembrança e o simbolismo da coisa.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Não é por menos que o final de semana do natal é o dia das trocas.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Eu não costumo presentear no Natal, vejo uma profundidade na data para ser desperdiçada com consumismo ou superficialidades. Prefiro dar um abraço sincero ou estar junto de quem tem a mesma intenção que a minha, e aproveitar o momento natalino para refletir as boas e más ações individuais ou coletivas do meu ano.

Eu presenteio quem eu gosto qualquer dia do ano. Adoro dar presentes, até mais do que ganhar.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Eu chuto o pau de barraca e boicoto essas festividades. Em último caso, invento doença.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
Pessoalmente eu gosto mais do ano novo do que do natal. Falando em termos de em que festa eu fico mais à vontade e me divirto mais.

descriptionO tormentoso ato de presentear com data marcada EmptyRe: O tormentoso ato de presentear com data marcada

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder