Bem-vindos a Taberna!
Grupo do Facebook


Questão de fé.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Questão de fé.

Mensagem por Convidado em 15/3/2016, 10:36

Talvez o maior problema que vivamos hoje no nosso mundo ocidental, ou mesmo no nosso país, é a questão de fé. Como disse o Padre Paulo Ricardo, vivemos uma crise de fé. Isso significa que as pessoas deixaram de acreditar nas instituições, no Estado, na Igreja, nas outras pessoas - e pior - nelas mesmas.

E quando a confiança que a pessoa possui se esvai, então nada é possível, porque cada ato humano exige que se deposite um pouco de esperança de que aquilo pode dar certo. Imagine se os portugueses não achassem possível achar terras aqui ou de que não seria possível voltar para Portugal? Ou se os russos não pudessem ser possível vencer a Segunda Guerra Mundial?

Nunca se produziu tanto material quanto hoje, ou seja, as pessoas nunca foram tão ricas. A questão é que eu sinto uma espécie de hedonismo decadente, principalmente nos mais velhos que escolheram uma vida de prazeres. Por dentro, elas estão tristes e sem rumo. E, muitas delas, fazem o desfavor de infectar os outros com desesperança. Daí surgem as feministas, os eternos depressivos, as doenças mentais, o radicalismo político, pastores malandros, padres pedófilos. É bom evitar certos meios e pessoas como se fugisse de um animal selvagem - corro para as colinas.

Hoje escolho o que vejo na internet. Mesmo que o conteúdo intelectual seja bom, evito aquilo que traz pessimismo e desesperança. Honestamente falando, o que eu ganho esmiuçando esquemas de corrupção ou me emocionando ao ver Marcelo Resende apresentando barbaridades na televisão? Ou ainda blogs sobre questões de gênero? Mais ódio?

Além da questão material, vejo muito intelectual ofendendo religiosos. Só que tem pouca noção de que a fé é um instrumento de muito mais poder do que a intelectualidade e ainda levantam bandeiras negativistas.

O engraçado é que aquilo que pensamos costuma sair pelas nossas palavras e nossas palavras costumam se concretizar. Há todo um fenômeno mental por detrás de nossas crenças.

Hebreus 11
1Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão de fé.

Mensagem por Radamanto em 15/3/2016, 20:09

Não ter fé nas instituições e nas pessoas de hoje é uma virtude. Significa que você não é um estúpido.

Eu só tenho fé na fé.

_________________________________________
libres-penseurs
avatar
Radamanto
Moderador
Moderador

Mensagens : 474
Data de inscrição : 03/07/2014
Localização : Monte Shasta

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão de fé.

Mensagem por Convidado em 15/3/2016, 21:27

Radamanto escreveu:Não ter fé nas instituições e nas pessoas de hoje é uma virtude. Significa que você não é um estúpido.

Eu só tenho fé na fé.

Tem que tomar cuidado para não cair em um niilismo destrutivo.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão de fé.

Mensagem por Yagami em 15/3/2016, 21:28

Uma coisa é certa e até o Jack Donovan já falou sobre isso:"quando você vive uma vida divertida, é incrível como você não se importa com política ou com o que acontece na internet".

Preste atenção como aqueles que mais reclamam são os mais infelizes e tentam encontrar culpados pra sua própria vida de merda e se fazer de vítima. Eles mesmos não acreditam em si e preferem a zona de conforto do vitimismo do que ir em busca dos seus sonhos ou ter uma vida melhor.

Pra finalizar, com a escolha de contéudo, vc está certíssimo:

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8
avatar
Yagami
Newbie
Newbie

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/06/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão de fé.

Mensagem por Convidado em 15/3/2016, 21:41

Isso me faz lembrar da minha fase boba em que ficava ocupando meu tempo com discussões bobas de Facebook. Poderia ter aproveitado muito mais o meu tempo e hoje ter minha independência financeira e, ainda que continuasse infeliz, pelo menos teria mais propriedade pra reclamar dos impostos, por exemplo. Rs

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Questão de fé.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum