EU SOU ARCAICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EU SOU ARCAICOEntrar

Fórum para homens a moda antiga


"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Kenshiro
White Witch
Ashura
Joe
8 participantes

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
White Witch escreveu:
Kenshiro escreveu:
White Witch escreveu:

Se Jack Donovan conhece-se o Brasil fico imaginando que tipo de tese ele tiraria rs.



Que o povo brasileiro é acomodado e vagabundo



rsrs não é bem assim.

como comentei com Joe outro dia.

Outro dia vista gringos dizendo o que ficaria ruim, no caso de "apocalipse zumbi", muitas das coisas que alegam que seria o "fim do mundo" já é realidade no Brasil.

Aqueles racionamentos dágua por exemplo que teve em nivel hard no nordeste e mais recente em São Paulo. Isso é o "fim do mundo" para um americano.

Epidemias de cólera, dengue, zyka? isso assusta algum brasileiro? americano não usa muito tempo a palavra "epidemia".


Justamente por isso

Ele ia se perguntar "como esse povo consegue se foder tanto e não fazer nada?"

Apesar de que eu acredito que o povo brasileiro aguenta tanto calado porque, como o governo vive nos mandando tomar no cu, quando ele apenas se foder acham bom. E porque ele é tão fodido, tão exaurido, tão carcomido pela crise que é isso aqui, que sequer tem energias pra revidar as porradas...

Apesar de não sermos como os americanos, somos um povo oprimido. Não sei o que o Donovan ia achar de bom nessas terras pra fundamentar suas teses melhor. Digo, sei, o estoicismo natural do brasileiro, que consegue sambar na beira do abismo. Mas não acho isso algo tão louvável assim, só em partes

Somos menos almofadinhas que os gringos, mas muito mais cansados e exaustos. Ainda acho as teses dele válidas pros BR, principalmente pra nossa classe média, que deixa-se sufocar pelos espinhos brasileiros e não fazem merda nenhuma... E quando fazem é dancinha com glitter e coreografia da BroadwGay

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Kenshiro escreveu:
White Witch escreveu:
Kenshiro escreveu:
White Witch escreveu:

Se Jack Donovan conhece-se o Brasil fico imaginando que tipo de tese ele tiraria rs.



Que o povo brasileiro é acomodado e vagabundo



rsrs não é bem assim.

como comentei com Joe outro dia.

Outro dia vista gringos dizendo o que ficaria ruim, no caso de "apocalipse zumbi", muitas das coisas que alegam que seria o "fim do mundo" já é realidade no Brasil.

Aqueles racionamentos dágua por exemplo que teve em nivel hard no nordeste e mais recente em São Paulo. Isso é o "fim do mundo" para um americano.

Epidemias de cólera, dengue, zyka? isso assusta algum brasileiro? americano não usa muito tempo a palavra "epidemia".


Justamente por isso

Ele ia se perguntar "como esse povo consegue se foder tanto e não fazer nada?"

Apesar de que eu acredito que o povo brasileiro aguenta tanto calado porque, como o governo vive nos mandando tomar no cu, quando ele apenas se foder acham bom. E porque ele é tão fodido, tão exaurido, tão carcomido pela crise que é isso aqui, que sequer tem energias pra revidar as porradas...

Apesar de não sermos como os americanos, somos um povo oprimido. Não sei o que o Donovan ia achar de bom nessas terras pra fundamentar suas teses melhor. Digo, sei, o estoicismo natural do brasileiro, que consegue sambar na beira do abismo. Mas não acho isso algo tão louvável assim, só em partes

Somos menos almofadinhas que os gringos, mas muito mais cansados e exaustos. Ainda acho as teses dele válidas pros BR, principalmente pra nossa classe média, que deixa-se sufocar pelos espinhos brasileiros e não fazem merda nenhuma... E quando fazem é dancinha com glitter e coreografia da BroadwGay


Dá cerveja, samba e futebol, BBB, maconha, putaria e carnaval e vai ver que o brasileiro se acomoda! Aguenta tudo, engole qualquer coisa.

Mas vai chamar os irmão pra bater laje, você vai ver, geral some.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Joe escreveu:
Redondo_Apaixonado escreveu:


Joe.
Pelo o que eu li, Donovan quer que o leitor dele possua uma certa consciência do que é se tornar um bárbaro, ou de como fugir do pensamento hoje dominante.
Ele está certo em tudo o que escreve.
Mas ainda assim, não é possível abandonar os conceitos, ações e formas de tratamento que o Mundo exige. Você pode até estar a par de tudo o que ocorre, mas você não foge da alta carga tributária, da violência e da opressão estatal, a não ser que largue tudo e vá viver no meio do mato como ermitão, ou como náufrago.

A única coisa que Donovan omite propositalmente e os ditos "conservadores" adoram evitar a falar é que a sociedade também era uma desgraça antigamente! O meio social sempre oprimiu o indivíduo. Exemplos: escravidão, perseguição religiosa, falta de liberdade de expressão.

As elites oprimindo o resto da população? Nada de novo no front!


O lance do Donovan é justamente abandonar o mundo e seus valores. É isso que vc não captou.

O resumo: ele comprou um terreno com uns caras lá e fundou sua própria tribo (onde plantam, caçam, construíram umas casas, etc). O Wolves of Vinland.

Em outras palavras, ele fez exatamente o que vc sugeriu na parte que marquei em negrito: foi viver no meio do mato. A diferença é que ele juntou uma galera para fazer isso.

Ademais, não confunda o Donovan com os conservadores. Donovan e sua trupe não poderiam estar mais longe disso.

Olhe para as fotos. Isso lembra Olavo de Carvalho ou Rodrigo Constantino tanto quanto o Clodovil lembra o Conan.

"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 Tumblr_n53qbov3fk1r5hldwo1_1280

"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 Tumblr_nv20lueDB91sm3vxwo1_500

"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 12033575_10153276515927039_106509316_n

"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 Fight


"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 Tumblr_n1w51t5pfj1rxpxh2o5_1280



Joe, essas imagens me lembram muito as comunidades de filmes e livros do "Lord of the Flies" ou daquele filme "A Praia". Um grupo de pessoas abandona a civilização e vai viver em uma comunidade isolada, longe dos agouros e opressão do mundo.
É um "revival" das comunidades hippies dos anos 60 e 70. Pra quem pode fazer perto disso, ótimo. Aqui no Brasil também temos lugares assim.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Ashura escreveu:
Aqui uma pra derrubar os butiá dos teus bolsos, Redondo;

Se trabalhava menos na antiguidade e medievo que hoje em dia:

http://groups.csail.mit.edu/mac/users/rauch/worktime/hours_workweek.html

Já ouviu falar de "dias santos"?

A Igreja considera vários dias como dias santos.

Junto com os domingos, dá rudemente um terço do ano.

Nos dias santos, bem como nos domingos, não se trabalhava.

Yup.


Se você oprimir demais o caboclo, ele se revolta. Se antes ele trabalhava menos, hoje ele tem acesso (mesmo que ruim) à educação, saúde, pão e circo, Bolsa-Família, Minha Casa Meu Cafofo e por aí vai.

Estar na base da pirâmide social sempre foi ruim.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Esses caras se parecem demais com uma gangue de motoqueiros pra serem hippies.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Ashura escreveu:
Esses caras se parecem demais com uma gangue de motoqueiros pra serem hippies.


Tudo fita. Eles devem ficar doidão a maior parte do tempo, vadiar pra caralho, gastar um tempo em competições bobas, fofocas e "rituais" e falar que é "da tribo", da "masculinidade". ehhehe Twisted Evil

Mas acho massa tudo isso!

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Eu mermo que não ia viver ai, só tem mulher feia ASIUDHASUIDHASUIDHUIASHDASD

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
Ashura escreveu:
Esses caras se parecem demais com uma gangue de motoqueiros pra serem hippies.


Tudo fita. Eles devem ficar doidão a maior parte do tempo, vadiar pra caralho, gastar um tempo em competições bobas, fofocas e "rituais" e falar que é "da tribo", da "masculinidade". ehhehe Twisted Evil

Mas acho massa tudo isso!


Pior que eu também acho

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
Ashura escreveu:
Aqui uma pra derrubar os butiá dos teus bolsos, Redondo;

Se trabalhava menos na antiguidade e medievo que hoje em dia:

http://groups.csail.mit.edu/mac/users/rauch/worktime/hours_workweek.html

Já ouviu falar de "dias santos"?

A Igreja considera vários dias como dias santos.

Junto com os domingos, dá rudemente um terço do ano.

Nos dias santos, bem como nos domingos, não se trabalhava.

Yup.


Se você oprimir demais o caboclo, ele se revolta. Se antes ele trabalhava menos, hoje ele tem acesso (mesmo que ruim) à educação, saúde, pão e circo, Bolsa-Família, Minha Casa Meu Cafofo e por aí vai.

Estar na base da pirâmide social sempre foi ruim.


Se ele se revoltasse, ia ser atropelado por uns cinquenta cavaleiros, sem dó. Se tu acha que alguma medida era tomada pra "apaziguar" o povo é um tolo maior ainda do que já parece.

Revoluções francesas da vida só se tornaram algo possível com o aburguesamento da nobreza.

O que acontece é simplesmente que o capitalismo não havia sido inventado, e doravante a lógica de que "tempo é dinheiro". Doravante, controlar o tempo do trabalhador não havia sido inventado. Contanto que pague as taxas, não importa o que ele faça. Não haveria cavaleiros passando perto dos campos pra reclamar pro camponês: "Porra, tchê, eu só te vejo tomando cafezinho!"

Agora, se tu acredita que os mecanismos de reprodução de poder do pt realmente se traduzem pra alguma qualidade de vida para a população, chegou a hora de tirar a cabeça de dentro da bunda.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Kenshiro escreveu:
Eu mermo que não ia viver ai, só tem mulher feia ASIUDHASUIDHASUIDHUIASHDASD


Heh, tem que ver que isso pro Donovan não é um ponto que pese.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Kenshiro escreveu:
White Witch escreveu:
Kenshiro escreveu:
White Witch escreveu:

Se Jack Donovan conhece-se o Brasil fico imaginando que tipo de tese ele tiraria rs.



Que o povo brasileiro é acomodado e vagabundo



rsrs não é bem assim.

como comentei com Joe outro dia.

Outro dia vista gringos dizendo o que ficaria ruim, no caso de "apocalipse zumbi", muitas das coisas que alegam que seria o "fim do mundo" já é realidade no Brasil.

Aqueles racionamentos dágua por exemplo que teve em nivel hard no nordeste e mais recente em São Paulo. Isso é o "fim do mundo" para um americano.

Epidemias de cólera, dengue, zyka? isso assusta algum brasileiro? americano não usa muito tempo a palavra "epidemia".


Justamente por isso

Ele ia se perguntar "como esse povo consegue se foder tanto e não fazer nada?"

Apesar de que eu acredito que o povo brasileiro aguenta tanto calado porque, como o governo vive nos mandando tomar no cu, quando ele apenas se foder acham bom. E porque ele é tão fodido, tão exaurido, tão carcomido pela crise que é isso aqui, que sequer tem energias pra revidar as porradas...

Apesar de não sermos como os americanos, somos um povo oprimido. Não sei o que o Donovan ia achar de bom nessas terras pra fundamentar suas teses melhor. Digo, sei, o estoicismo natural do brasileiro, que consegue sambar na beira do abismo. Mas não acho isso algo tão louvável assim, só em partes

Somos menos almofadinhas que os gringos, mas muito mais cansados e exaustos. Ainda acho as teses dele válidas pros BR, principalmente pra nossa classe média, que deixa-se sufocar pelos espinhos brasileiros e não fazem merda nenhuma... E quando fazem é dancinha com glitter e coreografia da BroadwGay


Isso tudo é parte da nossa herança indígena e escravocrata.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Ashura escreveu:
Kenshiro escreveu:
Eu mermo que não ia viver ai, só tem mulher feia ASIUDHASUIDHASUIDHUIASHDASD


Heh, tem que ver que isso pro Donovan não é um ponto que pese.



Eu acho que seria uma boa passar uma longa temporada numa sociedade assim, mas tinha que ter NO MÍNIMO mais mulher do que homem (e bonitas, só tem baranga cachaceira aí) OU uma mulher-esposa-like pra mim, se não nem rolava

Ficar no meio de um monte de macho, com tribalismo forte e brincadeiras de masculinidade... É... Agora sei porque Donovan curtiu

Suspeito que ele invade cabana alheia no calor da madrugada pra fazer simulações de luta no chão

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Eu tirei um senso diferente de "Becoming The New Barbarians", que não diz respeito a se mudar pro mato nem nada disso. Donovan mesmo não o faz por completo, continua no mundo.

Isso de "se remover do sistema" por birrinha, ele já meio que desmonta no artigo "Boycott is a bourgeois form of protest", onde explica o óbvio: que "boicotar" o sistema é apenas vaidade simbólica: o "sistema" está cagando pra você, e é burrice não se aproveitar das vantagens que ele pode oferecer naquilo que fortalece teu modo de vida.

Comecemos por "bárbaro": a palavra evoca o ermitão e o bando de vadios encrenqueiros. Para alguns também significa "pagão, incivilizado, fedorento e desordenado". Alguém concebe Donovan propondo isso? Francamente, eu não.

No artigo ele começa discutindo como muito provavelmente, o mundo não vai ruir de uma vez só. Em nossas vidas, o sistema liberal democrático pode muito bem funcionar mal por anos até cair de vez. Talvez sequer vejamos isso. O que ele discute no entanto é que não é necessário esperar essa queda.

Ao descrever Bárbaros como quem vive "fora do sistema", ele o faz no que diz respeito a valores, e não a sua localização física - visto que, discute mais adiante, a formação de "bairros" ou até "condomínios" e isso significa, claramente: vizinho e até mesmo "dentro" do sistema, fisicamente, e obviamente significa em comércio com este (o que era comum para bárbaros aliás).

Voltando ao texto sobre boicote: neste Donovan está apenas explicando que é estupidez acreditar que você deve, por vaidade ideológica, rejeitar a facilidade com que o sistema produz bens de consumo acessíveis. Bens esses que podem ser necessários. E muitos os quais você não vai poder replicar.

Se tornar os novos bárbaros a meu ver é simplesmente se tornar mais insular possível nas suas relações, e na sua interdependência. Tribos partilham um ethos, um conjunto de valores, etc. Seria como a ESA decidir que seus membros comparariam propriedades próximas em uma cidade qualquer ou no interior; cultivasse um ethos e propósitos comuns (um destino comum); passasse a trabalhar em torno dessa finalidade (seja dentro da tribo, seja em comércio, mesmo que troca assalariada de parte do seu tempo com o "mundo de fora"); viabilizar e perpetuar esse modo de vida.

Isso tudo parece muito estranho pra nós no Brasil. Para os americanos é menos. Outro dia mesmo uma "tribo" deles (de fazendeiros anti governo) tomou uma estação de uma reserva para assegurar seu direito de levar o gado para pastar no mesmo, e o defendeu na bala. Também existem lá muitas milícias, o que apesar de combatido é um direito constitucional.

No entanto existem comunidades em moldes parecidos, embora não tão belicosos, no Planalto Central. Um exemplo é o pessoal do IPEC (instituto de permacultura) que trabalha dentro deste, e para fora. Cada tribo seus propósitos, e o deles é meio que um kibutz para elfos urbanos, mas essencialmente, o funcionamento é o mesmo.

É evidente que um "bando de bárbaros" viveria cercado, o Estado é cada vez mais onipresente, com o Estado Policial, o alcance da burocracia e suas regulações, etc. Seria idílico pensar que poderia-se ter algo completamente subsistente e sem prestar satisfações "aos romanos". Donovan provavelmente aconselharia ser tão sábio quanto necessário for - manter os impostos em dia e não ocultar cadáveres. Ao menos enquanto o sistema é forte o bastante para lhe esmagar. Mas ele pode não ser para sempre. Ele pode cair, em uma, duas ou dez gerações. Não faz diferença porque o propósito da tribo é ela própria, e não parecer bonitão nos telejornais.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
^ Curiosamente a definição dele de bárbaro dele é a mesma de Mário Ferreira, embora Mário Ferreira via isso como decadência, bom mas isso era anos 40, era outro contexto etc.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Eu tirei um senso diferente de "Becoming The New Barbarians", que não diz respeito a se mudar pro mato nem nada disso. Donovan mesmo não o faz por completo, continua no mundo.


Isso não é algo novo, na verdade isso é similar ao "Cavalgar o Tigre" de Evola, ou ao "passo da floresta" de Junger. A diferença nessas teses reside mais nas motivações para buscar esse deslocamento. Evola era um homem em busca da "tradição primordial" genuina ou coisa do tipo e chegou a conclusão que isso não existia, além de ter passado pela experiência da guerra.

Junger também passou brutalmente pela experiência da guerra e viveu o "século das revoluções", o mundo pacifico liberal-burgues, não era um mundo para quem viu de perto o horror das trincheiras da primeira guerra e atravessou experiência de quase morte.

Já para o americano comum, que não passou por coisas do tipo, isso se torna interessante, por que acaba mostrando que essa "busca" deve ser algo intriseco ao homem, é o que parece.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Rant Casey escreveu:
Eu tirei um senso diferente de "Becoming The New Barbarians", que não diz respeito a se mudar pro mato nem nada disso. Donovan mesmo não o faz por completo, continua no mundo.


Pois é, nem mesmo os bárbaros do mundo antigo faziam isso. Muitos povos bárbaros mantinham relações e até negociavam e adotavam inovações dos ditos povos "civilizados" (como os romanos, por ex). Eles apenas não abdicavam de seus valores e estilo de vida.

O pessoal acha que bárbaro é aquele cara primitivo que vive no meio do mato comendo carne crua, rejeita tecnologia e tudo que venha de fora, e de vez em quando resolve invadir Roma. Não é bem assim que funciona.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Joe escreveu:
Rant Casey escreveu:
Eu tirei um senso diferente de "Becoming The New Barbarians", que não diz respeito a se mudar pro mato nem nada disso. Donovan mesmo não o faz por completo, continua no mundo.


Pois é, nem mesmo os bárbaros do mundo antigo faziam isso. Muitos povos bárbaros mantinham relações e até negociavam e adotavam inovações dos ditos povos "civilizados" (como os romanos, por ex). Eles apenas não abdicavam de seus valores e estilo de vida.

O pessoal acha que bárbaro é aquele cara primitivo que vive no meio do mato comendo carne crua, rejeita tecnologia e tudo que venha de fora, e de vez em quando resolve invadir Roma. Não é bem assim que funciona.


Em alguns casos aliás, os civilizados também tinham interesse nos itens dos bárbaros, para além de coisas rusticas como peles. É o caso da cutelaria das tribos célticas e germânicas.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Joe escreveu:
Rant Casey escreveu:
Eu tirei um senso diferente de "Becoming The New Barbarians", que não diz respeito a se mudar pro mato nem nada disso. Donovan mesmo não o faz por completo, continua no mundo.


Pois é, nem mesmo os bárbaros do mundo antigo faziam isso. Muitos povos bárbaros mantinham relações e até negociavam e adotavam inovações dos ditos povos "civilizados" (como os romanos, por ex). Eles apenas não abdicavam de seus valores e estilo de vida.

O pessoal acha que bárbaro é aquele cara primitivo que vive no meio do mato comendo carne crua, rejeita tecnologia e tudo que venha de fora, e de vez em quando resolve invadir Roma. Não é bem assim que funciona.


Isso é confundir barbaro com nomadismo. Civilizações nômades são as mais dificeis de estudar os costumes deles(principalmente da Ásia Central) por que elas não costumam deixarem muitos rastros. Essa "vácuo" deixa margem a muita imaginação.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Joe tem umas fascinação pelo mundo pouco civilizado, com menos regras a serem seguidas.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Acho que este video ainda não havia sido postado aqui. Donovan "desenha" o que ele chama de "new barbarians"

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Esse ano e o ano passado talvez não...

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
Joe tem umas fascinação pelo mundo pouco civilizado, com menos regras a serem seguidas.


kkkkk rsrsrsrs vou convidar pra ele conhecer aqui o interior do Nordeste.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Pior que no fundo, ambiente primitivo faz um bem danado a cabeça do cara e revigora tudo.

Na época que mechia com prefeituras, um desses prefeitos, apesar de rico e cheio de apartamentos na capital, o que ele gostava mesmo era de morar no meio do mato, sem um único poste de energia, essa "fazenda" dele ficava 1 hora de carro da prefeitura que ele tomava conta, só estrada sem asfaulto. Passei 2 semanas lá.

Presença de tecnologia 0. O passatempo a noite era jogar baralho com os peões a luz de velas, e comida preparada no escuro também. A única coisa "tecnológica" era uma bomba dágua movida a diesel, que puxava água de um poço. O lugar fazia frio, então a água vinda debaixo da terra vinha quente o que era conveniente. Acordar cedo pra tomar banho, pois depois que ela ficava na caixa dágua, começava a ficar gelada.  7 horas da manhã, já pegavamos estrada pra começar o dia de trabalho na prefeitura.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
White Witch escreveu:
Redondo_Apaixonado escreveu:
Joe tem umas fascinação pelo mundo pouco civilizado, com menos regras a serem seguidas.


kkkkk rsrsrsrs vou convidar pra ele conhecer aqui o interior do Nordeste.


Estou no extremo oposto. Em um mundo burocrata de uma cidade desenvolvida, sobram regras ditas e não ditas.

They sux kkkk

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
Redondo_Apaixonado escreveu:
White Witch escreveu:
Redondo_Apaixonado escreveu:
Joe tem umas fascinação pelo mundo pouco civilizado, com menos regras a serem seguidas.


kkkkk rsrsrsrs vou convidar pra ele conhecer aqui o interior do Nordeste.


Estou no extremo oposto. Em um mundo burocrata de uma cidade desenvolvida, sobram regras ditas e não ditas.

They sux kkkk


mas tu nunca experimentou ir pro mato? tu tem um preparo fisico, vai achar moleza.

description"Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan  - Página 2 EmptyRe: "Becoming a Barbarian", livro novo de Jack Donovan

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder