Bem-vindos a Taberna!
Grupo do Facebook

Os Deprimidos do Individualismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os Deprimidos do Individualismo

Mensagem por Joe em 15/10/2015, 18:57

Uma das consequências históricas do neoliberalismo é a infantilização da juventude e dos adultos filhos dele, na casa dos 30, 40; a preguiça está sempre disfraçada de “não tenho tempo”, o hedonismo do prazer imediato disfarçado do “não me dá pica”, “estou em baixo” e outras desculpas simpáticas que encheram o mundo de gente doce e genuinamente indignada mas que não faz nada que não lhe dê prazer nos…5 segundos seguintes. A resistência à frustração está próxima do zero, nas gerações mais novas, que nasceram sob o signo da derrota do movimento operário organizado europeu na crise de 82-84. O prazer de saber a longo prazo sucumbe ao esforço de estudar nas próximas horas; o prazer de construir algo colapsa na frustração das coisas que falham em dias. Temos alunos com coragem, na verdade é desplante, de ir a uma aula sem ter lido o texto que o professor sugeriu para leitura e ainda intervêm no debate na aula, com convicção – esquecem que a sociedade como um todo e os mais pobres mais, por via dos impostos regressivos, estão a pagar aquele professor e que alguém dedicar tempo a ensinar-nos é um privilégio. Temos militantes políticos que nem a quota da organização pagam ou oferecem o seu trabalho em vez da quota – e que em Portugal esta vai de 1 euro no PS como quota mínima a algo como 25 euros anual no BE, mas acham-se no direito de dizer que o trabalho dos outros está todo errado e mesmo de falhar a quota de que depende o pagamento do trabalho dos outros (não existem organizações a sério sem profissionais). Não é por falta de dinheiro, é por falta de sentido colectivo elementar da vida em sociedade.

Foi o pulo das sociedades agrárias para urbanas, o pulo para o pacto social de pais que protegeram os filhos tornando-os emocionalmente frágeis, no limite incapazes mesmo, e foi a ideologia neo liberal, que veio-lhes dar justificação para toda a inabilidade (falta de vontade) social. O indivíduo e a sua vida diária tornam-se o epicentro de si mesmos – não conseguem assumir compromissos com os outros, negociar, fazer, construir, assumir responsabilidades colectivas. São desinteressantes porque como vivem sobre si próprios 90% das conversas que têm é sobre si, onde foram, onde jantaram, o que pensam, o que sentem – a literatura hoje em grande medida, com honrosas e belas excepções, que se publica não é isso? Não é a história do que eles, eu, eles, eu, pensam? Estão convencidos que a literatura não é uma porta aberta do mundo social e humano mas o lugar onde vertem lágrimas de si próprios. Como se a sociedade como um todo fosse a cereja no bolo de enfeite da vida individual. São, é preciso dizê-lo, rápidos, descarados, têm uma fina capa de auto-confiança que os faz ir onde não sabem, dizer o que não conhecem, falar sobre o que não leram, mas são ignorantes e, por isso, entediantes e cansativos. Têm a coragem de ter uma licenciatura e não ter lido o b-a-ba da literatura – o nosso passado – universal. É finalmente uma sociedade logocêntrica, em que “dizer” substitui o “fazer” – temos portanto o mundo inteiro com o direito inalienável à opinião, incluindo opinião sobre o que não fazem, o que não lêem, o que não estudam, o que não conhecem, o que não se propõem aprender, o que não se ofereceram para ajudar. Hoje o lema é “Digo, Logo Existo” mesmo que não Pense nem Faça nada para Existir.

https://raquelcardeiravarela.wordpress.com/2015/09/20/os-deprimidos-do-individualismo/

SATANISTA

Re: Os Deprimidos do Individualismo

Mensagem por Rant Casey em 18/10/2015, 09:37

Não sei de onde saiu isso mas parece papo de comuna velho e ressentido.

SKAVURSKA!
Rant Casey
Pontifex Anarco-DadaMestre
Pontifex Anarco-DadaMestre

Mensagem por Joe em 18/10/2015, 15:41

Rant Casey escreveu:Não sei de onde saiu isso mas parece papo de comuna velho e ressentido.

Tirando o "é culpa do neoliberalismo" é um bom retrato do mundo moderno.

Me lembrou esse comentário antigo do White Witch.

http://eusouarcaico.forumeiros.com/t527-classe-media-mundo-afora

SATANISTA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: