Bem-vindos a Taberna!
Grupo do Facebook


Bem-vindo a 1984

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bem-vindo a 1984

Mensagem por Joe em 8/10/2015, 09:43

Via Aventuras na Justiça Social.


China está lançando um sistema de pontuação de crédito para criar um ranking de melhores cidadãos para assegurar "o progresso da civilização, a harmonia social, a inovação governamental e a sinceridade na consciência dos membros de uma sociedade":

• Todos são mensurados por uma pontuação entre 350 e 950, que está ligada a sua carteira de identidade nacional. É supostamente voluntária no momento, mas o governo anunciou que será obrigatório em 2020.
• O sistema é gerenciado por duas companhias, Alibaba e Tencent, que rodam todas as redes sociais na China. Portanto eles tem acesso a uma vasta quantidade de dados sobre as afiliações sociais das pessoas, suas atividades, o que elas dizem e acreditam.
• Além de mensurar a capacidade de realizar pagamentos, como nas análises de crédito financeiras comuns, as pontuações servem como medida de conformidade política. Uma das coisas que irá prejudicar o score do cidadão é postar opiniões políticas sem permissão, ou postar informações sobre o que o regime não gosta. Postar sobre o massacre em Tienanmen Square ou o colapso do mercado de Shanghai vai diminuir o seu score.
• O seu score vai ser prejudicado não só se você fizer alguma coisa, mas se os seus amigos, na sua rede de associações ou amizades, fizerem. A pressão contra a desobediência e dissidência não precisa ser realizada só pelo governo ou algum tipo de polícia secreta. Elementos da sociedade, o tecido social em que você vive, seus amigos, vão puní-lo. Eles vão pressionar você a se manter na linha. E talvez você faça o mesmo com os outros.
• Qualquer um pode verificar o score de alguém. Com isso seus conhecidos poderão verificar quais de seus amigos estão prejudicando a sua pontuação.
• Ao calcular o score de crédito, são usadas informações como hobbies, estilo de vida, hábitos de compra. Comprar certos bens vai aumentar o seu score, enquanto outros (e.g. video games) vão diminuí-lo.
• Aqueles com scores de pontuação alto serão recompensados com benefícios concretos. Aqueles que alcançarem 700, por exemplo, terão permissão facilitada para tirar vistos de viagem.

Países que seguem características de democracias liberais possuem governos e sociedades compostas por indivíduos que desejam realizar alguma forma de engenharia social. Sonham com a expansão de um sistema assim. Com uma base de dados detalhada e frequente sobre o que você faz, compra, pensa e com quem anda, é possível prever com razoabilidade o que você vai fazer, o que você vai dizer e quem você irá apoiar. Em grupos você se torna mais previsível a respeito do que você pensa e para onde você pretende ir, fisicamente, intelectualmente, ideologicamente. Seus carros e caminhões possuem software e vão estar conectados enquanto dirigem sozinhos. As cidades são inteligentes, seus postes, câmeras, catracas de ônibus e metro estão conectadas. Em nome de algum senso de bem comum, de justiça social, nacional, cósmica, etc, o altruísmo se torna patológico e o conformismo inevitável. As pessoas irão punir umas as outras de formas cada vez mais sutis, mesmo que a mão de um governo central não seja aparente. Esse é um post sobre como as pessoas se enchem de intuições e emoções morais, de um senso de justiça refinado, até mesmo quando cometem os piores atos. Às vezes significa só isolar pessoas socialmente, xingar muito no twitter e fazê-las perderem o emprego. Consequências e sanções sociais fazem parte da natureza. Mas esse post é sobre como as pessoas acabam aplicando sanções anti-sociais achando que estão salvando vítimas e protegendo o interesse nacional, as famílias, as mulheres e as crianças. Na verdade elas estão, num primeiro momento, salvando a si mesmas. E em segundo lugar, interesses que prejudicam o grupo como um todo a longo prazo. Esse post é sobre o lado negro da empatia (http://xibolete.uk/empatia/).

Pessoas perigosas fazendo ou dizendo coisas problemáticas se tornam uma ameaça individual e social. Elas precisam ser desconstruídas. Punidas socialmente. Elas incentivam e contaminam, são cânceres sociais que se replicam, dizem, os piores valores. A linguagem se torna perigosa. Ambiguidades provocam espancamentos, preferências refletem e instigam opressões. Hashtags e vítimas aparecem. A comoção social começa a tomar conta. O pânico moral em torno da agressão sexual, do terrorismo, etc. Logo começa-se a mudar as leis e passar por cima de direitos fundamentais. Por exemplo, o termo "cultura do estupro" não saia só da boca de feministas de segunda onda, mas também de sociedades da Klu Klux Klan que falavam sobre a "cultura do estupro dos negros". Dos negros que não conseguem se controlar e agem como animais. Começou não só em grupos feministas na década de 60, mas nos estados do Sul na hora de apontar o dedo para linchar qualquer negro que olhava torto para uma mulher branca (http://www.amazon.com/gp/product/0674035623…). Se você olhar os registros históricos, populações da Alemanha nazista acreditavam que a polícia secreta (Gestapo) estava por toda parte, coletando dados sobre pessoas suspeitas. Eles estão por toda parte, diziam. Na verdade, o número de agentes era bem reduzido. Vizinhos vigiavam uns aos outros e faziam o papel de espiões, monitorando e denunciando qualquer coisa (http://www.fsu.edu/profiles/gellately/). Os terroristas econômicos, sociais e culturais. As pragas criminogênicas, responsáveis por toda depravação moral que contamina o tecido social. Eram os médicos judeus assassinos, imigrantes pobres e estupradores. Os cânceres sociais eram dedurados e denunciados, nem que seja falsamente. É para causar um pouco de comoção e mostrar serviço. Todo mundo concordava com o nazismo, mesmo não concordando (de verdade) com ele. Como? Se dissidentes são punidos e antecipam que serão punidos com ameaças físicas, então você tem uma situação em que ninguém realmente acredita em algo, mas todo acreditam que todos os outros acreditam. E nessa situação ninguém quer ser o menino que diz que o imperador está nu. Ninguém quer tomar a iniciativa e correr o risco de ser punido socialmente. Todo mundo quer ser o dedo duro para salvar os próprios filhos ou a própria rede social de amigos. Todo mundo quer ser o mais nazista dos nazistas no bairro mais nazista do mundo. Ninguém vai ousar parecer suspeito.

Seres humanos são seres hipersociais. Passamos 90% da nossa história evolutiva como caçadores coletores vivendo em grupos de 30-100 pessoas. Ficar socialmente isolado, no passado e no presente, geralmente significa a morte. Aumenta a probabilidade de você morrer. Por isso isolamento social dói e estamos prontos para denunciar e mandar os outros para a polícia secreta em nome do nosso status social em uma rede social. A tecnologia se torna invisível, assim como as regras sociais que aprendemos a aplicar sobre os outros na forma de julgamentos morais. Alguns desses julgamentos são exagerados. Todo mundo quer ser um cidadão melhor e respeitado. Se a tecnologia existe e há a possibilidade de evocar comoções morais, as violações de privacidade e de direitos terão cada vez mais probabilidade de acontecer. Não é necessário viver num regime comunista. A NSA e a CIA já constroem estruturas nesse sentido. As pessoas se tornam complacentes e se acostumam com quase qualquer coisa antes de atingir uma fase crítica ou ponto de virada. Quando você vê, as coisas acontecem em pouco tempo, em uma reação de cascata. Você não viu, mas as condições necessárias para o floco de neve virar uma avalanche estavam ali. É preciso estar calmamente vigilante a respeito desses desenvolvimentos. Houve tentativa de implantar um projeto para punir expressões contrárias ao feminismo, apresentado na União Européia e em países escandinavos, com apoio de alas do governo norueguês (https://www.facebook.com/AventurasnaJusticaSocial/photos/a.843784012369783.1073741833.827240997357418/837185799696271). Se você quer uma imagem do futuro, talvez seja razoável imaginar dedos apontando para a sua cara, para sempre, até te convencerem que seus amigos são cânceres sociais responsáveis por todo tipo de opressão individual e cósmica. Esses dedos apontando na verdade são os seus, mas você se esqueceu porque você enganou a si mesmo. O primeiro princípio é não enganar a si mesmo — e você é a pessoa mais fácil de enganar.
-Supreme Kitty

https://www.facebook.com/AventurasnaJusticaSocial/posts/905001606248023:0

_________________________________________
""Ain't nothing sadder than an outdoor cat thinks he's an indoor cat."
avatar
Joe
SATANISTA

Mensagens : 3507
Data de inscrição : 01/07/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bem-vindo a 1984

Mensagem por Ashura em 8/10/2015, 15:06

"Mas esse post é sobre como as pessoas acabam aplicando sanções anti-sociais achando que estão salvando vítimas e protegendo o interesse nacional, as famílias, as mulheres e as crianças. Na verdade elas estão, num primeiro momento, salvando a si mesmas."


Melhor definição de controle de pensamento PC que eu já vi.

_________________________________________
In this battle you must stand firm and have no fear, no thought of flight, but be inspired to resist with ever more herculean strenght. Animals may run away from animals. But you are men, men of stout heart, and you will hold at bay these dumb brutes, thrusting your spears and swords into them, so that they will know that they are fighting not against their own kind but against the masters of animals.

Ashura
Anarco-Dadaísta
Anarco-Dadaísta

Mensagens : 3945
Data de inscrição : 01/07/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bem-vindo a 1984

Mensagem por White Witch em 8/10/2015, 17:48

Excelente medida chinesa.

_________________________________________
TUTORIAL=> Encurtando e criptografando links
avatar
White Witch
Webmaster
Webmaster

Mensagens : 1777
Data de inscrição : 02/07/2014
Localização : Seversk - Rússia

http://eusouarcaico.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bem-vindo a 1984

Mensagem por Rant Casey em 8/10/2015, 19:54

Admiro o sistema de pontuação.

Já pensou somar pontos em likes na página da Dilma e ganhar uma torradeira?

_________________________________________
Guess what? I have a fever. And the only prescription is more cowbell!
https://www.youtube.com/watch?v=fyV2cPLuFuA

SKAVURSKA!
avatar
Rant Casey
Pontifex Anarco-DadaMestre
Pontifex Anarco-DadaMestre

Mensagens : 2360
Data de inscrição : 14/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bem-vindo a 1984

Mensagem por Joe em 8/10/2015, 19:56

Ashura escreveu:"Mas esse post é sobre como as pessoas acabam aplicando sanções anti-sociais achando que estão salvando vítimas e protegendo o interesse nacional, as famílias, as mulheres e as crianças. Na verdade elas estão, num primeiro momento, salvando a si mesmas."


Melhor definição de controle de pensamento PC que eu já vi.

Tbm achei.

Dá para trocar em miúdos e dizer que politicamente correto é histeria organizada.

_________________________________________
""Ain't nothing sadder than an outdoor cat thinks he's an indoor cat."
avatar
Joe
SATANISTA

Mensagens : 3507
Data de inscrição : 01/07/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bem-vindo a 1984

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum