EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
"V"
NicolasPK
Ashura
Joe
8 participantes

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Seguinte:

Vcs já devem saber que é modinha essa coisa de "mulher forte e independente". Agora todo filme ou livro tem que ter uma mulher boa de porrada (na prática é isso, basta ver o novo Mad Max ou o novo Star Wars). E há toda uma aporrinhação de que escritores e roteiristas de cinema e quadrinhos devem colocar personagens femininas "fortes" em suas histórias para dar "exemplos positivos" as mulheres.

Em "O Homem Domado"  Esther Villar argumenta que homens que idealizam mulheres "fortes e independentes" no fundo são homens fracos em busca de uma figura materna substituta. Uma coisa bem freudiana.

Pausa para uma curiosidade: Nas minhas pesquisas sobre artes marciais me deparei com essa entrevista com Hélio Gracie.

E não é que ele diz praticamente a mesma coisa que Esther Vilar quando perguntado sobre o assunto?

PLAYBOY – O que o senhor pensa a respeito da independência feminina?
GRACIE – Espere um pouco. [Levanta-se e volta com uma pasta, de onde pega um papel manuscrito e começa a ler.] "Para mim é fácil diagnosticar os homens que preferem mulheres independentes: os cafetões, os efeminados, os preguiçosos, os indivíduos de personalidade fraca e frouxa, que gostam que as mulheres os protejam, em vez de protegê-las. A natureza não criou o homem e a mulher por engano, mas sim para que cada um faça a sua parte. O homem para sustentar a mulher e ela para cuidar dos filhos, que serão os homens com H maiúsculo de amanhã." [Guarda o papel de volta na pasta.] A falta de homens de valor hoje é tão grande que as mulheres, coitadinhas, não têm outra opção a não ser bancar as independentes.

http://fisiculturismo.com.br/forum/topic/19973-quem-j%C3%A1-viu-essa-entrevista-de-helio-gracie/

Pois bem, eu até então achava que isso era um fenômeno do mundo moderno. Mas me deparei com esse texto do historiador Martin van Creveld (figura já conhecida aqui) onde ele tbm aborda o tema.

Creveld fala sobre as supostas guerreiras curdas que estão dando trabalho para o Estado Islâmico.

Para quem não sabe da história:

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/34555-guerreiras-curdas-contra-o-estado-islamico

Essas imagens de guerreiras fodonas circulam por toda a internet, fazendo a alegria de feministas e SWPL em geral.

Creveld questiona a veracidade da história aqui:

http://www.martin-van-creveld.com/?p=386

O resumo do texto: Creveld afirma que não há a menor prova de que tais amazonas modernas existam, visto que qualquer fotógrafo pode pegar uma camponesa, colocar uma bazuca nos seus braços, tirar uma foto e afirmar que são guerrilheiras. Ademais, ninguém apareceu com uma mísera entrevista com uma dessas mulheres ou algo parecido, sem contar as informações estranhas do tipo "um coronel comanda um grupo de 30 guerrilheiras" (quem conhece o mínimo de hierarquia militar sabe o quanto essa afirmação é esquisita), entre outras incoerências.

O cerne do texto de Creveld é que é muito fácil alguém falar que existe amazonas modernas num lugar que fica na puta que pariu e quase ninguém tem acesso. "Porque essas amazonas nunca aparecem em lugares de fácil acesso onde se possa verificar?", ele pergunta, e observa que essa prática data desde o tempo dos gregos.

Confiram essa trecho-chave:

And why the Kurds? All Western armies now have legions of heroic fighting females. So why should anyone go all the way to Kurdistan, normally not the most important, progressive, or interesting place in the world, to hunt for them? Shouldn’t they be everywhere? Perhaps the history of the Greek Amazons provides an answer. Originally they were supposed to live in Phrygia, not far from the city of Troy which they vainly tried to save from the Greeks. Next, since they could not be found there, they shifted their habitat to the country north of the Black Sea. When they could not be found there they shifted their habitat to Libya. Next, since they could not be found they moved into the “frontiers of the inhabited world.” Or so the historian Diodorus, who wrote between about 60 and 30 BC, says.


Considerando que a fascinação por mulheres guerreiras data do começo dos tempos, Creveld oferece a seguinte resposta:

The combination of combat with cleavage continues to fascinate the male mind. Throughout history, that fascination has led to strange results. Down to the end of the nineteenth century female on female duels—there were a few—always drew crowds of leering men. Nowadays the same happens wherever a “catfight” is announced. Nothing like a couple of half-naked women bashing one another to get to get spectators on their feet! Meanwhile real fighting women remain as rare as they were when Alexander vainly looked for them.


Em suma, Vilar e Gracie dizem que a fascinação por mulheres guerreiras é coisa de bundões. Creveld afirma que é um fetiche sexual masculino ver gostosas de peitões empunhando armas.

Essa parte do "fetiche sexual" tenho dificuldades de entender, e me pergunto se não estaria relacionado com o sujeito ser um bundão. Por que se for, então bundões existem a rodo e desde o tempo de Alexandre - o Grande.

Ajudem-me a entender essa merda.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Deja vu?

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Ashura escreveu:
Deja vu?



Nesse tpc antigo eu já tinha falado nisso:

https://eusouarcaico.forumeiros.com/t1076-personagens-femininas-me-ajudem-a-entender-essa-boiolagem-literaria

Eu achava que era algo moderno, fruto da doutrinação feminista e SWPL.

Mas o texto do Creveld dá uma nova perspectiva ao tema. Em outras palavras, essa atração por mulheres guerreiras é algo que transcende ideologias modernas.

Minha pergunta é pq existe essa fascinação que, ao que tudo indica, vai além de feminismos e afins.

Apesar do texto do Van Creveld ser bom, a explicação dele de "fetiche" soa meio fraca.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Falou e falou, mas ficava babando vendo a Xena descer a espada nos vilões da Antiguidade.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Na prática mandar mulheres para o campo de batalha seria mandar presentes para os inimigos estuprarem.

...

No caso do feitiche seria meio que uma tentativa de unir prazeres. Ver uma boa briga somado a ver gostosas.

Na prática não funciona, porque mulheres nesses meios são masculinizadas pra cacete (Quantas "gostosas" tem no rol feminino do UFC? E elas sempre vão apanhar pra uma "fulana ciborgue" da vida).

O interessante é que hoje em dia os próprios nerds se voltam contra essa idéia, como que proclamando um "mea culpa", visto que as feministas fizeram eles terem vergonha de seus desejos. Originalmente Lara Croft era Lara em vez de Larry porque os desenvolvedores do jogo acharam uma idéia revolucionária jogar um jogo de plataforma ao mesmo tempo que ficassem olhando pra bunda da personagem (E de fato, foi). Provavelmente o processo foi bem simples: "Já reparou que nesses jogos 3d de terceira pessoa o personagem passa o tempo inteiro com a bunda aparecendo na tela? Huum".

Hoje em dia nerds pedem pra tirar cenas em que as bundas das personagens aparecem (Joguem "tracer overwatch butt" no google) alegando que "não condizem com a personalidade das personagens" [??? O quê? Se permitirem ficar de costas pra uma câmera?] e que elas são "duronas e independentes e inteligentes e são heroínas por sua coragem" e toda sorte de bobagens. Esses últimos jogos de Tomb Raider até foram no Tibet ou algo assim (Não joguei e nem quero, aliás, não joguei nem os "clássicos" quando a Lara era gostosa - Hoje ela é só bonitinha, e aparentemente fica toda suja) pra personagem estar toda vestida, em vez de com camisa marcando o peitão, shortinho e botas.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Falou e falou, mas ficava babando vendo a Xena descer a espada nos vilões da Antiguidade.


HAhahahaha

Pior que eu acho Xena um porre.

Aliás, esse culto ao seriado faz parte da série "coisas que não entendo no mundo moderno". A atriz é meio gordinha e com jeito de machorra, os roteiros sofríveis, diálogos pavorosos, cheio de "defeitos especiais", etc, etc, etc.

Última edição por Joe em 11/04/16, 10:56 pm, editado 1 vez(es)

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
"Minha pergunta é pq existe essa fascinação que, ao que tudo indica, vai além de feminismos e afins.
"

Eu sempre tive a impressão que essa lenda das amazonas seria algo como uma história de fogueira de pescadores, que falariam sobre alguém naufragar em uma ilha governada por mulheres que matassem ou escravizassem os homens; o que seria em essência uma espécie de "mundo de ponta cabeça". Em suma seria apenas uma história pra arrepiar os pelos da nuca, uma brincadeira.

Mas não tenho fontes, é só impressão mesmo.

O fato é que jamais existiram as tais amazonas.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
"HAhahahaha

Pior que eu acho Xena um porre."

Eu achava simplesmente que era coisa de mulher.

Se a protagonista era mulher, então era coisa de mulher, nem passava pela minha cabeça que o público alvo poderia ser o masculino.

Lembro de em uma ocasião, lá o Ashura criança sendo acusado por sua irmã de estar vendo a Xena, e este defendendo-se, porque o que estava passando era o Hércules (Aquele que tinha o ator que depois virou cristão).

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Parece que a grande glória desse seriado da Xena foi um momento em que a Xena dá uns pegas na amiga dela numa banheira, o que era inusitado pra televisão na época.

[Nah, olhei um vídeo aqui, na verdade só se deram uns selinhos mal tocando].

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
espere pra ve mais. vem ai as caça fantasmas, capitã marvel, thor e wolverine mulher e mais filmes adolescentes com mulheres fortes. como se todas fossem assim hehe

nao eh a toa que as universidades esta uma infestação de adolescentes maricas estilo finada banda restart. se colocassem esses a prova de uma ameaca contra as mulheres eles iriam correr primeiro que elas. so sei que tenho medo de como o mundo moderno anda.

nao é errado as conquistas femininas, mas esta a algum tempo tornando-se um exagero. os garotos em maioria nao querem saber de garotas, preferem jogos e pornografia.
as garotas querem gastar o dinheiro no shopping e curtir a tal liberdade feminina, vivem em rede social. é a geracao instagram (tudo pelas as aparencias)

o real motivo é que ser masculino esta sendo visto como crime. e os garotos, meninos e homens ou se rendem ou nao ligam para esse padrao forcado ou mostram que nao tem nada de errado nisso.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Mulher guerreira é uma coisa, querer se igualar ao genero oposto até mesmo nas cagadas é outra. 

Não há nada demais em ser independente e livre para ir e vir, até porque a fase atual em que todos nós vivemos não há opção. A questão é não tornar a necessidade, algo excessivo, competitivo e que respinga no próximo gerando males que podem ser evitados se o individuo não se deixar levar pela ganancia e ego.  

Não dá para colocar no mesmo saco a moça que dá duro no trabalho, faz faculdade, ajuda em casa ou marido/noivo, pela patricinha imprestavél que arrota "meu corpo minhas regras" mas quem paga as contas é o pai. 

A mulher que é guerreira sabe que não precisa provar nada e faz as coisas motivada pela dificuldade da vida mesmo, e que infelizmente na maior parte das vezes não tem valor. 

Essa mulherada que fica muitas vezes mostrando para Deus e o mundo o quanto é segura e pregando igualdade, é um bando de desocupada carente que na primeira dificuldade chora, enche a pança de chocolate ou em casos tristes sustentam até macho acomodado.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
O "guerreira" do tópico está no sentido literal, Deb.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Ashura escreveu:
"HAhahahaha

Pior que eu acho Xena um porre."

Eu achava simplesmente que era coisa de mulher.

Se a protagonista era mulher, então era coisa de mulher, nem passava pela minha cabeça que o público alvo poderia ser o masculino.

Lembro de em uma ocasião, lá o Ashura criança sendo acusado por sua irmã de estar vendo a Xena, e este defendendo-se, porque o que estava passando era o Hércules (Aquele que tinha o ator que depois virou cristão).


Xena era um porre mesmo, e Hércules só valia alguma coisa por causa do Iolaus.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Eu gostava da Xena. Linda, atlética, corajosa e por que não dizer, sexy. Peço licença a Barbi para repetir, em honra a guerreira, seu slogan: Xena: tudo o que você quer ser.

Esta é minha fascinação por encarnar a mulher guerreira. Quanto à fascinação que homens possam ter por esse tipo de caráter feminino, meu palpite é que esse tipo ideal de mulher facilita a parceria. Uma mulher com qualidades masculinas superiores, consonantes com sensibilidade e volúpia pode mesmo parecer perfeita. Mas sua existência tão improvável acaba por tonar toda essa atração em um grande mal entendido.

Muitos homens tem usado essa palavra para elogiar-me. Sei o quanto a expressão anda banalizada, mas assim mesmo me envaidece. Eu me esforço por ser uma guerreira, seja blindando o corpo com músculos, aprendendo sobre facas. cozinhando bem com recursos mínimos, levando uma vida rustica, desempenhando meus trabalho com vistas na excelência.

Honra, coragem, força e habilidade, forrados por pele macia, cintura fina e olhos de promessa.
Quem não quer?

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Ao longo do tempo, boa parte das figuras que formaram o estereótipo da mulher guerreira eram, em síntese, o que de melhor havia nas mulheres sem os defeitos tipicamente femininos. Não é de se espantar que façam tanto sucesso.

Joe, desenvolvi mais pelo chat do facebook.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Debate sobre masculinidade e gênero quase não escapa de polêmica. E polêmica é bom para os negócios, porque dá publicidade e facilita a venda.

Não sei quanto a lá fora, mas aqui no Brasil o público médio tem instrução e cultura inferior, então esses recursos devem se tornar quase que a regra aqui, para uma obra garantir visibilidade.

Obs: o Joe, que mexe com criação e lançamento de livros, poderia confirmar isso?

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Delta-Dan escreveu:
Ao longo do tempo, boa parte das figuras que formaram o estereótipo da mulher guerreira eram, em síntese, o que de melhor havia nas mulheres sem os defeitos tipicamente femininos. Não é de se espantar que façam tanto sucesso.

Joe, desenvolvi mais pelo chat do facebook.


Eu até entendo os motivos que levam um cara brucutu à moda Conan preferir uma Red Sonja a uma princesinha. O brucutu não vai ter paciência com as frescuras da princesinha.

Tbm entendo pq um nerd curte ver uma peituda de biquíni empunhando armas. É o que o Ashura disse de juntar duas coisas que homens gostam de ver: brigas e gostosas.

Mas não o caso hoje. Há uma diferença entre o brucutu, o nerd das antigas e o homem SWPL de hj.

O brucutu e o nerd das antigas fazem questão de que a mulher boa de briga seja gostosa.

Hoje não.

Basta ver que os atuais "personagens fortes femininos"( ex: imperatriz furiosa, A Rey do Star Wars, a nova Vampirella, etc) são completamente assexualizadas. Inclusive são elogiadas justamente por causa disso.

Noutro giro, basta ver o perfil de homens que aplaudem essas "inovações". São os tipos mais bundões do universo. Em certo sentido, eles são bem mais femininos do que as personagens que idolatram.

Em suma, me parece que as motivações dos homens antigos (sejam povos antigos ou nerd das antigas) e do homem moderno SWPL do século XXI são diferentes. Enquanto o primeiro sexualiza a mulher boa de porrada, o segundo a deseja totalmente assexuada.

No caso das supostas guerreiras curdas, elas parecem atender a demanda SWPL, a saber, mulheres boas de porrada totalmente assexualizadas, basta ver as fotos do link que postei.

Minha conclusão é que o SWPL faz uma projeção de masculinidade na personagem feminina. Em outras palavras, como ele foi educado desde cedo a crer que ser homem é errado ( o que inclui sexualizar a mulher) ele passa a projetar o tipo de homem que ele gostaria de ser, mas tem vergonha de admitir para si mesmo, nas mulheres. Por isso essa insistência de que mulheres devem ser "fortes e independentes". Ele está é gozando com o pau (ou no caso, a vagina) dos outros.

Última edição por Joe em 14/04/16, 03:02 am, editado 3 vez(es)

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Lucius Césare Monti escreveu:
Debate sobre masculinidade e gênero quase não escapa de polêmica. E polêmica é bom para os negócios, porque dá publicidade e facilita a venda.

Não sei quanto a lá fora, mas aqui no Brasil o público médio tem instrução e cultura inferior, então esses recursos devem se tornar quase que a regra aqui, para uma obra garantir visibilidade.

Obs: o Joe, que mexe com criação e lançamento de livros, poderia confirmar isso?


É mais ou menos isso. Tudo que vira moda no exterior é copiado no Brasil.

Basta ver o caso do 50 Tons de Cinza. O sucesso do livro causou uma epidemia de literatura erótica feminina na internet tupiniquim.

Idem para esses papos de "personagem feminina forte que não pode ter decote (senão é machismo)".

Uma imagem explica tudo:

Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) 11055331_835858466495671_1012453281612904252_o

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
O ponto central do último Mad Max não é a "furiosa", embora SWPLs possam insistir nisso. São os Half-Life War Boys do Immortan Joe, como o Donovan notou. Todo mundo que vê o filme praticamente só fala deles (Com exceção talvez de feministas).

No caso dessa Rey do Star Wars (Não vi o filme nem quero ver) parece uma tentativa covarde (Normal) de agradar gregos e troianos. Olhei umas fotos dela. Fizeram o possível pra vestir ela como um garotinho, incluindo manter o cabelo curto/preso, mas ela tem um rosto bonito.

Imagino que se começarem a botar feiosas nos papéis, como me parece querem fazer com remake de Ghostbusters (O que é uma sacanagem, me parece uma franca tentativa de estragar um clássico da era politicamente incorrecta que o mundo deve esquecer segundo Big Bro) a audiência masculina vai cair bastante.

Olhei essa Vampirella nova (Não acreditei que a Vampirella pudesse ser "assexualizada" e tive que dar uma olhada; apesar de não ter idéia qual a história sabia da aparência clássica dela). De fato é assexualizada mas ela não é feia. Mesma coisa a Lara atual.

Vai ser divertido quando além de empurrarem protagonistas 'fortes e machorras" pra garotada, elas ainda forem feias. Tipo feministas.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Ashura escreveu:

Vai ser divertido quando além de empurrarem protagonistas 'fortes e machorras" pra garotada, elas ainda forem feias. Tipo feministas.


Acho que vc chegou no "x" da questão.

Quando feministas falam que querem ver mulheres representadas na mídia o que elas estão realmente dizendo é "queremos ver mulheres sem nenhum atrativo sexual e com delírios de que são fodonas", ou seja, querem se ver na mídia.

Como o homem moderno é um bundão, ele apenas reza por essa cartilha, como poodles com medo de desagradar suas donas.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz


hehehehe curte ai joe.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Me parece que o sonho da maior parte das feministas (Notem que não é nenhum segredo que elas são tão hardcores quanto forem feias, e tem muita garotinha normal ou até bonita nessas de "feminismo") é basicamente ser a Daenerys Targeryan, de preferência como na série, que é bem mais idiotizada que os livros, e de qualquer forma ler calhamaços não é algo atraente pra uma patricinha típica.

http://www.returnofkings.com/12594/how-game-of-thrones-depicts-the-ultimate-feminist

Basicamente é ser extremamente privilegiada, dar pra um (Ou mais) "bad boy(s)" e ter uma imensa horda de trouxas (É bem simbólico que ela comande uma hoste de eunucos) atendendo aos seus caprichos infantis.

É notório que nos livros ela manda seus seguidores saquearem três cidades porque são escravagistas, entregando a região inteira ao mais completo caos em nome de uma santimônia auto-gratificante. Se existisse algo como uma D. Targaryan na vida real se decidiria a terraplanar o Brasil Imperial (Ao que Dom Predo I ou o Duque de Caxias provavelmente responderiam com um "Bitch, please").

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
V querendo competir com o Joe em satanismo.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
Ashura escreveu:
V querendo competir com o Joe em satanismo.


Pior que esse vídeo foi foda.

Não consegui chegar nem nos dois minutos.

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
NicolasPK escreveu:
Falou e falou, mas ficava babando vendo a Xena descer a espada nos vilões da Antiguidade.



Aquele seriado é bom para caralho, passa no TCM e envelheceu bem, até hoje empolgo vendo

descriptionMulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem) EmptyRe: Mulheres guerreiras (me ajudem a entender essa boiolagem)

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder