EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Joe
Polaco
Ashura
Sir D. Fortesque
White Witch
Rant Casey
NicolasPK
Ragnar Lothbrok
"V"
13 participantes

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
El Topo escreveu:
Rant Casey escreveu:
Luthiers não são cientistas. Basta lembrar disso. O principal requerimento para ser um bom luthier é ser um EXCELENTE marceneiro que sabe tocar guitarra pelo menos um pouco.

Quando a gente bota em perspectiva se dá conta de que não há porque levar em muita alta conta a opinião de "luthier renomado".

Pras minhas guitarras eu levo em conta o mesmo que tu, manti.


Vai falar isso num Forum Cifra Club da vida... Aquela molecada arisca vai te encher os pacová até não querer mais, cara. Essa gurizada que tá começando tem mania de acreditar em tudo que vê que é foda.

E pior, toma como verdade e se acha expert no assunto.

Há alguns dias eu ouvi um cara falar que strato TEM que ser ash ou alder. Para mano, exceto se o cara for um entusiasta dos brabos, a guitarra tem que ser boa e só. Ponto.


Tudo leitores do tal do "Louco Por Guitarra".

Tudo um bando de punheteiro que não entende nada do tema, e tem tempo de sobra pra memorizar catálogo.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
As técnicas vocais dos mongois são muito doidas. Já conhecia e apreciava a música nacional deles.

Aqui pra ter uma idéia:



Aquele tipo de rabeca muito doida que o cara toca também é típica de lá.

***

Bom eu não estou surpreso que Mercury esteja acima da compreensão humana.

O oposto disso é que me surpreenderia.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Rant Casey escreveu:
El Topo escreveu:
Rant Casey escreveu:
Luthiers não são cientistas. Basta lembrar disso. O principal requerimento para ser um bom luthier é ser um EXCELENTE marceneiro que sabe tocar guitarra pelo menos um pouco.

Quando a gente bota em perspectiva se dá conta de que não há porque levar em muita alta conta a opinião de "luthier renomado".

Pras minhas guitarras eu levo em conta o mesmo que tu, manti.


Vai falar isso num Forum Cifra Club da vida... Aquela molecada arisca vai te encher os pacová até não querer mais, cara. Essa gurizada que tá começando tem mania de acreditar em tudo que vê que é foda.

E pior, toma como verdade e se acha expert no assunto.

Há alguns dias eu ouvi um cara falar que strato TEM que ser ash ou alder. Para mano, exceto se o cara for um entusiasta dos brabos, a guitarra tem que ser boa e só. Ponto.


Tudo leitores do tal do "Louco Por Guitarra".

Tudo um bando de punheteiro que não entende nada do tema, e tem tempo de sobra pra memorizar catálogo.


Um amigo do estúdio conhece/conheceu o Paulo May. Pior que ele disse que o cara é muito bom, toca muito bem e tira um timbre animal das guitarras.

O que não me agrada muito é que muitas vezes eles se apegam muito mais à aspectos técnicos ao invés de simplesmente tocar. Essa molecada acha que saber a composição de um captador ou a integridade de um mogno é muito mais importante do que saber improvisar em escala diminuta ou regular o equipamento para tirar o timbre desejado.

É como meu colega professor de guitarra fala:

"Antes pra você ser um guitarrista arrogante, bastava tocar muito bem. Hoje você apenas precisa de internet."

Bem por aí.

Por isso não entro em fórum de discussão relacionado ao assunto, o pessoal tem muito gogó e acha que sabe de tudo. Irrita.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Opa, aliás... Não sei se é o Paulo May. É um cara que tem um blog bastante acessado também.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
El Topo escreveu:
Rant Casey escreveu:
El Topo escreveu:
Rant Casey escreveu:
Luthiers não são cientistas. Basta lembrar disso. O principal requerimento para ser um bom luthier é ser um EXCELENTE marceneiro que sabe tocar guitarra pelo menos um pouco.

Quando a gente bota em perspectiva se dá conta de que não há porque levar em muita alta conta a opinião de "luthier renomado".

Pras minhas guitarras eu levo em conta o mesmo que tu, manti.


Vai falar isso num Forum Cifra Club da vida... Aquela molecada arisca vai te encher os pacová até não querer mais, cara. Essa gurizada que tá começando tem mania de acreditar em tudo que vê que é foda.

E pior, toma como verdade e se acha expert no assunto.

Há alguns dias eu ouvi um cara falar que strato TEM que ser ash ou alder. Para mano, exceto se o cara for um entusiasta dos brabos, a guitarra tem que ser boa e só. Ponto.


Tudo leitores do tal do "Louco Por Guitarra".

Tudo um bando de punheteiro que não entende nada do tema, e tem tempo de sobra pra memorizar catálogo.


Um amigo do estúdio conhece/conheceu o Paulo May. Pior que ele disse que o cara é muito bom, toca muito bem e tira um timbre animal das guitarras.

O que não me agrada muito é que muitas vezes eles se apegam muito mais à aspectos técnicos ao invés de simplesmente tocar. Essa molecada acha que saber a composição de um captador ou a integridade de um mogno é muito mais importante do que saber improvisar em escala diminuta ou regular o equipamento para tirar o timbre desejado.

É como meu colega professor de guitarra fala:

"Antes pra você ser um guitarrista arrogante, bastava tocar muito bem. Hoje você apenas precisa de internet."

Bem por aí.

Por isso não entro em fórum de discussão relacionado ao assunto, o pessoal tem muito gogó e acha que sabe de tudo. Irrita.


Ele sabe tocar sim é tira bons timbres.

Mas eu faço a seguinte comparação: ser um bom motorista não te habilita como engenheiro mecânico. Rsrs

May pode falar sobre tocar e sobre regular o equipamento com alguma propriedade. Ele opera bem o equipamento e instrumento mas não o compreende - como a imensa maioria dos guitarristas. O que não é demérito, até a hora que o cara resolve postular sobre isso. Aí vira cagação de regra é punheta mental.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tive uma aula com o guitarrista Fabio Brum que esteve em minha cidade essa semana

O cara manja muito de blues

O interessante é que o encordoamento que ele usa ele mesmo monta de vários encordoamentos avulsos fazendo um jogo de cordas com a cara dele, a exemplo da corda ré que era mais grossa que a corda lá na guitarra que ele usou

Alguem aqui faz a mesma coisa? Rant? Manti?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Isso além de caro é maluquice.

Mas Hendrix fazia e muitos outros.

Pode até ser que fique melhor, mas eu já sou cheio de manias em outras questões de guitarra, prefiro não contrair mais uma! rs

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
Tive uma aula com o guitarrista Fabio Brum que esteve em minha cidade essa semana

O cara manja muito de blues

O interessante é que o encordoamento que ele usa ele mesmo monta de vários encordoamentos avulsos fazendo um jogo de cordas com a cara dele, a exemplo da corda ré que era mais grossa que a corda lá na guitarra que ele usou

Alguem aqui faz a mesma coisa? Rant? Manti?


0.10 hoje e sempre.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Sempre suspeitei, rs


Learning to play a musical instrument doesn’t make you smarter, study finds

http://www.zmescience.com/medicine/mind-and-brain/playing-a-musical-instrument-doesnt-make-you-smart-43243/

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Estou quebrando minha cabeça aqui com uma harmonia de difícil solução.

Não entendo como ela fechou até agora... e como não entendo isso não entendo como fazer ela fechar daqui pra diante.

Enfim.

A intro começa com uma progressão em D5, E7, F7. A terça omitida em todas elas.

A partir disso taquei-lhe por cima um solo na pentatônica de G#m (?!) e que deu uma tensão muito bacana pra música. (Eu tentei reproduzir o mesmo solo no shape da pentatônica de D que começa em F#, ou seja, meio tom abaixo praticamente, e ficou nhah... indistinto).

A coisa complica mais:

A partir daí vem um breve riff pra complementar a intro depois do solo (um riff que pretendo usar mais adiante na música), que tem a seguinte sequencia de notas (no bordão): B, C#, D, G, Bb5 (pwr chord). E daí varia pra B, C#, D, G, C5 (pwr) e Bb5 (pwr).

Aí terminou de me foder.

Estou tentando fazer um nexo disso mas agradeço se alguém mais quebrar a cabeça comigo. Primeira hipótese:

Com a terça omitida, o início da intro (D, E7, F7) cai perfeitamente na diatônica de D, até chegar no F7, que com as notas F, C e Eb caem certo dentro da escala de Dm (ou F). Terei eu entrado em algum modo grego sem saber? A esse trecho se segue um solo na pentatônica de G#m. As notas do terceiro acorde dessa intro caem dentro dessa escala, mas não as anteriores, que obviamente pertencem a outra tonalidade. (Cacete, mudei eu te tonalidade NO MEIO de uma progressão de acordes?).

A isso segue o tal riff em B, C#, D, G, Bb (segunda variação: B, C#, D, G, Bb, C).

De B a G, está tudo bontinho dentro da escala de D. (Que eu ainda acho ser o tom da música).
A partir daí tenho na primeira variação o Bb (uma quinta aumentada), e na segunda variação C (uma sétima menor?).

Seguinte:

a) tem tom essa música, e se tem é mesmo D?
b) Na primeira progressão de acordes da intro, em D, E7, F7, o que exatamente aconteceu ali no terceiro acorde?
c) Como que foi casar a penta de G#m com essa progressão? (essa me pegou mesmo)
d) No riff que segue-se com a quinta aumentada e a sétima menor, noto que novamente, tanto as notas Bb e C caem na escala do F (Dm) como também estão na pentatônica de G#m. Parece (instintivamente) mais do que uma mera conicidência mas não consigo explicar isso.

Então feras... Manti, Joe, Duff e cia?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Segunda hipótese. Acho que me deu um momento Eureka.

A música está e sempre esteve, em Dm.

D5 parece maior, mas com a terça omitida, isso não é dado. Ele pode ser menor, a terça não está ali para definir.
E7 é o segundo grau dessa exata escala. Também com a terça omitida, ele pode perfeitamente ser um acorde menor, e TODAS suas notas estão certas.
F7 idem.

O solo em G#m é em realidade ainda um solo em Dm. As notas são muito pouco diferentes entre a G#m e um certo shape de Dm, e em realidade todas as que eu usei... estão retinhas dentro do tom de G#m.

Agora por essa lógica, brabo é explicar o outro riff, que progride em B, C#, D, G, Bb (depois C junto). Ou não tão duro. Bb e C que eu achei que fossem "acidentes cromáticos" na realidade são as que, com D e G, estão dentro da escala. E sim B e C# é que seriam intervalos alterados. (Estranho nunca comecei algo que em um tom já abrisse com intervalos alterados, tenho essa mania de achar que "por onde comecei, é a estrada, e o que vem depois é que é desvio").

***

Tou mais enrolado ainda.

Alguém testa a teoria aí?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tem áudio? Ficaria mais fácil opinar.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Eu teria que fazer um, mas posso fazer um esboço que mostre os acordes interagindo.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
http://vocaroo.com/i/s0WMsWODjdyu

Aqui.

Ficou horrível a gravação mas dá pra ter uma idéia.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
o que acham das guitarras ibanez?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
o que acham das guitarras ibanez?


Quais?

JEM? Artisan? Gio?

A Ibanez hoje em dia tem linhas meio vintage também como a Jet.

No geral eu achei que todas que vi/toquei eram honestas.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Reflitam:

Tópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 14523162_550379821834724_3313903043749045882_n

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
A título de curiosidade, alguém aí ainda compra CDs?

Eu fiquei um bom tempo sem comprar, mas decidi retomar a prática pq ter o produto verdadeiro, com encarte e tudo, tem seu charme.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Joe escreveu:
A título de curiosidade, alguém aí ainda compra CDs?

Eu fiquei um bom tempo sem comprar, mas decidi retomar a prática pq ter o produto verdadeiro, com encarte e tudo, tem seu charme.

.

Prefiro o velho bolachão. Vinil.
Gosto de ouvir a agulha arranhando entre o corte das frequências. É nostálgico.




descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
@ El Topo!

Seguinte cara tu tem uma Focusrite certo?

Já tentou gravar usando duas entradas dela, ao mesmo tempo, produzindo uma faixa Stereo?

Quando tento fazer isso aqui na M Track, não rola. Um lado é preamplificado mas o outro sai com nível quase inaudível.

Só consigo gravar mono com ela.

Já tantou gravar Stereo?

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Vamos falar dos cantores de voz feia
Aqueles que tem boas musicas, tocam bem, tem boas composições...
Mas analisando friamente possuem uma voz no mínimo diferente, peculiar

Bob Dylan
Neil Young
Mark Knopfler
Leonard Cohen
Dave Mustaine (esse muito mais por falta de cuidado)
Johnny Cash

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
DuFf Mckagan escreveu:
Vamos falar dos cantores de voz feia
Aqueles que tem boas musicas, tocam bem, tem boas composições...
Mas analisando friamente possuem uma voz no mínimo diferente, peculiar

Bob Dylan
Neil Young
Mark Knopfler
Leonard Cohen
Dave Mustaine (esse muito mais por falta de cuidado)
Johnny Cash


Um que tem uma voz peculiar é o ex-vocalista do Fates Warning, o John Arch.

Tecnicamente, ele é bom. Mas é uma voz bem incomum.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
O timbre dele me lembrou o do Kai Hansen do Gamms Ray

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
Tom Waits.
Nasi, do Ira!
Lobão.
Roger Waters.
Jaz Coleman (Killing Joke).
Brent Hinds (Mastodon).
Vander Wildner.

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
É por essas que dizem que o rock morreu.

U2 | Bono será primeiro homem a integrar lista de mulheres influentes de revista Glamour
Organização de cantor luta pela igualdade de gênero no acesso à condições dignas de vida

https://omelete.uol.com.br/musica/noticia/u2-bono-vox-sera-primeiro-homem-a-integrar-lista-de-mulheres-influentes-de-revista-glamour/

descriptionTópico dos Músicos, Audiófilos e... - Página 28 EmptyRe: Tópico dos Músicos, Audiófilos e...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder