EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


descriptionO novo apito do Imperador EmptyO novo apito do Imperador

more_horiz
Um tempo atrás o Rant falou sobre como tentar ensinar "pensamento crítico" para pessoas naturalmente obtusas era como distribuir apitos na APAE.

Creio que um exemplo notório dessa atividade é a crescente tendência de popularização de listinhas que compilem "falácias" com nominhos prontos e bonitos pra sujeitos que não tem a menor idéia do que seja lógica, com fins de mostrar, com uma enorme afetação, como sua turminha possui a superioridade intelectual na questão.

Hoje em dia qualquer coisa que tu fale na internet (E a tendência é esse fenômeno aumentar no antro de maconheiros conhecido como "espaço acadêmico" também) aparece sujeito falando em falácias. Qualquer viado que tu xingar de "viado" acha que isso foi um "ad hominem", como se tu estivesse pretendendo afirmar logicamente que ele está errado porque é um viado em vez de simplesmente explicitando o fato de que seu interlocutor, se não tem predileção em divertir-se com o bumbum, praticamente nem faz diferença considerando seu cociente naturalmente elevado de viadice.

A doença é tão grande que se tu falar que uma arma de brinquedo não é de verdade, porque uma arma de verdade atira projéteis de chumbo de forma letal, deve pipocar uns dez falando: "Escocês verdadeiro! Escocês verdadeiro!"

Nessas horas me lembro do Olavo:

"Quando sujeito tenta mostrar uma erudição maior do que tem, fica com o cu à mostra". (Essencialmente).

descriptionO novo apito do Imperador EmptyRe: O novo apito do Imperador

more_horiz
Uma tendência já velha é em qualquer troca de farpas com alguns "argumentos" no meio sujeito assumir que isso é um "debate" e que existem "vencedores" e "perdedores". Ora... Se é assim cadê a banca? Pra julgar o magnífico debate. E obviamente suas qualificações para eles demonstrarem que tem condições de fazê-lo.

Ela se esconde onde exatamente? Qual de vocês arcaicos terríveis, ogros, devorou os membros da banca com bacon e nem deixou um pedacinho pra mim?

descriptionO novo apito do Imperador EmptyRe: O novo apito do Imperador

more_horiz
O Morgenstein fala sobre a febre das falácias aqui:

A falácia ad hominem é bem mais rara do que se pensa. Apenas é a única expressão em latim que a putada conseguiu decorar no maravilhoso reino das discussões infundadas e das trocas de vídeo de dupla penetração chamado internet. Então, qualquer coisa que pareça envolver o interlocutor já é chamado de “falácia ad hominem”.

Os argumentos se dividem em apenas dois meios: ad rem (pela coisa) e ad hominem (pelo interlocutor). Nem todo ad hominem é uma falácia. É fácil perceber isso: eu não posso defender a paz mundial enquanto construo uma bomba atômica. Quem me criticar por isso estará usando um argumentum ad hominem corretíssimo e nada falacioso.

A falácia ad hominem significa uma espécie de non sequitur (quando uma conclusão não se conclui inescapavelmente de cada premissa) mascarada por algum detalhe, seja verdadeiro ou não, do interlocutor. A falácia ad hominem comum hoje é feita por advogados defendendo bandidos: dizem que seus crimes não devem ser punidos porque o autor do crime é pobre. Como se houvesse uma ligação lógica entre ser pobre e ser criminoso – e como se a Justiça não devesse ser aplicada a quem comete um crime que não seja para se defender de uma ameaça.

Um evento muito comum nas discussões interneteiras é algum energúmeno que passou colando do maternal afirmar que qualquer ofensa é “ad hominem”. Ora, chamar de idiota não é argumento ad hominem: sequer argumento ou premissa é. É apenas o direito democrático de ter uma opinião nada abonadora sobre alguém – e também o crime de injúria, de acordo com o artigo 140 do Código Penal, embora quem processe alguém por ser chamado de “idiota” certamente foi criado pela avó e tem sério surto de viadagem pública.


http://papodehomem.com.br/manual-compacto-de-como-foder-por-completo-uma-discussao-na-internet/

descriptionO novo apito do Imperador EmptyRe: O novo apito do Imperador

more_horiz
Eu vejo isso particularmente em debates de religião.

Parece que o "Manual do Neoateu Semianalfabeto" tem alguns capítulos - entre o seu sem fim de resuminhos - dedicado especialmente pra "falácias". Não exatamente no que consistem, mas como se faz para alegar a existência de uma.

descriptionO novo apito do Imperador EmptyRe: O novo apito do Imperador

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder