EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Reformas, gambiarras e DIY

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Polaco
Radamanto
Rant Casey
NicolasPK
8 participantes

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyReformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Confrades,

Há tempos sinto falta de um espaço másculo no fórum. A boiolagem, através de agentes obscuros que não terão os nomes citados, está a se entranhar por aqui.
Crio este viril espaço para nós, homens feitos de uma arcaica fibra e brônzeos músculos, trocarmos valiosas informações sobre as reformas e gambiarras que fazemos - ou tentamos fazer.

Por aqui, estou fazendo pintura que, pelo que estou vendo, vai se tornar algo maior. Algumas paredes apresentam rachaduras profundas, as quais planejo selar com um vedatrinca, tocar cimento por cima e finalizar com massa corrida. Porém, no teto a situação está mais complicada. Ele é de cimento, há um pequeno vão, e então a estrutura de concreto. Em um determinado bloco, havia uma rachadura em formato circular, o que fez ruir um pedaço após eu dar umas marteladas, ficando um buraco que ainda não decidi como cobrir.

Alguma dica?

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Buraco no reboco?

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Buraco no reboco?


Exato.
Creio que se faça necessário postar uma foto do estrago. Amanhã providenciarei isto.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Reformas, gambiarras e DIY 9bdkbd

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
O reboco do teto deve ter sido feito com mais areia do que o necessário. Dê uma olhada no material, se é esbranquiçado, se solta resíduos facilmente, outro indício são cerâmicas que se desgrudam facilmente (contrapiso arenoso).

Preencha o buraco do teto com reboco consistente. Construtoras, para economizar, costumam batizar a massa e, ainda, aplicá-la em laje de isopor, portanto é só questão de tempo para os problemas aparecerem.

Para as rachaduras de parede, existem produtos específicos para vedar, que funcionam como uma borracha, prevenindo o reaparecimento do defeito se a parede voltar a trabalhar.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Radamanto escreveu:
O reboco do teto deve ter sido feito com mais areia do que o necessário. Dê uma olhada no material, se é esbranquiçado, se solta resíduos facilmente, outro indício são cerâmicas que se desgrudam facilmente (contrapiso arenoso).

Preencha o buraco do teto com reboco consistente. Construtoras, para economizar, costumam batizar a massa e, ainda, aplicá-la em laje de isopor, portanto é só questão de tempo para os problemas aparecerem.

Para as rachaduras de parede, existem produtos específicos para vedar, que funcionam como uma borracha, prevenindo o reaparecimento do defeito se a parede voltar a trabalhar.


Provavelmente foi feito com nove partes de areia do Rio Jordão e uma de cimento. Até pensei em dar crédito ao efeito do tempo e dos elementos, pois o prédio data de 60 anos ou mais, porém a cor clara e facilidade em esfarelar denunciam a péssima qualidade dos materiais empregados.

As rachaduras planejo cobrir com o vedatrinca (daqueles que se aplicam com o mesmo aplicador de silicone).

Quanto ao reboco, não sei se faço um cimento ou se utilizo este:

http://www.leroymerlin.com.br/argamassa-multiplo-uso-cinza-50kg-votoran_86017673

Supostamente pronta para rebocar paredes.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Radamanto escreveu:


Preencha o buraco do teto com reboco consistente. Construtoras, para economizar, costumam batizar a massa e, ainda, aplicá-la em laje de isopor, portanto é só questão de tempo para os problemas aparecerem.



No meu prédio despencou uma laje que cobria alguns carros. Ela tinha uma infiltração, e era feita de isopor uma pequena camada de cimento e embaixo massa. O que eles fizeram para vedar a infiltração? Colocaram mais cimento. Claro que a laje não aguentou e os 3 pedreiros que estavam em cima, 1 morreu e os outros se quebraram todos.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Os ferros e as vigotas deveriam estar podres devido à umidade.






descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Parafusadeira de 3,6 w compensa? Ou parto para uma de 12 w?
Ta 56 pila, to me coçando pra pegar.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Polaco escreveu:
Parafusadeira de 3,6 w compensa? Ou parto para uma de 12 w?
Ta 56 pila, to me coçando pra pegar.


Parafusadeira só presta de 9,6 pra cima. Tenho uma de 9,6 da BD, é um excelente quebra galho. Nada como uma Makita ou Bosch, mas pelo preço que paguei, vale muito a pena.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Polaco escreveu:
Parafusadeira de 3,6 w compensa? Ou parto para uma de 12 w?
Ta 56 pila, to me coçando pra pegar.


Parafusadeira só presta de 9,6 pra cima. Tenho uma de 9,6 da BD, é um excelente quebra galho. Nada como uma Makita ou Bosch, mas pelo preço que paguei, vale muito a pena.


Vai de Makita ou Bosch, OU DEWALT.

É ferramenta pra 30 anos de uso sem arregar.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Rant Casey escreveu:
NicolasPK escreveu:
Polaco escreveu:
Parafusadeira de 3,6 w compensa? Ou parto para uma de 12 w?
Ta 56 pila, to me coçando pra pegar.


Parafusadeira só presta de 9,6 pra cima. Tenho uma de 9,6 da BD, é um excelente quebra galho. Nada como uma Makita ou Bosch, mas pelo preço que paguei, vale muito a pena.


Vai de Makita ou Bosch, OU DEWALT.

É ferramenta pra 30 anos de uso sem arregar.


Esqueci da Dewalt. E não raro é possível encontrar ferramentas da marca em promoção.
Posso estar errado, mas a Bosch tem duas linhas de qualidade, a azul e a verde. Não sei se a Makita é assim.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
A segunda linha da Bosch é a Skill, que eu não recomendo.

A Bosch é idealmente feita na alemanha ou brasil. Em outro país, abra o olho.

A Makita é boa mesmo quando é chinesa.

E a DeWalt, tanto chinesa quanto americana são boas. Eles têm um padrão de qualidade tão rigoroso quanto as anteriores.

Fuja de: Ferrari, Black n Decker, Skill,

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Boa noite.
Pretendo entrar no mundo da marcenaria fazendo um guarda-roupa de compensado. Quero comprar uma serra com bom custo x beneficio(mínimo custo possível rs) para fazer meu trabalho, então gostaria de saber a opinião dos entendidos sobre essas aqui:
http://www.walmart.com.br/serra-circular-awt-red-1000w-vermelha/2232143/pr
http://www.walmart.com.br/serra-circular-bt-cs-1400-1-einhell/2162749/pr

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
AWT e DWT, não recomendo. Todas as ferramentas que tenho deles são uma droga, especialmente a tupia.

A circular que tenho é AWT/DWT 900 watts e não aguenta nada. Embora compensado ela corte, qualquer coisa que seja madeira mesmo e com mais de 1 polegada, ela faz um fumacê e queima o disco de serra.

Agora se o uso não será intenso, quebra o galho.

***

Agora, sinceridade?

Presumo que seu guarda roupas será feito de chapas de compensado. Que precisarão ser perfeitamente retangulares, no esquadro.

Eu não faria isso com uma serra manual. Vais desperdiçar muito material a menos que tenha olhos de mira a laser e braço mecânico. Caso não sejas biônico ou coisa assim...

... aí o negócio é comprar as chapas e ver quanto cobra um marceneiro pra cortar certinho na medida pra ti na esquadrejadeira. Um armário inteiro, deve levar menos de meia hora de trabalho (chapas de compensado não vão exigir uso de plaina, desempenadeira, etc, então é só esquadrejadeira mesmo).

(Pra quem não sabe o que é uma, é ISSO. Uma serra circular numa mesa móvel que corta placas e tábuas no esquadro. Sonho de consumo meu! rs)

***

Depois de feita as peças, vais botar um laminado por cima do compensado?

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Recentemente comprei essa aqui:

Lixadeira Makita SSP de cinta:

http://makita.com.br/produtos/produto.asp?cod=MBS402

Paguei uns 500 contos. Excelente. Fiz uma cama de grápia/garapa/garapeira para minha namorada em junho e estreei ela. Pra quem não conhece, grápia é uma madeira muito dura e de fibra bastante unida, difícil de lixar. Essa tetéia aí fazia trilho da grápia se deixasse. Pesa uns 13Kg, e seu manuseio consiste apenas em colocar em cima da peça de madeira, e segurar ela pra não sair em disparada: seu próprio peso provê o atrito. O saco recolhedor de pó realmente funciona, mas enche em pouco tempo, portanto dá pra evitar pó demais nos arredores do local de trabalho, mas requer atenção.

Ainda comprarei:

http://makita.com.br/produtos/produto.asp?cod=2012NB

Desengrossa e plaina tábuas. Preço aproximado, 2 paus e algumas Dilmas. Embora ouvi dizer que se peida toda pra desengrossar qualquer coisa com mais de 1 pol.

Doido pra ter:

http://makita.com.br/produtos/produto.asp?cod=7104L

Uns 4 contos ultima vez que olhei.

Essa máquina aqui que parece uma cruza de tupia com motosserra, faz cavas quadradas ao descer a corrente, de até 150mm de fundura. Com isso aí se faz um pergolado numa tarde. Ou uma casa de enxaimel em alguns meses. heh

(Uma busca no youtube por "Chain Mortiser" dá pra ver o que esse tipo de máquina aí faz)

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Não será uso intenso, não vou mexer com madeira de verdade. Só farei meu guarda-roupa e deixarei guardada até fazer outro projeto. Gostaria de cortar a madeira eu mesmo, pelo aprendizado.

Pretendo dar o acabamento mais simples, só verniz, talvez. Recomenda algo? Esmalte ficaria mais bonito? E nem existe laminado por aqui, pelo pouco que procurei. Só achei aquele revestimento de papel vagabundo impresso com a textura das madeiras, que vem nos móveis de mdp.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Roland Deschain escreveu:
Não será uso intenso, não vou mexer com madeira de verdade. Só farei meu guarda-roupa e deixarei guardada até fazer outro projeto. Gostaria de cortar a madeira eu mesmo, pelo aprendizado.

Pretendo dar o acabamento mais simples, só verniz, talvez. Recomenda algo? Esmalte ficaria mais bonito? E nem existe laminado por aqui, pelo pouco que procurei. Só achei aquele revestimento de papel vagabundo impresso com a textura das madeiras, que vem nos móveis de mdp.
´

Bom... quem sou eu pra te desanimar né? Espero que sejas melhor que eu em cortar BEM reto com aquilo.

Quanto ao revestimento que tal papel de parede? Dependendo da padronagem pode até ficar cool.

Outra opção é decopagem.

Aí entra no campo do artesanato, mas marcenaria o inclui também. Acabamento é 50% ou mais do trabalho às vezes.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Pô, fiquei devendo uma foto do depois da parede que reformei.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Outra duvida: compensado aceita prego?

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Rant, qual a ferramenta que deixa a madeira acilindrada? To começando a montar uma mini oficina aqui, já comprei uma lixadeira roto-orbital muito boa da Bosch. Mês que vem pegarei uma tico-tico competente, ou uma circular.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Fui fazer a Chain mortiser no youtube e encontrei uma bela gambiarra, saiu algumas lascas de madeira, mas funcionou haha

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Rant, qual a ferramenta que deixa a madeira acilindrada? To começando a montar uma mini oficina aqui, já comprei uma lixadeira roto-orbital muito boa da Bosch. Mês que vem pegarei uma tico-tico competente, ou uma circular.


Torno.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Roland Deschain escreveu:
Outra duvida: compensado aceita prego?


Aceitar, aceita. Mas prego nunca é uma boa fixação, nem mesmo em madeira. Ele é apenas um pino liso que não pode ser colado. Aí é melhor furar com a furadeira, inserir um pino de madeira (chama-se cavilha) besuntado de cola. Vai ser a mesma coisa que um prego só que eficaz.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
Rant Casey escreveu:
NicolasPK escreveu:
Rant, qual a ferramenta que deixa a madeira acilindrada? To começando a montar uma mini oficina aqui, já comprei uma lixadeira roto-orbital muito boa da Bosch. Mês que vem pegarei uma tico-tico competente, ou uma circular.


Torno.


Nem lembrava mais desse tópico. Já tinha buscado a resposta em outras fontes hehe
Um camarada fez um torno com motor de máquina de lavar.

descriptionReformas, gambiarras e DIY EmptyRe: Reformas, gambiarras e DIY

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder