Estou quebrando minha cabeça aqui com uma harmonia de difícil solução.
Não entendo como ela fechou até agora... e como não entendo isso não entendo como fazer ela fechar daqui pra diante.
Enfim.
A intro começa com uma progressão em D5, E7, F7. A terça omitida em todas elas.
A partir disso taquei-lhe por cima um solo na pentatônica de G#m (?!) e que deu uma tensão muito bacana pra música. (Eu tentei reproduzir o mesmo solo no shape da pentatônica de D que começa em F#, ou seja, meio tom abaixo praticamente, e ficou nhah... indistinto).
A coisa complica mais:
A partir daí vem um breve riff pra complementar a intro depois do solo (um riff que pretendo usar mais adiante na música), que tem a seguinte sequencia de notas (no bordão): B, C#, D, G, Bb5 (pwr chord). E daí varia pra B, C#, D, G, C5 (pwr) e Bb5 (pwr).
Aí terminou de me foder.
Estou tentando fazer um nexo disso mas agradeço se alguém mais quebrar a cabeça comigo. Primeira hipótese:
Com a terça omitida, o início da intro (D, E7, F7) cai perfeitamente na diatônica de D, até chegar no F7, que com as notas F, C e Eb caem certo dentro da escala de Dm (ou F). Terei eu entrado em algum modo grego sem saber? A esse trecho se segue um solo na pentatônica de G#m. As notas do terceiro acorde dessa intro caem dentro dessa escala, mas não as anteriores, que obviamente pertencem a outra tonalidade. (Cacete, mudei eu te tonalidade NO MEIO de uma progressão de acordes?).
A isso segue o tal riff em B, C#, D, G, Bb (segunda variação: B, C#, D, G, Bb, C).
De B a G, está tudo bontinho dentro da escala de D. (Que eu ainda acho ser o tom da música).
A partir daí tenho na primeira variação o Bb (uma quinta aumentada), e na segunda variação C (uma sétima menor?).
Seguinte:
a) tem tom essa música, e se tem é mesmo D?
b) Na primeira progressão de acordes da intro, em D, E7, F7, o que exatamente aconteceu ali no terceiro acorde?
c) Como que foi casar a penta de G#m com essa progressão? (essa me pegou mesmo)
d) No riff que segue-se com a quinta aumentada e a sétima menor, noto que novamente, tanto as notas Bb e C caem na escala do F (Dm) como também estão na pentatônica de G#m. Parece (instintivamente) mais do que uma mera conicidência mas não consigo explicar isso.
Então feras... Manti, Joe, Duff e cia?